collapse

Autor Tópico: Carretos surfcasting  (Lida 2656 vezes)

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Carretos surfcasting
« Responder #45 em: 14:41 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
O que é bom. Nós no mercado da pesca, talvez porque mova paixões, por vezes somos um pouco tolos no geral. Se pensarmos um pouco e fizermos o paralelismo para outros mercados de áreas distintas, ainda bem que existem opções, opções essas com qualidade e que nos dão a possibilidade, aqui de pescar a bons preços, noutras áreas de guiar carros, ou de comer um simples iogurte. Já viram se só existissem lamborghinis, ferraris, mesmo mercedes... A maioria de nós, andava de bicicleta. Ou se só existisse a Danone eu vez de comer 5 iogurte por semana, secalhar só comia 2 ou 3 porque o preço é triplo dos da marca branca, que são muito bons e me satisfazem na mesma. Mas eu até percebo, isto move paixões, por vezes loucas, e é preciso também viver para aprender. Abraço.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pedrosiva

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #46 em: 15:58 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que é bom. Nós no mercado da pesca, talvez porque mova paixões, por vezes somos um pouco tolos no geral. Se pensarmos um pouco e fizermos o paralelismo para outros mercados de áreas distintas, ainda bem que existem opções, opções essas com qualidade e que nos dão a possibilidade, aqui de pescar a bons preços, noutras áreas de guiar carros, ou de comer um simples iogurte. Já viram se só existissem lamborghinis, ferraris, mesmo mercedes... A maioria de nós, andava de bicicleta. Ou se só existisse a Danone eu vez de comer 5 iogurte por semana, secalhar só comia 2 ou 3 porque o preço é triplo dos da marca branca, que são muito bons e me satisfazem na mesma. Mas eu até percebo, isto move paixões, por vezes loucas, e é preciso também viver para aprender. Abraço.
Concordo, eu não compro material topo de gama , normalmente gama media ou baixa por isso quanto mais opções houver melhor porque não o que se aplica ás gamas altas passado uns anos vem para as gamas medias e o mesmo acontece da gama média para a baixa.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #47 em: 11:01 Segunda, 04 de Agosto de 2025 »
Boas
Após ter lido imensos artigos e opiniões acerca de carretos de surfcasting, cheguei a algumas conclusões.
Em primeiro lugar, está a Shimano e em segundo temos o BullsEye XT como o melhor carreto de surfcasting de sempre.

Ora, é um modelo descontinuado e raro de se encontrar em condições perfeitas e quem os tem dificilmente os vende

A minha questão é, qual o carreto mais próximo a este atualmente?

Se realmente o modelo XT é assim tão bom, porque a Shimano não o faz novamente ou eventualmente outras marcas pegam no modelo/mecanismo e o "copiam"?

O Bulls Eye XT era uma gama acima do Bulls actual. Era mais da gama do Aero Technium mas com um rácio mais baixo. Tinha muito mais rolamentos do que o actual.

Em relação às marcas não fabricarem carretos de alta qualidade eu penso que se deve ao preço. Marcas consagradas como a Shimano e a Daiwa têm um grande "know how" em fabricação de carretos mas isso deve-se a um grande investimento ao longo de decadas. Elas usam maquinação (CNC) de alta precisão e outras técnicas de fabrico também muito caras.

As marcas portuguesas e outras não fabricam nada, mandam fabricar na China, normalmente. Se mandassem fabricar carretos de gama alta na China o preço final seria igual ao preço de uma marca consagrada.

Eu acho que os consumidores preferem pagar 400 ou mais euros por carretos de marcas como a Shimano por causa da garantia de qualidade. Tenho dificuldade em imaginar um pescador dar uma quantia dessas por um carreto Vega ou Barros.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #48 em: 12:21 Segunda, 04 de Agosto de 2025 »
Boas
Após ter lido imensos artigos e opiniões acerca de carretos de surfcasting, cheguei a algumas conclusões.
Em primeiro lugar, está a Shimano e em segundo temos o BullsEye XT como o melhor carreto de surfcasting de sempre.

Ora, é um modelo descontinuado e raro de se encontrar em condições perfeitas e quem os tem dificilmente os vende

A minha questão é, qual o carreto mais próximo a este atualmente?

Se realmente o modelo XT é assim tão bom, porque a Shimano não o faz novamente ou eventualmente outras marcas pegam no modelo/mecanismo e o "copiam"?

O Bulls Eye XT era uma gama acima do Bulls actual. Era mais da gama do Aero Technium mas com um rácio mais baixo. Tinha muito mais rolamentos do que o actual.

Em relação às marcas não fabricarem carretos de alta qualidade eu penso que se deve ao preço. Marcas consagradas como a Shimano e a Daiwa têm um grande "know how" em fabricação de carretos mas isso deve-se a um grande investimento ao longo de decadas. Elas usam maquinação (CNC) de alta precisão e outras técnicas de fabrico também muito caras.

As marcas portuguesas e outras não fabricam nada, mandam fabricar na China, normalmente. Se mandassem fabricar carretos de gama alta na China o preço final seria igual ao preço de uma marca consagrada.

Eu acho que os consumidores preferem pagar 400 ou mais euros por carretos de marcas como a Shimano por causa da garantia de qualidade. Tenho dificuldade em imaginar um pescador dar uma quantia dessas por um carreto Vega ou Barros.

O texto está quase todo correcto do meu ponto de vista, claro. No entanto tem aí uma frase que pode induzir em erro as pessoas. Quando falas que as marcas portuguesas fabricam na China, está correcto. China e Coreia, mais precisamente, mas também algumas coisas na Europa ( e isso a maioria não faz ideia). Mas isto induz em erro sobre a Shimano e Daiwa. É que elas também fabricam na China, isso não é diferente das outras. China e Oriente no geral, malásia, singapura, etc.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]