collapse

Autor Tópico: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR  (Lida 10916 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #15 em: 20:59 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boa Josy. Todos nós deveríamos ser obrigados a seguir com muita atenção o post que criaste. Máxima Segurança é fundamental
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #16 em: 21:21 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
É isso Josy, devia ser possivel experimentar, mas pelo que tenho lido os 70kgs devem ter alguma margem de segurança, digo eu.
A frase é de facto uma citação de um fabricante, nada melhor que o original.
Agora falemos daqueles coletes de por á cintura, os de 150N achas bonzitos para um gajo levezinho e que ainda se consegue mexer?

Tks
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3840
  • Agradecido: 403 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #17 em: 22:08 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Amigo Josy os meus parabens por este post magnifico a relembrar a todos que a segurança nunca e demais.
Fazia aqui uma chamada de atenção para o pessoal que costuma ter o hábito fixo de pescar no dia x penso eu que por várias razões é errado,uma delas aqui patente (segurança)quantas vezes alguns mestres sabem o mar que está lá fora e arriscam em detrimento do factor financeiro pondo em causa:as probabilidades da pesca aliadas ás más condições de segurança,cabe-nos  a nós pagadores de uma prestação de serviço, saber dizer não (neste caso fazendo a prevenção da nossa propria segurança)pondo de lado a parte emocional de fazer a nossa pratica favorita (pesca)
Até quando não sei, hoje em dia tento escolher o que é melhor para mim.


abraço


Manuel Matos
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #18 em: 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

É muito jeitoso e leve à cintura nem se dá por ele. Tem fitas refletoras SOLAS, enchimento bocal, de Co2 por cavilha e ainda um apito.

Serve-me para spinning, rock fishing e para meu uso pessoal, em barco apenas em condições de verão com águas calmas mas não o passo a tripulantes a não ser devidamente colocado e firmemente ajustado ao corpo.

Cabe em qualquer lado e por isso levo-o sempre quando vou de viagem.

Comprei-o numa Nauticampo ao JGarraio mas andam muitas vezes esgotados.

Outra coisa que dá muito jeito em qualquer colete é aquela cinta que se une perto da fivela frontal passa pela virilha e vai unir á parte traseira do cinto do colete. Acho que no ultimo video dá para ver do que estou a falar.

Em caso mesmo de se ter que ir água não tem nada a ver o conforto e a sensação de segurança e controle que dá é fantástica acresce ainda que ajuda muito a nadar com o colete pois auxilia a ficar na posição correcta de nadar de costas.

O mal do pessoal nunca é o incomodo dos coletes, é não estarem a apanhar peixe. Se estiverem a apanhar uns peixes daqueles mesmo jeitosos podes por-lhes 2 coletes em cima que eles não estão nem ai, nem se lembram de comer. Já fiz a experiência.

Dai que o incomodo também tem muito de psicológico.

Cumprimentos. :fixe:


 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #19 em: 22:32 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Pois, ainda não sei bem o que comprar, tem de ser para todos os mares, cumprir a legislação e vá lá não ser incómodo, os que não são insufláveis é impossivel pescar com eles.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #20 em: 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Nesse caso talvez um Kru Sport Pro 180 N não fosse má opção.

Espreita por aqui

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos. :fixe:



 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #21 em: 00:10 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Tinha-me esquecido de dizer que se deve ter atenção a adequação do tamanho pois existem em vários tamanhos.

Geralmente, considerando o mesmo produto,em diferentes tamanhos, se um for bastante mais incomodo que o outro é sinal que esse mais incomodo é  de um tamanho demasiado pequeno.

Para quem quiser ficar com uma ideia, neste site tem muitas e variadas ofertas, talvez alguns até a preços razoáveis.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos. :fixe:

 

Offline sabinonet

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 88
  • Agradecido: 1 vezes
    • Almada - Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #22 em: 23:37 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
o colete que comprei também foi na Jgarraio, mas a marca é Parmaris e são proprios para a pesca desportiva


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #23 em: 23:59 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Ainda bem,  tens um e é isso que interessa, quanto ao resto tanto faz, apenas informei dos sites para poderem ter uma ideia de que a oferta é muito vasta com várias formas, tamanhos e garantindo diferentes niveis de flutuabilidade.

A seguir talvez fosse bom passarmos a tratar de outro assunto muito importante a Hipotermia.

Cumprimentos. :fixe:

 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #24 em: 19:46 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Bom tópico Josy.

Como referi num outro tópico, as tragédias devem ser faladas, ainda que, com moderação máxima das palavras afim de não ferir as mentes que se encontram fragilizadas com os acontecimentos.
Por isso, quero congratular a forma como foi abordada a situação, possivelmente evitando futuros acidentes para quem ler.

Dito isso, eu sou contra a esta lei dos coletes, não porque não concordo com a sua utilização, mas apenas porque considero que existem muitas outras situações em que faria muito mais sentido utilizar o colete e que não são abrangidas pela dita lei.
Um barco fundeado em acção de pesca, não apresenta riscos que obriguem a utilização do colete ao contrário das manobras de fundear ou levantar ferro que aí sim, já existem riscos...

Compreendo que seria difícil legislar especificamente por isso levam todos de tabela...
Não é o local para discutir isto e de qualquer forma, já me resignei que vou ter de adquirir coletes, daqueles menos incômodos...

Continuem com o excelente tópico!

Cumprimentos,
Roberto
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #25 em: 14:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas
Em relação a este assunto e mais concretamente no uso dos coletes, deixo aqui um e-mail que recebi da Polícia Maritima de Cascais.

Ex.mo Senhor

João Rodrigues

Em resposta ao seu correio eletrónico datado de 14 de Novembro de 2013, o qual mereceu a melhor atenção deste Comando Local da Polícia Marítima de Cascais, encarrega-me o Ex.mo Senhor Comandante da referida Polícia de informar V. Ex.a do seguinte:

A segurança de pessoas e bens é considerada um objetivo crucial em todas as atividades ligadas ao mar, para o qual todas as entidades com competências ou interesse na matéria contribuíram, sendo indispensável que os pescadores lúdicos e os profissionais adotem cada vez mais uma cultura de segurança e de avaliação do risco que o mar acarreta e que utilizem sempre os meios de salvação adequados.

As especificações técnicas, as condições de aprovação, de certificação e de marcação, os requisitos de manutenção a bordo e as vistorias aos meios de salvação encontram-se legalmente estabelecidos, estando expressamente elencadas as características a que devem obedecer os meios de salvação individuais, designadamente quanto à flutuabilidade e estabilidade que devem possuir, de modo a manterem a boiar uma pessoa exausta ou inconsciente com a boca acima da linha de água, entre outras particularidades especiais.

Assim, estamos perante um grau de exigência necessário e imprescindível para a segurança de vidas humanas no mar, onde não se pode menosprezar quer a prevenção quer depois a recuperação dos acidentados, desideratos só tangíveis com a adequada satisfação dos requisitos técnicos e de segurança internacionalmente ratificados.

Nestas circunstâncias e respondendo em concreto às dúvidas apresentadas, todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica, devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados nos termos dos artigos 76.º e 77.º, do Regulamento dos Meios de Salvação publicado no Anexo n.º 1, ao D/L n.º 191/98, de 10 de Julho, alterado e republicado pelo Decreto – Lei n.º 09/2011, de 18 de Janeiro.

Os auxiliares de flutuação apenas garantem provisoriamente e até à chegada de socorro, a flutuabilidade do acidentado, não dispondo da necessária robustez que é assegurada pelos coletes salva-vidas devidamente certificados.

O propósito desta norma legal – n.º 5, do artigo 70.º, do Anexo n.º 1, ao D/L n.º 09/2011, de 18 de Janeiro, é que os coletes certificados possam, quando em operação (pesca lúdica ou profissional), ser substituídos por auxiliares de flutuação mais leves e ergonomicamente mais adequados aos movimentos que se impõem.

Ora, as embarcações, os seus navegadores e passageiros necessitam de dispor de coletes certificados, podendo utilizar auxiliares de flutuação ou em alternativa, coletes do tipo insuflável que sejam certificados, isto é, estejam em conformidade com os requisitos impostos nos artigos 76.º e 77.º do Regulamento dos Meios de Salvação, de modo a ser possível enverga-lo e mante-lo envergado sem limitações.

Toda esta legislação poderá ser consultada na internet, designadamente, acedendo aos sítios Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ou Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Com os melhores cumprimentos,

Comando Local da Polícia Marítima de Cascais

Cascais, 14 de Novembro de 2013

                xxxxx

SUBCHEFE PM

CHEFE DO POLICIAMENTO

ADJ. DO 2.º COMANDANTE PM

                        Comando Local da Polícia Marítima de Cascais

                Largo Mestre Henrique Anjos

                2750 – 311 Cascais

'   Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre/ Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

'   RTPM 306187/390877


Como tal, tenho duvidas quanto ao uso do colete.
É só quando em acção de pesca ou é a partir do momento em que se entra no barco?
(Sff, ver o que está sublinhado)
Até agora, todos os Mestres me disseram que é só quando se está fundeado, ou seja, quando se vai para o pesqueiro não é preciso usar colete (e o mesmo quando se retorna).
Mas de acordo com o mail, não é assim!
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #26 em: 15:06 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Ninguém se entende mesmo. independentemente de ser do interesse das pessoas o uso dos coletes (ou chamem-lhe o que quiserem), a legislação deveria ser clara porque o que está em causa é a segurança.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #27 em: 19:35 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pois é meus caros, a questão é mesmo essa!
A parte mais critica numa pescaria não é decerto quando o barco está fundeado, as manobras e viagens são bem mais perigosas, mas a lei apenas diz que é obrigatório o uso em ação de pesca...
No final de contas a entidade autuante vai ter sempre uma interpretação pessoal da situação...

Deixo uma pergunta...
Qual a diferença de um barco de recreio que leva pessoas a passear de outro que leva pessoas que vão pescar?
Será as canas que vão armadas?
E se armarem as canas apenas no pesqueiro?

Enfim, isto dava muita sopa...

Cumprimentos,
Roberto
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #28 em: 00:38 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Boas,

1- Caso a intenção não seja inventar nenhuma classificação que já estivesse estabelecida os ditos auxiliares de flutuação de que fala a legislação são do tipo 3, uma coisa que não é carne nem é peixe e é perigosa pois pode dar uma falsa sensação de segurança.
Basta ir atrás no tópico ver as suas características.

2- Como não creio que a maior parte vá á pesca em transatlânticos o espaço nas embarcações é sempre uma questão a considerar, assim que além dos auxiliares de flutuação teríamos na embarcação os tais coletes certificados, como imprescindíveis na palamenta.

3- A frase;

“todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica, devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados”

Tem umas virgulas, pelo que, a meu ver deve interpretar-se;

“todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica.

Ou seja o “mesmo” funciona no caso como “ainda que”

4-  Teoricamente, pode dar-se o ridículo e caricato de estarmos á pesca com os tais auxiliares de flutuação envergados, acontecer uma eventualidade qualquer, e o mestre mandar tirar os auxiliares de flutuação e pôr os coletes a sério, imagine-se para alguns a possível confusão, nervosismo, indecisão, etc…

5- A legislação pode também levar a desperdício de dinheiro, uma vez que pode induzir alguns na compra de auxiliares de flutuação e mais tarde tomarem consciência de que afinal deviam ter adquirido um colete a sério dos certificados que pouco mais custaria.

6- Por fim fica a pergunta;
Se afinal esses auxiliares de flutuação são suficientes porque é que para pesca local profissional distribuíram gratuitamente coletes de 150 N ?


Assim que nem sei que vos diga, mas lembro-me de há uns dias, numa roda de pescadores, ouvir dizer que este legislador é a incompetência em pessoa. Nisto como em tudo, cada um terá a sua opinião.

Cumprimentos.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #29 em: 10:30 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Josy o que entendo é que os auxiliares de flutuação TAMBÉM têm de garantir os 150N, aliás os insufláveis pelo que li na legislação são auxiliares.
Pelo menos está lá escrito!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]