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Autor Tópico: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR  (Lida 10936 vezes)

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Offline Josy

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SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« em: 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Para todos os possíveis interessados a quem desde já se apela á participação, com ideias, dúvidas, conhecimentos e dicas achei que seria boa ideia abrir aqui um tópico destinado à segurança na pesca e á segurança e sobrevivência no mar, ou em meio aquático, como queiram.

Pretende-se englobar desde os aspectos mais comuns como seja o retirar de um anzol cravado num dedo, ou a correcta verificação das condições meteorológicas, até aos aspectos mais técnicos, passando pelos alertas de segurança, em que cada um pode contribuir quer através de conhecimentos, quer da sua experiência pessoal.

Julgo tratar-se de um assunto necessário não só por respeito e consideração por nós próprios e dos nossos companheiros mas também pelas suas famílias que esperam e têm direito á sua segurança, tranquilidade e paz de espírito enquanto praticamos esta actividade.

O intuito não é o de criar infundados receios mas sim  de contribuir para desmistificar e compreender este maravilhoso elemento e as suas vicissitudes de forma a que com mais confiança e maior liberdade possamos desfrutar de muita e boa pesca mas também por muitos e bons anos.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Nelson Peres

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #1 em: 20:33 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Não sou o melhor gajo para dar opiniões aqui neste post mas vou seguir com atenção. Muito interessante Josy ;)
Nelson Peres
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #2 em: 21:14 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,
Relativamente ao anterior forum alguns artigos já escritos foram objecto de revisão.

INTRODUÇÂO

Como penso que é do conhecimento geral todos os anos acontecem vários acidentes relacionados com a pesca ou com o mar em geral seja em embarcação seja em terra, de praias, de arribas, em que companheiros pescadores e não só perdem a vida, dai penso justificar-se este tópico que andava a preparar e que lamentáveis acontecimentos recentes fizeram apressar, por isso peço desculpa de alguns eventuais lapsos.

Devo aliás dizer, ainda que com toda a consideração e agradecimento devidos ao administrador do site por nos proporcionar este espaço, que nunca entendi porque é que no fórum não existe em destaque algo relacionado exclusivamente com a segurança no mar ou na pesca em geral.

Tenho reparado que muita gente desvaloriza esta questão pelo que convém dizer que a primeira coisa que se aprende em qualquer curso de segurança e sobrevivência no mar é que este é um meio hostil, o que, segundo creio, todos entendemos.

Pode-se traduzir em linguagem, ainda que muito simplista, por; Não somos seres marinhos.

No mar podem acontecer as mesmas coisas que em terra má disposição, ataque cardíaco, doença súbita, quedas e por ai vai… sendo que a água não é o ambiente mais natural do ser humano e que o socorro tem grandes probabilidades de ser mais demorado, em especial, o socorro especializado.

Acresce a isto que alterações súbitas de certos factores atmosféricos fazem-se sentir muitas vezes de forma mais abrupta e violenta no mar, onde o abrigo e a salvaguarda estão mais distantes.

Aos valentões e vivaços a sabedoria popular contrapôs um ditado bem antigo;
“Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”

Em termos legais, não sendo especialista na matéria, penso que será do conhecimento geral que a tripulação deve obediência ao comandante da embarcação, ele é o responsável pela segurança da mesma bem como de todos a bordo e deve ter precisamente consciência disso, o caso não é para brincadeiras.

Os nossos antepassados foram aliás dos primeiros responsáveis por este instituto jurídico (conjunto de normas jurídica que regulam determinada matéria) cuja origem data da época dos descobrimentos e que não regula apenas a navegação marítima mas foi também, em grande parte, adaptado á navegação aérea.

Por toda essa ordem de razões, tendo conhecimento disto mas também pela experiência de bastantes peripécias, muitas ainda no tempo da total inconsciência, adoptei, como já referi noutros posts, a regra que obriga todos os tripulantes ao uso de um colete que considere apropriado.
Assim que a democracia exerce-se em terra todos podem escolher se aceitam as regras ou não, uma vez embarcados não existe dúvida sobre quem manda nem quem obedece, o que, aliás me acontece quando estou na situação inversa, nada demais.

Continua...
Cumprimentos.
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #3 em: 21:23 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Continuação….

A verificação das condições de segurança cabe em primeiro lugar ao comandante ou mestre da embarcação, a quem eventualmente poderão ser imputadas as consequências legais além das complicações burocráticas no caso de sinistro em que tenha havido comprovada negligência ou má conduta.

Cabe-lhe verificar antes da saída que os meios de segurança, instrumentação e propulsão se encontrarem em perfeito funcionamento, dar algumas informações que considere relevantes e questionar se alguns dos tripulantes terá alguma circunstância particular relevante que deva merecer atenção, algo relativamente simples e pouco demorado.

Contudo a segurança cabe também a todos os elementos da tripulação. Todos os tripulantes têm o dever de avisar prontamente o mestre ou comandante da embarcação de qualquer objecto flutuante ou circunstância que visualizem e constituam ou possam vir a constituir perigo para a embarcação, inclusive bóias, aparelhos, cabos, etc.

O retorno ao porto de origem não é obrigatório. Nos casos em que sobre o mesmo se possam levantar, por circunstâncias diversas, fundadas dúvidas de segurança a opção deverá recair sempre pelo porto cuja rota seja mais segura.
Os tripulantes devem acatar a alteração e regozijarem-se pela sua segurança ter sido privilegiada. O contratempo poderá eventualmente vir a ser aproveitado de forma positiva.
Daqui decorre também a necessidade de existência de uma reserva ou excedente de combustível relativamente ao percurso inicialmente previsto de forma a não condicionar as opções a tomar em caso de necessidade.

Continua....
Cumprimentos.
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #4 em: 21:28 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

COLETES

Em termos simples a legislação veio obrigar que a pesca embarcada se faça de colete quer para profissionais quer para desportistas no entanto este acessório está muito longe de ser útil, e inúmeras vezes determinante, apenas para a pesca embarcada, pode servir para o caso de queda de uma arriba, para o caso de uma escorregadela ou arrastamento pela ondulação em molhes, pontões, no spinning etc…

Os coletes são dos principais acessórios de segurança de que todos temos conhecimento e dividem-se em vários tipos existindo uma classificação internacionalmente aceite como sendo dos tipos 1, 2, 3, 4 e eventualmente 5.

Para as crianças, pessoas portadoras de deficiência e animais existem coletes especificamente apropriados.

Aqui vou tratar dos 3 primeiros pois são os mais relevantes e cuja classificação é mais consensual. A nossa escolha deve sempre recair num munido de apito e de fitas reflectoras SOLAS (Safety Of Life At Sea – Convenção internacional para a salvaguarda da vida humana no mar);

1.2- TIPOS

Tipo 1 – Navegação oceânica normalmente asseguram uma maior flutuabilidade, água abertas, mar revolto onde o socorro possa ser mais demorado, asseguram a manutenção da pessoa voltada de rosto para cima ainda que em caso de inconsciência, fornecem uma sustentação entre acima de 150 Newtons e, geralmente, 275 N;

Tipo 2- Para actividades marítimas em geral, águas calmas, navegação costeira, águas interiores ou onde possa haver boas probabilidades do socorro ser rápido, asseguram que a maior parte das pessoas fique na posição de rosto para cima ainda que em caso de inconsciência, isto no caso de serem sólidos ou auto insufláveis. Não é aconselhado para situações em que se esteja muitas horas em condições de mar revolto, sustentação 150 N;

Tipo 3 - Também internacionalmente designados de auxiliares de flutuação, para actividade embarcadas em geral ou especificas segundo a rotulagem do produto tais como, Ski aquático, pesca, caça, canoagem, sempre em águas interiores ou zonas abrigadas em condições de bom tempo e onde seja elevada a probabilidade de rápido socorro.
São geralmente os mais confortáveis de usar, disponíveis em muitas formas incluindo fatos, casacos de flutuação além de coletes flutuantes.
Para utilizadores em estado de consciência, não garante a manutenção da posição de rosto para cima para a maior parte das pessoas. O utente pode ter que inclinar a cabeça para trás para manter a cabeça fora de água. Aconselha-se a sua experimentação prévia antes de embarcar. Não adaptado para sobrevivência em águas revoltas onde a cabeça possa estar algumas vezes coberta pela ondulação. Sustentação até 100 N.

1.3- Distinção entre coletes sólidos e coletes insufláveis.

1.3.1 - Coletes sólidos:

Vantagens: Mais resistentes ao impacto e ao contacto com objectos cortantes ou perfurantes, resultantes de destroços ou outros bem como de proximidade de rochas pontiagudas, esta vantagem torna-se maior em caso de inconsciência do utilizador, pois está impossibilitado de se afastar dos mesmos.
Aconselháveis para quem não saiba nadar ou para pessoas mais susceptíveis de entrar em pânico.
Situações de inconsciência.
No caso de ser o único tripulante a bordo em embarcação totalmente aberta.
Aconselháveis para pessoas com problemas específicos de saúde que possam ditar inconsciência súbita.

Inconvenientes: Geralmente incómodos, mais pesados e volumosos, restringem os movimentos. Totalmente desaconselháveis de usar quando dentro da super estrutura da embarcação ou do seu convés inferior pois existe uma grande probabilidade de impossibilitarem o seu abandono no caso da embarcação virar ou afundar rapidamente uma vez que funcionam como "constantemente insufláveis".

1.3.2. - Coletes Insufláveis

Vantagens: Práticos, cómodos, mais leves e menos volumosos, permitem uma muito maior liberdade de movimentos.

Inconvenientes: Exigem manutenção/verificação de acordo com as indicações do fabricante que em qualquer dos casos a ser feita no mínimo anualmente. Menor resistência ao impacto e ao contacto com objectos cortantes ou perfurantes, resultantes de destroços ou outros bem como de proximidade de rochas ou objectos pontiagudos. Contudo a evolução tecnológica permitiu entretanto minimizar bastante este problema na gama alta são feitos com fibras resistentes á abrasão e ao impacto, podendo possuir ou não dupla câmara e duas garrafas de Co2.
Desaconselháveis a menores de 13 anos.

1.3.2.1- Com Insuflação Manual

Vantagens: São os únicos aconselháveis para uso quando em permanência dentro da super estrutura da embarcação ou do seu convés inferior.

Inconvenientes: Desaconselháveis para quem não saiba nadar ou para quem possa ser dominado pelo pânico e desespero para descobrir a pega do cordão de gatilho.
Totalmente desaconselháveis no caso de inconsciência.
Desaconselháveis para pessoas com problemas específicos de saúde que possam ditar uma inconsciência súbita.

1.3.2.2- Com Insuflação Automática

Vantagens: Para quem não sabe nadar ou para quem possa ser dominado pelo pânico evitando a luta para descobrir a pega do cordão de gatilho.
Em caso de inconsciência.
No caso de ser o único tripulante a bordo em embarcação totalmente aberta.
Pessoas com problemas específicos de saúde que possam ditar uma inconsciência súbita.

Inconvenientes: Totalmente desaconselháveis de usar quando dentro da super estrutura da embarcação ou do seu convés inferior pois existe uma grande probabilidade de impossibilitarem o seu abandono no caso da embarcação virar ou afundar rapidamente.

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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #5 em: 21:37 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

OUTRAS INFORMAÇÕES E DICAS

10 Newtons = 1 kg de flutuação (valor aproximado depende de algumas variáveis).

A performance dos coletes é negativamente afectada pelo uso de roupas pesadas, botins á prova de água e uso de roupa resistente á chuva.

Em navegação diurna é recomendável trazer num bolso um espelho, existem uns pequenos próprios e baratos, em navegação nocturna ou tempo escuro é imperativo a utilização de uma lanterna SOLAS para que mais facilmente possa ser encontrado, estudos revelam que adicionalmente estes elementos contribuem para a manutenção de uma maior sanidade mental e auto controle perante a situação.

A permanência de uma criança a bordo, além de uso de colete sólido apropriado exige a constante vigilância de um adulto.

O colete usado solto ou aberto é perigoso o fecho tem de ser firmemente fechado e não devem caber mais de 2 dedos entre o corpo e a correia.

Apenas um colete salva-vidas que esteja firmemente ajustado ao corpo poderá mantê-lo numa posição estável de costas na água.
Em caso de necessidade de abandono da embarcação o salto para a água não deve ser superior a 3 metros e efectuado com os braços cruzados por cima do colete para evitar ferimentos em especial usando coletes sólidos ou já insuflados.

A referência em matéria de segurança no mar cabe aos países nórdicos essencialmente Noruega, Dinamarca e Suécia.

EXEMPLOS E VISUALIZAÇÕES:

Num tristemente célebre acidente de avião em que este teve de amarar próximo a uma praia, grande parte dos ocupantes faleceu devido a terem insuflado o colete antecipadamente. A posterior entrada de água comprimiu-os contra o tecto e impossibilitou-os de mergulharem e saírem da estrutura do avião enquanto este se afundava. Situação de perigo aplicável aos coletes sólidos e auto insufláveis.

Um amigo que voltou a embarcação a norte das Berlengas, sem colete, tendo ido sozinho, sobreviveu porque conseguiu descalçar as galochas voltou uma ao contrário e usou-a como bóia. Tenham a preocupação de as escolher com folga apropriada.

No spinning especialmente de inverno sabe-se a facilidade com que o arrastamento pode acontecer, por um lado a areia, algo grossa num declive pronunciado fornece pouca sustentação/firmeza, por outro ondas que rebentam mesmo junto á areia e, por vezes, a uns 4 metros da entrada na água, se tanto, deixa-se de ter pé.

Colete para spinning, rockfishing e embarcação (verão e águas calmas)


Colete de mar 175 N


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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #6 em: 21:42 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Continuação de Exemplos e Visualizações

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Offline Nelson Peres

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #7 em: 21:53 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Grande aula Josy. 5*
Nelson Peres
 

Offline LMagina

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #8 em: 23:15 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »
Muito bom! Parabéns pelo trabalho!!! :)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline ffgsoares

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #9 em: 23:34 Quarta, 25 de Dezembro de 2013 »

 Tá uma maravilha ! ;)
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #10 em: 01:45 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Parêntesis no tópico:

Na sequência do trágico incidente ocorrido no fim-de-semana passado impõe-se um parêntesis que além de alerta a toda a navegação na área serve como homenagem ás vítimas, pois estou em crer que, como bons companheiros, seria o seu desejo fazê-lo caso estivessem entre nós.

No caso houve a lamentar o falecimento de 6 companheiros dos 7 que iam a bordo apenas tendo sobrevivido (tanto quanto sei) o mestre ou comandante da embarcação.

Referindo-me o mínimo possível quer ao caso concreto quer aos seus aspectos particulares, o presente de forma nenhuma menospreza o lamento e a consideração por eles, familiares, amigos e conhecidos, apenas considera que o alerta devido a esta zona de navegação constitui um valor maior que se sobrepõe e urge divulgar ou acentuar.

Assim que;

A navegação em condições de mar com ondulação elevada e com um período grande torna interdita a rota directa entre o Cabo Espichel e o rio Tejo, ainda que em condições de boa visibilidade.

A rota a seguir, no caso de ser possível, isto é havendo condições para retornar ao porto de origem, passará pelo afastamento da costa indo apanhar o canal de navegação (aproximação) a Lisboa no sentido sul - norte passando a oeste do Farol do Bugio numa distância bastante considerável deste ultimo indicada no Gps, até ao ponto de intersecção deste canal de navegação com linha da entrada da barra, só depois se deve mudar de rumo e seguir na sua direcção. O mesmo acontece se a navegação for efectuada em sentido contrário.
Caso tal, por circunstâncias diversas, não se afigure possível não há que hesitar, ruma-se a Sesimbra tendo o cuidado de passar no mínimo a meia milha a sul do Espichel.

A vaga com altura considerável e com período na casa dos 16 indica, em especial nesta época do ano mas não só, que as massas de água são volumosas e portadoras de uma enorme energia cinética (tanto maior quanto maior for a altura da vaga, o período e dependo das condições de vento e maré).
Enrolam bastante afastadas da costa com frequência. Destas circunstâncias fazem parte cabeços e baixios que existem ao longo de todo o percurso e que se acentuam e tornam a navegação ainda mais especialmente perigosa à medida que nos aproximamos da Costa da Caparica, por um lado, ou da Cova do Vapor no caso de rumo em sentido inverso.
Inclui ainda toda a zona entre a Costa de Caparica, Cova do Vapor e qualquer proximidade do Farol do Bugio, que, mesmo de verão e com mar calmo, aconselham cuidados, conhecimento da zona e uma prévia observação atenta do mar.

Certo dia, há uns anos atrás, em circunstâncias de mar idênticas, na parte navegável dessa interdita rota directa, as embarcações na sua maioria profissionais, avisavam todas as restantes, ou avisavam-se mutuamente, através de gesticulação que não deixava margem para dúvidas do perigo em que se incorria caso a navegação não fosse feita com a devida distância de terra.

Para qualquer das direcções que se navegasse sem essa devida distância era algo semelhante a entrar na auto-estrada em sentido contrário.

Cumprimentos.
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #11 em: 02:02 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,
ADENDA AO POST ANTERIOR

A confusão não ajuda ao esclarecimento, ainda para mais em assuntos em que pode estar em causa a vida humana dai esta adenda ao post anterior.

Não existem dúvidas que andavam á pesca na zona onde, de resto, estavam várias outras embarcações naquele dia.

Em conversa com um amigo que lá esteve também à pesca nesse fatídico dia, num Riamar Sagres, disse-me que tinha conversado com pessoas dessa embarcação tendo sido informado, na altura dessa conversa, que ainda tinham pouco peixe.

A embarcação em que foi esse meu amigo que de resto também é proprietário de uma outra embarcação e pessoa experiente em navegação naquele mar, embora naquele dia não fosse ao leme, partiu e regressou a Cascais sem problemas pela rota que mencionei no anterior site.

O erro de avaliação não foi momentâneo com aquele mar não se vai nem se vem por aquela rota considerada na sua totalidade, nem de dia nem de noite.

Penso que já ter explicado por forma a que qualquer pessoa usando um mínimo de racionalidade, mesmo que não tenha experiência ao leme, entendesse que o acidente naquelas circunstâncias seria muito dificilmente inevitável. Refiro-me ao acidente e não a todas as suas mais trágicas consequências, duas coisas que poderiam ter sido diferentes.

Tenho centenas, senão mais, de horas de navegação, ao leme e não só, na península de Setúbal, nas mais variadas circunstâncias e épocas do ano desde mar como na altura se encontrava a nevoeiro súbito totalmente cerrado etc… e, neste caso, sei exactamente do que falo, no entanto não estou livre de nada.

Quer na 6ª feira anterior, quer no próprio sábado quer ainda no domingo andaram pela zona á pesca vários amigos e alguns conhecidos, tendo inclusive recebido telefonemas do mar, algo que é comum.

Se me perguntassem se o mar estava aconselhável, claro que não estava, aquilo não é mar para quem conhece ou para quem conhece e é da zona nada disso, isso é tudo muito curto, no caso não interessa para nada.

É mar apenas para quem conhece, sabe, é previdente e tem bastante experiência ao leme de navegação na área nas mais variadas circunstâncias e épocas do ano, isto além de embarcação adequada claro está.

Não há misticismos, existe muita gente nestas condições. Foi por isso que em todos esses dias lá estiveram um número considerável de embarcações de diversos portos de origem que regressaram bem.

Estou assim livre de me considerar alguma espécie de ser iluminado que sabe e tem alguma experiência sobre tudo, pelo contrário, considero que a humildade é condição absolutamente necessária para se aprender o que quer que seja.

Cada um de nós sabe e tem experiência sobre parte da vida e da realidade que, por diversos  interesses ou circunstâncias, ocasionalmente ou não, levaram a isso, dai grande parte da utilidade de qualquer fórum.

Um dos principais sinais que me deixam logo em estado de alerta são pessoas que sabem tudo, nunca têm dúvidas e raramente se enganam, nunca dá bom resultado.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Pedro Lourenço

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #12 em: 10:33 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Uma leitura clara do que para mim acho que foram as causas de tao triste acidente... resume-se a más opções do comandante em 2 aspectos: Navegaçao em zona desaconselhada e navegaçao noturna com mar que o desaconselha...
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #13 em: 17:22 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Pois, é isso Josy, se fosse de dia talvez conseguissem ver onde a onda começa, digo eu talvez, mas cortar caminho é complicado,  fica o aviso para outros.

O que o Josy disse está muito correcto, mas para não ficarem assustados deixo esta citação "For example, a 150 Nt inflatable lifejacket, designed for an adult of approximately 70kg, should offer at least 150Newtons buoyancy"

Ou seja um colete de 150 Newton mantém (mais ou menos) um adulto de 70 kgs á tona. Atenção ao pessoal mais pesadote. De qualquer forma normalmente mesmo sem colete aguenta-se um pouco, o colete ajudará muito.

Em janeiro irei comprar o meu, ainda estou em estudos, para ver o melhor e menos incómodo, mas que cumpra a legislação.
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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #14 em: 19:08 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Sim Pedro mais ou menos isso, uma coisa é certa por ali não era o caminho, além de que só o facto de não terem os coletes devidamente postos é bem indicativo que ninguém tinha a mínima noção de onde se estava a meter.

Caro João por acaso conheço essa frase e foi óptimo chamar a atenção para esse ponto, ela indica que para um adulto que pese aproximadamente 70 kgs a força ascensional de flutuação que um colete de 150 N proporciona, digamos assim, está na ordem dos 15 kg.

Implica considerar o peso específico médio, a que também se pode chamar densidade média de massa corporal de uma pessoa de 70 Kg, vestido com uma roupa considerada normal.

A flutuabilidade é um jogo de densidades e centros de gravidade. Não tem tanto a ver com o peso de cada pessoa mas mais com peso específico ou densidade corporal de cada um e ai sim existem variações entre diferentes pessoas e até da própria pessoa ao longo da vida.

No caso isto dita que uma pessoa com uma elevada densidade de massa corporal tem tanto menor flutabilidade quanto mais pesado for.

O óptimo seria cada um experimentar o colete na água, mas sua impossbilidade, convém fazer o
ALERTA

Os mais pesados não sabendo a sua flutuabilidade deverão ter mais cuidados na escolha de um colete e se possível comprá-lo com alguma flutuabilidade adicional tendo também atenção a que o desempenho dos coletes é negativamente afectado pelo uso de roupas pesadas, botins á prova de água e uso de roupa resistente á chuva.

Assim parece que estamos a compor a coisa.
Obrigado.

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Offline Nelson Peres

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #15 em: 20:59 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boa Josy. Todos nós deveríamos ser obrigados a seguir com muita atenção o post que criaste. Máxima Segurança é fundamental
Nelson Peres
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #16 em: 21:21 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
É isso Josy, devia ser possivel experimentar, mas pelo que tenho lido os 70kgs devem ter alguma margem de segurança, digo eu.
A frase é de facto uma citação de um fabricante, nada melhor que o original.
Agora falemos daqueles coletes de por á cintura, os de 150N achas bonzitos para um gajo levezinho e que ainda se consegue mexer?

Tks
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Offline canivete

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #17 em: 22:08 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Amigo Josy os meus parabens por este post magnifico a relembrar a todos que a segurança nunca e demais.
Fazia aqui uma chamada de atenção para o pessoal que costuma ter o hábito fixo de pescar no dia x penso eu que por várias razões é errado,uma delas aqui patente (segurança)quantas vezes alguns mestres sabem o mar que está lá fora e arriscam em detrimento do factor financeiro pondo em causa:as probabilidades da pesca aliadas ás más condições de segurança,cabe-nos  a nós pagadores de uma prestação de serviço, saber dizer não (neste caso fazendo a prevenção da nossa propria segurança)pondo de lado a parte emocional de fazer a nossa pratica favorita (pesca)
Até quando não sei, hoje em dia tento escolher o que é melhor para mim.


abraço


Manuel Matos
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #18 em: 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

É muito jeitoso e leve à cintura nem se dá por ele. Tem fitas refletoras SOLAS, enchimento bocal, de Co2 por cavilha e ainda um apito.

Serve-me para spinning, rock fishing e para meu uso pessoal, em barco apenas em condições de verão com águas calmas mas não o passo a tripulantes a não ser devidamente colocado e firmemente ajustado ao corpo.

Cabe em qualquer lado e por isso levo-o sempre quando vou de viagem.

Comprei-o numa Nauticampo ao JGarraio mas andam muitas vezes esgotados.

Outra coisa que dá muito jeito em qualquer colete é aquela cinta que se une perto da fivela frontal passa pela virilha e vai unir á parte traseira do cinto do colete. Acho que no ultimo video dá para ver do que estou a falar.

Em caso mesmo de se ter que ir água não tem nada a ver o conforto e a sensação de segurança e controle que dá é fantástica acresce ainda que ajuda muito a nadar com o colete pois auxilia a ficar na posição correcta de nadar de costas.

O mal do pessoal nunca é o incomodo dos coletes, é não estarem a apanhar peixe. Se estiverem a apanhar uns peixes daqueles mesmo jeitosos podes por-lhes 2 coletes em cima que eles não estão nem ai, nem se lembram de comer. Já fiz a experiência.

Dai que o incomodo também tem muito de psicológico.

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Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #19 em: 22:32 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Pois, ainda não sei bem o que comprar, tem de ser para todos os mares, cumprir a legislação e vá lá não ser incómodo, os que não são insufláveis é impossivel pescar com eles.
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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #20 em: 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Nesse caso talvez um Kru Sport Pro 180 N não fosse má opção.

Espreita por aqui

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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #21 em: 00:10 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Tinha-me esquecido de dizer que se deve ter atenção a adequação do tamanho pois existem em vários tamanhos.

Geralmente, considerando o mesmo produto,em diferentes tamanhos, se um for bastante mais incomodo que o outro é sinal que esse mais incomodo é  de um tamanho demasiado pequeno.

Para quem quiser ficar com uma ideia, neste site tem muitas e variadas ofertas, talvez alguns até a preços razoáveis.

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Offline sabinonet

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #22 em: 23:37 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
o colete que comprei também foi na Jgarraio, mas a marca é Parmaris e são proprios para a pesca desportiva


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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #23 em: 23:59 Sexta, 27 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Ainda bem,  tens um e é isso que interessa, quanto ao resto tanto faz, apenas informei dos sites para poderem ter uma ideia de que a oferta é muito vasta com várias formas, tamanhos e garantindo diferentes niveis de flutuabilidade.

A seguir talvez fosse bom passarmos a tratar de outro assunto muito importante a Hipotermia.

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Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #24 em: 19:46 Segunda, 30 de Dezembro de 2013 »
Boas,

Bom tópico Josy.

Como referi num outro tópico, as tragédias devem ser faladas, ainda que, com moderação máxima das palavras afim de não ferir as mentes que se encontram fragilizadas com os acontecimentos.
Por isso, quero congratular a forma como foi abordada a situação, possivelmente evitando futuros acidentes para quem ler.

Dito isso, eu sou contra a esta lei dos coletes, não porque não concordo com a sua utilização, mas apenas porque considero que existem muitas outras situações em que faria muito mais sentido utilizar o colete e que não são abrangidas pela dita lei.
Um barco fundeado em acção de pesca, não apresenta riscos que obriguem a utilização do colete ao contrário das manobras de fundear ou levantar ferro que aí sim, já existem riscos...

Compreendo que seria difícil legislar especificamente por isso levam todos de tabela...
Não é o local para discutir isto e de qualquer forma, já me resignei que vou ter de adquirir coletes, daqueles menos incômodos...

Continuem com o excelente tópico!

Cumprimentos,
Roberto
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Offline Joao Rodrigues

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #25 em: 14:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas
Em relação a este assunto e mais concretamente no uso dos coletes, deixo aqui um e-mail que recebi da Polícia Maritima de Cascais.

Ex.mo Senhor

João Rodrigues

Em resposta ao seu correio eletrónico datado de 14 de Novembro de 2013, o qual mereceu a melhor atenção deste Comando Local da Polícia Marítima de Cascais, encarrega-me o Ex.mo Senhor Comandante da referida Polícia de informar V. Ex.a do seguinte:

A segurança de pessoas e bens é considerada um objetivo crucial em todas as atividades ligadas ao mar, para o qual todas as entidades com competências ou interesse na matéria contribuíram, sendo indispensável que os pescadores lúdicos e os profissionais adotem cada vez mais uma cultura de segurança e de avaliação do risco que o mar acarreta e que utilizem sempre os meios de salvação adequados.

As especificações técnicas, as condições de aprovação, de certificação e de marcação, os requisitos de manutenção a bordo e as vistorias aos meios de salvação encontram-se legalmente estabelecidos, estando expressamente elencadas as características a que devem obedecer os meios de salvação individuais, designadamente quanto à flutuabilidade e estabilidade que devem possuir, de modo a manterem a boiar uma pessoa exausta ou inconsciente com a boca acima da linha de água, entre outras particularidades especiais.

Assim, estamos perante um grau de exigência necessário e imprescindível para a segurança de vidas humanas no mar, onde não se pode menosprezar quer a prevenção quer depois a recuperação dos acidentados, desideratos só tangíveis com a adequada satisfação dos requisitos técnicos e de segurança internacionalmente ratificados.

Nestas circunstâncias e respondendo em concreto às dúvidas apresentadas, todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica, devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados nos termos dos artigos 76.º e 77.º, do Regulamento dos Meios de Salvação publicado no Anexo n.º 1, ao D/L n.º 191/98, de 10 de Julho, alterado e republicado pelo Decreto – Lei n.º 09/2011, de 18 de Janeiro.

Os auxiliares de flutuação apenas garantem provisoriamente e até à chegada de socorro, a flutuabilidade do acidentado, não dispondo da necessária robustez que é assegurada pelos coletes salva-vidas devidamente certificados.

O propósito desta norma legal – n.º 5, do artigo 70.º, do Anexo n.º 1, ao D/L n.º 09/2011, de 18 de Janeiro, é que os coletes certificados possam, quando em operação (pesca lúdica ou profissional), ser substituídos por auxiliares de flutuação mais leves e ergonomicamente mais adequados aos movimentos que se impõem.

Ora, as embarcações, os seus navegadores e passageiros necessitam de dispor de coletes certificados, podendo utilizar auxiliares de flutuação ou em alternativa, coletes do tipo insuflável que sejam certificados, isto é, estejam em conformidade com os requisitos impostos nos artigos 76.º e 77.º do Regulamento dos Meios de Salvação, de modo a ser possível enverga-lo e mante-lo envergado sem limitações.

Toda esta legislação poderá ser consultada na internet, designadamente, acedendo aos sítios Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ou Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Com os melhores cumprimentos,

Comando Local da Polícia Marítima de Cascais

Cascais, 14 de Novembro de 2013

                xxxxx

SUBCHEFE PM

CHEFE DO POLICIAMENTO

ADJ. DO 2.º COMANDANTE PM

                        Comando Local da Polícia Marítima de Cascais

                Largo Mestre Henrique Anjos

                2750 – 311 Cascais

'   Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre/ Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

'   RTPM 306187/390877


Como tal, tenho duvidas quanto ao uso do colete.
É só quando em acção de pesca ou é a partir do momento em que se entra no barco?
(Sff, ver o que está sublinhado)
Até agora, todos os Mestres me disseram que é só quando se está fundeado, ou seja, quando se vai para o pesqueiro não é preciso usar colete (e o mesmo quando se retorna).
Mas de acordo com o mail, não é assim!
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #26 em: 15:06 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Ninguém se entende mesmo. independentemente de ser do interesse das pessoas o uso dos coletes (ou chamem-lhe o que quiserem), a legislação deveria ser clara porque o que está em causa é a segurança.
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Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #27 em: 19:35 Quinta, 02 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pois é meus caros, a questão é mesmo essa!
A parte mais critica numa pescaria não é decerto quando o barco está fundeado, as manobras e viagens são bem mais perigosas, mas a lei apenas diz que é obrigatório o uso em ação de pesca...
No final de contas a entidade autuante vai ter sempre uma interpretação pessoal da situação...

Deixo uma pergunta...
Qual a diferença de um barco de recreio que leva pessoas a passear de outro que leva pessoas que vão pescar?
Será as canas que vão armadas?
E se armarem as canas apenas no pesqueiro?

Enfim, isto dava muita sopa...

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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #28 em: 00:38 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Boas,

1- Caso a intenção não seja inventar nenhuma classificação que já estivesse estabelecida os ditos auxiliares de flutuação de que fala a legislação são do tipo 3, uma coisa que não é carne nem é peixe e é perigosa pois pode dar uma falsa sensação de segurança.
Basta ir atrás no tópico ver as suas características.

2- Como não creio que a maior parte vá á pesca em transatlânticos o espaço nas embarcações é sempre uma questão a considerar, assim que além dos auxiliares de flutuação teríamos na embarcação os tais coletes certificados, como imprescindíveis na palamenta.

3- A frase;

“todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica, devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados”

Tem umas virgulas, pelo que, a meu ver deve interpretar-se;

“todas as embarcações, os seus navegadores e passageiros devem ter a bordo e envergados os coletes salva-vidas adequados e certificados, mesmo que se encontrem fundeadas e a exercer a pesca lúdica.

Ou seja o “mesmo” funciona no caso como “ainda que”

4-  Teoricamente, pode dar-se o ridículo e caricato de estarmos á pesca com os tais auxiliares de flutuação envergados, acontecer uma eventualidade qualquer, e o mestre mandar tirar os auxiliares de flutuação e pôr os coletes a sério, imagine-se para alguns a possível confusão, nervosismo, indecisão, etc…

5- A legislação pode também levar a desperdício de dinheiro, uma vez que pode induzir alguns na compra de auxiliares de flutuação e mais tarde tomarem consciência de que afinal deviam ter adquirido um colete a sério dos certificados que pouco mais custaria.

6- Por fim fica a pergunta;
Se afinal esses auxiliares de flutuação são suficientes porque é que para pesca local profissional distribuíram gratuitamente coletes de 150 N ?


Assim que nem sei que vos diga, mas lembro-me de há uns dias, numa roda de pescadores, ouvir dizer que este legislador é a incompetência em pessoa. Nisto como em tudo, cada um terá a sua opinião.

Cumprimentos.
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #29 em: 10:30 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Josy o que entendo é que os auxiliares de flutuação TAMBÉM têm de garantir os 150N, aliás os insufláveis pelo que li na legislação são auxiliares.
Pelo menos está lá escrito!
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Offline dpeneireiro

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #30 em: 12:00 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Uma vez que pretendo adquirir um colete brevemente, qual o índice que me aconselhariam? Tenho 1.74 e peso cerca de 90Kg, o tal de 150N não me chega não é?
Segundo percebi também, há tamanhos. Onde encontro a tabela?


Obrigado
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #31 em: 14:00 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
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Uma vez que pretendo adquirir um colete brevemente, qual o índice que me aconselhariam? Tenho 1.74 e peso cerca de 90Kg, o tal de 150N não me chega não é?
Segundo percebi também, há tamanhos. Onde encontro a tabela?


Obrigado

Pela lei os 150N chegam, os tamanhos é experimentar.
Talvez nos sites das marcas haja alguma tabela.
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Offline Joao Rodrigues

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #32 em: 17:35 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
Houve um companheiro que teve a amabilidade de no "SdP" explicar a diferença entre coletes e auxiliares de flutuação.
Se não estou em erro, os auxiliares tambem têm de possuir no minimo 150N, ter apito e serem insuflaveis pela boca.
Ou seja, para ser homolgado como "auxiliar de flutuação" basta ter o que referi em cima.
(acho que inferior a 150N já não são homolgados)

Ps
Se alguem conseguir retirar do Sdp e por aqui era optimo.
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #33 em: 18:59 Sexta, 03 de Janeiro de 2014 »
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Houve um companheiro que teve a amabilidade de no "SdP" explicar a diferença entre coletes e auxiliares de flutuação.
Se não estou em erro, os auxiliares tambem têm de possuir no minimo 150N, ter apito e serem insuflaveis pela boca.
Ou seja, para ser homolgado como "auxiliar de flutuação" basta ter o que referi em cima.
(acho que inferior a 150N já não são homolgados)

Ps
Se alguem conseguir retirar do Sdp e por aqui era optimo.
Garanto que os há certificados, tenho aquele que tu já viste, pode é não ser certificado para aquilo que é exigido.
Existe uma norma com várias partes e a exigida é a 3, mas é também a exigida para os coletes, pelo que mais valia não dizerem nada sobre o assunto dos auxiliares.
Mas o nosso amigo Josy está a estudar o assunto e nos próximos dias dirá algo mais.
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Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #34 em: 00:00 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Boas,

João, fui eu mesmo que pôs lá a informação.
Vou lá procurar a ver se encontro....

Mas sei que os auxiliares de flutuação têm de ter o mínimo de 150N.
Cumprimentos,
Roberto

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Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #35 em: 00:03 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
é isso Beto, eu também acho que sim, pelo que li.
Agora é uma incongruência dizerem que se pode usar 2 coisas diferentes mas vamos ver e as características são as mesmas.
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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #36 em: 02:23 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Boas,
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Uma vez que pretendo adquirir um colete brevemente, qual o índice que me aconselhariam? Tenho 1.74 e peso cerca de 90Kg, o tal de 150N não me chega não é?
Segundo percebi também, há tamanhos. Onde encontro a tabela?


Obrigado

Dpeneireiro, cada um sabe de si óbviamente mas eu peso menos e escolhi de 175 N o preço foi práticamente o mesmo.
Para quem puder esperar sugiro a Nauticampo que se vai realizar entre 1 e 10 de Março, lá costuma existir uma vasta gama e com descontos que no minimo são de 10%.

Quanto a tamanhos é mais dificil, o mellhor é experimentar. Os tamanhos normalmente são medidas com que não estamos habituados S, M, L, XL algumas vezes diferentes dos que poderiamos supor.

Cumprimentos.


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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #37 em: 02:53 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
Boas,

João, lamento desiludir-te confesso a minha falta de paciência para esta legislação, é algo confusa, obscura, não me parece dedicada ao esclarecimento e não o sendo é propicia ao livre arbítrio das autoridades e ás multas.

Invariavelmente começa por definir as licenças a pagar, as coimas e a distribuição do séquito. Essa é a preocupação principal e o que lá está bem explícito.

Depois a portaria que esclarece e define o aprovado logo se vê, conforme alguns companheiros, parece-me que correctamente, aqui ou noutros tópicos já mencionaram.
Será assim tão difícil publicar tudo de uma vez e com um esclarecimento completo?

Nos anos sessenta os pilotos de caça americanos que obviamente voavam sobre os diversos oceanos usavam coletes de bolsa de cintura insufláveis. Anos mais tarde ofereceram-me um destes era tal e qual isto acondicionado numa bolsa de cintura,





De lá para cá, não obstante a qualidade dos coletes insufláveis ter evoluído muitíssimo através de tecnologia dos materiais e de inovações diversas não sei se a legislação continua a prever que os únicos admitidos para palamenta em embarcações costeiras são os sólidos. Estamos ainda na época medieval do obscurantismo.

Imagine-se um proprietário de uma embarcação que naturalmente quer comprar um colete insuflável de mais fácil acondicionamento que um sólido e que satisfaça simultaneamente os requisitos de auxiliar de flutuação e de colete para palamenta. Como resolver a questão?

Será que se tem em atenção a economia de meios e o facilitar a vida ao cidadão ou apenas se olha para o próprio umbigo?

Muitos desconfiam da competência das instituições a quem o estado incumbe de aprovar estes requisitos específicos. Tendem além do interesse público, a ter sempre presente a autojustificação da própria estrutura não raras vezes exagerada, dispendiosa e de duvidosa eficiência.

Não há problema, depois lançam-se umas taxas e licenças e os do costume aceitam e pagam tudo.

Inúmeras vezes parecem que fazem de propósito para confundir e dar azo ao livre arbítrio das autoridades, que conhecemos lamentavelmente como umas das piores características de muitos países, sendo que na minha opinião, tendo convivido bastante com outros povos, nisto os portugueses também são bons para se porem a jeito.

Sou muito crítico relativamente a este assunto, já sei do que é que a casa gasta, pelo que deixo essa questão da legislação para quem sobre ela se quiser debruçar. Confesso que é algo que me chateia profundamente.

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Offline Mário Leão

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #38 em: 09:27 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
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Houve um companheiro que teve a amabilidade de no "SdP" explicar a diferença entre coletes e auxiliares de flutuação.

João, era isto que querias ? Penso que o Nuno Carvalho ( obrigado uma vez mais ) não se importa. Editei o link da portaria.


No meu entendimento a interpretação que deve ser feita às alíneas p) e q) do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto 246/2000, de 29SET, já com as alterações feitas através do Decreto-Lei 101/2013, de 25JUL, que a seguir se textualizam, é a seguinte:

"Artigo 14.º (Contraordenações)
1 - Constitui contraordenação punível com coima no montante mínimo de 200,00 EUR e no montante máximo de 2 000,00 EUR ou mínimo de 500,00 EUR e máximo de 20 000,00 EUR, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva, a prática das seguintes infrações:
p) Exercer a pesca lúdica realizada a bordo de embarcações em águas oceânicas e interiores marítimas sem envergar auxiliares individuais de flutuação;
q) Exercer a pesca lúdica sem uso de meios de segurança individual na pesca lúdica apeada, nos termos a definir em portaria."

No caso da alínea p) a prática da pesca lúdica realizada a bordo de embarcações em águas oceânicas e interiores marítimas requer sempre o uso de "auxiliares individuais de flutuação", para além dos coletes de salvação.

A questão que pode ser colocada é o que se entende por "auxiliares individuais de flutuação".
Podemos afirmar (por graça) que as boias de braços e de colocar à cintura enquadram-se nessa definição?

Ora, o termo "auxiliares de flutuação individual" está referido no n.º 5 do artigo 70.º do Regulamento dos Meios de Salvação, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 191/98, de 10 de Julho, na última redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 9/2011, de 18 de Janeiro, e estes devem cumprir os requisitos de segurança definidos pela EN ISO 12402-3 (EN 396).

Com efeito, e conforme disposto nesse n.º 7 do artigo 70.º do RMS, os coletes de salvação podem ser substituídos por auxiliares de flutuação individuais adequados, com as características e nas condições previstas em portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da defesa nacional, das pescas, dos transportes e do trabalho, estando mais à frente feita a descrição dos coletes e características dos coletes de salvação (artigo 76.º a 78.º).

Para ver este diploma: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A Portaria n.º 64/2011, de 03/02, veio regulamentar as características dos auxiliares de flutuação individual e as respectivas condições de utilização, estabelecendo que devem cumprir os requisitos de segurança definidos pela EN ISO 12402 -3 (EN 396).

Para aceder a esta Portaria: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto à alínea p) julgo não haver qualquer dúvida que nada há a definir por portaria, pois a obrigatoriedade de usar colete de salvação ou auxiliares de flutuação individual qie cumpram os requsitos de segurança definidos pela EN ISO 12402 -3 (EN 396) existe, e quem não se adeque a tal obrigação sujeita-se à aplicação e pagamento de coima.

Quanto à alínea q), decorre do texto que quem exercer a pesca lúdica sem uso de meios de segurança individual na pesca lúdica apeada, nos termos a definir em portaria, também se sujeita à aplicação e pagamento de coima.
Sucede que neste caso terá de ser publicada uma Portaria que regulamente em que consiste o "uso de meios de segurança individual na pesca lúdica apeada", a quem se aplica, qual o seu âmbito, as características desses meios, etc.

O Roberto nesse mesmo tópico postou o link da norma - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre



 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #39 em: 12:43 Sábado, 04 de Janeiro de 2014 »
O problema é que os auxiliares nao estao na parte 3 mas na parte 5, é isso assim nos outros lados.
Mas ca dizem q se pode usar os auxiliares mas tem de ser iguais aos coletes, porra isso baralha.
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Offline De La Hoya

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #40 em: 16:49 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Muito bom  :fixe: :fixe: :fixe:
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Offline Joao Rodrigues

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #41 em: 17:42 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
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Houve um companheiro que teve a amabilidade de no "SdP" explicar a diferença entre coletes e auxiliares de flutuação.

João, era isto que querias ? Penso que o Nuno Carvalho ( obrigado uma vez mais ) não se importa. Editei o link da portaria.


Boas
Era isto mesmo companheiro.
Obrigado
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #42 em: 19:29 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
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Houve um companheiro que teve a amabilidade de no "SdP" explicar a diferença entre coletes e auxiliares de flutuação.

João, era isto que querias ? Penso que o Nuno Carvalho ( obrigado uma vez mais ) não se importa. Editei o link da portaria.


Boas
Era isto mesmo companheiro.
Obrigado
Isso é tudo certo, mas o mais importante é a norma a que se refere a portarria, eu já li entretanto, mas parece-me que misturaram alhos com bogalhos (na lei).
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Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #43 em: 19:47 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Resumindo (sucintamente  ;D)

Coletes de Salvação (obrigatório palamenta):

Características Principais
- apito
- 150N flutuabilidade (adulto)
- virar o naufrago de barriga para cima
- manter a cabeça fora água
- e mais algumas...

dec-lei 9/2011, artigo 76º (pagina 341)
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Auxiliar individual de flutuação (pode substituir o colete da palamenta para a pratica de pesca lúdica):

Características (únicas...)
- 150N flutuabilidade (adulto)

Portaria 64/2011, artigo 1º
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Norma EN ISO 12402-3
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Atenção que estes são os auxiliares individuais de flutuação, previstos na lei pelo Ministério da Agricultura e Pescas.
Existem outros equipamentos, também denominados de auxiliares de flutuação e que são usados, por exemplo, pelos praticantes de mota de água ou surfistas da modalidade de tow-in, que NÃO SERVEM PARA A PRATICA DA PESCA LÚDICA porque não têm os 150N de flutuabilidade, apesar de terem o mesmo nome...
« Última modificação: 19:49 Terça, 07 de Janeiro de 2014 por Beto_Manja, Motivo: falta de informação »
Cumprimentos,
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Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #44 em: 19:50 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
pelo que eu li os auxiliares de facto não são aquilo que cá dizem que são.

confuso, é de propósito porque a legislação ainda é mais.

bastava dizerem que NÃO podiam utilizar os ditos auxiliares, mas não, há sempre que meter a areiazinha pra multa, dasse!
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Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #45 em: 19:38 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Bem, que propaganda aos coletes neste relatorio sobre o acidente da caparica.
Só falta dizerem que se tivessem o colete vestido, não morriam de hipotermia!
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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #46 em: 19:45 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
o lixo jornalistico continua.
apesar disso ha mais hipótese de sobrevivência com coletes do que sem eles.
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Offline canivete

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #47 em: 16:25 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Concordo plenamente contigo amigo João,como sabes não aprofundei a situação da minha ultima saída(falamos sobre isso via telefone)uma situação em que facilitei, estava sem colete,naquele caso se acontecesse o pior o colete teria feito  a sua função.


cumpts



Manuel Matos
 

Offline Braga

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #48 em: 19:24 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
Boas

Sobre os vários artigos aqui colocados, quero acrescentar que está 5***** e só agora vou opinar, também já o havia feito noutro local e abordar outra situação que temos de ter em linha de conta em alto mar..

Só pretendo acrescentar algo deveras importante que é a "carga", (vamos lhe chamar assim, porque o é), sendo todo aquele material amovível que levamos para a embarcação.

Vejamos então e sem muitos pormenores, levamos canas, carretos, chumbadas, sacos com iscos, sacos com montagens e outros apetrechos, geleira térmica de várias dimensões e formatos, etc, uns mais, outros menos, mas acabamos todos por colocar isto dentro da embarcação de pesca e cada um de nós.

Pergunto agora quantos são os que prendem as arcas e outros objectos?

-Ninguém ou quase ninguém.

Nunca viram o oscilar, da “carga”, (material solto), no poço da embarcação ou noutro local?

-Já vi e muitas vezes.

Nunca aconteceu numa embarcação que seguiam, cair algum companheiro, por estar menos atento e derivado a uma vaga?

-Graças a Deus e muito raramente já vi cair e já caí, mas em nenhuma das situações com consequências.

Vamos ultimar então o que me levou a escrever e digo por questão do vento a embarcação está aproada de determinada maneira e algumas vezes estamos com vaga lateral, (às vezes só momentaneamente), ou com um mar muito trapalhão, podendo acontecer uma mais forte e eis que toda a “carga” e provavelmente o pessoal também vai, adornando a embarcação, ficando descompensada, num dos lados, até nos recompormos, pois o espaçamento entre ondas, são uns meros segundos, que mal te dão tempo de te levantares, quanto mais para repôr o material e eis a segunda onda/vaga, for igual à outra, é meio caminho andado para se virar a embarcação.

Deixo o alerta de manterem pelo menos a geleira, segura a algo, para as oscilações não serem muito grandes, nem ficar a embarcação tanto descompensada.

É verdade que isto não acontece com duas cantigas e por dá cá aquela palha, mas pode acontecer.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Pedro Lourenço

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #49 em: 19:38 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 »
e se aqueles 4 que iam segundo o relatorio dentro da cabine, levassem colete quando a mesma virou... saiam como e por onde com o colete vestido????

Quantas pessoas morrem por ano nas praias portuguesas afogadas? porque nao obrigar os veraniantes a entrar na agua sempre com auxiliares de flutuaçao ou coletes de salvamento? morrem 100 vezes mais pessoas na praia que em alto mar... >:D
« Última modificação: 19:40 Sábado, 25 de Janeiro de 2014 por Pedro Lourenço »
 

Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #50 em: 02:37 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Boas,
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Bem, que propaganda aos coletes neste relatorio sobre o acidente da caparica.
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Hoje, num noticiário anunciaram que o acidente da Caparica seria devido a excesso de velocidade.

Se pensarmos nas implicações da brilhante conclusão quer então dizer que, pela teoria dos contrários, ainda que fossem naquela embarcação por aquela rota e com o mar existente na altura, se fossem a uma outra velocidade o acidente não teria sucedido.

Como as condições existentes á data do acidente não são únicas, repetem-se numa determinada época ao longo dos anos e a embarcação foi recuperada, poderemos então chegar à verificação da validade de tão douta conclusão.

Para tal sugiro que quando se verificarem condições de mar e vento semelhantes, de preferência á mesma hora, se faça de novo aquele percurso na mesma embarcação sendo a tripulação constituíida pelos brilhantes investigadores.

Congratulo-me com a conclusão, não engana ninguém, traça o perfil exacto da insituição encarregada da investigação.
Quando uma instituição oficial chega a uma conclusão destas está tudo dito.

Cumprimentos.
 

Offline Pedro Lourenço

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #51 em: 08:37 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Sem falar que gostava de ver aquela embarcaçao, motorizada com 150 cavalos, fazer 35 nos de velocidade maxima, e naquele dia fazer 20 nós carregada com 7 pessoas e todo o material...
 

Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #52 em: 11:55 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Li todo o relatório e em suma pareceu me bem analisado o acidente, agora as conclusões.... Enfim....
É como já disse anteriormente, parece que se apoiam numa tragédia para oferecer publicidade gratuita...
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Josy

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #53 em: 22:49 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Li todo o relatório e em suma pareceu me bem analisado o acidente, agora as conclusões.... Enfim....
É como já disse anteriormente, parece que se apoiam numa tragédia para oferecer publicidade gratuita...

A mim não.
Não sei o que é isso de um "Mar largo de oeste".

O mar largo de Oeste era na verdade um período de 16 e á hora que se deu o acidente na enchente, que quando encontra zonas como a orografia marinha como aquela onde se deu o acidente dá o resultado que deu.

O mar com período de 16 junto á zona de costa onde se deu o acidente não é somente um mar largo, só um idiota o consideraria apenas como um mar largo e muito menos naquela zona.

Pelos vistos não referiram a altura da maré nem a sua fase nem sabem as implicações de uma ondulação com período de 16. A massa de água em movimento não é a mesma, a sua força em termos de continuidade também não é a mesma. Vão ao LNEC e perguntem.

Um período de 14, 15,16 quer dizer que contando 14,15,16 segundos a massa de água em movimento é sempre a mesma. Relativamente aos seus efeitos á medida que os segundos vão passando eles vão decrescendo em intensidade mas não deixa de ser uma gigantesca massa de água em movimento.

A energia cinética é = massa x velocidade ao quadrado dividido por 2

O que devia dar alguma indicação do que pode suceder quando uma massa de água desse tipo se abate sobre uma embarcação com aquela envergadura.

Por alguma razão nenhum dos pescadores profissionais que se dedicam naquela zona á arte xávega, á arte de emalhar ou á vassoura saiu para o mar, conhecem bem a orografia as muitas e enormes zonas de baixas que existem inclusive lá fora e que nestes casos fazem o mar enrolar com uma força monumental. Como o período era de 16 a massa de água continua em movimento enrolando nas zonas baixas uma e outra vez até atingir a costa.

Se lhes perguntassem porquê encontravam o caminho para um relatório, assim encontraram o caminho para uma trapalhada. Quem não sabe pergunta.

Qualquer pescador profissional da Trafaria, ainda que de dia e com mar inferior ao que se verificava na altura do acidente, sabe que quando tem que se deslocar de barco á Costa da Caparica é obrigado a ir dar uma volta bem fora do búgio, rumar paralelamente á costa para só depois ir até uma dessas praias. Esse saber não é de agora, faz anos que ouvi da boca dos próprios falar do assunto.

Cumprimentos.
« Última modificação: 22:51 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 por Josy »
 

Offline Beto_Manja

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #54 em: 09:22 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Desapareceu o link do relatório que estava ai postado?  :hummm:

O que eu queria dizer anteriormente é que o relatório parece em nada aponta para a conclusão a que depois brilhantemente chegam.... é o mesmo que 2 + 2 = 22

Josy, creio que eles falavam lá na hora da maré agora não consigo confirmar...
Quanto ao que disse, concordo plenamente. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

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Offline Pedro Lourenço

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #55 em: 12:57 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
E já agora mais uma para a fugueira... Será que o barco tinha feito alterações á sua estrutura (antes ou depois da inspecçao anual) que modificassem para melhor ou pior a sua navegabilidade?! >:D
 

Offline Marco Caparica

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #56 em: 15:35 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Para mim uma das razões principais daquela tragédia foi os pescadores não se informarem como seria a evolução do estado do mar durante o dia, não querendo desrespeitar a memória dos falecidos foi duma irresponsabilidade total regressar àquela hora para Lisboa, com aquelas condições os profissionais não se atrevem a atravessar aquele bocado de mar de dia quanto mais de noite, eu conheço aquilo muito bem e se o barco não virasse ali, virava mais à frente porque eles nem chegaram à zona pior. A ganância pelas douradas do Cabo deu mau resultado, uma coisa é estar no Cabo e regressar para Sesimbra, outra coisa é ter que vir para norte. Eles de manhã conseguiram passar naquela zona apanharam a maré a vazar e normalmente o mar cai um bocado, de tarde e com a enchente as condições pioraram muito e eles não se informaram, porque se fossem avisados, era rumarem a Sesimbra e depois iam buscar o barco, enfim para mim desvalorizaram as condições do mar e regressar de noite por aquele mar não lembra a ninguém.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Saturno

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #57 em: 15:59 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Alguém consegue colocar o link para o relatório que se está a mencionar?
Cumps.
 

Offline Saturno

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #58 em: 16:03 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Encontrei.

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Offline Saturno

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #59 em: 17:20 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Estive a ler o relatório e a maioria do que vem mencionado não me pareceu um tiro no escuro, acho sim que as conclusões/recomendações pecam por curtas.

Devia ser mencionada como uma das causas do acidente a navegação sobre o "cachopo do sul" (desaconselhado para não dizer mais, em dias de mar grande), e para recomendação futura que nas condições verificadas é aconselhada a navegação mais a oeste do Bugio para situações de "alinhamento cabo espichel - Bugio"

Relativamente aos coletes, pela rota tomada, pelo estado do mar e por mera precaução imponha-se a sua utilização.

Dos falecidos naquele dia não morreram todos de hipotermia, sei que pelo menos um foi de afogamento, os restantes não sei. Mesmo que os restantos tenham sido de hipotermia também não se pode negar que com colete certamente resistiriam um pouco mais, e em situações extremas cada minuto conta.
Cumps.
 

Offline joaonumberone

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #60 em: 20:36 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
caro Saturno, não deves ter dito nada errado, mas um relatório desta natureza não é feito assim.
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Offline Pedro Lourenço

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Re: SEGURANÇA NA PESCA - SEGURANÇA E SOBREVIVÊNCIA NO MAR
« Responder #61 em: 20:51 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
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Relativamente aos coletes, pela rota tomada, pelo estado do mar e por mera precaução imponha-se a sua utilização.

Dos falecidos naquele dia não morreram todos de hipotermia, sei que pelo menos um foi de afogamento, os restantes não sei. Mesmo que os restantos tenham sido de hipotermia também não se pode negar que com colete certamente resistiriam um pouco mais, e em situações extremas cada minuto conta.
Com o colete, os que estavam dentro da cabine provavelmente nem de dentro da mesma saiam...
« Última modificação: 21:15 Terça, 28 de Janeiro de 2014 por Zé Maria »
 

 

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