collapse

Autor Tópico: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca  (Lida 14113 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« em: 23:07 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas

A abertura deste tópico, é para o pessoal contar situações em acção de pesca, que sejam engraçadas, insólitas e que de algum modo estejamos ligados/envolvidos, por exemplo numa pesca, com grupo de amigos e algo suceda a um deles, na pesca deles, a nós, etc.

Vou começar por uma, que por acaso já se passou a algumas décadas.

Era eu ainda um “chavalo” novo, entre os 10 e os 15 anos de idade, quando acompanhado pelos meus pais e outros familiares, fomos até à praia da Figueira da Foz, o meu pai (já falecido), raramente ia para a praia, excepto, na hora de almoço, ficando a pescar num dos molhes e daquela vez fiquei com ele.

Montagem das canas, pois eram de elementos e a pesca que ele praticava era ao fundo.

Apesar de já não recordar se existiram capturas, a pesca continuou e com a realização de mais uns lançamentos, até que passa uma embarcação, perto do molhe, que começa a rebocar o conjunto cana carreto, que vimos ir em direcção à água sem nada poder fazer, excepto gritar e esbracejar, a alertarmos a embarcação.

Inicialmente continuou o seu rumo, falando o Português corrente “cagando-se” nas nossas reclamações, gritos e no esbracejarmos.

Depois juntaram-se reclamações doutros pescadores ali apeados e a muito custo e com má vontade, o mestre do barco lá retornou e após ter recuperado a cana e carreto, entregou-a sempre a resmungar.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #1 em: 23:11 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas

Deixo aqui outra situação, depois fico aguardar pelas vossas.

Num dia de Verão, durante a noite, eu e um companheiro de pesca, dirigimo-nos até ao molhe norte, na Figueira da Foz, esticámos as canas, para iniciarmos a pesca com bóia fixa.

Tirámos uns peixes, mas a dada altura, eles desapareceram, mas continuámos a insistir, até o desânimo se apoderar do meu companheiro e consequentemente o desleixo originou o fio ficar presa às rochas.

Puxão, atrás de puxão e o fio partiu, ficando a bóia com o respectivo “starlight”, sobre a água e à tona.

Ele fez nova montagem, reinicia a pesca com novo lançamento, tendo a bóia permanecido durante vários minutos presa, mas a dada altura a bóia, que estava presa desaparece.

Não ligámos muito ao facto, pois situações idênticas, quantas vezes já tinham acontecido.

Continuámos a pescar e a dada altura o meu companheiro ferra um peixe, que começou a puxar fio do carreto, eis que ele já está a recuperar fio, começamos a ver a bóia fora de água, fio e mais fio, aparece outra bóia e fica com mais de 12 metros de fio, duas bóias, chumbos e anzóis, estando no do fio partido ferrado um robalo.

Dado a altura de fio, tive de descer às rochas, junto do molhe, para se conseguir tirar o robalo, que estava ferrado na montagem, que ele tinha perdido antes.

Ele recuperou o que havia perdido, tendo como prémio um robalo penso que na casa do 1,5 Kg.

Fiquem bem.

Braga.
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #2 em: 23:36 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Bem aproveitando o tópico deixo aqui três situações que já vivi presenciei durante as minhas pescarias...
  • Estava a ver os pescadores no molhe da marina , Figueira da Foz, quando um deles ferra um peixe. Durante a recolhe o peixe deu vários saltos fora de água até que num deles uma gaivota o apanhou ficando também esta presa na linha do pescador! Para meu espanto o pescador meteu peixe e gaivota para o saco  :shock: :shock:
  • Durante uma pescaria no molhe sul à bóia no molhe sul da Figueira um senhor que andava a fazer caça submarina veio a nadar de encontro ao sitio onde me encontrava a pescar. Eu pensava que o mesmo me tinha visto e iria se desviar pelo que recolhi a bóia tarde demais e pesquei-lhe o snorkel. O senhor não gostou muito da situação e pôs-se a mandar vir comigo da água porém alguns pescadores que estavam ao meu lado também começaram a desconversar com ele e este deu meia volta e nadou para outro lado.
  • Na minha ultima pesca a bóia de 2013 no molhe sul o meu companheiro de pesca ferrou um peixe porém ao recolher a madre partiu. O peixe deixou-se andar passear pela frente do nosso pesqueiro, víamos o starlight de um lado par ao outro, e eu so gozava com o meu colega que estava pior que estragado. Por fim lá se desferrou e eu pesquei a bóia de volta...
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #3 em: 18:36 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas

Há vários anos, quando me iniciei na pesca de mar foi com um amigo, para a zona do porto da Figueira da Foz, na altura ainda era permitido ali pescar e começámos a nossa pesca, com as canas directas e umas bóias de 8 g, ou talvez menos.

Começaram a sair uns robalos, de vez em quando e eu tinha o balde um pouco desviado de mim, quando apanhava algum, dava uns passos para o colocar no respectivo recipiente, numa das vezes, quando me viro para iscar e lançar a pesca à água, eis que fico espantado, com um indivíduo no meu lugar, o qual estava a pescar a uns metros de mim e ainda não tinha ferrado nenhum peixe.

Então ele disse algo do género, "já vou sair daqui" e eu nem lhe respondi, dirigindo-me para o local, por ele deixado e eis que logo no primeiro lançamento, ferro outro peixe e ele nada.

Eu não vivo com o mal dos outros, contudo desta vez, tive uma enorme satisfação, pelo mal estar do outro indivíduo, pois eu no lugar dele continuei a ferrar peixe e ele a ver.

Fiquem bem.

Braga.
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #4 em: 22:04 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas histórias e belo tópico criado :fixe: Há sempre um montão de histórias caricatas a acontecer.

Vou contar uma que não é propriamente em acção de pesca mas é na preparação da mesma, ou seja, na apanha de isco.
É bem recente, aconteceu no dia 4 de Janeiro deste ano enquanto aproveitava a maré 0,27 para arrecadar isco mas umas valentes semanas. Depois de terminada a colheita dirigi-me como sempre para mais perto do carro porque é lá que deixo algumas garrafas e tupperwares para levar os iscos bem lavadinhos e separados.

Depois de ir ao carro regressei novamente ao rio para lavar o isco. Para quem não conheçe o local onde eu vou, posso adiantar que em marés deste nível e naquele local especifico que eu ia lavar o isco, assim que metemos 1 pé dentro de agua só podemos dar mais outro porque imediatamente faz um autêntico poço. Faz ali um fundão repentino impressionante.

Conheço aquilo como as palmas da minha mão mas quando a cabeça está na lua acontecem coisas do arco da velha ! Como sabem depois de um buracos valentes  feitos ali na zona pela malta que andava ao isco, quando a maré começa a encher a agua começa a ficar turva.

Ora, depois do isco lavadinho la fui eu encher um garrafão de agua mas o primeiro metro a agua estava turva e eu queria limpa. Nem me lembrei do fundão ! :-[ Meti um pezinho, a seguir outro para chegar á agua limpa e puffffff......fundão.... Homem ao mar.

Completamente encharcado, valeu-me o fato para a chuva que tinha no carro senão ia todo nu para casa.
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #5 em: 22:18 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Ó Nelson quando fazia pesca apeada, andava sempre com uma muda de roupa, porque, "quem vai para o mar, avia-se em terra" ou talvez seja este, "quem anda há chuva, molha-se".

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #6 em: 22:40 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Bom tópico! ;)
Deixo aqui duas que me aconteceram já há uns bons e que por muitos outros que passem numca me hei-de esquecer:

Algures durante a segunda metade da decada de 90.

Certo dia combinei mais os meus primos ir-mos fazer uma pescaria, como na altura ainda nenhum de nós tinha carta de carro, o meu padrinho e o meu pai voluntariaram-se para nos ir levar até á barragem do Caia numa sexta feira á tardinha e irem-nos depois buscar no Sábado á tarde.
Quando lá chegamos tratamos de montar as tendas e de preparar o jantar, feito isto ficamos até ás tantas a conversar em volta da fogueira. No dia a seguir quando acordamos, cedo, para começar a pescar reparamos que, numas pedras que estavam fora de agua aí a uns 30/40 metros da margem, estava pousado um pato, e por muito barulho que fizessemos o sacana dali não saia!
Nós, gaiatos entre os 16 e 18 anos, começamos logo com ideias parvas! Primeiro começou tudo a tentar acertar-lhe com chumbadas através de lançamentos...   e o pato nada! Depois começamos de calhoada ao pobre do bichinho (sim eu sei, mas o que é que querem? Que aquele que nunca fez parvoices em gaiato atire a primeira pedra) sendo que muitas cairam bastante perto tendo mesmo aventado salpicos de agua para cima do bicho mas...  o pato nada! Depois fomos ao extremo de ir buscar as fisgas de engodagem que lá tinhamos para tentar melhorar a pontaria...  e o pato descansadinho da vida dele!
Após umas boas 2 horas naquele espectaculo fartei-me! Fora com os chinelos e a camisa e lá vai o Zé Carlos pela agua dentro a nadar para tentar apanhar o pato á mão, afinal, se depois de toda a artilharia que aventamos ao bichinho ele ainda não se tinha ido embora, presumimos que estaria ferido ou doente e não conseguiria escapar...
Pois, se assim pensei assim o pato me trocou as voltas! Quando estava a apenas uns 5 metros das pedras o bom do palmipede levantou-se com uma calma digna do mais puro dos Alentejanos, entrou dentro de agua, e lá foi ele á sua vidinha enquanto os meus primeos se riam á gargalhada na margem!!! Cabr## do pato... >:( >:( >:(

Agosto de 2003 (mais coisa menos coisa)

Estando eu de ferias decidi ir dar uma voltinha aos Achigãs. Chegado á barragem preparei a cana, pus a mochila ás costas e ala que se faz tarde!
Após algumas horas sem ter tido uma só picada que fosse comecei a andar na direção do carro para me ir embora, para aí a usn 500 metros do mesmo finalmente tive um ataque. Um pequeno achigã (quase do tamanho da própria amostra) aí com as suas 200/300 gramas mordeu a amostra e eu lá comecei a rebocar o bichinho até á margem, quando estava já apenas a uns 3/4 metros qual não é o meu espanto quando um Achigã já de quilo ataca aquele que eu estava a "rebocar" com tal violência que quase o embuchou!!
Fiquei de tal maneira boquiaberto e espantado com aquilo que durante uns segundos nem tive reação, assim que o tico e o teco voltaram a funcionar lá tirei o peixe para fora estando o mais pequeno engolido quase até ao rabo e uma das fateixas da amostra cravada mesmo no fundo da garganta!
Já se passaram uns bons anos mas ainda me lembro como se tivesse sido ontem...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #7 em: 22:58 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
eu e o soares á pesca com o mar muito batido e recolho a cana cujo anzol vem com um filete de sardinha perfeito, nada de anormal se algum de nós tivesse sardinha :P
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #8 em: 23:18 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu e o soares á pesca com o mar muito batido e recolho a cana cujo anzol vem com um filete de sardinha perfeito, nada de anormal se algum de nós tivesse sardinha :P

LOL... :mrgreen:
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #9 em: 23:42 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Já aqui há umas boas... 8)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline filipepais

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 58
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:50 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #10 em: 00:16 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
no spinning:

quando comecei a pescar tinha uma amostra fetiche, aquela matadora que todos temos para safar a grade hehe num lançamento a linha parte e lá vai ela mar a dentro. desmoralizado meto um novo clip e nova amostra e lanço, quando recolho a linha ao sair da água vejo que tinha ferrado a amostra que tinha acabado de perder. hehehe mudo logo novamente para a matadora e faço dois robalos seguidos em dois lançamentos  :D

mais dificil: numa destas noites com a malta do costume estavamos todos a lançar plástico e nada, nada, quando um amigo vira-se para mim: "anda cá, anda cá!" quando chego ao pé dele qual o espanto tinha ferrado uma chave de um toyota pelo buraco da argola! 

mais dificil ainda só outra situação identica mas desta vez ferrou um brinco de mulher pelo gancho onde enfia na orelha!

mas a melhor de todas foi no meio de uma pescaria onde um amigo lhe deu uma vontade inevitável de arrear o calhau. no spinning vamos todos o mais leve possivel, só mesmo o essencial para não se molhar nem andar com peso às costas e claro está que papel higienico não faz parte do kit de primeiros socorros de 99% dos pescadores. ele muito aflito sem saber bem como fazer lá se encosta a umas rochas, arreia o vadeador e faz o serviço. e agora para se limpar?? ninguem tinha papeis nenhuns e ninguem conseguia fazer muito alem de rir... diziamos: epá tanta água aqui... lava-te! hahaha ao que ele respondia sempre: vocês estão malucos, não consigo! e lá arrancou os forros dos bolsos do casaco e limpou-se como pode. Voltamos à pesca mas risota geral continuou, e ele sempre a dizer que só lhe cheirava a porcaria, até pára a pesca e despe-se para inspeccionar e que diz: não acredito!! tenho a alça do vadeador toda borrada!!! pelos vistos ao levantar-se a alça foi lá tocar no presente e era esta a fonte do cheiro. !!!risada ao máximo!!!  ;D
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #11 em: 14:00 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Belas histórias, já muito me ri!!!

Quantum, cheguei a pensar que o pato era de loiça....

João, apanhar filetes de sardinha?
Isso não é para todos!!!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #12 em: 14:02 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
óh Filipe Pais o que eu já me ri com o ferdor a mer.... Fezes  :)) :)) Muito bom  :hahaha:

Joaonumberone , então  e a filete deu peixe ou não ?!! :P
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #13 em: 15:17 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas

Penso que no Verão de 2008, estava eu na pesca à bóia, nos Blocos Velhos, na Figueira da Foz, com um companheiro de jorna, isto por volta das 23H00.

Tinhamos 3 qualidades de isco, tratando-se de minhoca, minhocão e grilo, o peixe era escasso, fizémos vários lançamentos e mais umas iscadas, mais uns lançamentos e peixe quase nada, apenas uns sargos, na casa dos 18 cm, mas poucos.

Muito embora estivessemos a pescar juntos, como é um molhe, estavámos em pedras diferentes e a dada altura, nova recuperação, acendo a lanterna de testa e verifico o anzol, havendo necessidade de repôr isco.

Rodo 180º graus, ficando de costas para a água e começo a iscar, quando noto um peso, sobre a minha sapatilha do pé esquerdo, daí a olhar para o aludido pé foi um ápice, o meu espanto foi ver uma ratazana sem vergonha, sobre a mesma, fiz intenção de a chutar, mas ela foi fina e fugiu.

Fiquem bem.

Braga.
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pescada
« Responder #14 em: 15:28 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Vou deixar aqui também uma história, verídica acredito eu, apesar de eu não ter testemunhado...

A alguns bons anos atrás, quando o corrico da aberta da foz, dava robalos grandes e em quantidade, normalmente durante a barria de inverno que empurrava os chocos para o mar, acontece este momento.

Um grupo de amigos meus, pescadores experientes, após uma vazante que durou até à manhã do dia seguinte, voltavam à Benedita vindos do lado do gronho.
Na bagageira, traziam vários robalos de 3, 4 e mais kgs...
Ao passarem na zona de musaranhos vêm, o que chamo de "velhinho da lagoa" que costuma pescar na parte mais interior da lagoa, zona do Vau e Musaranhos e apanham os "alevins" de robalo que se criam por ali...
Eles só para a galhofa, decidem parar para se "meter" com o homem e perguntam:
- Então chefe, já deu alguma coisa?
O homem, satisfeito pela atenção e conversa, mostra um balde com meia dúzia de peixes de palmo, bem abaixo da medida...
Então eles perguntam na brincadeira...
- Que peixes são esses?
- São robalos!
Diz o orgulhoso pescador...
Então, o mais "afoito" dos meus colegas, vai à bagageira do carro, saca de um tarolo, dos maiores que lá estavam e exibe...
O homem completamente estupefacto pergunta, meio a gaguejar...
- Hiii, que peixe é esse?
- Isto? Isto é que é um robalo!!!
- Não pode ser... Então onde é que isso se apanha?
- Nós apanhámos estes na aberta da lagoa para o mar...
Ninguém sabe o que aconteceu ao homem depois disso, o que é certo é que ele arrumou as tralhas e pôs-se a andar em direcção à aberta, com as suas caninhas de 2,5m e azois da tainha...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 17:44]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]