collapse

Autor Tópico: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI  (Lida 10697 vezes)

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
Re: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI
« Responder #45 em: 19:31 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
problema não é  linha estoirar é a linha enrolar-se no passador e estalar o verniz, fazer marcas na cana ou danificar as patas dos passadores.

Uma das principais características do passadores K é mesmo o contrário. Dificilmente a linha se enrola. Uma vez que caso aconteça desliza pelo passador sem prender.

Isso nao tem a ver apenas com a geometria do passador mas se é cerâmica SIC ou torzite.

A novas geometrias da Fuji saem mais para fora do furo do passador o que ajuda a deslizar para fora em caso de se enrolar.

É uma junção das duas tecnologias.

João, com todo respeito, mas humildemente não concordo com suas teorias expostas acima.
Laçada / enrosco nos passadores só/apenas dependem da geometria ... a "cerâmica" não tem influencia nenhuma nessa questão

A sua ideia é errada amigo.

Depende das duas coisas.

Temos que diferenciar do que estamos a falar.

Uma coisa é a geometria do passador e temos muitas sendo as mais comuns as Low Rider e KW, os MN e os mais recentes RV-H que equipam a R18

As cerâmicas também tem muitas variantes sendo que nos últimos 20 anos passou-te de usar metal duro, os de porcelana (que tiver sportex das antigas sabe bem quais são) os SIC ( ainda muito usados) os alconite e os torzite.

Os passadores Trozite consistem na diminuição em 40% da área do anel fazendo com que a linha corra com mais facilidade.

As canas variam muito o preço em função de:
1. Qualidade do Carbono e características do mesmo.
2. Qualidade e tipo de passador seja ele qual for pode ser em aço inox, carbono ou titânio.

A junção destes elemento é que conta. Veja o catalogo da fuji no site oficial e poderá reparar que podemos ter passadores KW invertidos titânio com aneis SIC ou alconite ou torzite.

Temos que acabar com estes mitos e andarmos todos enganados ;)

Offline Piedras Negras

• Corvina
    • Huelva
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:54 Quinta, 21 de Setembro de 2017
« Responder #46 em: 19:39 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Buenas...de la caña R-18 no voy a opinar pues no la he probado ni tenido en las manos. Pero es una caña en la tendencia de otras marcas como la Luzifer ...la Samsara..la legend...o la daiwa 35. Es decir cañas ligeras de carbono trensado con anillas fuji kw torzite titanium e hibrido marcador..
Una caña de accion 100-250 y con esas caracteristicas y precio deberia lanzar 160 grms sin inmutarse. Esas cañas suelen tener un tramo central muy duro y ese tramo hay que doblarlo sino podemos o sabemos doblar eae tramo mejor buscarse otra caña pues estaremos tirando el dinero. Lo que si he observado es que duro tambien puede ser fragil. Estas cañas de nueva generacion que salieron a principios de 2018 para mi no estan aun a la altura de lo que se busca. El reducir peso hacer un tramo central duro y achicar el diametro de la caña puede dar problemas de rotura como se que ha pasado ya en varias cañas.
 En cuanto a las anillas se colocan en todas las kw...bien, son y buscan cañas mas polivalentes. Es decir que valgan para diametros finos y gruesos. Todas son de ceramica torzite . Esta ceramica tiene menor rozamiento que las Sic . El hilo inevitablemente tiene que pasar por estas anillas y si tiene menos friccion se llega mas lejos.
Ahora bien ¿primera anilla grande o pequeña?. Esta anilla esta concevida en mayor diametro para encausar el bucle que forma el hilo al salir de la bobina. Sobre todo en diametros gruesos y os puedo decir que se nota y bien. Ahora en diametros finos si el reparto de las anillas no es el adecuado  y eso aun no esta conseguido para las anillas kw tenemos que en la segunda o tercera anilla podemos enredar y partir y si hay viento lateral y bobina muy llena mas facil sera. Hay marcas que este año han sacado las mismas cañas con diferente reparto. Y no preocuparos porque el hilo marque la caña pues estas series de caña traen una resina endurecedora que el hilo se quema pero no las marca. Para mi gusto para hilos gordos anillas kw para hilos finos low rider.
Y digo yo...¿por que no han sacado ya unas low rider con ceramica torzite?🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️.

Y otra cosa . No obsecionaros con sacar mas metros . Los metros nos dan mas extension de playa para pescar mas posibilidades pero al final hay que saber donde lanzar la caña. Y un buen equipo no te hace un buen pescador . Aun buen equipo hay que saber sacarle partido. Saber pescar y saber leer los aparejos cada vez que recogemos nos hablan de como sera el dia de pesca y donde lanzar la caña.

Saludos.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos, Ricardo Nunes

Offline ze carlos

• Marlin
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
« Responder #47 em: 19:55 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Boas

não podendo opinar muito acerca do assunto, mas há uma coisa que me faz alguma confusão ou seja ao que me parece o material de pesca hoje em dia passa por uma questão de marketing acérrimo entre as varias marcas o que por vezes trás grande confusão e debate acerca
digo isto porque tenho presenciado pessoal que quando vai há pesca o único intuito é fazer concursos de lançamentos como se isso fosse a essência da pesca ou seja cada vez se pesca menos pela descontracção e tranquilidade que esta modalidade (hobbie) proporciona e têm por objectivo
a meu vêr gasta-se rios de dinheiro só porque num ou outro video veio alguém apregoar que determinado produto é melhor e mais eficaz que outro
transformou-se a modalidade em algo complexo quando na grande maioria das vezes o mais simples funciona melhor, a juntar a isto a meu ver também a maioria das grandes capturas dos melhores exemplares é feita mais perto de terra
quanto ao enrolar a linha nos passadores penso que só aconteça se o material não fôr bem rectificado antes de efectuar o lançamento porque se assim não fôr tanto enrola nos passadores x ou y ou nos starlights no caso da pesca nocturna
 :huuum: :huuum:
« Última modificação: 19:57 Segunda, 16 de Setembro de 2019 por ze carlos »
Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Piedras Negras

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #48 em: 19:55 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
problema não é  linha estoirar é a linha enrolar-se no passador e estalar o verniz, fazer marcas na cana ou danificar as patas dos passadores.

Uma das principais características do passadores K é mesmo o contrário. Dificilmente a linha se enrola. Uma vez que caso aconteça desliza pelo passador sem prender.

Isso nao tem a ver apenas com a geometria do passador mas se é cerâmica SIC ou torzite.

A novas geometrias da Fuji saem mais para fora do furo do passador o que ajuda a deslizar para fora em caso de se enrolar.

João, com todo respeito, mas humildemente não concordo com suas teorias expostas acima.
Laçada / enrosco nos passadores só/apenas dependem da geometria ... a "cerâmica" não tem influencia nenhuma nessa questão

Depende das duas coisas.

Uma coisa é a geometria do passador e temos muitas sendo as mais comuns as Low Rider e KW, os MN e os mais recentes RV-H que equipam a R18

As cerâmicas também tem muitas variantes sendo que nos últimos 20 anos passou-te de usar metal duro, os de porcelana (que tiver sportex das antigas sabe bem quais são) os SIC ( ainda muito usados) os alconite e os torzite.

Os passadores Trozite consistem na diminuição em 40% da área do anel fazendo com que a linha corra com mais facilidade.

2. Qualidade e tipo de passador seja ele qual for pode ser em aço inox, carbono ou titânio.

A junção destes elemento é que conta. Veja o catalogo da fuji no site oficial e poderá reparar que podemos ter passadores KW invertidos titânio com aneis SIC ou alconite ou torzite.

Mas o que isso tem a ver com assunto inicial???? onde você diz :

A cana para mi tem um problema bem grande. Tem passadores K e apesar do primeiro ser invertido é muito largo para fios finos.
Um 0.12 ou um 0.16 a passar ali embrulha-se todo e tchau linha, cana, passadores etc etc
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 20:00 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Buenas...de la caña R-18 no voy a opinar pues no la he probado ni tenido en las manos. Pero es una caña en la tendencia de otras marcas como la Luzifer ...la Samsara..la legend...o la daiwa 35. Es decir cañas ligeras de carbono trensado con anillas fuji kw torzite titanium e hibrido marcador..
Una caña de accion 100-250 y con esas caracteristicas y precio deberia lanzar 160 grms sin inmutarse. Esas cañas suelen tener un tramo central muy duro y ese tramo hay que doblarlo sino podemos o sabemos doblar eae tramo mejor buscarse otra caña pues estaremos tirando el dinero. Lo que si he observado es que duro tambien puede ser fragil. Estas cañas de nueva generacion que salieron a principios de 2018 para mi no estan aun a la altura de lo que se busca. El reducir peso hacer un tramo central duro y achicar el diametro de la caña puede dar problemas de rotura como se que ha pasado ya en varias cañas.
 En cuanto a las anillas se colocan en todas las kw...bien, son y buscan cañas mas polivalentes. Es decir que valgan para diametros finos y gruesos. Todas son de ceramica torzite . Esta ceramica tiene menor rozamiento que las Sic . El hilo inevitablemente tiene que pasar por estas anillas y si tiene menos friccion se llega mas lejos.
Ahora bien ¿primera anilla grande o pequeña?. Esta anilla esta concevida en mayor diametro para encausar el bucle que forma el hilo al salir de la bobina. Sobre todo en diametros gruesos y os puedo decir que se nota y bien. Ahora en diametros finos si el reparto de las anillas no es el adecuado  y eso aun no esta conseguido para las anillas kw tenemos que en la segunda o tercera anilla podemos enredar y partir y si hay viento lateral y bobina muy llena mas facil sera. Hay marcas que este año han sacado las mismas cañas con diferente reparto. Y no preocuparos porque el hilo marque la caña pues estas series de caña traen una resina endurecedora que el hilo se quema pero no las marca. Para mi gusto para hilos gordos anillas kw para hilos finos low rider.
Y digo yo...¿por que no han sacado ya unas low rider con ceramica torzite?🤷‍♂️🤷‍♂️🤷‍♂️.

Y otra cosa . No obsecionaros con sacar mas metros . Los metros nos dan mas extension de playa para pescar mas posibilidades pero al final hay que saber donde lanzar la caña. Y un buen equipo no te hace un buen pescador . Aun buen equipo hay que saber sacarle partido. Saber pescar y saber leer los aparejos cada vez que recogemos nos hablan de como sera el dia de pesca y donde lanzar la caña.

Saludos.

Pues esa cuestión de los LC no tener opción de Torzite. Teneis solamente LC en titanio con anillas SIC o LC en acero Inox con anillas alconite o SIC.

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #50 em: 20:03 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Depende das duas coisas.

Mas o que isso tem a ver com assunto inicial???? onde você diz :

A cana para mi tem um problema bem grande. Tem passadores K e apesar do primeiro ser invertido é muito largo para fios finos.
Um 0.12 ou um 0.16 a passar ali embrulha-se todo e tchau linha, cana, passadores etc etc

Literalmente nada apenas estou a responder aquilo que você disse da minha "teoria".

RH-H e KW largos sejam em torzite, em alconite com rochas vindas da lua :P não servem para pescar muito fino. È a minha opinião não estou a dizer que vocês estão errados e eu certo.

Estou a dizer que eu pessoalmente nao concordo com essa geometria nas canas (em particular em canas caras de surfcasting)

Offline Antonio.Silva

• Marlin
  • O Mar faz o Pescador
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
« Responder #51 em: 20:04 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Bem, concordo com o amigo nelson quando se diz que as maniveladas não correspondem aos metros, tal como eu disse há a possibilidade de haver um grande erro de medição... Agora, eu sigo.me pelo que as marcas dizem, se a shimano anuncia que o xsd recupera 103cm, vou considerar que 100 maniveladas corresponde a 103m...claro que haverá um erro na medição, aliás, é muito facil contar a mais ou a menos...

Agora, o que mais me desagradou nisto tudo é o facto de haver quem desminta... Independentemente de concordarem ou não, acho que devam respeitar e não desmentir... Aceito e sempre aceitei as mais diversas opiniões (apesar de concordar ou não) e quando eu não concordo tento ser o mais construtivo possível para mostrar o meu ponto de vista....Agora acho uma total falta de respeito desmentir quem quer que seja só porque sim...

Eu não faço competição por opção... há uns 7 anos fui convidado por um companheiro de pesca para o fazer... Não quis e não quero, desde os enormes custos inerentes, não dá o prazer e satisfação que me dá a pesca por lazer... Não tou na pesca para dizer que apanho mais que o colega do lado, não gosto de apanhar peixe só para fazer número e muito menos peixe que para mim não tem valor gastronómico... E mais, eu pesco oor prazer e na minha opinião ir com malas, malinhas com dezenas de montagens/anzois/chumbadas/ acessórios e mais não sei quantas coisas, isso retira todo e qualquer prazer de pescar... Eu sou mais de simplificar...

Não é por lancar 100 que apanha.se peixe, quem acha o contrário que se lembre de há 20 anos quando se pescava com 0.50 direto... Lançamentos de 50m e apanhava.se peixe...e ainda digo mais, quem "critica" como o que eu li aqui, ou tens inveja ou não tem o que fazer e apenas critica por criticar.

E mais, este fórum é um fórum de discussão e troca de opiniões e não para criticar/desmentir quem quer que seja... E eu sendo um utilizador muito assíduo deste forum acbo que não merecia o que aqui colocaram... Aliás, sempre que consegui partilhei os meus conhecimentos a quem mais precisava... Se dei alguma informação errada, peço desculpa, é o que eu sei, bem ou mal, para mim serve... É a minha experiência e vale o que vale...ao contrário de muitos que não compartilham quase nada do que sabem...
Enfim, de qualquer forma, peço desculpa por este desabafo e quero deixar explicito que não tenho nada contra ninguém.

Peço que façam uma pequena reflexão antes de colocar em causa as afirmações/opiniões de quem quer que seja... Opiniões contrárias sim, desde que construtivas e fundamentadas... Dizer que não porque sim para mim não funciona de todo e acho isso ee muito mau carácter...

E por aqui me fico, não irei desenvolver mais este assunto.

O Mar faz o Pescador

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #52 em: 20:11 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Agora, o que mais me desagradou nisto tudo é o facto de haver quem desminta... Independentemente de concordarem ou não, acho que devam respeitar e não desmentir... Aceito e sempre aceitei as mais diversas opiniões (apesar de concordar ou não) e quando eu não concordo tento ser o mais construtivo possível para mostrar o meu ponto de vista....Agora acho uma total falta de respeito desmentir quem quer que seja só porque sim...
Desculpas Antonio se a postagem não agradou

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #53 em: 20:18 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Bem, concordo com o amigo nelson quando se diz que as maniveladas não correspondem aos metros, tal como eu disse há a possibilidade de haver um grande erro de medição... Agora, eu sigo.me pelo que as marcas dizem, se a shimano anuncia que o xsd recupera 103cm, vou considerar que 100 maniveladas corresponde a 103m...claro que haverá um erro na medição, aliás, é muito facil contar a mais ou a menos...

Eu não faço competição por opção... há uns 7 anos fui convidado por um companheiro de pesca para o fazer... Não quis e não quero, desde os enormes custos inerentes, não dá o prazer e satisfação que me dá a pesca por lazer... Não tou na pesca para dizer que apanho mais que o colega do lado, não gosto de apanhar peixe só para fazer número e muito menos peixe que para mim não tem valor gastronómico... E mais, eu pesco oor prazer e na minha opinião ir com malas, malinhas com dezenas de montagens/anzois/chumbadas/ acessórios e mais não sei quantas coisas, isso retira todo e qualquer prazer de pescar... Eu sou mais de simplificar...

Não é por lancar 100 que apanha.se peixe, quem acha o contrário que se lembre de há 20 anos quando se pescava com 0.50 direto... Lançamentos de 50m e apanhava.se peixe...e ainda digo mais, quem "critica" como o que eu li aqui, ou tens inveja ou não tem o que fazer e apenas critica por criticar.

E mais, este fórum é um fórum de discussão e troca de opiniões e não para criticar/desmentir quem quer que seja... E eu sendo um utilizador muito assíduo deste forum acbo que não merecia o que aqui colocaram... Aliás, sempre que consegui partilhei os meus conhecimentos a quem mais precisava... Se dei alguma informação errada, peço desculpa, é o que eu sei, bem ou mal, para mim serve... É a minha experiência e vale o que vale...ao contrário de muitos que não compartilham quase nada do que sabem...
Enfim, de qualquer forma, peço desculpa por este desabafo e quero deixar explicito que não tenho nada contra ninguém.

Peço que façam uma pequena reflexão antes de colocar em causa as afirmações/opiniões de quem quer que seja... Opiniões contrárias sim, desde que construtivas e fundamentadas... Dizer que não porque sim para mim não funciona de todo e acho isso ee muito mau carácter...

E por aqui me fico, não irei desenvolver mais este assunto.

Amigo antonio :)

Falo por mim em resposta aos comentários que desenrolaram por aqui.

Eu como disse anteriormente eu nao ponho em causa que o antónio e o seu colega façam 200/220 metros.

Quem sou eu para duvidar, eu nem 150 faço em condições :P

Apenas reforço que depende muito do kit de unhas, do material que temos na mão e das condições de onde estamos a lançar.

Da minha parte se ofendi peço desculpa.

Na brincadeira lhe digo se faz 220 metros faça uma equipa de longcasting para ir ao campeonato do mundo que portugal nao tem grande representação. Faz falta ;)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #54 em: 20:27 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Antonio.Silva, tenho em crer, e acredito piamente nisto, que ninguem quis desmentir o que disseste. Aqui o que poderá estar em causa é ser um tema muito pertinente como são as distâncias de lançamento e nos fatores que não levamos em linha de conta para chegarmos as distâncias que referimos. Eu não coloco em causa, JAMAIS o faria, o teu testemunho, e até sou um apreciador das tuas qualidades e experiência como pescador como comprovo nas tuas intervenções, a minha referência é feita de um modo geral. Isto porque eu tambem já julguei que lançava mais.

A parte da competição tambem tenho a mesma ideia que tu, tambem já fui convidado e pelas mesmas razões declinei sempre. Já pesquei, e ainda hoje pesco ao lado de malta que faz competição e é como tudo...há os bons lançadores e os lançadores que ao nosso lado não se diferenciam, pelo contrário até, já apanhei lançadores muito piores que eu, e eu não me considero um grande lançador.

Mas conheço grandes pescadores que julgam que são grandes lançadores e não têm consciência que metemos a chumbada á mesma distância e ainda se metem a dar umas dicas  :) Eu não ligo muito á tecnica, tenho a minha própria :) e como disseste e muito bem, o peixe ás vezes anda á mão de semear e o povo quer é tentar por o chumbo nos Estados Unidos da América como se o lançamento fosse uma vitória maior que um bom peixe ;D

Mas pronto, já estamos a desvirtuar o tópico e a minha intenção desta resposta foi apenas pedir-te desculpa se por acaso consideraste a minha opinião como uma critica pessoal, não foi.

Nelson Peres

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #55 em: 20:45 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Para finalizar minha participação neste tópico que acabou tendo o assunto alvo desvirtuado ...
Isso aqui é um fórum, onde as pessoas vem buscar conhecimento ou ajuda, julgando ter pescadores com muito ou um pouco mais de conhecimento em determinada coisa para lhe auxiliar.
Olha, se começamos a alimentar esse fórum com achismo e informações erradas, aff, ferrou tudo, o proposito do fórum vai por água abaixo.
Tenho visto muito comentários sem base alguma, empobrecendo a qualidade das informações aqui postadas, e o resultado disso, é a perda de credibilidade da "casa".
Mas isso é normal, acontece em todos.
Emfim, bola pra frente!!!!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: duas, kalvas

Offline ValterC16

• Corvina
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
« Responder #56 em: 21:20 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Exatamente, era isso que tinha em mente. K anti enleio ( tangle free )
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #57 em: 21:26 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Para finalizar minha participação neste tópico que acabou tendo o assunto alvo desvirtuado ...
Isso aqui é um fórum, onde as pessoas vem buscar conhecimento ou ajuda, julgando ter pescadores com muito ou um pouco mais de conhecimento em determinada coisa para lhe auxiliar.
Olha, se começamos a alimentar esse fórum com achismo e informações erradas, aff, ferrou tudo, o proposito do fórum vai por água abaixo.
Tenho visto muito comentários sem base alguma, empobrecendo a qualidade das informações aqui postadas, e o resultado disso, é a perda de credibilidade da "casa".
Mas isso é normal, acontece em todos.
Emfim, bola pra frente!!!!!!

Com fios 0.12/0.16 até se lança mais de 200m...para teres uma ideia, eu com 0.25 faço 189 maniveladas (no xsd), ou seja, cerca de 189m...com 0.20 já consegui 220...com minhoca de sangue de isco...  Tenho um companheiro que a pescar com 0.30 lança 200m...enfim, há para todos os gostos...

Talvez em sonhos consigam isso!!!!

Mas serei só eu que discorda de que este topico está minado?

Eu estou a adorar o tema porque é extremamente interssante e tem diversas opiniões e pareceres.

Todos podemos achar e ter as opinões que quisermos. Temos é que justificar porque.

Agora quem não quer discutir e aprender ...

Eu volto a dizer a cada ano que passa sinto que cada vez sei menos de pesca.

Expertos para a frente...

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 21:27 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Exatamente, era isso que tinha em mente. K anti enleio ( tangle free )

Volto a repetir K é anti enleio se for em diâmetros pequenos e com fios mais grossos.

Fios finos e diâmetros de anel largo é voltar a 30 anos atrás...

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
« Responder #59 em: 22:32 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Da minha parte resumo a coisa ao seguinte, LR para fios até 0.25, K para fios grossos. Como só uso diâmetros finos só adquiro canas com LR
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]