collapse

Autor Tópico: Regras para 2026. Concordam?  (Lida 3664 vezes)

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Regras para 2026. Concordam?
« Responder #30 em: 19:11 Quinta, 24 de Outubro de 2024 »
Após ler o documento REGULAMENTO (UE) 2023/2842 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de novembro de 2023. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre fiquei com a ideia de que esta legislação embora se aplique a todos os tipos de pesca e a todos os pescadores, no entanto a obrigatoriedade de "registo do pescado" se destina apenas à pesca embarcada.

Em lado algum fala em ser obrigatório estar a pescar com telemóvel na mão e preencher a dita aplicação a cada peixe que se capture.

Aliás, o documento pouco foco tem para os pescadores lúdicos apeados.

O termo "telemóvel" e/ou seus derivados "telefone" "tele", etc não existe em todo o documento
O termo "apeado" não existe em todo o documento e o termo "apeada" aparece 2 vezes.
O termo "lúdica" não existe em todo o documento
O termo "desportiva" assim como o termo "desportivos" aparece 1 vez cada
O termo "recreativa" existe 31 vezes e "recreativas" aparece apenas 1 vez. Parece pois que a UE acha que o termo correto para a nossa atividade é "pesca recreativa" e na página 8 no ponto 51) diz:
"A pesca recreativa tem um papel importante na União do ponto de vista biológico, económico e social. Tendo em conta os impactos significativos da pesca recreativa em certas unidades populacionais, é necessário estabelecer disposições específicas que permitam a todos os Estados-Membros um controlo efetivo desta pesca, incluindo um sistema adequado de sanções em caso de incumprimento. A recolha de dados fiáveis sobre as capturas de determinadas pescarias recreativas é necessária para fornecer aos Estados-Membros e à Comissão as informações necessárias para uma gestão e um controlo eficazes dos recursos biológicos marinhos. Para o efeito, os Estados--Membros deverão dispor de um sistema de controlo eficaz das capturas em determinadas pescarias recreativas, incluindo atividades não comerciais realizadas por pessoas singulares com navios de pesca ou atividades organizadas por entidades comerciais nos setores do turismo ou da competição desportiva."
Como pode ver em lado nenhum fala em telemóvel. Ter em atenção às palavras "controlo eficaz das capturas em determinadas pescarias" e "pessoas singulares com navios de pesca"

A confusão, a meu ver, derivou de uma publicação na página da DGRM Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, que infelizmente agora está com erro, mas que no fundo dizia qualquer coisa como a CE iria criar uma aplicação onde seria obrigatório o preenchimento das capturas, e que isto incluía os pescadores lúdicos. (mas não dizia que os pescadores apeados tinham que o fazer)
Tentei entrar em contato com a DGRM mas tive de desistir porque não consegui ligação.

Em minha opinião e até ler algo em contrário, o documento destina-se principalmente à atividade de pesca embarcada, seja ela comercial ou recreativa, pois uma das informações "obrigatórias" serão as coordenadas e isso meu amigo nem toda a gente sabe ver ou ter equipamento adequado para obter essa informação.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Victor Teixeira, Mané, Usersd, José Cavalheiro

Offline Fisherboy

• Boga
  • *
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
« Responder #31 em: 14:44 Sexta, 06 de Dezembro de 2024 »
Muito bem visto e observado, amigo Zagaia  :fixe:
Tal como muitas das vezes acontece: "quem conta um conto, acrescenta um ponto..."
Alguém na DGRM, leu o documento sem sentido critico e publicou a informação sem critério. Enfim...

Boas pescas
 :boia:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Zagaia

Offline Mané

• Robalo
  • Paz
    • Junto ao mar
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:18 Quarta, 26 de Setembro de 2018
« Responder #32 em: 15:42 Sexta, 06 de Dezembro de 2024 »
Lembro-me de um facto descrito por uma pessoa na ONU:

"O problema da pesca excessiva está na pesca legalizada"

Não tenho links para pôr, mas não me esqueço desta verdade.

Guarda o que comer não guardes o que fazer.

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #33 em: 17:33 Quinta, 23 de Janeiro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Após ler o documento REGULAMENTO (UE) 2023/2842 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de novembro de 2023. Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre fiquei com a ideia de que esta legislação embora se aplique a todos os tipos de pesca e a todos os pescadores, no entanto a obrigatoriedade de "registo do pescado" se destina apenas à pesca embarcada.

Em lado algum fala em ser obrigatório estar a pescar com telemóvel na mão e preencher a dita aplicação a cada peixe que se capture.

Aliás, o documento pouco foco tem para os pescadores lúdicos apeados.

O termo "telemóvel" e/ou seus derivados "telefone" "tele", etc não existe em todo o documento
O termo "apeado" não existe em todo o documento e o termo "apeada" aparece 2 vezes.
O termo "lúdica" não existe em todo o documento
O termo "desportiva" assim como o termo "desportivos" aparece 1 vez cada
O termo "recreativa" existe 31 vezes e "recreativas" aparece apenas 1 vez. Parece pois que a UE acha que o termo correto para a nossa atividade é "pesca recreativa" e na página 8 no ponto 51) diz:
"A pesca recreativa tem um papel importante na União do ponto de vista biológico, económico e social. Tendo em conta os impactos significativos da pesca recreativa em certas unidades populacionais, é necessário estabelecer disposições específicas que permitam a todos os Estados-Membros um controlo efetivo desta pesca, incluindo um sistema adequado de sanções em caso de incumprimento. A recolha de dados fiáveis sobre as capturas de determinadas pescarias recreativas é necessária para fornecer aos Estados-Membros e à Comissão as informações necessárias para uma gestão e um controlo eficazes dos recursos biológicos marinhos. Para o efeito, os Estados--Membros deverão dispor de um sistema de controlo eficaz das capturas em determinadas pescarias recreativas, incluindo atividades não comerciais realizadas por pessoas singulares com navios de pesca ou atividades organizadas por entidades comerciais nos setores do turismo ou da competição desportiva."
Como pode ver em lado nenhum fala em telemóvel. Ter em atenção às palavras "controlo eficaz das capturas em determinadas pescarias" e "pessoas singulares com navios de pesca"

A confusão, a meu ver, derivou de uma publicação na página da DGRM Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, que infelizmente agora está com erro, mas que no fundo dizia qualquer coisa como a CE iria criar uma aplicação onde seria obrigatório o preenchimento das capturas, e que isto incluía os pescadores lúdicos. (mas não dizia que os pescadores apeados tinham que o fazer)
Tentei entrar em contato com a DGRM mas tive de desistir porque não consegui ligação.

Em minha opinião e até ler algo em contrário, o documento destina-se principalmente à atividade de pesca embarcada, seja ela comercial ou recreativa, pois uma das informações "obrigatórias" serão as coordenadas e isso meu amigo nem toda a gente sabe ver ou ter equipamento adequado para obter essa informação.

Boa tarde,

Alguém ainda se lembra deste tópico?

Nas minhas habituias visitas ao site da DGRM encontrei a página Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre que diz respeito a... advinhem!!!! Regulamento (CE) 1224/2009 do Conselho, de 20 de novembro de 2009 que diz respeito a .....
" Diário de Pesca Eletrónico +"
"A DGRM desenvolveu uma nova aplicação informática que simplifica o preenchimento do diário de pesca eletrónico pelos profissionais das embarcações de  pesca. Esta nova solução está integrada no programa SIMPLEX+ 2017, com a ref.ª Medida #230 – Diário de Pesca Eletrónico + (DPE+). Versão do Diário de Pesca Eletrónico (DPe+) para ambiente de escritório".
Este regulamento foi depois atualizado pelo regulamento REGULAMENTO (UE) 2023/2842 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de novembro de 2023 que altera o regulamento (CE) n.o 1224/2009 do Conselho e que altera os Regulamentos (CE) n.o 1967/2006 e (CE) n.o 1005/2008 do Conselho e os Regulamentos (UE) 2016/1139, (UE) 2017/2403 e (UE) 2019/473 do Parlamento Europeu e do Conselho, no que respeita ao controlo das pescas

Os colegas que estavam preocupados com o anterior boato já podem dormir descansados e utilizar os telemóveis para tirar fotos em vez de os utilizarem para registo de capturas  ;D ;D ;D ;D ;D

* Tópicos Recentes

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [18:09 Terça, 07 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por canivete [14:36 Terça, 07 de Outubro de 2025]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por R Mendes [18:42 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]