collapse

Autor Tópico: Super tótó  (Lida 22097 vezes)

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Super tótó
« Responder #30 em: 14:15 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mais uma questão de super toto, para pescar ao fundo em águas interiores posso usar a mesma cana e carreto de surf?

Por acaso ia perguntar isto mesmo. É capaz de dar mas não deve ser o ideal, a ver se alguém explica porquê. As canas de carpa parecem-me muito mais finas, mais fracas e mais parabólicas que as de surf para fazer lançamentos de alta precisão por cima da cabeça. Os carretos são iguais.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #31 em: 14:45 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Mais uma questão de super toto, para pescar ao fundo em águas interiores posso usar a mesma cana e carreto de surf?

Por acaso ia perguntar isto mesmo. É capaz de dar mas não deve ser o ideal, a ver se alguém explica porquê. As canas de carpa parecem-me muito mais finas, mais fracas e mais parabólicas que as de surf para fazer lançamentos de alta precisão por cima da cabeça. Os carretos são iguais.

Também tens canas de surfcasting mais fracas e parabólicas.
Podem ser usadas, no entanto não é necessário canas com grandes acções.
E se for para ir 1/2 dúzias de vezes por ano, serve muito bem.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Sábado, 10 de Outubro de 2015
« Responder #32 em: 09:15 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »

E quando pescam em molhes  levam suporte de cana? Ou arranjam outras maneiras de fixar a cana, nas rochas por exemplo? Ou fica mesmo na mão?

Outra pergunta de mega tótó para o pessoal da Figueirada foz

Posso pescar em qualquer praia e em toda a sua extensão? E no cabededo? Gostava de treinar lá os primeiros lançamentos mas não queria fazer figura de urso ao ir para o areal do cabedelo. Falo no cabedelo pois lá e muito calmo.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #33 em: 09:33 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Sobre a questão de como manter a cana num molho, as 3 situações abordadas são válidas.
Ou seja, podes pescar com a cana na mão, levar um suporte que dê para prender na rochas, ou entalar a cana entre as pedras. Tudo isto depende do molho que vais estar, e se tens as condições para tal.
Se as rochas não permitirem " entalar" a cana, ou se não queremos para não estragar ou esfolar/riscar a cana, é sempre bom levar um suporte, mesmo que se faça uma pesca de cana na mão, dá sempre jeito para iscar, ou ter as mão livres para fazer outra coisa.

Quanto há questão da Figueira não posso ajudar.

Cumprimentos,
José Matos

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #34 em: 09:47 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
E existem clubes que possam ensinar a dar os primeiros passos ou nem por isso? Andei a pesquisar mas não encontrei muita informação para os lados de Coimbra.

Caso te possa ser útil fica a lista de associados da Associação Regional Beiras de Pesca Desportiva.

A Associação Cristã Mocidade sei que tem uma equipa de pesca desportiva em águas oceânicas.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #35 em: 13:46 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Agradeço todas as ajudas têm sido excelentes!
É bom ver um blog onde se ajuda os mais inexperientes.
Mais uma vez obrigado a todos.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #36 em: 02:54 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Quanto as minhas questões sobre o Cabedelo alguém da figueira da foz que possa ajudar?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #37 em: 09:10 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Que saiba não há nenhuma proibição de pescar no Cabedelo.
Mas tamb´m tens sempre como alternativa a praias a sul, a começar pela do hospital.

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #38 em: 10:13 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Praia do cabedelinho é uma optima praia para começares as tuas pescas, o mar é tranquilo e tem la pouca gente e tens muito arear para treinar.

Quando comecei a pescar ao corrico foi para la que fui fazer os primeiros lançamentos e ainda tirei uns peixitos.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 12:40 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Ora então trago a minha 1º experiência de pesca por viva voz.

Quanto ao material, bem acabei por comprar o mais barato que encontrei. Tenho de ser honesto o dinheiro não é muito e com uma filha e outra a caminho não me posso dar ao luxo de investir para já em material de qualidade por isso optei por material barato de uma certa loja multi-desportos e comprei uma cana de 4,20 já com carreto e depois juntei todo o restante material como destorcedores, anzóis de vários tamanhos uma bobine com 300 de linha 0,40, "clipes de engate" 50m de linha fluorcarbono uns anzóis já empatados uns chumbos de 100 e 200gr uma agulha de iscar....

Bem então lá fui eu e na minha 1º paragem fui a uma loja de pesca na Figueira da Foz (FF) perto do cabedelo que tem nome de peixe acabado em "...eiro" quem é de lá deve ter percebido. (não coloco nome das lojas com receio de estar a fazer alguma publicidade ilegal mas de a administração permitir coloco os nomes com respectivo feddback) comprei lá casulo e um suporte para a minha cana.

Abanquei no molhe junto a entrada do cabedelo ao pé do radar da entrada do porto. Coloquei um chumbo de 100gr e isquei o casulo o que se revelou difícil pois acabava por partir mas que mais tarde resolvi isso com uma agulha de iscar que comprei na loja da FF.

1º lançamento e a coisa correu bem melhor do que eu pensava tive alguns toques mas não saquei nada... o dia foi avançando e a maré subia, chegou um ponto em que lancei e... fiquei sem o chumbo :-\ de 100gr ficou preso nas rochas talvez... nova tentativa novo chumbo e pimba quando recuperei ficou lá preso.

Fui meter conversa com um pescador ao meu lado bem simpático que me explicou que a corrente estava muito forte o melhor seria um chumbo de 200gr pois o de 100 era arrastado para as rochas. e mostrou-me também que ele gostava de colocar uma oliva de 6gr a correr junto ao anzol devido a usar casulo com tal corrente.

Bem fui ao almoço e já com chumbos de 200gr lá fiz o lançamento que se revelou mais difícil, mas consegui recuperar sem perder nada! sucesso neste passo!! reparei que o casulo nunca sobrevivia e só recuperava o anzol sem nada e fiquei a pensar que será que a forte corrente não seria o ideal para este isco?! fiquei com vontade de iscar mexilhão com elástico para testar mas como não tinha.... fica para a próxima.

Nova ronda pelo meus vizinhos pescadores bem simpáticos e acessíveis e todos tinham uma coisa em comum: Todos usavam casulo e ninguém tirou nada da parte da tarde e todos os anzóis vinham vazios.... o meu vizinho da esquerda ainda sacou uns robalos de manha e mais qualquer coisa mas a tarde num conjunto de uns 10 pescadores ninguém tirou nada até as 5 da tarde hora em que parou de encher.

Bem mais uns lançamentos depois de almoço e.... raios... fiquei com um chumbo de 200gr preso.... aliás fiz mais 2 lançamentos e em todos fiquei sem chumbo :'( :'( :'( acabei por desistir pelas 5 da tarde pois levei a catraia que foi comigo e já estava a ficar inquieta.

Nova ronda pelos vizinhos e perguntei porque é que eu teria perdido os chumbos e recebi 2 explicações diferentes que possivelmente se complementam

1º explicação: Assim que lanço e o chumbo caia a água o meu vizinho disse que reparou que eu não deixei o chumbo bater no fundo e quando eu tirava a folga na verdade estava a recuperar e o chumbo era arrastado para as rochas de imediato.

2º explicação: O meu outro vizinho disse que não estava a lançar suficientemente longe e que a corrente empurrava o chumbo antes de ficar firme, ele disse-me que tinha de lançar o mais longe possível para que com a forte corrente a linha faça um ângulo de 35º em relação a margem e não se aproxime da margem.

Bem agradeci as explicações e ofereci o resto do meu casulo que já era pouco (já agora dá para conservar??)

Bem em jeito de conclusão tenho muito que praticar e aprender.

Em breve coloco aqui o resumo da minha 2º pescaria

Abraço

Ps: não me esqueci de tirar a devida licença!

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #40 em: 12:50 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Bom relato amigo, apesar de nao teres tido muita sorte.

O que te aconselho como iniciante que és nesta arte, era o que ja te tinha dito antes, praia do cabedelinho, é so areal e mar calminho, la nao vais perder material certamente, pescar em molhos requer alguma experiencia e conhecimento do local

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 13:06 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Boas, na pesca como em tudo, não há vez como a primeira  :fixe:

Pescar em molhes tem esses inconvenientes quando não se conhece bem os fundos, há sempre algumas pedras que se espalham em redor e que depois acabam por nos lixar a pesca.
Um conselho, não gastes dinheiro em chumbos de 200gr, não se justifica teres chumbadas com esse peso, certamente que a cana também não deve ter muita capacidade para as lançar, e depois quando lá fica o prejuízo é bem maior, para a bolsa e para o ambiente.

Numa próxima se puderes vai antes antes para a praia em vez do molhe.

Ab

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #42 em: 13:14 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
A vida é uma aprendizagem. Aprendemos com os nossos proprios erros e com as dicas que vamos recebendo. E sim, o casulo da para conservar. Vê o topico dos iscos.
Nelson Peres

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #43 em: 13:40 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
De facto a próxima vez será praia do cabedelo e irei trazer o meu relato! Um abraço e boas pescarias

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #44 em: 14:36 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Com a pratica vais corrigir, e as coisas vão saindo melhor.

Cumprimentos,
José Matos

* Tópicos Recentes

Carretos Ultegra por DFishing [Hoje às 18:32]

Cana Chumbadinha por FilipePC [Hoje às 16:52]

Linha carreto eléctrico por FilipePC [Hoje às 09:49]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [23:20 Terça, 04 de Novembro de 2025]

Cana vega rs4 4.20 por FilipePC [07:58 Terça, 04 de Novembro de 2025]

SURFCASTING EM ESPANHA com HUMBERTO GACIO & EMILIO JIMENEZ por Bruno87 [20:20 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

Novo no Spinning por MCosta [09:53 Segunda, 03 de Novembro de 2025]