collapse

Autor Tópico: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI  (Lida 10694 vezes)

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Cana R18 Surfcasting TUBERTINI
« Responder #30 em: 13:05 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com fios 0.12/0.16 até se lança mais de 200m...para teres uma ideia, eu com 0.25 faço 189 maniveladas (no xsd), ou seja, cerca de 189m...com 0.20 já consegui 220...com minhoca de sangue de isco...  Tenho um companheiro que a pescar com 0.30 lança 200m...enfim, há para todos os gostos...

Talvez em sonhos consigam isso!!!!
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #31 em: 13:46 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Com fios 0.12/0.16 até se lança mais de 200m...para teres uma ideia, eu com 0.25 faço 189 maniveladas (no xsd), ou seja, cerca de 189m...com 0.20 já consegui 220...com minhoca de sangue de isco...  Tenho um companheiro que a pescar com 0.30 lança 200m...enfim, há para todos os gostos...

Estou de acordo  ;D

Têm de haver aqui bom senso também. Nunca na vida as maniveladas na recuperação podem servir para ter uma noção dos metros lançados, isso é um erro crasso. Não estou a dizer que o Antonio ou o amigo não lançam isso, atenção, mas  ao fazerem esse tipo de contabilidade, seguramente a realidade está desvirtuada. Eu tambem recupero mais de 200 maniveladas com alguns fios. Mas tenho perfeita consciência que não lanço nem perto dos 200 metros... ;D

Depois temos que perceber se o local onde estamos a recuperar é o mesmo de onde lançamos. Perceber que a linha dentro de agua faz balão e entre a chumbada e a ponteira da cana muitos metros são comidos. Só para dar 2 exemplos...

Experimentem lançar para a areia quando apanharem uma praia sem gente, vão ver que perdem muitos desses metros que julgam que lançam.

Mas o tópico nem é sobre lançamentos :), siga...
Nelson Peres

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #32 em: 14:11 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
A cana é toda Low Rider, no entanto o segundo e terceiro passador no híbrido são passadores estilo KT de pata única

Passadores monopata servem para o enxerto dobrar mais facilmente. Normalmente usa-se em canas com o enxerto muito sensível (mole).
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: João Glória

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:15 Quinta, 01 de Agosto de 2019
« Responder #33 em: 14:14 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
A cana é toda Low Rider, no entanto o segundo e terceiro passador no híbrido são passadores estilo KT de pata única

Passadores monopata servem para o enxerto dobrar mais facilmente. Normalmente usa-se em canas com o enxerto muito sensível (mole).

Obrigado :)

Pois mas até nem é o caso pois apesar de híbrido até é rijinho.

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #34 em: 14:18 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Estou de acordo  ;D

Têm de haver aqui bom senso também. Nunca na vida as maniveladas na recuperação podem servir para ter uma noção dos metros lançados, isso é um erro crasso. Não estou a dizer que o Antonio ou o amigo não lançam isso, atenção, mas  ao fazerem esse tipo de contabilidade, seguramente a realidade está desvirtuada. Eu tambem recupero mais de 200 maniveladas com alguns fios. Mas tenho perfeita consciência que não lanço nem perto dos 200 metros... ;D

Depois temos que perceber se o local onde estamos a recuperar é o mesmo de onde lançamos. Perceber que a linha dentro de agua faz balão e entre a chumbada e a ponteira da cana muitos metros são comidos. Só para dar 2 exemplos...

Experimentem lançar para a areia quando apanharem uma praia sem gente, vão ver que perdem muitos desses metros que julgam que lançam.

Eu não gosto de aqui no forum desmentir ou negar seja que afirmação for.

Concordo que seja perfeitamente possível este companheiros fazerem 220m.

No entanto eu quando me falam destas distancia e o campeão do mundo de LongCasting faz 257m com 150g, eu penso que temos muitos possíveis desportistas de alta competição a pescarem em vez de irem aos campeonatos.

Como referi o David Alcântara aqui ao lado em Espanha tem um dos mais poderosos lançamentos em pesca desportiva e ele raramente excede os 220m.

O que é uma distancia incrível para quem está a pescar.

Offline ze carlos

• Marlin
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
« Responder #35 em: 14:34 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Estou de acordo  ;D

Boas

tambem sou um bocado céptico em relação a essas distancias tão grandes de lançamento
era engraçado arranjar-se um encontro para se poder tirar esse tipo de duvida
eu pesco com linhas grossas directo sem o empanque de nós de união que roubam sempre qualquer coisinha por fazerem de travão na passagem dos passadores e se lançar 100m já considero um bom lançamento
uma ocasiao experimentei contar com um conta metros desses que se vendem na net e o maximo que deu foi 115m com 140 gramas
o que vale pelo que vale!!!!!
« Última modificação: 14:36 Segunda, 16 de Setembro de 2019 por ze carlos »
Abraço

Offline fergar

• Carapau
  • **
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #36 em: 14:56 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
uma ocasiao experimentei contar com um conta metros desses que se vendem na net e o maximo que deu foi 115m com 140 gramas

eu quando quero medir lançamentos, faço-os para a areia. depois peço a quem esteja comigo para ir até à chumbada e ficar aí de pé. depois aponto o meu telémetro da decathlon (que até tem boas reviews quanto à precisão) e leio a distância.

aqui na zona oeste se alguém quiser medir assim e não tiver um telémetro é só combinarmos (tm Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Ricardo Nunes

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #37 em: 15:19 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #38 em: 15:41 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Esta cana é para usar 120/130g max e é para mim uma cana quase exclusivamente para competição.

Muito pelo contrario, casa certinho com a pescaria que faço.

A cana para mi tem um problema bem grande. Tem passadores K e apesar do primeiro ser invertido é muito largo para fios finos.
O que tem a ver o tamanho do passador com a espessura do fio?
Esse modelo de passador serve para linhas finas perfeitamente.

Um 0.12 ou um 0.16 a passar ali embrulha-se todo e tchau linha, cana, passadores etc etc
Isso é teoria da sua cabeça ... já lacei fio cônico 0,50 em ponta hibrida, o fio estourou e a cana ficou intacta.
Uma 0,12 se laçar nem se sente o estouro.

Resumo.
Não pagaria um valor desse numa cana dessa.
Acho que tem canas similares que fazem o mesmo serviço por menos.
30grs a menos numa cana não faz diferença.

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 15:49 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Esta cana é para usar 120/130g max e é para mim uma cana quase exclusivamente para competição.

Muito pelo contrario, casa certinho com a pescaria que faço.

A cana para mi tem um problema bem grande. Tem passadores K e apesar do primeiro ser invertido é muito largo para fios finos.
O que tem a ver o tamanho do passador com a espessura do fio?
Esse modelo de passador serve para linhas finas perfeitamente.

Um 0.12 ou um 0.16 a passar ali embrulha-se todo e tchau linha, cana, passadores etc etc
Isso é teoria da sua cabeça ... já lacei fio cônico 0,50 em ponta hibrida, o fio estourou e a cana ficou intacta.
Uma 0,12 se laçar nem se sente o estouro.

Resumo.
Não pagaria um valor desse numa cana dessa.
Acho que tem canas similares que fazem o mesmo serviço por menos.
30grs a menos numa cana não faz diferença.

Boas Renato.

A pesca no Atlântico da costa do Brasil e 100% diferente da costa atlântica portuguesa.

0.12 ou 0.16 nem mesmo Algarve eu recomendo.

Não é teoria da minha cabeça. O passadores K vem da teoria mais antigo dos passadores largos.

Inúmeros testes já foram feitos e o resultado é simples, de uma maneira geral os K travam mais o lamacento em relação os LR.

O problema não é  linha estoirar é a linha enrolar-se no passador e estalar o verniz, fazer marcas na cana ou danificar as patas dos passadores.

Cada um com a sua teoria.

Para mim K so com fios até 0.22 e com diâmetros do passador de 20mm.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #40 em: 15:53 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
problema não é  linha estoirar é a linha enrolar-se no passador e estalar o verniz, fazer marcas na cana ou danificar as patas dos passadores.

Uma das principais características do passadores K é mesmo o contrário. Dificilmente a linha se enrola. Uma vez que caso aconteça desliza pelo passador sem prender.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline João Glória

• Corvina
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 15:56 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
problema não é  linha estoirar é a linha enrolar-se no passador e estalar o verniz, fazer marcas na cana ou danificar as patas dos passadores.

Uma das principais características do passadores K é mesmo o contrário. Dificilmente a linha se enrola. Uma vez que caso aconteça desliza pelo passador sem prender.

Isso nao tem a ver apenas com a geometria do passador mas se é cerâmica SIC ou torzite.

A novas geometrias da Fuji saem mais para fora do furo do passador o que ajuda a deslizar para fora em caso de se enrolar.

É uma junção das duas tecnologias.

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #42 em: 18:08 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Então, é disso que estou falando

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #43 em: 18:11 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »

Isso nao tem a ver apenas com a geometria do passador mas se é cerâmica SIC ou torzite.

A novas geometrias da Fuji saem mais para fora do furo do passador o que ajuda a deslizar para fora em caso de se enrolar.

É uma junção das duas tecnologias.

João, com todo respeito, mas humildemente não concordo com suas teorias expostas acima.
Laçada / enrosco nos passadores só/apenas dependem da geometria ... a "cerâmica" não tem influencia nenhuma nessa questão

« Última modificação: 18:19 Segunda, 16 de Setembro de 2019 por Renato Maquarte »

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #44 em: 18:17 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
tambem sou um bocado céptico em relação a essas distancias tão grandes de lançamento
era engraçado arranjar-se um encontro para se poder tirar esse tipo de duvida
eu pesco com linhas grossas directo sem o empanque de nós de união que roubam sempre qualquer coisinha por fazerem de travão na passagem dos passadores e se lançar 100m já considero um bom lançamento
o que vale pelo que vale!!!!!

Zé, fique tranquilo, 100m é o que a maioria lança EM PESCA (na areia, pois só com a chumbada é outra coisa), apenas acham que mandam mais que isso!!!!
Acima de 120/130m já começam algumas exigências (material e alguma técnica de lançamento)
« Última modificação: 18:20 Segunda, 16 de Setembro de 2019 por Renato Maquarte »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]