collapse

Autor Tópico: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI  (Lida 10701 vezes)

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI
« Responder #60 em: 22:50 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Da minha parte resumo a coisa ao seguinte, LR para fios até 0.25, K para fios grossos. Como só uso diâmetros finos só adquiro canas com LR

Nem mais meu amigo :)

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #61 em: 23:10 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Vou dar uma opinião que é apenas isso. Nada mais.
Atenção que maniveladas não são metros. Não está em causa quando recolhemos por exemplo 220 maniveladas que recolhemos esses metros de linha num carreto como o ultegra. Agora, isso não é o mesmo que lançar em metros ( distância), não sei se me faço entender. Ao lançar não damos um tiro, existe um arco na linha que vai fazer com que os metros que saem da bobine não sejam os metros que efectivamente se alcançou. Só isso.
Sobre haver pessoas que acham que lançaram mais ou o contrário existe de tudo. Não é só a técnica que interessa, é a força conhecer bem a cana para se saber onde se larga, somos nós, que temos características diferentes físicas e não lançamos todos igual...

Mas ao contrário de alguns que acham díficil lançar algumas pessoas 200 metros ou mais, eu digo que acho possível. E explico o porquê. O record do mundo no momento é de um Italiano, fillipo, com 281.29 mt. mas agora esperem, esses 281.29 metros foram lançados com 0.31mm. e chicote de 0.75mm.. Quanto lançaria ele com um 0.16mm.??? Imaginem.
Bem, mas isto é apenas um pensamento meu. Agora, que não acho nada impossível haver quem hoje em dia lance 200 metros com linhas finas, acredito mesmo. É uma mera opinião.
Sobre passadores prefiro os LR, ou os torzite. São gostos, nem sequer é nenhum dado cientifico é apenas um feeling que também vale o que vale.
Um dia destes a ver se faço um vídeo para vos mostrar essa questão dos metros.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes, João Glória

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #62 em: 23:30 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Vou dar uma opinião que é apenas isso. Nada mais.
Atenção que maniveladas não são metros. Não está em causa quando recolhemos por exemplo 220 maniveladas que recolhemos esses metros de linha num carreto como o ultegra. Agora, isso não é o mesmo que lançar em metros ( distância), não sei se me faço entender. Ao lançar não damos um tiro, existe um arco na linha que vai fazer com que os metros que saem da bobine não sejam os metros que efectivamente se alcançou. Só isso.
Sobre haver pessoas que acham que lançaram mais ou o contrário existe de tudo. Não é só a técnica que interessa, é a força conhecer bem a cana para se saber onde se larga, somos nós, que temos características diferentes físicas e não lançamos todos igual...

Mas ao contrário de alguns que acham díficil lançar algumas pessoas 200 metros ou mais, eu digo que acho possível. E explico o porquê. O record do mundo no momento é de um Italiano, fillipo, com 281.29 mt. mas agora esperem, esses 281.29 metros foram lançados com 0.31mm. e chicote de 0.75mm.. Quanto lançaria ele com um 0.16mm.??? Imaginem.
Bem, mas isto é apenas um pensamento meu. Agora, que não acho nada impossível haver quem hoje em dia lance 200 metros com linhas finas, acredito mesmo. É uma mera opinião.
Sobre passadores prefiro os LR, ou os torzite. São gostos, nem sequer é nenhum dado cientifico é apenas um feeling que também vale o que vale.
Um dia destes a ver se faço um vídeo para vos mostrar essa questão dos metros.

Sublinho a 100%.

Apenas uma questão Filipe que temos mesmo que desmitificar isto pois acho que 99% da malta ainda nao percebeu e quando vai comprar canas ouvem dos lojistas LR, KW torzite titanio etc etc e ficam todos "molhadinhos" com nomes às vezes nem sabem do que estão a falar.

Temos que separar os nomes dos passadores (LR, KW, RV-H, MN etc etc) que tem depois diferentes materiais (Titanio, Carbono ou Aço Inox) e das cerâmicas dos anéis dos passadores (SIC, Alconite e Torzite) que tem diferentes Geometrias e diferentes tipos de compositos na sua constituição.

A conjunção dos dois elementos em diferentes zonas da cana e em diferentes dimensões é transformam uma cana em algo melhor e com uma engenharia e estudo por parte das marcas.

Este tema é extremamente interessante e vejo um desconhecimento geral de como ler manuais e catálogos técnicos de componentes como por exemplo os da fuji que tem uma gama impresionante de passadores.  Gostaria de saber a tua opinião sobre este tema por favor.

Offline ze carlos

• Marlin
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
« Responder #63 em: 00:56 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Boas

Filipe

peço desculpa por colocar aqui este video que é da tua autoria, caso aches abusivo retira e desde já as minhas desculpas

em 268 maniveladas mais coisa menos coisa quantos metros de linha foram recuperados mais ou menos?

obrigado

Abraço

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #64 em: 01:12 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Dizem os científicos da coisa, que se deve retirar cerca de 20% para obter mais ou menos o resultado.
João amanhã respondo ao tema pois já desliguei o pc. Abraço a todos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #65 em: 02:03 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Boas

Filipe

peço desculpa por colocar aqui este video que é da tua autoria, caso aches abusivo retira e desde já as minhas desculpas

em 268 maniveladas mais coisa menos coisa quantos metros de linha foram recuperados mais ou menos?

obrigado

Dizem os científicos da coisa, que se deve retirar cerca de 20% para obter mais ou menos o resultado.
João amanhã respondo ao tema pois já desliguei o pc. Abraço a todos.

Fazendo as contas do Filipe em função do carreto que era dá exactamente 220,42 metros :P

Sim Filipe amanhã analisa o que escrevi e vai comentando pois é um tema muito muito interessante.

Offline Humberto foz do arelho

• Marlin
  • Pesca pescando nunca falando
    • Foz do arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:09 Quinta, 04 de Julho de 2019
« Responder #66 em: 06:02 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Já vi os vídeos todos do homem! Infelizmente tem poucos.

Como gosto muito de Vega não perco 1 também já lhe pedi ajuda quer aqui no grupo quer no Facebook e deu.me sempre a sua opinião.

Pode ser que um dia o encontre por aí para percarmos
Pesca pescando e não falando
Abraço,
Humberto 🐟🐙🦑🐛

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #67 em: 10:33 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Em casa claro que vou responder a tudo com tranquilidade.
É um tema importante.
Humberto não faço mais vídeos por falta de tempo. Eu gosto de fazer coisas ligadas à pesca, mas a vida é o que é, é, o tempo muitas semanas não permite.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Humberto foz do arelho

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #68 em: 14:50 Terça, 17 de Setembro de 2019 »

Acho esquisito  :hummm: :119: as comparações com essas competições de lançamento. Peçam lá a um desses «competidores» para lançarem com as canas que usamos... se não for pedir muito, que coloquem isco também!! Não faz sentido, pelo menos para mim, é demasiado irreal...

Com um fio muito fino, recuperar mais de 200 metros, também duvido que a larga maioria da malta que está habituada a fios finos, não o faça, não é nada de especial. Agora, tenho muitas duvidas que a maioria da malta passe os 150 metros e duvido muito que algum se aproxime dos 200 metros efectivos. Têm uma ideia mais real a lançar para a areia, experimentem, façam um video e mostrem aqui os resultados. :P

Nelson Peres

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #69 em: 15:00 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não Nelson, não falo das canas que usamos. Falo das que eles usam. Eles treinam com aquilo... É assim que sabem lançar e ninguém falou de ser com isco, é sempre so lançar com chumbada. Tenho total noção do que te estou a dizer. Fazer 200 mts. Não são as centenas, mas não é nada do outro mundo.
Testem em campo livre, vão ver como é possível lá chegar. Quem lança bem, consegue usando diâmetros finos.

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
« Responder #70 em: 15:41 Terça, 17 de Setembro de 2019 »

E esse bicho lança quantos metros? 😄 De notar que nem estralho tem, logo aí perdia carradas de metros (isto se não embrulhasse na cana).
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline Igorti

• Carapau
  • **
    • rio de janeiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:52 Domingo, 21 de Agosto de 2016
« Responder #71 em: 15:46 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Chegar aos 200 metros no surfcasting é uma tarefa difícil para pobres mortais sem treino. Alguns clubes aqui no Brasil praticam e competem nas duas categorias, de lançamento e surfcasting. Para esses atletas iniciados e bem treinados a tarefa é mais fácil, mas mesmo assim não é simples. E não garante nada, somente mais um recurso na hora de buscar o peixe. Conheço alguns atletas desses clubes e na maioria das vezes não estão a arremessar a essa distancia na hora da pesca, geralmente o peixe esta mais perto, além do esforço físico empregado e material perdido na hora de arremessar . Fora o isco que precisa  virar uma múmia para não se esfarelar no meio do caminho. O material que esses camaradas usam é o mesmo que o nosso agora técnica aliada a força só com muito treino .   

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #72 em: 15:59 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Malta não está em causa se deve. Os pescar perto ou longe, só falei de lançamento simples, só de chumbada.
Quando tiver tempo vou fazer um vídeo a mostrar em campo aberto, com medição.
Claro que a percentagem de quem consegue é baixa, mas não é nenhum tabu como muitos fazem. Bons lançadores conseguem fazer os 200 mts. E muitos não fazem porque não se treina para tal, não é esse o foco. Portugal tem grandes dif. de Espanha na forma de abordar o lançamento.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #73 em: 16:23 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Para nós pescadores, seria mais interessante fazer os testes com isco, nenhum de nós pesca sem isco. Já fiz testes a seco, com várias canas e mais que uma vez para ter uma noção mais real do alcance que tenho. Como é lógico, com canas diferentes usando sempre o mesmo fio e carreto atingi distâncias diferentes.

Mas o mais conclusivo foi confirmar que para dentro de agua lançamos muito mais ( :---) :---) do que aquilo que temos noção !! Talvez os tais menos 20% que o Filipe referiu que se perde.

Vai depender também do formato da chumbada, da montagem, do volume do isco, do vento...

Eu pesco habitualmente com 0,20mm mas em algumas praias tenho usado 0,14mm e a diferença é ainda considerável....
Nelson Peres

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #74 em: 17:08 Terça, 17 de Setembro de 2019 »
Não Nelson, não falo das canas que usamos. Falo das que eles usam. Eles treinam com aquilo... É assim que sabem lançar e ninguém falou de ser com isco, é sempre so lançar com chumbada. Tenho total noção do que te estou a dizer. Fazer 200 mts. Não são as centenas, mas não é nada do outro mundo.
Testem em campo livre, vão ver como é possível lá chegar. Quem lança bem, consegue usando diâmetros finos.

Filipe, tens noção do quanto tu arremessa em pesca, quando precisar ir o mais longe possível?
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]