collapse

Autor Tópico: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR  (Lida 10960 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #45 em: 19:38 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Bem, que propaganda aos coletes neste relatorio sobre o acidente da caparica.
Só falta dizerem que se tivessem o colete vestido, não morriam de hipotermia!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #46 em: 19:45 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
o lixo jornalistico continua.
apesar disso ha mais hipótese de sobrevivência com coletes do que sem eles.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Online canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3845
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #47 em: 16:25 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Concordo plenamente contigo amigo João,como sabes não aprofundei a situação da minha ultima saída(falamos sobre isso via telefone)uma situação em que facilitei, estava sem colete,naquele caso se acontecesse o pior o colete teria feito  a sua função.


cumpts



Manuel Matos
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #48 em: 19:24 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas

Sobre os vários artigos aqui colocados, quero acrescentar que está 5***** e só agora vou opinar, também já o havia feito noutro local e abordar outra situação que temos de ter em linha de conta em alto mar..

Só pretendo acrescentar algo deveras importante que é a "carga", (vamos lhe chamar assim, porque o é), sendo todo aquele material amovível que levamos para a embarcação.

Vejamos então e sem muitos pormenores, levamos canas, carretos, chumbadas, sacos com iscos, sacos com montagens e outros apetrechos, geleira térmica de várias dimensões e formatos, etc, uns mais, outros menos, mas acabamos todos por colocar isto dentro da embarcação de pesca e cada um de nós.

Pergunto agora quantos são os que prendem as arcas e outros objectos?

-Ninguém ou quase ninguém.

Nunca viram o oscilar, da “carga”, (material solto), no poço da embarcação ou noutro local?

-Já vi e muitas vezes.

Nunca aconteceu numa embarcação que seguiam, cair algum companheiro, por estar menos atento e derivado a uma vaga?

-Graças a Deus e muito raramente já vi cair e já caí, mas em nenhuma das situações com consequências.

Vamos ultimar então o que me levou a escrever e digo por questão do vento a embarcação está aproada de determinada maneira e algumas vezes estamos com vaga lateral, (às vezes só momentaneamente), ou com um mar muito trapalhão, podendo acontecer uma mais forte e eis que toda a “carga” e provavelmente o pessoal também vai, adornando a embarcação, ficando descompensada, num dos lados, até nos recompormos, pois o espaçamento entre ondas, são uns meros segundos, que mal te dão tempo de te levantares, quanto mais para repôr o material e eis a segunda onda/vaga, for igual à outra, é meio caminho andado para se virar a embarcação.

Deixo o alerta de manterem pelo menos a geleira, segura a algo, para as oscilações não serem muito grandes, nem ficar a embarcação tanto descompensada.

É verdade que isto não acontece com duas cantigas e por dá cá aquela palha, mas pode acontecer.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #49 em: 19:38 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
e se aqueles 4 que iam segundo o relatorio dentro da cabine, levassem colete quando a mesma virou... saiam como e por onde com o colete vestido????

Quantas pessoas morrem por ano nas praias portuguesas afogadas? porque nao obrigar os veraniantes a entrar na agua sempre com auxiliares de flutuaçao ou coletes de salvamento? morrem 100 vezes mais pessoas na praia que em alto mar... >:D
« Última modificação: 19:40 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 por Pedro Lourenço »
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #50 em: 02:37 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Bem, que propaganda aos coletes neste relatorio sobre o acidente da caparica.
Só falta dizerem que se tivessem o colete vestido, não morriam de hipotermia!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Hoje, num noticiário anunciaram que o acidente da Caparica seria devido a excesso de velocidade.

Se pensarmos nas implicações da brilhante conclusão quer então dizer que, pela teoria dos contrários, ainda que fossem naquela embarcação por aquela rota e com o mar existente na altura, se fossem a uma outra velocidade o acidente não teria sucedido.

Como as condições existentes á data do acidente não são únicas, repetem-se numa determinada época ao longo dos anos e a embarcação foi recuperada, poderemos então chegar à verificação da validade de tão douta conclusão.

Para tal sugiro que quando se verificarem condições de mar e vento semelhantes, de preferência á mesma hora, se faça de novo aquele percurso na mesma embarcação sendo a tripulação constituíida pelos brilhantes investigadores.

Congratulo-me com a conclusão, não engana ninguém, traça o perfil exacto da insituição encarregada da investigação.
Quando uma instituição oficial chega a uma conclusão destas está tudo dito.

Cumprimentos.
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #51 em: 08:37 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Sem falar que gostava de ver aquela embarcaçao, motorizada com 150 cavalos, fazer 35 nos de velocidade maxima, e naquele dia fazer 20 nós carregada com 7 pessoas e todo o material...
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #52 em: 11:55 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Li todo o relatório e em suma pareceu me bem analisado o acidente, agora as conclusões.... Enfim....
É como já disse anteriormente, parece que se apoiam numa tragédia para oferecer publicidade gratuita...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #53 em: 22:49 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Li todo o relatório e em suma pareceu me bem analisado o acidente, agora as conclusões.... Enfim....
É como já disse anteriormente, parece que se apoiam numa tragédia para oferecer publicidade gratuita...

A mim não.
Não sei o que é isso de um "Mar largo de oeste".

O mar largo de Oeste era na verdade um período de 16 e á hora que se deu o acidente na enchente, que quando encontra zonas como a orografia marinha como aquela onde se deu o acidente dá o resultado que deu.

O mar com período de 16 junto á zona de costa onde se deu o acidente não é somente um mar largo, só um idiota o consideraria apenas como um mar largo e muito menos naquela zona.

Pelos vistos não referiram a altura da maré nem a sua fase nem sabem as implicações de uma ondulação com período de 16. A massa de água em movimento não é a mesma, a sua força em termos de continuidade também não é a mesma. Vão ao LNEC e perguntem.

Um período de 14, 15,16 quer dizer que contando 14,15,16 segundos a massa de água em movimento é sempre a mesma. Relativamente aos seus efeitos á medida que os segundos vão passando eles vão decrescendo em intensidade mas não deixa de ser uma gigantesca massa de água em movimento.

A energia cinética é = massa x velocidade ao quadrado dividido por 2

O que devia dar alguma indicação do que pode suceder quando uma massa de água desse tipo se abate sobre uma embarcação com aquela envergadura.

Por alguma razão nenhum dos pescadores profissionais que se dedicam naquela zona á arte xávega, á arte de emalhar ou á vassoura saiu para o mar, conhecem bem a orografia as muitas e enormes zonas de baixas que existem inclusive lá fora e que nestes casos fazem o mar enrolar com uma força monumental. Como o período era de 16 a massa de água continua em movimento enrolando nas zonas baixas uma e outra vez até atingir a costa.

Se lhes perguntassem porquê encontravam o caminho para um relatório, assim encontraram o caminho para uma trapalhada. Quem não sabe pergunta.

Qualquer pescador profissional da Trafaria, ainda que de dia e com mar inferior ao que se verificava na altura do acidente, sabe que quando tem que se deslocar de barco á Costa da Caparica é obrigado a ir dar uma volta bem fora do búgio, rumar paralelamente á costa para só depois ir até uma dessas praias. Esse saber não é de agora, faz anos que ouvi da boca dos próprios falar do assunto.

Cumprimentos.
« Última modificação: 22:51 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 por Josy »
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #54 em: 09:22 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Desapareceu o link do relatório que estava ai postado?  :hummm:

O que eu queria dizer anteriormente é que o relatório parece em nada aponta para a conclusão a que depois brilhantemente chegam.... é o mesmo que 2 + 2 = 22

Josy, creio que eles falavam lá na hora da maré agora não consigo confirmar...
Quanto ao que disse, concordo plenamente. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #55 em: 12:57 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
E já agora mais uma para a fugueira... Será que o barco tinha feito alterações á sua estrutura (antes ou depois da inspecçao anual) que modificassem para melhor ou pior a sua navegabilidade?! >:D
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #56 em: 15:35 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Para mim uma das razões principais daquela tragédia foi os pescadores não se informarem como seria a evolução do estado do mar durante o dia, não querendo desrespeitar a memória dos falecidos foi duma irresponsabilidade total regressar àquela hora para Lisboa, com aquelas condições os profissionais não se atrevem a atravessar aquele bocado de mar de dia quanto mais de noite, eu conheço aquilo muito bem e se o barco não virasse ali, virava mais à frente porque eles nem chegaram à zona pior. A ganância pelas douradas do Cabo deu mau resultado, uma coisa é estar no Cabo e regressar para Sesimbra, outra coisa é ter que vir para norte. Eles de manhã conseguiram passar naquela zona apanharam a maré a vazar e normalmente o mar cai um bocado, de tarde e com a enchente as condições pioraram muito e eles não se informaram, porque se fossem avisados, era rumarem a Sesimbra e depois iam buscar o barco, enfim para mim desvalorizaram as condições do mar e regressar de noite por aquele mar não lembra a ninguém.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #57 em: 15:59 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Alguém consegue colocar o link para o relatório que se está a mencionar?
Cumps.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #58 em: 16:03 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Encontrei.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumps.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #59 em: 17:20 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Estive a ler o relatório e a maioria do que vem mencionado não me pareceu um tiro no escuro, acho sim que as conclusões/recomendações pecam por curtas.

Devia ser mencionada como uma das causas do acidente a navegação sobre o "cachopo do sul" (desaconselhado para não dizer mais, em dias de mar grande), e para recomendação futura que nas condições verificadas é aconselhada a navegação mais a oeste do Bugio para situações de "alinhamento cabo espichel - Bugio"

Relativamente aos coletes, pela rota tomada, pelo estado do mar e por mera precaução imponha-se a sua utilização.

Dos falecidos naquele dia não morreram todos de hipotermia, sei que pelo menos um foi de afogamento, os restantes não sei. Mesmo que os restantos tenham sido de hipotermia também não se pode negar que com colete certamente resistiriam um pouco mais, e em situações extremas cada minuto conta.
Cumps.
 

 

* Tópicos Recentes

Okuma por Paulo1973 [Hoje às 16:28]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]