collapse

Autor Tópico: Super tótó  (Lida 22099 vezes)

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Super tótó
« em: 21:48 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Boas
ora cá vão as primeiras questões de super tótó....

Já andei a ler umas coisas e a ver uns vídeos e estou a pensar em iniciar-me na pesca de fundo/surfcasting de costa e talvez em águas doces à bóia....

Quanto a material a minha 1º duvida é a seguinte: uma cana de surfcasting de 4,5m ou 5 metros também servirá para pescar à boia em rio ou terei de recorrer a outra cana?

2º questão: Existe algum dicionário de vocabulário de pesca? é que há palavras que não faço ideia ao que se referem principalmente no que toca a linhas/montagens...

3ºquestão e para já a ultima já reparei que existe datas de defeso para certas espécies em águas interiores e no que toca a pesca na costa existe alguma restrição?

Ora se me poderem ajudar eu agradeço que sou uma nabiça que se está a tentar iniciar, mais tarde colocarei mais duvidas para que não vos esteja a maçar mais
Obrigado

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Super tótó
« Responder #1 em: 22:07 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Nelson, há quem perceba muito mais disto que eu, mas cá vai:

Cana- No máximo 4,5m. Eu tenho de 4,25 e 4,5.
Se dá para boia... dá... eu há 20 anos até fazia boia com uma de surfcasting e carreto pesadão. Nas falésias, para puxar em altura, há quem o faça.
Mas, normalmente, para boia, usam-se canas mais leves e mais compridas, com carretos também mais leves. O corpo agradece, embora se aplique o velho ditado "quem não tem cão..."
2- Lê isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, está muito bom.

3- O curso "legislação" é mais difícil fazer do que o curso de pesca... Na costa vicentina há defeso para o sargo. Há a lista das medidas das espécies e também uma lista de espécies que não é permitido reter.

Deves começar por aí.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 22:21 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Ficheiro muito fixe vou devorá-lo! Obrigado!

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 11:30 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Com uma cana de surfcasting não vais conseguir pescar á boia, principalmente em aguas interiores em que se usam boias muito leves e sensíveis.
Quanto aos termos e palavras usadas na pesca, também considero que existe estrangeirismo, se fores então para o spinning é demais. Mas com o tempo vais-te habituando.
Quanto á tua 3ª questão, na costa não há defeso das espécies como existe em aguas interiores, exceção da sardinha,  >:D, mas existem espécies que é proibida a captura. Tens que ter atenção ás medidas do peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #4 em: 17:46 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com uma cana de surfcasting não vais conseguir pescar á boia, principalmente em aguas interiores em que se usam boias muito leves e sensíveis.
Quanto aos termos e palavras usadas na pesca, também considero que existe estrangeirismo, se fores então para o spinning é demais. Mas com o tempo vais-te habituando.
Quanto á tua 3ª questão, na costa não há defeso das espécies como existe em aguas interiores, exceção da sardinha,  >:D, mas existem espécies que é proibida a captura. Tens que ter atenção ás medidas do peixe.

tirando aqui no PNSACV com o defeso do sargo

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 19:00 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Pois é Ivo, esqueci-me desse cantinho.
Obrigado pelo reparo.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 21:52 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Ok nova questão .
O que define a espécie que pescam? O isco? O local? O tipo de pesca? A altura do ano? Ou tudo junto?

Existe algum isco "universal" para a costa?

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 00:13 Quarta, 14 de Outubro de 2015 »
Ok nova questão .
O que define a espécie que pescam? O isco? O local? O tipo de pesca? A altura do ano? Ou tudo junto?

Existe algum isco "universal" para a costa?

Nelson a especie que se pesca tem muito a ver com um pouco de tudo..

o local claro certas praias podem dar mais alguns tipos de peixe..tb podes tar a apanhar muito peixe e as pessoas que estão a tua volta não apanham....

o tipo de mar ou aspectos climatéricos como mares mais calmos ou batidos..ou temperaturas do mar..por exemplo de verão aguas quentes podes apanhar douradas ou de inverno mais robalos..sargos saiem em todo o ano mas de inverno ja são maiores..

todas estas questões são relativas  ate a sorte as vezes conta..

os iscos tb contam bastantes..tenho aprendido isso ao longo do tempo..muitas vezes a mesma especie...imagina o sargo..vais la hoje com caranguejo e apanhas muitos..na semana que vem vais la e nao apanhas nenhum..e so apanhas com ameijoa...certas especies tipo dourada gostam muito de coisas com casca..tipo canivete ou carangueijo  ou ate minhocas grandes (americana)..mas aqui em sines ate com camarao se apanham.. o robalo costuma-se apanhar com minhocas grandes patas de polvo tiras de choco..enfim tudo isto eh um mundo..vai falando com pescadores da zona eles melhor k nig sabem o que apanha la e com que iscos..nao tenhas medo de perguntar

eu quando vou a churraskeira vou comer carne..se numa praia tem mexilhoes ou minhocas tipo tiagem ou caranguejo podes apostar nisso

as montagens por vezes tb contam se estao mais altas ou nao--chumbadas de correr para douradas ou flutuadores para tainhas peixes agulhas ou cavalas e ate robalos..

normalmente acho que a malta leva varios tipos de isco e as especies que ''queremos'' apanhar sao quase sempre as mesmas e bem vindas...sargos..robalo..douradas..bail as/vareas..linguados..estas especies apanham.se todas com minhocas..a teagem eh do melhor mas tem k se apanhar....o casulo,ganso ou coreana devem ser dos iscos mais universais..tambem uso muito o canivete sem casca atado e iscado com agulha...todos os iscos vivos e frescos sao melhores que mortos..mas ja fiz pescarias excelentes com ameijoa e canivete podre..tb ja ouvi dizer..noites escuras iscos claros..noites claras iscos escuros..por vezes missangas podem atrair algumas especies tipo linguado ou iscos salgados o pregado..ja agora a sardinhas tb eh boa para alguns peixes tambem para o robalo as filete de boga ja fez sucesso

as luas e as marés também e as vezes a hora em certas praias..numas praias eh melhor com mare a encher outras a vazar..outras aquela hora eh melhor...

tudo isto eh relativo e nao tem uma ciencia exata senao toda a gente apanhava peixe tds dias e temos k nós ao longo do tempo ir insistindo e tirando as nossas conclusões..

podia tar aqui a fazr um texto gigante mas fica so uma ideia eu pesco a uns 4 anos e todos os dias aprendo coisas

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 01:48 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigado pelas explicações. Ora quanto a iscos ainda... sei que as várias espécies de minhocas se vendem nas lojas de pesca, e quanto a outros iscos como camarão, sardinha, mexilhão estamos a falar dos que se vendem para  consumo humano em qualquer supermercado?

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 12:35 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigado pelas explicações. Ora quanto a iscos ainda... sei que as várias espécies de minhocas se vendem nas lojas de pesca, e quanto a outros iscos como camarão, sardinha, mexilhão estamos a falar dos que se vendem para  consumo humano em qualquer supermercado?

sim..o camarao eh raramente utilizado no surfcasting mas por vezes tem sucesso em certos sitios como eu tinha dito na praia de sines eh um deles.

o mexilhao tb o podes apanhar se tiveres algum local onde tenha muitos..

a sardinha eh comprada claro ja que a sardinha nao consegues de outra forma..a sardinha tb eh um dos iscos menos utilizados na pesca de praia mas tb tem sucesso por vezes

quando fores a uma pescaria ja que nao a dinheiro para tudo aconcelho-te a levares pelo menos 3 variedades de isco.

o que a malta mais usa é ...ganso/coreana/canivete/ameijoa branca/minhoca branca/ caranguejo (isto aqui na minha zona)

depois tens outros que tb se usa muito, ja aki onde eu vivo nao eh taum facil encontrar ( bibis ou titas / casulo / minhoca americana)

« Última modificação: 12:43 Quinta, 15 de Outubro de 2015 por Ivo Martins. »

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 12:40 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

Normalmente nas casas de pesca é mais barato porque não é para consumo humano. No caso das sardinhas só há congeladas. E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 12:44 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

Normalmente nas casas de pesca é mais barato porque não é para consumo humano. No caso das sardinhas só há congeladas. E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.

essa de ser depurado eh nova! eestamos sempre aprender ..pelo menos as teorias =D

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 12:58 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

2º questão: Existe algum dicionário de vocabulário de pesca? é que há palavras que não faço ideia ao que se referem principalmente no que toca a linhas/montagens...

posso te dizer algumas que me lembre assim de repente..

montagem - a linha (normalmente grossa para aguentar os lançamentos) onde se coloca as missangas e destorcedores para depois ligar as linhas dos anzois (chamadas de estralhos)

estralhos - linhas normalmente de fluorcarbono onde ligas o anzol e na outra ponta á ''montagem''

fluorcarbono - existem alguns tipos de linha..o monofilmamento normal e o fluorcarbono, este ultimo, eh feito de um material que debaixo de agua se torna invisivel..eh usado nas linhas dos anzois..para o peixe supostamente ver o isco e nao ver a linha) estas linhas sao mais caras

linha madre - é a linha principal ou a linha do carreto

shock leader ou ponteira de shock ou linha de shock- eh uma linha que se usa para suportar a pancada do lançamento..se usares uma linha madre fina por exemplo 0,25 e fores lançar uma chumbada pesada ela vai partir..entao usa-se uma linha conica que começa em 0,25 e acaba em 0,50 por exemplo..estas linhas têm cerca de 15 metros onde uns 8 metros ficam no carreto e a zona onde tens o dedo ja eh grossa e ja suporta o lançamento.. (á quem use linhas de shock todas do mesmo diametro ou seja ligas a linha madre 0,25 a uma linha de 15 metros com 0,40 ou 0,40..mas depois o nó fica muito grosso e quanto passa nos passadores manda porradoes la..

passadores - sao aquelas argolas que a cana tem..tens algumas marcas as mais conhecidas sao as SIC e FUJI..as FUJI sao as melhores..depois tens varios tipos de formatos de passadores..Low rider (linhas finas) tipo K (sao mais largos ja dao pra todas as linhas) e por ai fora..quanto melhores forem os passadores e o material que sao feitos mais caros..logico..um conjunto de passadores fuji pode custar uns 80 euros..se forem em titanio custam os olhos da cara

gradar - a palavra mais conhecida deste forum..''gradar'' ou ''grade'' eh ir a pesca e nao apanhar nada =DD

arear ou assorear (acho eu) a chumbada - eh quando a chumbada fica enterrada e desassorear é o acto de quando a desenterras a puxares por ela com a cana

epa assim derepente nao me vem assim mais a cabeça mas tem muitos termos mesmo

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 14:39 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Só acrescentar algumas coisas ao que o Ivo disse.
O Shock Leader ou chicote para além de ser útil no lançamento com linhas finas, também é uma grande vantagem na hora de por o peixe a seco.
Quando uma chumbada fica areada, aconselho a não usar a cana para retirar a chumbada.
Quanto aos termos existem imensos, alguns mais complicados, pelo que o melhor era pedires o significado para os que tens duvidas.

Cumprimentos,
José Matos

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #14 em: 15:18 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.

Duarte, pode fazer sentido que depurando, se tire ao isco algum odor e viscosidade, que possam servir de atractivo. Isso eu aceito.
No entanto, recentemente, fui fazer uma pesquinha ao pião com um camarada. Ele tinha navalha não depurada e eu, comprei na última da hora, uma dose de navalha depuradissíma num supermercado.
Eu tirei peixe e ele não.
Vale o que vale..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #15 em: 15:58 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
No entanto, recentemente, fui fazer uma pesquinha ao pião com um camarada. Ele tinha navalha não depurada e eu, comprei na última da hora, uma dose de navalha depuradissíma num supermercado.
Eu tirei peixe e ele não.
Onde é que eu vi isto!  :hummm:

Eu se tiver a possibilidade de ter isco fresco e de preferência vivo não quero outro.
Agora como nem sempre tenho essa possibilidade uso muitas vezes isco congelado e recongelado.
Falando de um isco em particular direcionado a uma espécie em particular nunca notei diferenças no resultado final no que a capturas diz respeito, seja fresco, congelado, recongelado ou depurado.
No entanto e podendo ter isco fresquinho e vivinho prefiro.
Contudo para algumas espécies penso que se o isco já tiver aquele 'cheiro' até se torna mais eficaz.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #16 em: 21:01 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Muito obrigado pela ajuda de todos
Fazendo uma check list de material para se iniciar

Cana
Suporte de cana
Carreto
Linha para carreto (talvez mono?)
Linha para montagens
Anzois
Destorcedores
Clips(acho que é este o nome)
Chunbadas várias a de pelo menos 120g (piramides)
Misangas
Iscos
Balde
Camaroeiro
Tesoura/corta unhas
Alicate??
Canivete
Uma caixa de pesca para esta tralha

Mais alguma coisa?

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #17 em: 21:18 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
nelson se for pesca na praia esquece o camaroeiro o canivete...basta uma faca para matar algum peixe tipo safio ou polvo e abrir as cascas dos iscos tipo ameijoa ou canivete...e um corta unhas xega pa cortar as linhas

-cana
-carreto (com linha) na minha opiniao mono (se usares um fino tens de usar ponteira de shock..logo terás que levar contigo a bobine com ponteiras de shock caso aquilo parta)...eu quando me inicie usei primeiro no carreto um bom 0,40 (trabucco) e nao precizo de ponteira de shock
-linha para anzol (fluorcarbono um 0,30)
-anzois/destorcedores/destorcedor com clips (fortes)/missangas/urfes (tudo isto eh relativo..se pescares com urfes nao precizas de destorcedores nem missangas mas tudo isto é o que eu tenho sempre)
-chumbada piramide/bico de pato/ 120 gramas (depende da cana)
-suporte para cana
-balde ou saco de plastico (eu kd vou pouco tempo a pesca levo o saco com os iscos la dentro e o peixe se apanhar meto dentro desse ou outro saco que tenho na mochila)
-aconcelho usares uma mochila de inicio se for uma com vários compartimentos da para tudo..ah umas mochilas que servem para levar os pcs tipo informatico sao bacanas
-iscos
-pano
-desembuchador
-agulha para iscar e elástico para atar as iscas
-faca e corta unhas
- lanterna de cabeça e starlight e suporte para o star light (se fores pescar a noite!!) o star light eh aquela luz que se mete na ponta da cana
-licença de pesca em dia e o BI ( a licença nao ehs obrigado a ter em tua posse mas o BI sim)

acho que nao me falhou nada
« Última modificação: 21:25 Quinta, 15 de Outubro de 2015 por Ivo Martins. »

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 21:39 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Só há uma coisa que eu não sei o que é

Desenbuchador

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 21:51 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
podes levar ou nao..mas da jeito quando o peixe engole o anzol ate aos entrefolhos lolo

eh isto

metes a linha nesse buraco e empurras ate ao anzol..qd estiver no anzol..largas o peixe e ficas agarrar so nisso e depois das voltas com o pulso ate o peixe soltar

Offline ClaudioP

• Marlin
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #20 em: 00:16 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
E sem esquecer o "comes e bebes" ou nem o saco cama te safa do frio porque sem comida o corpo pára de produzir energia e tenta defender-se com as reservas.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.

Offline Nuno Carvalho

• Marlin
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #21 em: 10:46 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
E já agora não esquecer também de levar roupa quente (se pescar no Outono/Inverno), um bom calçado (botas), chapéu de sol ou de chuva (conforme as condições climatéricas), e o boné para a cabeça  :)

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 15:04 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
E fazendo um orçamento assim por alto com material baratucho fica o inicio a volta de 150euros?

Offline José Garcez

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 23:18 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
O ideal seria ter algum amigo já com alguma experiencia de pesca que o ajudasse na escolha do material e também desse umas orientaçōes gerais durante uma jornada de pesca. Aqui o fórum também oferece uma ajuda preciosa não só a quem já sabe pescar mas também a quem vai iniciar. Tem muita coisa para lêr e absorver. Caso goste de ler, também existem livros sobre pesca para quem está a iniciar e também são uma boa ajuda.

No que respeita ao material... Sinceramente acho que esse orçamento é um pouco baixo para tudo o que precisa de comprar. Nas casas que vendem artigos de pesca, de um modo geral, encontra por trás do balcão alguém com experiência e que o poderá ajudar na compra do material que precisa, dentro do orçamento que possa disponibilizar.
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 13:16 Sábado, 17 de Outubro de 2015 »
O ideal seria mesmo ir com alguém... mas as minhas tentativas mostraram que é impossível... eu sei que para muitos 150euros nem paga o carreto... mas também não quero gastar muito sem saber se gosto mesmo de pescar este ou outro tipo de pesca...

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 17:29 Domingo, 18 de Outubro de 2015 »
E existem clubes que possam ensinar a dar os primeiros passos ou nem por isso? Andei a pesquisar mas não encontrei muita informação para os lados de Coimbra

Offline Hugo Tarrafa

• Robalo
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
« Responder #26 em: 18:13 Domingo, 18 de Outubro de 2015 »
Olha Nelson eu também sou da zona de Coimbra, há um clube de pesca do Calhabé, com certeza terá um núcleo de pescadores de aguas oceânicas ...na Pampilhosa que é onde eu moro há também uma associação de pescadores da qual já fiz parte que também alguns bons pescadores de agua salgada que talvez te poderiam ajudar se procurasses ajuda ...mas tenta primeiro no Calhabé que deve ser mais perto para ti :) Talvez um dia também possamos combinar uma jornada ;)

Abraço Saúde e boas pescarias!!

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 18:38 Domingo, 18 de Outubro de 2015 »
 Off topic Tenho 2 amigos da Pampilhosa o Marco António que tem uma fabrica de moveis e da aulas de dança e o João piranha que era proprietário de uma casa mortoária por acaso o joão até pesca mas mudou se para longe a uns tempos. Vou então investigar...

Offline Hugo Tarrafa

• Robalo
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
« Responder #28 em: 01:15 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
AHAHAH conheço ambos muito bem.... Boa gente ;)

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 13:48 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Mais uma questão de super toto, para pescar ao fundo em águas interiores posso usar a mesma cana e carreto de surf? Já sei que á boia não.

Quando pescam em pontão levam suporte de cana? Ou arranjam outras maneiras de fixar a cana, nas rochas por exemplo? Ou fica mesmo na mão?

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #30 em: 14:15 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Mais uma questão de super toto, para pescar ao fundo em águas interiores posso usar a mesma cana e carreto de surf?

Por acaso ia perguntar isto mesmo. É capaz de dar mas não deve ser o ideal, a ver se alguém explica porquê. As canas de carpa parecem-me muito mais finas, mais fracas e mais parabólicas que as de surf para fazer lançamentos de alta precisão por cima da cabeça. Os carretos são iguais.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #31 em: 14:45 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Mais uma questão de super toto, para pescar ao fundo em águas interiores posso usar a mesma cana e carreto de surf?

Por acaso ia perguntar isto mesmo. É capaz de dar mas não deve ser o ideal, a ver se alguém explica porquê. As canas de carpa parecem-me muito mais finas, mais fracas e mais parabólicas que as de surf para fazer lançamentos de alta precisão por cima da cabeça. Os carretos são iguais.

Também tens canas de surfcasting mais fracas e parabólicas.
Podem ser usadas, no entanto não é necessário canas com grandes acções.
E se for para ir 1/2 dúzias de vezes por ano, serve muito bem.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 09:15 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »

E quando pescam em molhes  levam suporte de cana? Ou arranjam outras maneiras de fixar a cana, nas rochas por exemplo? Ou fica mesmo na mão?

Outra pergunta de mega tótó para o pessoal da Figueirada foz

Posso pescar em qualquer praia e em toda a sua extensão? E no cabededo? Gostava de treinar lá os primeiros lançamentos mas não queria fazer figura de urso ao ir para o areal do cabedelo. Falo no cabedelo pois lá e muito calmo.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #33 em: 09:33 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Sobre a questão de como manter a cana num molho, as 3 situações abordadas são válidas.
Ou seja, podes pescar com a cana na mão, levar um suporte que dê para prender na rochas, ou entalar a cana entre as pedras. Tudo isto depende do molho que vais estar, e se tens as condições para tal.
Se as rochas não permitirem " entalar" a cana, ou se não queremos para não estragar ou esfolar/riscar a cana, é sempre bom levar um suporte, mesmo que se faça uma pesca de cana na mão, dá sempre jeito para iscar, ou ter as mão livres para fazer outra coisa.

Quanto há questão da Figueira não posso ajudar.

Cumprimentos,
José Matos

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #34 em: 09:47 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
E existem clubes que possam ensinar a dar os primeiros passos ou nem por isso? Andei a pesquisar mas não encontrei muita informação para os lados de Coimbra.

Caso te possa ser útil fica a lista de associados da Associação Regional Beiras de Pesca Desportiva.

A Associação Cristã Mocidade sei que tem uma equipa de pesca desportiva em águas oceânicas.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #35 em: 13:46 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Agradeço todas as ajudas têm sido excelentes!
É bom ver um blog onde se ajuda os mais inexperientes.
Mais uma vez obrigado a todos.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #36 em: 02:54 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Quanto as minhas questões sobre o Cabedelo alguém da figueira da foz que possa ajudar?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #37 em: 09:10 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Que saiba não há nenhuma proibição de pescar no Cabedelo.
Mas tamb´m tens sempre como alternativa a praias a sul, a começar pela do hospital.

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #38 em: 10:13 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Praia do cabedelinho é uma optima praia para começares as tuas pescas, o mar é tranquilo e tem la pouca gente e tens muito arear para treinar.

Quando comecei a pescar ao corrico foi para la que fui fazer os primeiros lançamentos e ainda tirei uns peixitos.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 12:40 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Ora então trago a minha 1º experiência de pesca por viva voz.

Quanto ao material, bem acabei por comprar o mais barato que encontrei. Tenho de ser honesto o dinheiro não é muito e com uma filha e outra a caminho não me posso dar ao luxo de investir para já em material de qualidade por isso optei por material barato de uma certa loja multi-desportos e comprei uma cana de 4,20 já com carreto e depois juntei todo o restante material como destorcedores, anzóis de vários tamanhos uma bobine com 300 de linha 0,40, "clipes de engate" 50m de linha fluorcarbono uns anzóis já empatados uns chumbos de 100 e 200gr uma agulha de iscar....

Bem então lá fui eu e na minha 1º paragem fui a uma loja de pesca na Figueira da Foz (FF) perto do cabedelo que tem nome de peixe acabado em "...eiro" quem é de lá deve ter percebido. (não coloco nome das lojas com receio de estar a fazer alguma publicidade ilegal mas de a administração permitir coloco os nomes com respectivo feddback) comprei lá casulo e um suporte para a minha cana.

Abanquei no molhe junto a entrada do cabedelo ao pé do radar da entrada do porto. Coloquei um chumbo de 100gr e isquei o casulo o que se revelou difícil pois acabava por partir mas que mais tarde resolvi isso com uma agulha de iscar que comprei na loja da FF.

1º lançamento e a coisa correu bem melhor do que eu pensava tive alguns toques mas não saquei nada... o dia foi avançando e a maré subia, chegou um ponto em que lancei e... fiquei sem o chumbo :-\ de 100gr ficou preso nas rochas talvez... nova tentativa novo chumbo e pimba quando recuperei ficou lá preso.

Fui meter conversa com um pescador ao meu lado bem simpático que me explicou que a corrente estava muito forte o melhor seria um chumbo de 200gr pois o de 100 era arrastado para as rochas. e mostrou-me também que ele gostava de colocar uma oliva de 6gr a correr junto ao anzol devido a usar casulo com tal corrente.

Bem fui ao almoço e já com chumbos de 200gr lá fiz o lançamento que se revelou mais difícil, mas consegui recuperar sem perder nada! sucesso neste passo!! reparei que o casulo nunca sobrevivia e só recuperava o anzol sem nada e fiquei a pensar que será que a forte corrente não seria o ideal para este isco?! fiquei com vontade de iscar mexilhão com elástico para testar mas como não tinha.... fica para a próxima.

Nova ronda pelo meus vizinhos pescadores bem simpáticos e acessíveis e todos tinham uma coisa em comum: Todos usavam casulo e ninguém tirou nada da parte da tarde e todos os anzóis vinham vazios.... o meu vizinho da esquerda ainda sacou uns robalos de manha e mais qualquer coisa mas a tarde num conjunto de uns 10 pescadores ninguém tirou nada até as 5 da tarde hora em que parou de encher.

Bem mais uns lançamentos depois de almoço e.... raios... fiquei com um chumbo de 200gr preso.... aliás fiz mais 2 lançamentos e em todos fiquei sem chumbo :'( :'( :'( acabei por desistir pelas 5 da tarde pois levei a catraia que foi comigo e já estava a ficar inquieta.

Nova ronda pelos vizinhos e perguntei porque é que eu teria perdido os chumbos e recebi 2 explicações diferentes que possivelmente se complementam

1º explicação: Assim que lanço e o chumbo caia a água o meu vizinho disse que reparou que eu não deixei o chumbo bater no fundo e quando eu tirava a folga na verdade estava a recuperar e o chumbo era arrastado para as rochas de imediato.

2º explicação: O meu outro vizinho disse que não estava a lançar suficientemente longe e que a corrente empurrava o chumbo antes de ficar firme, ele disse-me que tinha de lançar o mais longe possível para que com a forte corrente a linha faça um ângulo de 35º em relação a margem e não se aproxime da margem.

Bem agradeci as explicações e ofereci o resto do meu casulo que já era pouco (já agora dá para conservar??)

Bem em jeito de conclusão tenho muito que praticar e aprender.

Em breve coloco aqui o resumo da minha 2º pescaria

Abraço

Ps: não me esqueci de tirar a devida licença!

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #40 em: 12:50 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Bom relato amigo, apesar de nao teres tido muita sorte.

O que te aconselho como iniciante que és nesta arte, era o que ja te tinha dito antes, praia do cabedelinho, é so areal e mar calminho, la nao vais perder material certamente, pescar em molhos requer alguma experiencia e conhecimento do local

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 13:06 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Boas, na pesca como em tudo, não há vez como a primeira  :fixe:

Pescar em molhes tem esses inconvenientes quando não se conhece bem os fundos, há sempre algumas pedras que se espalham em redor e que depois acabam por nos lixar a pesca.
Um conselho, não gastes dinheiro em chumbos de 200gr, não se justifica teres chumbadas com esse peso, certamente que a cana também não deve ter muita capacidade para as lançar, e depois quando lá fica o prejuízo é bem maior, para a bolsa e para o ambiente.

Numa próxima se puderes vai antes antes para a praia em vez do molhe.

Ab

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #42 em: 13:14 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
A vida é uma aprendizagem. Aprendemos com os nossos proprios erros e com as dicas que vamos recebendo. E sim, o casulo da para conservar. Vê o topico dos iscos.
Nelson Peres

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #43 em: 13:40 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
De facto a próxima vez será praia do cabedelo e irei trazer o meu relato! Um abraço e boas pescarias

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #44 em: 14:36 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Com a pratica vais corrigir, e as coisas vão saindo melhor.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #45 em: 11:58 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Nova tentativa! estou neste momento na praia do cabelo na Figueira da Foz,quem quiser passar a minha beira esteja a vontade

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #46 em: 13:26 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Gostava de ir ai, ma so para a semana.. depois conta como correu

Offline António Ramos Reis

• Marlin
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
« Responder #47 em: 13:47 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Vai á Costa de Lavos estão a sair bons peixes segundo me disseram. Estás ai perto. Se quiseres confirma. No molho. :301:

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 14:39 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Desta vez vou ficar por aqui que num tarda vou embora mas para a próxima vou até la.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 21:06 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Mais uma tentativa

Cheguei já perto das 10 da manhã e desta vez decidido a não perder chumbadas. Montei a tralha na praia, que diga-se de passagem está num estado lastimoso devido á quantidade de lixo produzido pelos humanos. Bem perto de mim um pescador a pescar a boia no molhe virado para a praia. Fiquei por lá até ao meio dia, já muito mais confiante no meu lançamento  decido que depois de almoço iria tentar a minha sorte no molhe virado para o porto, que é o local onde mais pescadores se concentram.

A manhã passou-se não apanhei nada e aproveito a pausa para meter conversa com o pescador que estava a boia. O mesmo revelou que nem 1 toque toda a mannã e que se iria embora, falei com mais outro que tanto estava a pescar ao fundo como á boia e diz-me o mesmo, no entanto este prefere apenas mudar de pesqueiro para a praia do hospital.

Bem menos mal  afinal não sou só eu que não pesco nada.

Cheio de coragem e peito feito vou de volta para o maldito molhe que me papou uns quantos chumbos na primeira vez. Relembrei o que me tinham aconcelhado, ou seja lançar o mais longo possível, deixar o chumbo bater no fundo e certeficar-me que realmente apenas estou a tirar a folga a linha e não estou a recuperar fazendo que o chumbo vá para as rochas.

Coloco um chumbo de 150 gramas e lanço bem longe... fiquei orgulhoso com a distancia comseguida. Hora de recuperar para verificar o isco que neste caso era casulo, e com receio mas mão firme recupero e sucesso! O chumbo não ficou lá nem desta nem de nenhuma vez em toda a tarde!
Apenas perco um chumbo mas de outra maneira. A quando do lançamento a linha parte-se e o chumbo segue viagem, enfim... nessa altura mudo de chumbo e coloco um em forma de lágrima de 150gr e de imediato reparo que é muito mais fácil recuperar. É essa a ideia do formato de lágrima? A corrente estava forte fiquei sem alguns anzois e vi-me a rasca para fazer um recuperação com um anzol preso e penso que aprendi a lição de que  mais vale cortar a linha que forçar o material é que cheira-me que o meu carreto fez a 2 e ultima pescaria tenco em conta os sons que ele ficou e emitir eficou meio perro... também já sabia que com material low cost não poderia pedir muito especialmente de um carreto só de um rolamento...

Bem o dia acabou sem pescado mas foi mais um dia que sem duvida aprendi mais umas coisas e afinei outras.

Um abraço e até outro dia...

« Última modificação: 21:11 Quinta, 05 de Novembro de 2015 por Nelson »

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #50 em: 09:59 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Melhorou um pouco.
Quando existe pedra, chumbadas com formatos arredondados são sempre melhor.
Quando estás a recuperar ( sem peixe ), tenta faze-lo rápido e sem pausas, assim a chumbada levanta do fundo e nunca prende.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #51 em: 11:06 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
penso que aprendi a lição de que  mais vale cortar a linha que forçar o material é que cheira-me que o meu carreto fez a 2 e ultima pescaria tenco em conta os sons que ele ficou e emitir eficou meio perro... também já sabia que com material low cost não poderia pedir muito especialmente de um carreto só de um rolamento...

A culpa é tanto do carreto como tua. Na pesca ao fundo quem deve fazer esforço é a cana, o carreto é para teres onde enrolar a linha depois de a puxar com a cana. Só se a pesca estiver solta é que podes usar o carreto para puxar, mas sempre sem esforço. Se prender e não consegues puxar com a cana, enrolas o fio no braço (cuidado para não te cortares) e puxas com o corpo. Não se deve meter um carreto a fazer esses esforços, é para o danificar mesmo sendo "bom" (imagina o esforço no veio se a bobine estiver toda para a frente e a linha também estiver na ponta).

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #52 em: 14:36 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Obrigado pela dica vou juntar uns trocos para um carreto melhor... e por em prática esses ensinamentos

Offline Miguel Pereira

• Corvina
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:23 Sábado, 10 de Outubro de 2015
« Responder #53 em: 17:35 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Hora de recuperar para verificar o isco que neste caso era casulo, e com receio mas mão firme recupero e sucesso!

Eu quando é para verificar o isco... aproximo-me o mais possível da água, baixo a ponteira ao mesmo tempo que enrolo o fio com o carreto e quando a ponteira da cana está mais ou menos na mesma inclinação que o fio, dou um esticão quanto baste para levantar a chumbada do fundo, mesmo que haja pedra ela vai passar por cima, depois é só enrolar com calma ou mais rápido se houver muita rocha, seja chumbada de pêra, piramede ou de pedra, claro que de vez em quando também fica lá alguma, mas é assim que sempre fiz...
O mar é Grande...
mas Maior é a Vida que ele nos dá...

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 18:30 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Parece que o barulho que ouço não é bem do carreto mas sim a linha é que emite um som meio estridente, será que a estiquei de mais e  perdeu elastecidade?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #55 em: 18:32 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Mas ao rodares o carreto sem estares a enrolar linha não faz barulho? Se não fizer não será do veio, mas será de outra peça/zona do carreto.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #56 em: 18:45 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Não não faz já o desmontei a parece estar integro parece é a linha a  chia nas horas quando passa na "aste" nem vejo nenhuma folga anormal... também é facil testar é trocar de linha.... se não for da linha também não se estraga dá para outras vezes....
« Última modificação: 18:53 Sexta, 06 de Novembro de 2015 por Nelson »

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #57 em: 18:49 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Não não faz já o desmontei a parece estar integro parece é a linha a  chira nas horas quando passa na "aste" nem vejo nenhuma folga anormal... também é facil testar é trocar de linha.... se não for da linha também não se estraga dá para outras vezes....

Isso não se faz, não é a linha que está a fazer barulho. Se tiver roçada ou tercinada isso vê-se na mão.

Faz o seguinte, com um pedaço de linha, outro qualquer, passa no rodízio a ver se faz esse ruído.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 18:54 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Desmontei é como quem diz apenas removi a bobine...

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #59 em: 18:58 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Mas tens de o rodar com a bobine colocada e apertada, se o veio estiver empenado só com a bobine no lugar é que dás conta.

Se não rodasse sem a bobine então estava com os dias contados >:D

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #60 em: 19:05 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Sim sim com a bobine no lugar e apertada coloquei um fio de fuorcarbono e de facto parece-me que não faz, e observei a linha nova com a que esta montada e não tem nada a ver, a que esta montada parece sem elastecidade e meia retorcida

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #61 em: 22:09 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Quase de certeza que o problema está no rodizio.

Cumprimentos,
José Matos

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #62 em: 22:24 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Tenta meter óleo no rodízio. É só mandar umas gotas lá para cima de maneira que penetre para baixo da rodinha.

O rodízio é uma peça idêntica a esta:

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #63 em: 23:12 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
É suposto aquilo rodar? Pois estava preso agora roda bem bem...

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #64 em: 23:17 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
É suposto aquilo rodar?
Sim. Supostamente é um rolamento.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #65 em: 00:19 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
Apesar de rodar poderá fazer o mesmo barulho se o rolamento tiver gripado.

Cumprimentos,
José Matos

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #66 em: 12:48 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
É suposto aquilo rodar?
Sim. Supostamente é um rolamento.

Se o material é do barato como referido o mais certo é ser um casquilho  ::) ::) ::)

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #67 em: 13:20 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
Se o material é do barato como referido o mais certo é ser um casquilho 
É possível mas ainda assim continua a ser suposto rodar!

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #68 em: 13:29 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
Se o material é do barato como referido o mais certo é ser um casquilho 
É possível mas ainda assim continua a ser suposto rodar!

Depois de levar uma valente esfrega, aquecer e empenar, já nada é suposto  ;D ;D ;D

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #69 em: 14:16 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
Depois de levar uma valente esfrega, aquecer e empenar, já nada é suposto
Exacto, pelos vistos foi o caso!  ^-^

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #70 em: 15:05 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
É suposto aquilo rodar? Pois estava preso agora roda bem bem...

Tens que olear isso bem. De preferência todas as pescas. Os meus passo por água doce e no dia a seguir meto óleo. Se o sal acumular aí, vai ficar preso.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #71 em: 16:41 Sábado, 07 de Novembro de 2015 »
Tenho muito para aprender... amanha vou tentar testar a ver se a coisa ta melhor.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #72 em: 17:28 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
A próxima ida será dia 13 de manhã estou indeciso entre praia da Figueira, Praia do hospital/cova gala ou costa de lavos mas estou tentado em meter a cana na areia na costa de lavos

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #73 em: 17:32 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
A próxima ida será dia 13 de manhã estou indeciso entre praia da Figueira, Praia do hospital/cova gala ou costa de lavos mas estou tentado em meter a cana na areia na costa de lavos.

Vê bem o estado do mar e se a Xávega ainda está a trabalhar. Podes estar a pescar e corres o risco de ter de abalar com a recolha das redes.
Mas se fores para o molhe aí não terás esse problema.

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #74 em: 17:41 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
atençao ao estado do mar para esse dia, o mar vai subir e se quiseres ir para o mar, aconselho te ires para a praia da claridade o mar é mais tranquilo

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #75 em: 19:59 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
Em ultimo caso vou para o cabedelo... mas duvido que se pesque la alguma coisa.... sem bem que de noite diz que é bom...

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #76 em: 19:59 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Bem testei o carreto e sim era do rodízio que depois de lubrificado ficou quase como novo.

Mas infelizmente ainda não foi desta que pesquei o quer que fosse...

Agora uma questão,quando estamos num pesqueiro que sabemos que tem caranguejo a papar o casulo qual a solução? Flutuadores?

Offline marciobarrosao

• Corvina
    • Parchal/Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 15 de Outubro de 2015
« Responder #77 em: 20:49 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Flotuadores é uma das soluções que uso a outra que também uso é fazendo uma montagem do género da foto:
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero kisu Special CE 2011
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero Kisu Special CE 2011

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #78 em: 23:18 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
Agora uma questão,quando estamos num pesqueiro que sabemos que tem caranguejo a papar o casulo qual a solução? Flutuadores?

Caranguejo  :hummm: tens a certeza. Onde estiveste a pescar?

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #79 em: 23:32 Sábado, 14 de Novembro de 2015 »
eu acho que ele costuma pescar é nos blocos velhos virado para o rio, ao lado do ISN e dos estaleiros navais.

Por acaso ja la tive o mesmo problema, o anzol vinha sempre limpo..

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #80 em: 01:05 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
Isso na maior parte das vezes é a "rataria"...

Há certas alturas que basta lá cair, ainda se está a "esticar" o fio já a rataria está a preparar as coisas para que se puxe, isque e lance novamente... noites inteiras assim...
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #81 em: 08:47 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »

Caranguejo  :hummm: tens a certeza. Onde estiveste a pescar?

Virado para o rio junto aos estaleiros, onde está o radar, por acaso atė vi os gajos nas rochas ainda tentei apanhar um para iscar

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #82 em: 20:02 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Finalmente hoje venho dizer algo mais do que me lamentar pela perda de chumbos... Voltei a insistir no mesmo molhe. "Pois se os outros pescam mesmo sendo pouco porque raio não pesco eu?!" pensei eu... e finalmente pesquei um faneca mesmo mesmo no limite legal de tamanho... um sorte do camandro... a Única coisa que fiz de diferente foi insistir em utilizar anzóis um pouco mais pequenos e sinceramente acho que foi essa a chave, pois olhando para os anzóis dos meus vizinhos, reparei que os que usava com maior frequência eram de facto uns tamanhos acima...
Agora é continuar a tentar até chegar ao meu objectivo que é um robalo dentro do limite legal...
Obrigado pelas dicas de todos 

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #83 em: 00:17 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Parabéns pela faneca. ;)

Em relação ao robalo dá uma vista de olhos aqui.

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #84 em: 01:11 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Já conhecia a proibição... bem até Dezembro pode ser que tenha sorte...

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #85 em: 19:41 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »

Dá-lhe com força .
Já fiz boas pescas nos minutos finais.
Talvez até dos melhores exemplares.

Do género -  epá só mais um lançamento eu dois.

Partilha depois com a malta.
Abraço.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #86 em: 20:03 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »

Que saiba essa proibição não se aplica a Portugal.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #87 em: 20:13 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
E se não me engano também não se aplica a Espanha.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #88 em: 20:14 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
E se não me engano também não se aplica a Espanha.

Até ver não se aplica em lado nenhum na pesca lúdica e desportiva.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #89 em: 20:16 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Até ver não se aplica em lado nenhum na pesca lúdica e desportiva
Pois, também fiquei com a ideia que era ainda apenas uma proposta mas a efectivar-se não iria incluir Portugal e Espanha.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #90 em: 20:18 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Correcto e afirmativo :fixe:

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #91 em: 20:25 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Correcto e afirmativo
;)

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #92 em: 20:59 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Sim vendo bem nem lei é ainda.
Apenas uma proposta.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #93 em: 19:11 Domingo, 29 de Novembro de 2015 »
Ora hoje venho fazer perguntas sobre montagens.
Tenho usado a seguinte montgem que é a que vi mais gente a fazer onde eu pesco mas queria a vossa opinião...

Linha do carreto com destorcedor e clip no clip coloco o chumbo e também coloco o estralho de 1,5 metros

Tanbém já usei esta montagem:

Mas o estralho enrola muito a volta da madre...

O que me dizem? Pesco em molhe com bastante corrente.

Reparei também que o pessoal mais velho por vezes coloca no estralho um chumbo de 6gr a correr até ao anzol faz sentido?

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #94 em: 16:25 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
Alguma ajuda besta questão?obrigado

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #95 em: 16:54 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
Linha do carreto com destorcedor e clip no clip coloco o chumbo e também coloco o estralho de 1,5 metros

Isto não é correcto. A chumbada anda sempre a rodar e vai enrolar aquilo tudo.

Ou colocas um destorcedor em "T" ou atas o estralho directamente à madre com um "dropper loop" uns palmos acima.

Dropper loop:

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #96 em: 16:59 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
Inserir Citação (seleção)

A malta da velha guarda da minha zona pesca assim. Homens com 70/80 anos locais, com quase tantos anos de pesca como de vida, e sempre pescaram assim a vida toda. Não sabem o que é um stopper, rotor, etc..
A maioria deles nem usa clip, é todo com nós. Mas também usam fios grossos.

Cumprimentos,
José Matos

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #97 em: 18:55 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
Isto ………

Mas o estralho enrola muito a volta da madre...

é consequência disto ………

Pesco em molhe com bastante corrente.

O que deves fazer é trocar o destorcedor triplo por um destorcedor acoplado, ou deixares um destorcedor livre na madre onde amarrar o estralho, podendo esse destorcedor ter o curso balizado por stoppers de borracha. E de preferência colocar mais chumbo na montagem para não arrastar tanto, ou pescares nas repontas das marés que é o mais indicado nesses pesqueiros.

A sugestão do duas é muito boa se for para fazer tricot, coche ou te arranjar uma carrada de nervos  :LooooL: :LooooL: será pior a emenda que o soneto.

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #98 em: 21:07 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
A sugestão do duas é muito boa se for para fazer tricot, coche ou te arranjar uma carrada de nervos    será pior a emenda que o soneto.

Ups...  :meco:

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #99 em: 22:03 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
Destorcedor acoplado? Isso eu não sei o que é. ..

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #100 em: 22:41 Quarta, 02 de Dezembro de 2015 »
 Ó Nelson, repara que ao colocares o estralho no clip que também tem a chumbada o estralho não roda à volta da madre, antes pelo contrário, quando a chumbada rola, enrola o estralho, inevitavelmente.

Daquelas montagens que mostras, porque não usas logo a primeira que aparece à esquerda em cima ?

:fixe:

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #101 em: 00:52 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »
Destorcedor acoplado? Isso eu não sei o que é. ..

Mas se procurares no fórum verás que ficas a saber!

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #102 em: 09:24 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »
Quando a corrente é muito forte, segue os conselhos do "Pedras", se não resultar, arruma o material.
Agora com uma corrente ligeira até é bom, estica-te a montagem e enrolamentos 0.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #103 em: 11:02 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »
Ó Nelson, repara que ao colocares o estralho no clip que também tem a chumbada o estralho não roda à volta da madre, antes pelo contrário, quando a chumbada rola, enrola o estralho, inevitavelmente.

Daquelas montagens que mostras, porque não usas logo a primeira que aparece à esquerda em cima ?

Quando falei que o estralho enrolava muito referia-me a montagem da imagem

Então talvez o ideal seja um destorcedor triplo logo a seguir ao clip da linha do carreto e para baixo fica o chumbo para o lado o estralho?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #104 em: 12:28 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »
Bem ………… vamos lá ver se a gente se entende!!!

Então talvez o ideal seja um destorcedor triplo logo a seguir ao clip da linha do carreto e para baixo fica o chumbo para o lado o estralho?

Então mas a montagem que referes não tem um destorcedor triplo? Parece-me que sim!

E o problema é que o destorcedor triplo não destorce coisa absolutamente nenhuma, destorce nas nossas mãos quando a manuseamos, dentro de água aquilo nem roda quanto mais destorcer.

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #105 em: 12:59 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »

Já tens aqui várias respostas sugestões para experimentar:

- Fio mais grosso, tanto na madre como no estralho
 - Mais peso
 - Chumbinho fendido(sugestão tua)
 - Destorcedor acopolado
 - Pescar directo só com nós
 - Tentar pescar nas repontas das marés

Acho que agora é menos teoria e mais prática... testar.

Mas ainda tenho mais uma que é um destorcedor triplo com um clip em baixo. Tipo isto:

P.S. Eu, quando vejo pedras, nunca uso acessórios (destorcedores, clips, stopper, etc.) para o caso de haver prisões e isso inclui molhes e pontões.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #106 em: 13:38 Quinta, 03 de Dezembro de 2015 »
Obrigado a todos vou tentar a ver a qual me adapto melhor mas a ultima parece-muito interessante! Mais uma vez obrigado a todos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #107 em: 17:12 Quinta, 07 de Janeiro de 2016 »

Já tens aqui várias respostas sugestões para experimentar:

- Fio mais grosso, tanto na madre como no estralho
 - Mais peso
 - Chumbinho fendido(sugestão tua)
 - Destorcedor acopolado
 - Pescar directo só com nós
 - Tentar pescar nas repontas das marés

Acho que agora é menos teoria e mais prática... testar.

Mas ainda tenho mais uma que é um destorcedor triplo com um clip em baixo. Tipo isto:

P.S. Eu, quando vejo pedras, nunca uso acessórios (destorcedores, clips, stopper, etc.) para o caso de haver prisões e isso inclui molhes e pontões.

Usei essa montagem com esse destorcedor na terça-feira passada e saquei 7 fanecas mas uma foi devolvida devido ao baixo tamanho... o esforço compensou e as vossas dicas ajudaram... mesmo com um conjunto de cana e carreto de 30 euros dr hipermercado...😆

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #108 em: 17:44 Quinta, 07 de Janeiro de 2016 »

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #109 em: 22:19 Segunda, 25 de Abril de 2016 »
Olá pessoal o super tótó está de volta.
Após a jornada das fanecas mais nada saquei... muita grade...

Decidi fazer um upgrade e comprar um careto novo... como novamente o orçamento era curto comprei um mitchel premium pro 7000... parece pouco mas em relação ao meu carreto antigo é um ferrari!.

Desta vez enchi o carreto com fio 0,20, para tentar lançamentos mais longos e treinar comlinhas mais finas, mas para lançar foi uma carga de trabalhos.
Tudo me parece mais leve e quando lanço com o carreto antigo com fio 0,40 faço a força que quero e o chumbo vai na boa mas com 0,20 ou lanço curto ou rebento o fio pois não consigo encontrar o timing para tirar o dedo para soltar o fio....
Alguma dica?

Saudações!

Offline joaoroque

• Marlin
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
« Responder #110 em: 22:25 Segunda, 25 de Abril de 2016 »
Tens que usat shock leader /chicote senão isso vai partir sempre, 15 m de linha mais grossa na ponta ou então um chicote cônico

Offline gmarques

• Corvina
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #111 em: 22:32 Segunda, 25 de Abril de 2016 »
Falta o chicote cónico.
Compra-se em bobines de 10 chicotes de uns 15m cada geralmente. Chama-se cónico porque... tem essa forma, ou seja, no fim do fio do carreto (0.20) unes com a ponta fina do chicote, idealmente do mesmo diâmetro ou muito perto disso para que o nó seja o mais perfeito possível. O chicote vai ficando mais grosso até acabar com perto de 0.60. Assim o fio que fica fora do carreto aguenta bem qualquer lançamento.

Se usares um chicote sem ser cónico o nó de um fio digamos 0.50 ou 0.60 com o 0.20 que tens no carreto vai ficar um trambolho e na hora do lançamento quando passar nas argolas não vai sair coisa boa.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #112 em: 22:48 Segunda, 25 de Abril de 2016 »
Obrigado pelas dicas pessoal... logo vi que falhava em algo!

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #113 em: 06:49 Terça, 26 de Abril de 2016 »
Obrigado pelas dicas pessoal... logo vi que falhava em algo!

a força do lançamento eh exercida desde a chumbada até ao carreto/dedo, por isso tens que ter a linha grossa so para o lançamento

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #114 em: 18:56 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Ora o super totó de volta hoje saiu-me isto e digo isto porque não sei se é uma dourada se um sargo.

Em ambos os casos penso que foi uma captura legal

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #115 em: 18:58 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Sargo / Safia

Cumprimentos,
José Matos

Offline JoaoSantos

• Marlin
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #116 em: 19:25 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Na gíria isto são sarguetas. No entanto olhando bem pode ser um Alcorraz

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #117 em: 20:17 Segunda, 30 de Maio de 2016 »
Uma pequena safia.
Nelson Peres

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #118 em: 23:42 Segunda, 30 de Maio de 2016 »

Mesmo sem chicote cónico (que seria o melhor) podes colocar uma ponta de linha dessa de 0.40 que usavas, bastam 8 a 10 metros, atas na linha linha 0.20 e toca a andar, faz é um bom nó, tens de ter em atenção a questão de atar um 0.20 a um 0.40, mas há nós bons para isso, eu quando usava era o UNI nó duplo, no 0.40, dava 3 voltas e no 0.20, 5 voltas e resultava, mas há mais nós.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #119 em: 11:51 Quarta, 01 de Junho de 2016 »
Obrigado pela dica

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #120 em: 11:07 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
utilizei este nó mas se calhar fiz mal...

« Última modificação: 11:39 Quinta, 02 de Junho de 2016 por Zé Maria, Motivo: imagem em vez de link »

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #121 em: 14:42 Quinta, 02 de Junho de 2016 »

Esse é o nó que uso para ligar o chicote à madre e acho-o bem fiável e resistente, desde que o uso à anos, e, não quero outro, quando as linhas são da mesma espessura (mais ou menos), 5 voltas em cada nó, quando são de medidas diferentes reduzo as voltas na mais grossa, como já expliquei.

Ao fazer os nós, dou as voltas e ajusto e depois junto-os e volto a ajustar, fica muito bom, (sempre bem salivado :join:)

É um bom nó  :fixe:

Offline johnteixeira

« Responder #122 em: 18:44 Sexta, 15 de Julho de 2016 »
Same here, é o que faço mais rápido e o que dura mais xD

Cumps.

* Tópicos Recentes

Carretos Ultegra por DFishing [Hoje às 18:32]

Cana Chumbadinha por FilipePC [Hoje às 16:52]

Linha carreto eléctrico por FilipePC [Hoje às 09:49]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [23:20 Terça, 04 de Novembro de 2025]

Cana vega rs4 4.20 por FilipePC [07:58 Terça, 04 de Novembro de 2025]

SURFCASTING EM ESPANHA com HUMBERTO GACIO & EMILIO JIMENEZ por Bruno87 [20:20 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

Novo no Spinning por MCosta [09:53 Segunda, 03 de Novembro de 2025]