collapse

Autor Tópico: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca  (Lida 16912 vezes)

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: CASOS INSÓLITOS, de preferência verídicos, em acção de pesca
« Responder #75 em: 08:37 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Com salsicha frankfurt é muito bom... Imagino a cabeça do gajo quando reparou que tinha levado uma banhada descomunal.

Se calhar é melhor apostar em iscos frescos, tipo salsicha fresca ehehehehe
Nuno Conceição

Offline Ernesto Lima

« Responder #76 em: 12:37 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Bom dia a todos

Entre outras histórias que poderia contar, não resisto à que se encontra encerrada na imagem seguinte, por pensar que poderá muito bem ilustrar até onde alguns animais poderão ir, pressionados pelo seu instinto de preservação e até que ponto nos poderemos enganar quando eventualmente tenhamos a ideia de que já controlamos determinados saberes.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

A foto, data de 1986 e corresponde ao primeiro contacto sério que tive com as Douradas.
O local, é a rampa da Baleeira, em Sagres, onde normalmente o meu amigo Carlos Cruz, eu e, neste caso, um outro companheiro, o Jorge Penim, descíamos e subíamos o barco, propriedade do Carlos, para as nossas saídas de caça.

Era um dia de fins de Setembro.

Chegámos a Sagres e, como habitualmente fomos por terra, ver o mar, a Norte do São Vicente, sabendo que, podendo caçar nesses mares, as hipóteses de sucesso aumentavam exponencialmente. O que vimos deixou-nos de boca aberta e com vontade de já estarmos no mar.

O mar era uma "lama", como dizem por aquelas zonas! Não mexia, parecia um lago!

Corremos para a Baleeira e, depois de todas os trabalhos, barco na água, material no barco, fatos vestidos, arrumar de carro e atrelado... Eis que saímos para o mar, espremendo o motor na ânsia de mergulharmos naquela água quente, transparente e calma, como há muito não víamos.

Dobrámos o Cabo de Sagres, depois o São Vicente, passámos a Pedra das Gaivotas por fora, a dos Cajados por terra e dirigimo-nos à Praia da Cordoama, onde, segundo informações de gente local, haveria fartura de peixe derivada ao desaçoriamento da zona; isto é, o Mar tinha levado a areia para outros locais, originando o aparecimento de novas tocas e comedias que, assegurando a alimentação e protecção do peixe, fazia com que grandes cardumes de várias espécies se concentrassem no local.

Chegámos! Finalmente!

Fundeámos o barco perto da zona de pedra, colocámos o material e caímos na água, iniciando os mergulhos e verificando a veracidade das informações prestadas.
Num fundo entre os 6 e 8 metros, via-se muito peixe, quase se cheirava! Os Sargos, principalmente, eram aos milhares! Nunca tinha presenciado nada daquilo!
Procurámos a direcção da aguagem que, embora pouca, nos obrigava a tomar alguns cuidados e, a abordar os cardumes contra esta, permitindo assim que os odores e as vibrações decorrentes da acção de caça se dirigissem mais na nossa direcção que na do centro do cardume! Começámos! Escolhíamos os maiores, apontando bem e recolhendo-os com calma e o mínimo de movimentos bruscos!

A zona tinha grandes espaços de areia com matacões de pedra isolados, não muito grandes, espalhados numa área significativa! Estes matacões estavam quase todos esburacados por baixo, apresentando-se os buracos com várias saídas, demasiado amplas, originando a entrada do peixe ao sentir-se pressionado e a respectiva fuga quando os tentávamos caçar no buraco. Mas, as capturas iam acontecendo, os exemplares eram grandes (1 kg e mais) e a pesca compunha-se, à base de Sargos!
Cansado daquele esconde, esconde! Avisei os meus companheiros e resolvi nadar procurando pedras maiores com outras configurações que pudessem manter o peixe entocado durante mais tempo e, quiçá, albergassem outras espécies.
Nadei para Sul e para terra, em direcção a uma zona que me parecia ser de pedras mais compactas e maiores, apercebendo-me, à medida que ia chegando, do movimento, ainda relativamente longínquo, de maiores quantidades de peixe e de vultos com maior envergadura que foram desaparecendo à minha aproximação.
Chego e observo o fundo cá de cima, apercebendo-me duma frincha estreita, horizontal, entre pedras sobrepostas! Esta sim! Pensei!
Regularizo a respiração, oxigeno um pouco, encho o peito de ar e mergulho, tirando o bocal do respirador para evitar o barulho das bolhas de ar a saírem empurradas pela pressão da água! Desço 2... 3... 4 metros! Observo bem a frincha! Não ia preparado para aquilo... ia a pensar em chegar e espreitar lá para dentro! Só que, de repente, fico frente a frente, a 1 metro de uma cabeçorra enorme, prateada, com uma mancha dourada por cima do olho! Fitamo-nos! Parados! A maior Dourada que alguma vez pensei ver, sai calmamente do interior da frincha e vai-se embora displicentemente, parecendo aperceber-se da cara de parvo de determinado bicho que ficou lá para trás (moi)!
Não me assustei! Fiquei com aquela sensação de:"eu vi mesmo aquilo"!? Subi! Cheguei cá acima, assoei-me, tirei e limpei a máscara, urinei, tudo isto, adiando o reconhecimento da falta de preparação com que tinha descido, pensando que no próximo mergulho iria preparado, com a arma a postos, com todos os sentidos em alerta vermelho, e, quase de certeza, nada mais me aconteceria de bom o resto do dia!? Enganei-me!
Inicio a segunda descida, todo eu sentidos alerta, arma pronta, aflorando a frincha com uma calma de morte e, ao espreitar lá para dentro, deparo-me com outro espectáculo que nunca tinha visto e, verdade seja dita, não tornei a ver!
O buraco era enorme, com fundo de areia, entradas e saídas muito estreitas e pejado de Douradas enormes, embora nenhuma fosse tão grande quanto a que eu tinha visto sair! Tive um momento de indecisão! Capturo já uma ou chamo o pessoal, para que possamos caçar em entradas diferentes, tentando atrasar a possível fuga de muitos dos bichos que lá estavam? Não me contive! Procurei a maior e capturei-a com um tiro certeiro! Subi e fui chamando os companheiros antes mesmo de colocar a Dourada na bóia! Estes chegaram e, ao verem o que tinha apanhado, ficaram doidos! Expliquei-lhes a localização e características do buraco, entre frases balbuciantes e um ou outro golo de água salgada, dirigindo-me à bóia e acomodando a Dourada, certificando-me que não haveria forma de a perder! Mas, as surpresas não tinham terminado!
Volto para a luta e reparo que os meus parceiros estão em conversação cá em cima, pensando o que estariam a discutir em vez de continuarem as capturas. Assim que me aproximo, ambos me dizem que foram ao buraco e não viram Douradas nenhumas. Admiro-me e mergulho de imediato! Chego à entrada do buraco, enfio lá a cabeça toda e constato o mesmo! Eh pá! Os bichos piraram-se! Subo e os remorsos começam a assolar-me! Não devia ter capturado esta sem os chamar! Pelo menos teria calhado uma a cada um! Senti-me vencido mas não convencido!
Então um buraco com saídas tão pequenas, com tanta Dourada e foram-se todas!? Não pode ser!? Mergulhei outra vez! Espreitei e nada! Repeti vários mergulhos e continuei sem as ver, pensando em desistir e mudar de local. Mas, cá no fundo, teimava um sentimento de que algo não estava bem! Voltei atrás e disse para comigo: vou lá! Uma última vez! Só por descargo de consciência!
Preparei um mergulho mais prolongado e desci! Espreitei, percorrendo com os olhos todas as reentrâncias do buraco até que, um pequeno movimento, no fundo de areia, me despertou a atenção! Olhei com atenção e vejo um rabo de peixe a ondular levemente com os movimentos do mar! Lembrei-me da caça na areia e procurei os contornos que teriam de estar adjacentes àquela barbatana caudal, constatando com espanto o contorno duma Dourada, completamente enterrada na areia! Fiquei siderado! Haviam muitos contornos daqueles na areia! As Douradas, sentindo a nossa pressão, tinham-se enterrado na areia, quais linguados! A capacidade de apneia estava a terminar e resolvi subir, pensando se acreditariam em mim quando lhes dissesse!?
Eles acreditaram e dei-lhes a primazia, originando assim que ambos carregassem para cima a sua Dourada! Apanhámos umas sete ou oito, sendo as maiores as que se veêm na foto!
O dia estava a chegar ao fim e, já no barco, não parávamos de comentar e rir sobre os acontecimentos do dia e as surpresas a que sempre estão sujeitos aqueles que andam no mar e se dedicam a estes tipos de actividades!

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #77 em: 12:48 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Realmente ninguém diria.
Esta é uma recordação para toda a vida.
Obrigado pela partilha.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #78 em: 13:07 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

Muito boas histórias, algumas mais cómicas outras mais incríveis, muito bom!

Diogo, essa está no top!
Também já fui mandado parar quando vinha da pesca, ficaram um pouco intrigados com o saco das canas mas além disso não se passou mais nada, será porque ia vestido?!  >:D

Ernesto, quem diria, as douradas com o seu ar de importante, imponente e até convencido, afinal enterradas escondidas com medo...

Obrigado pelas partilhas :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline Hélio Pires

• Corvina
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
« Responder #79 em: 13:50 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
 Espectacular relato Ernesto, impressionante estória, as douradas são de facto um bicho espertalhão ;)
Tens que insistir...!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #80 em: 15:16 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
As gajas são malandrecas. Nunca imaginei douradas a enterrarem-se.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #81 em: 17:59 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Casos do arco da velha  ;D As salsichas frankfurt é MUITO BOM  O0

A História do Ernesto é digna de entrar num outro tópico que cá temos (histórias e escritos). É uma história sublime. Incrivel a capacidade a dourada de passar a invisível, desconhecia completamente que tal fosse possível. Obrigado pela partilha  :aplau:
Nelson Peres

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #82 em: 20:51 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Excelente relato Ernesto

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

…………

Olhei com atenção e vejo um rabo de peixe a ondular levemente com os movimentos do mar! Lembrei-me da caça na areia e procurei os contornos que teriam de estar adjacentes àquela barbatana caudal, constatando com espanto o contorno duma Dourada, completamente enterrada na areia! Fiquei siderado! Haviam muitos contornos daqueles na areia! As Douradas, sentindo a nossa pressão, tinham-se enterrado na areia, quais linguados!

…………

Ernesto

É caso para dizer “dourada escondida com o rabo de fora“  ;D

As douradas não sabia, sabia apenas que desenterravam a comedoria dos fundos de areia.
Para além dos peixes planos, outra espécie que também se enterra são os robalos, quando ainda não passam de cachotes.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #83 em: 21:17 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Bela experiencia de pesca e uma verdadeira história do amigo Ernesto.
Surpreendente mesmo, quem diria ?

Bela partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #84 em: 21:17 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

Por acaso já tinha ouvido uma história de um colega que agora faz mais sentido...
Durante uma pescaria apanhou uma dourada e deixou-a ainda viva dentro de uma poça que ficou na maré vazia, quando foi para a ir buscar não sabia dela e acabou por descobrir-la quando entrou na poça e lhe bateu com os pés!
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #85 em: 22:04 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015 »
Excelente testemunho!
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #86 em: 09:27 Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 »
Estamos sempre a aprender, não sabia que as madames se enterravam na areia.

Excelente 'Insólito' Ernesto.
Nuno Conceição

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #87 em: 22:59 Domingo, 22 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
óh Duas isso é mesmo verdade ou estás na tanga ?!   

Tenho fotos mas não estão grande coisa.

Acho que se consegue ver lá qualquer coisa. Uma delas até é uma animação de eu a abanar a cana e ela a agarrar-se. Nem sei como foi feita animação mas apareceu-me no telefone.

Clica para aumentar.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #88 em: 23:19 Domingo, 22 de Fevereiro de 2015 »
belas aventuras que a pesca proporciona...
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [Hoje às 22:46]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]