collapse

Autor Tópico: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca  (Lida 16913 vezes)

Offline filipepais

• Carapau
  • **
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:50 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #15 em: 09:09 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
boas estórias pessoal! hehehe  ;D

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 21:45 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Há uns 6/7 anos estava á pesca da doca, na parte dos estaleiros, ali a uns 100mts da ponte velha. Estava eu e outro companheiro que costumava pescar ali, ele muito mais velho do que eu, na casa dos 65 ou por ali perto. Um dia lindo, de muito calor. Entretanto aproxima-se uma lanchazita com 2 pessoas, bem devagarinho e bem perto de onde estávamos para verem os barcos que estavam no estaleiro.

Bem, os sacanas deviam vir mesmo distraídos que a 20 metros não viam 2 pessoas, 2 carros e 4 canas ali bem perto dos olhos !!! :o Ou então, estavam-se borrifando para nós... A aproximação desmedida levou a que o homenzito os alerta-se para chegarem mais para lá porque iam pegar nas linhas..... Ele a falar nisso e a lancha a pegar na linha dele....

Por sorte minha, eles estavam do lado do outro camarada. Imediatamente pediram desculpa e desengataram a linha. Pelo sotaque era malta de fora, dos muitos que aparecem por ali no verão que como não conhecem a zona, metem os pés como gente grande.... 

Eles viram o que quiseram e decidem então abalar..... E por onde saíram eles perguntam vocês ?!!
Precisamente na nossa direcção. ???  :o Serão burros ou quê ?!! Apanharam a linha do homenzito outra vez, voltaram a tirar a linha do homem e de repente vejo a minha cana a vergar e a desbobinar fio do carreto enquanto a lancha aumentava progressivamente a velocidade.

Fiquei incrédulo e comecei aos gritos e a assobiar para os chamar á atenção o que surtiu efeito e a lancha parou lá longe. Olharam para trás e toca a lancha outra vez a toda a velocidade ignorando tudo e todos ! Decidi rapidamente ir agarrar a cana que ia escapar do espeto em pouco tempo !! Assim o fiz e assim que a agarrei a cana, a saída rápida do fio queimou-me e cortou-me a mão e larguei-a no mesmo instante.

Fiquei a ve-la impotente a seguir aos trambolhões pela pedras e depois a seguir agua fora até que de repente parou.... Felizmente rebentou o fio e ela ficou a boiar. Em pouquíssimo tempo o peso do carreto começou a empinar a cana e num ápice retirei tudo dos bolso, despi a blusa, desci as pedras e...... E agora ?!!! :-\ Maré vazia, agua escura, pedras escorregadias e já dentro de agua carregadas de mexilhão.

Eu sabia que tinha que ser rápido a chegar á cana antes que ela afundasse e saltei imediatamente de chinelos. Assim que os pés chegaram ao chão foi uma azáfama. Escorreguei, levantei-me, escorreguei, levantei-me e nadei os cerca de 8 a 10 mts que a cana estava. Ainda via  uma boa parte da ponteira e regressei á margem. Peguei nos chinelos que entretanto ficaram a boiar e calcei-os.

Entretanto, olhei para cima e não vi o homenzito pescador... Interiormente chamei-lhe todos os nomes que sabia ao velho  :grrr: Precisava ali de uma mão e o sacana do velho foi-se embora :no2: Estava com um ódio de morte como nunca tinha sentido em relação aqueles 2 da lancha.

Como é possível tanta falta de respeito !! Com a cana numa mão e ainda dentro de agua escorreguei vezes sem conta naquelas pedras carregadas de mexilhão.... Após várias tentativas saí dali com o corpo todo ensanguentado. Joelhos, cotovelos, mãos, canelas , costas.... Em todo o lado estava traçado.... Com a ajuda do velho tinha tido menos azar.....

Ao subir a primeira pedra vi o sacana do velho ainda no mesmo sitio com as caninhas á pesca, sentadinho no carro a ouvir musica !!! :no:  Perguntei ao velho, já irritado com aqueles 2, o porquê de nem sequer tentar dar uma mãozinha e o sacana respondeu-me que não se tinha apercebido :shock: Fiquei lixado com ele, mas a minha ira era outra.

Num ápice meti uma toalha no banco do carro, arrumei a trouxa e segui desalmadamente á procura daqueles 2, como se conseguisse alguma vez os encontrar !! Sou um gajo calmo, muito calmo, mas apoderou-se de mim,pela primeira vez (e ultima desde então), um sentimento de ódio àquela gente que me tirou o descernimento e fiquei completamente cego e vidrado neles. Esperei mais de 2 horas por eles, ali no sitio onde todos largam e recolhem as lanchas mas sem efeito, e ainda bem.
Se há coisas que não admito são faltas de respeito e aqueles 2 forasteiros viram que estavam a fazer asneira, mandaram-me para o alho e foram a bela vida deles...
Nelson Peres

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 23:27 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Nelson são só amigos ... >:D
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 00:44 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
epá, ia-me esquecendo desta.

estavam uns amigos meus ás corvinas de caiaque e deixaram-me em terra (areia) a tomar conta das canas de fundo deles e as minhas bem espalhadas no areal, e andava eu que nem louco a correr uns 100 metros no isca, tira peixe e lança.

Entretanto algo de estranho, deixei de ver a minha cana :o e começo a olhar bem e eis que vejo uns 10 cms ao cimo de água, a cana tem 4,20 por isso o fundo teria 4,0 metros e qq coisa porque ele estava em pé.

Nem pensei, mandei-me logo vestido e calçado, e agarrei a gaja só que aquilo é rio tejo e a corrente não me deixava nadar só com um braço já que o outro segurava a cana.

Lá a minha chefa me passa outra cana e puxou-me, pelo que recuperámos tudo.

Os gajos chegam cheios de corvinas (invisiveis) e começamos a falar e a eles aconteceu  virarem o caiaque e também safaram as canas por muito pouco, graças a um pequeno caiaquista que também ia na "excursão".

Dia do caraças e o peixe só apareceu quando tinhamos água pelos tornozelos, ainda tirámos 7 ou 8 (ou mais ;D)

Não se preocupem que o dia estava quente O0
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 00:50 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
João ainda me lembro desse teu relato. O0
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 21:43 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas

Numa manhã de inverno, mas em dia que se avizinhava soalheiro, lá parti com um companheiro, isto há um bom par de anos e por volta das 06H00, lá estavamos no molhe norte, na Figueira da Foz, relativamente perto do farol (antigo), talvez entre uns 50 a 70 metros do mesmo.

Chegados ao pesqueiro, descemos do molhe para as rochas, virados para o rio, como era habitual e posicionámo-nos para iniciar a pesca, eu fiquei numa pedra com inclinação para o água, com a maré quase cheia, mas com uma ondulação pequena e após efectuar o terceiro ou quarto lançamento, escorreguei e não me consegui agarrar ao topo da pedra, com a mão esquerda, pois tinha na direita a cana, eis que vou tomar banho.

O meu companheiro ficou muito branco e sem reacção, pois eu enquanto nadava a mesmo tempo dizia-lhe para agarrar a minha cana, mas ele nada, tive de gritar para ele reagir.

Resultado, para além do banho, do telemóvel destruído, não existiram outras consequências, para além de ter pegado no carro e voltado a Coimbra, para mudança de roupa e retorno à Figueira, para continuação da pesca.

Fiquem bem.

Braga

P.S. - Podia ter outras consequências, mas não teve, por isso passou para insólito.
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 22:04 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Casos destes deve haver alguns por aí também ;D...

Há uns 3/4 anos acordei bem cedo, e como sempre, deste o levantar até sair de casa para a pesca não passam 15 minutos sequer ! Parece sempre que vou atrasado... Peguei em tudo rápido, fiz as sandochas da praxe e em menos de 15 minutos já estava a descer aquela escadaria do molhe de Ferragudo e a fazer 300 mts de molhe para chegar á minha pedra.

Saco das canas para baixo e começa a primeira cana a ser montada, carrete embutido, o fio a passar nos passadores, montagens chumbada, estralho e ....... e........ oláááááá´.... ??? ??? Atão ma onde tá o isco mon ?! :-\

Dassss...... deixei a  porra do isco em casa :grrr: Toca a arrumar tudo, galgar novamente os 300 mts e subir aquela escadaria horrível com a trouxa ás costas para ir buscar o isco
Nelson Peres

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 02:28 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Ora ai está as pressas dão em vagares. :hahaha:

Cumprimentos.

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 02:44 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Estão todas óptimas, já me fartei de rir mas esta do amigo Quantum está impagável, ele que não me leve a mal :hummm:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom tópico! ;)
Algures durante a segunda metade da decada de 90.

Certo dia combinei mais os meus primos ir-mos fazer uma pescaria, como na altura ainda nenhum de nós tinha carta de carro, o meu padrinho e o meu pai voluntariaram-se para nos ir levar até á barragem do Caia numa sexta feira á tardinha e irem-nos depois buscar no Sábado á tarde.
Quando lá chegamos tratamos de montar as tendas e de preparar o jantar, feito isto ficamos até ás tantas a conversar em volta da fogueira. No dia a seguir quando acordamos, cedo, para começar a pescar reparamos que, numas pedras que estavam fora de agua aí a uns 30/40 metros da margem, estava pousado um pato, e por muito barulho que fizessemos o sacana dali não saia!
Nós, gaiatos entre os 16 e 18 anos, começamos logo com ideias parvas! Primeiro começou tudo a tentar acertar-lhe com chumbadas através de lançamentos...   e o pato nada! Depois começamos de calhoada ao pobre do bichinho (sim eu sei, mas o que é que querem? Que aquele que nunca fez parvoices em gaiato atire a primeira pedra) sendo que muitas cairam bastante perto tendo mesmo aventado salpicos de agua para cima do bicho mas...  o pato nada! Depois fomos ao extremo de ir buscar as fisgas de engodagem que lá tinhamos para tentar melhorar a pontaria...  e o pato descansadinho da vida dele!
Após umas boas 2 horas naquele espectaculo fartei-me! Fora com os chinelos e a camisa e lá vai o Zé Carlos pela agua dentro a nadar para tentar apanhar o pato á mão, afinal, se depois de toda a artilharia que aventamos ao bichinho ele ainda não se tinha ido embora, presumimos que estaria ferido ou doente e não conseguiria escapar...
Pois, se assim pensei assim o pato me trocou as voltas! Quando estava a apenas uns 5 metros das pedras o bom do palmipede levantou-se com uma calma digna do mais puro dos Alentejanos, entrou dentro de agua, e lá foi ele á sua vidinha enquanto os meus primeos se riam á gargalhada na margem!!! Cabr## do pato... >:( >:( >:(

Já se passaram uns bons anos mas ainda me lembro como se tivesse sido ontem...

Pelos vistos quase caia no truque, na barragem do Caia do outro lado é Espanha, costuma lá estar na outra margem o Espanhol à espera de quem queira apanhar o pato para também se mandar á água e ficarem depois os dois a disputar o pato.
O resto da história é por demais conhecida.......

Por isso, quando vejo um pato deixo-o lá estar em paz, tranquilo da vida que eu até nem gosto de pato. :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Cumprimentos.

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 19:11 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Querem um caso insólito .
Numa saída com o meu amigo Ludovino ao spining (achigã), ferrou um especime já com um porte considerável que quando se sentiu preso fez o dito salto fora de agua,soltou-se e ele ficou com um rato preso no anzol.

cumpts

Manuel Matos

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #25 em: 20:13 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Uma vez no cais comercial em Faro (quando se podia pescar), estava um homenzinho dos que estavam sempre ali ao choco e ao polvo e começou a puxar, puxar e trazia um peso enorme, fomos ajudar o senhor e não é que apanhou um belo exemplar...uma espécie muito na moda hoje em dia talvez de uns 13/14kg...não sendo um recorde da espécie, mas já um bom exemplar...nada mais nada menos que uma........ bicicleta de montanha, com travões de disco, suspensão total.... :D

Segundo informações em tempos um maluquinho tentou por termo a ele e à bike, mas acabou por se reaver tudo... :) A bicicleta com algum trabalho ainda se conseguiria recuperar, mas não valeria a pena...
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #26 em: 20:28 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Outra situação insólita...

Uma noite  com um amigo combinamos uma jornada de pesca. Chegamos estacionamento cada um com as suas coisas com os seus iscos, lá fomos andando até ao pesqueiro, andámos, andámos e chegados ao local o meu amigo começa a organizar-se e dizendoq ue tinha ao mercado comprar choco e qd vai jogar a mão ao saco não é que não tinha choco, mas sim....dois repolhos acima de 1kg :) que tinha comprado também no mercado... :D   ficou pior que estragado e lá foi de volta a casa a buscar o dito choco e levar de volta os repolhos...ainda perdeu um pouco de tempo, mas com o repolho não devia se safar...acho eu!
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 21:08 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Marco essa tá muito boa ;D Se fosse longe eu tinha pescado com o repolho :))
Nelson Peres

Offline filipepais

• Carapau
  • **
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:50 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #28 em: 21:32 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
já vi pescar com muita coisa mas com repolho devia ser complicado  ;D

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #29 em: 21:40 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Tenho muitas, vou hoje contar a mais recente...
Ha uns 6 meses, estava na vasco da gama as corvinas com o meu colega de barco. Ele tinha dois dias antes tirado uma com 34 kg. e outra de 17 kg.
Estavamos cheios de fé... Os dois pela madrugada dentro de agua, fomos para o local, chegados lá a adrenalina...
Quem não sabe como se faz esta pesca de paciência, o barco anda a rola e o vinil a bater no chão, mas como a corrente chega a ser forte, qualquer prisão ou toque, pode parecer um peixe...
Numa dessas vezes, sinto um toque, seguido de outro, dou um puxão forte... o drag arranca... o barco a andar que a maré era de 4 mt.. eu a gritar, pára o barco que este é grande... E de repente...o drag para, eu começo a puxar, o Palma a rir-se que nem um perdido... Era não um, mas dois pensos higiénicos na minha storm DON. Nesse dia de grade, dei-lhe uma tareia. Levou 5-2 em pensos.  ;D
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [Hoje às 22:46]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]