collapse

Autor Tópico: Super tótó  (Lida 22099 vezes)

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Super tótó
« em: 21:48 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Boas
ora cá vão as primeiras questões de super tótó....

Já andei a ler umas coisas e a ver uns vídeos e estou a pensar em iniciar-me na pesca de fundo/surfcasting de costa e talvez em águas doces à bóia....

Quanto a material a minha 1º duvida é a seguinte: uma cana de surfcasting de 4,5m ou 5 metros também servirá para pescar à boia em rio ou terei de recorrer a outra cana?

2º questão: Existe algum dicionário de vocabulário de pesca? é que há palavras que não faço ideia ao que se referem principalmente no que toca a linhas/montagens...

3ºquestão e para já a ultima já reparei que existe datas de defeso para certas espécies em águas interiores e no que toca a pesca na costa existe alguma restrição?

Ora se me poderem ajudar eu agradeço que sou uma nabiça que se está a tentar iniciar, mais tarde colocarei mais duvidas para que não vos esteja a maçar mais
Obrigado

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Super tótó
« Responder #1 em: 22:07 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Nelson, há quem perceba muito mais disto que eu, mas cá vai:

Cana- No máximo 4,5m. Eu tenho de 4,25 e 4,5.
Se dá para boia... dá... eu há 20 anos até fazia boia com uma de surfcasting e carreto pesadão. Nas falésias, para puxar em altura, há quem o faça.
Mas, normalmente, para boia, usam-se canas mais leves e mais compridas, com carretos também mais leves. O corpo agradece, embora se aplique o velho ditado "quem não tem cão..."
2- Lê isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, está muito bom.

3- O curso "legislação" é mais difícil fazer do que o curso de pesca... Na costa vicentina há defeso para o sargo. Há a lista das medidas das espécies e também uma lista de espécies que não é permitido reter.

Deves começar por aí.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 22:21 Segunda, 12 de Outubro de 2015 »
Ficheiro muito fixe vou devorá-lo! Obrigado!

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 11:30 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Com uma cana de surfcasting não vais conseguir pescar á boia, principalmente em aguas interiores em que se usam boias muito leves e sensíveis.
Quanto aos termos e palavras usadas na pesca, também considero que existe estrangeirismo, se fores então para o spinning é demais. Mas com o tempo vais-te habituando.
Quanto á tua 3ª questão, na costa não há defeso das espécies como existe em aguas interiores, exceção da sardinha,  >:D, mas existem espécies que é proibida a captura. Tens que ter atenção ás medidas do peixe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #4 em: 17:46 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com uma cana de surfcasting não vais conseguir pescar á boia, principalmente em aguas interiores em que se usam boias muito leves e sensíveis.
Quanto aos termos e palavras usadas na pesca, também considero que existe estrangeirismo, se fores então para o spinning é demais. Mas com o tempo vais-te habituando.
Quanto á tua 3ª questão, na costa não há defeso das espécies como existe em aguas interiores, exceção da sardinha,  >:D, mas existem espécies que é proibida a captura. Tens que ter atenção ás medidas do peixe.

tirando aqui no PNSACV com o defeso do sargo

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 19:00 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Pois é Ivo, esqueci-me desse cantinho.
Obrigado pelo reparo.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 21:52 Terça, 13 de Outubro de 2015 »
Ok nova questão .
O que define a espécie que pescam? O isco? O local? O tipo de pesca? A altura do ano? Ou tudo junto?

Existe algum isco "universal" para a costa?

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 00:13 Quarta, 14 de Outubro de 2015 »
Ok nova questão .
O que define a espécie que pescam? O isco? O local? O tipo de pesca? A altura do ano? Ou tudo junto?

Existe algum isco "universal" para a costa?

Nelson a especie que se pesca tem muito a ver com um pouco de tudo..

o local claro certas praias podem dar mais alguns tipos de peixe..tb podes tar a apanhar muito peixe e as pessoas que estão a tua volta não apanham....

o tipo de mar ou aspectos climatéricos como mares mais calmos ou batidos..ou temperaturas do mar..por exemplo de verão aguas quentes podes apanhar douradas ou de inverno mais robalos..sargos saiem em todo o ano mas de inverno ja são maiores..

todas estas questões são relativas  ate a sorte as vezes conta..

os iscos tb contam bastantes..tenho aprendido isso ao longo do tempo..muitas vezes a mesma especie...imagina o sargo..vais la hoje com caranguejo e apanhas muitos..na semana que vem vais la e nao apanhas nenhum..e so apanhas com ameijoa...certas especies tipo dourada gostam muito de coisas com casca..tipo canivete ou carangueijo  ou ate minhocas grandes (americana)..mas aqui em sines ate com camarao se apanham.. o robalo costuma-se apanhar com minhocas grandes patas de polvo tiras de choco..enfim tudo isto eh um mundo..vai falando com pescadores da zona eles melhor k nig sabem o que apanha la e com que iscos..nao tenhas medo de perguntar

eu quando vou a churraskeira vou comer carne..se numa praia tem mexilhoes ou minhocas tipo tiagem ou caranguejo podes apostar nisso

as montagens por vezes tb contam se estao mais altas ou nao--chumbadas de correr para douradas ou flutuadores para tainhas peixes agulhas ou cavalas e ate robalos..

normalmente acho que a malta leva varios tipos de isco e as especies que ''queremos'' apanhar sao quase sempre as mesmas e bem vindas...sargos..robalo..douradas..bail as/vareas..linguados..estas especies apanham.se todas com minhocas..a teagem eh do melhor mas tem k se apanhar....o casulo,ganso ou coreana devem ser dos iscos mais universais..tambem uso muito o canivete sem casca atado e iscado com agulha...todos os iscos vivos e frescos sao melhores que mortos..mas ja fiz pescarias excelentes com ameijoa e canivete podre..tb ja ouvi dizer..noites escuras iscos claros..noites claras iscos escuros..por vezes missangas podem atrair algumas especies tipo linguado ou iscos salgados o pregado..ja agora a sardinhas tb eh boa para alguns peixes tambem para o robalo as filete de boga ja fez sucesso

as luas e as marés também e as vezes a hora em certas praias..numas praias eh melhor com mare a encher outras a vazar..outras aquela hora eh melhor...

tudo isto eh relativo e nao tem uma ciencia exata senao toda a gente apanhava peixe tds dias e temos k nós ao longo do tempo ir insistindo e tirando as nossas conclusões..

podia tar aqui a fazr um texto gigante mas fica so uma ideia eu pesco a uns 4 anos e todos os dias aprendo coisas

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 01:48 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigado pelas explicações. Ora quanto a iscos ainda... sei que as várias espécies de minhocas se vendem nas lojas de pesca, e quanto a outros iscos como camarão, sardinha, mexilhão estamos a falar dos que se vendem para  consumo humano em qualquer supermercado?

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 12:35 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigado pelas explicações. Ora quanto a iscos ainda... sei que as várias espécies de minhocas se vendem nas lojas de pesca, e quanto a outros iscos como camarão, sardinha, mexilhão estamos a falar dos que se vendem para  consumo humano em qualquer supermercado?

sim..o camarao eh raramente utilizado no surfcasting mas por vezes tem sucesso em certos sitios como eu tinha dito na praia de sines eh um deles.

o mexilhao tb o podes apanhar se tiveres algum local onde tenha muitos..

a sardinha eh comprada claro ja que a sardinha nao consegues de outra forma..a sardinha tb eh um dos iscos menos utilizados na pesca de praia mas tb tem sucesso por vezes

quando fores a uma pescaria ja que nao a dinheiro para tudo aconcelho-te a levares pelo menos 3 variedades de isco.

o que a malta mais usa é ...ganso/coreana/canivete/ameijoa branca/minhoca branca/ caranguejo (isto aqui na minha zona)

depois tens outros que tb se usa muito, ja aki onde eu vivo nao eh taum facil encontrar ( bibis ou titas / casulo / minhoca americana)

« Última modificação: 12:43 Quinta, 15 de Outubro de 2015 por Ivo Martins. »

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 12:40 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

Normalmente nas casas de pesca é mais barato porque não é para consumo humano. No caso das sardinhas só há congeladas. E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 12:44 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

Normalmente nas casas de pesca é mais barato porque não é para consumo humano. No caso das sardinhas só há congeladas. E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.

essa de ser depurado eh nova! eestamos sempre aprender ..pelo menos as teorias =D

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 12:58 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »

2º questão: Existe algum dicionário de vocabulário de pesca? é que há palavras que não faço ideia ao que se referem principalmente no que toca a linhas/montagens...

posso te dizer algumas que me lembre assim de repente..

montagem - a linha (normalmente grossa para aguentar os lançamentos) onde se coloca as missangas e destorcedores para depois ligar as linhas dos anzois (chamadas de estralhos)

estralhos - linhas normalmente de fluorcarbono onde ligas o anzol e na outra ponta á ''montagem''

fluorcarbono - existem alguns tipos de linha..o monofilmamento normal e o fluorcarbono, este ultimo, eh feito de um material que debaixo de agua se torna invisivel..eh usado nas linhas dos anzois..para o peixe supostamente ver o isco e nao ver a linha) estas linhas sao mais caras

linha madre - é a linha principal ou a linha do carreto

shock leader ou ponteira de shock ou linha de shock- eh uma linha que se usa para suportar a pancada do lançamento..se usares uma linha madre fina por exemplo 0,25 e fores lançar uma chumbada pesada ela vai partir..entao usa-se uma linha conica que começa em 0,25 e acaba em 0,50 por exemplo..estas linhas têm cerca de 15 metros onde uns 8 metros ficam no carreto e a zona onde tens o dedo ja eh grossa e ja suporta o lançamento.. (á quem use linhas de shock todas do mesmo diametro ou seja ligas a linha madre 0,25 a uma linha de 15 metros com 0,40 ou 0,40..mas depois o nó fica muito grosso e quanto passa nos passadores manda porradoes la..

passadores - sao aquelas argolas que a cana tem..tens algumas marcas as mais conhecidas sao as SIC e FUJI..as FUJI sao as melhores..depois tens varios tipos de formatos de passadores..Low rider (linhas finas) tipo K (sao mais largos ja dao pra todas as linhas) e por ai fora..quanto melhores forem os passadores e o material que sao feitos mais caros..logico..um conjunto de passadores fuji pode custar uns 80 euros..se forem em titanio custam os olhos da cara

gradar - a palavra mais conhecida deste forum..''gradar'' ou ''grade'' eh ir a pesca e nao apanhar nada =DD

arear ou assorear (acho eu) a chumbada - eh quando a chumbada fica enterrada e desassorear é o acto de quando a desenterras a puxares por ela com a cana

epa assim derepente nao me vem assim mais a cabeça mas tem muitos termos mesmo

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 14:39 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Só acrescentar algumas coisas ao que o Ivo disse.
O Shock Leader ou chicote para além de ser útil no lançamento com linhas finas, também é uma grande vantagem na hora de por o peixe a seco.
Quando uma chumbada fica areada, aconselho a não usar a cana para retirar a chumbada.
Quanto aos termos existem imensos, alguns mais complicados, pelo que o melhor era pedires o significado para os que tens duvidas.

Cumprimentos,
José Matos

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #14 em: 15:18 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
E já me disseram, mas eu não acredito, que os bivalves do supermercado têm menos eficácia por serem depurados.

Duarte, pode fazer sentido que depurando, se tire ao isco algum odor e viscosidade, que possam servir de atractivo. Isso eu aceito.
No entanto, recentemente, fui fazer uma pesquinha ao pião com um camarada. Ele tinha navalha não depurada e eu, comprei na última da hora, uma dose de navalha depuradissíma num supermercado.
Eu tirei peixe e ele não.
Vale o que vale..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

* Tópicos Recentes

Carretos Ultegra por DFishing [Hoje às 18:32]

Cana Chumbadinha por FilipePC [Hoje às 16:52]

Linha carreto eléctrico por FilipePC [Hoje às 09:49]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [23:20 Terça, 04 de Novembro de 2025]

Cana vega rs4 4.20 por FilipePC [07:58 Terça, 04 de Novembro de 2025]

SURFCASTING EM ESPANHA com HUMBERTO GACIO & EMILIO JIMENEZ por Bruno87 [20:20 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

Novo no Spinning por MCosta [09:53 Segunda, 03 de Novembro de 2025]