collapse

Autor Tópico: Como é possível - lojas online.  (Lida 3035 vezes)

Offline Victor Teixeira

• Corvina
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Como é possível - lojas online.
« em: 16:34 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
Boa tarde.
Não generalizando, mas na grande maioria. Como é possível lojas nacionais terem preços de variadíssimos artigos, valores de envio, limite do valor para a compra ser de envio grátis e prazos de entrega superiores a muitas lojas online espanholas? Pasmo...fiz uma pesquisa de uma cana que desejava comprar em várias lojas, diferentes preços, alguns com uma diferença entre elas substancial. No entanto, acabei por encontrar mais barato em todos os aspetos em Espanha...efetuei a encomenda ontem e garantem que amanhã a recebo!!!
Já não é a primeira vez, por experiência própria.
Finalizo, repetindo, que não generalizo, para não criar "guerrilhas".

Bons lances.
Victor Teixeira.

Offline Xenas

• Robalo
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 12 de Novembro de 2020
Re: Como é possível - lojas online.
« Responder #1 em: 17:41 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
Não é só nas canas e carretos!
E a desculpa é o valor do IVA... Quando na realidade a diferença do iva nada justifica o preço final!
A razão é só uma e o resto é conversa estragada... A margem de lucro!!!
Ou como diria alguém, a ganância!!

Offline ValterC16

• Corvina
  • Mais vale um mau dia de pesca que um bom de trabal
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:53 Segunda, 10 de Junho de 2019
« Responder #2 em: 18:10 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
Boas, há lojas e lojas... Temos cá lojas 100% de confiança com prazos de entrega rapidíssimos.
Tirando isso, quando é assim é partilhar aqui com a malta essas lojas fora para a malta ter conhecimento e ter oportunidade de ver se é mais em conta algum produto procurado. Abraço e bons lances 💪💪
Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia de trabalho

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 18:47 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde.
Não generalizando, mas na grande maioria. Como é possível lojas nacionais terem preços de variadíssimos artigos, valores de envio, limite do valor para a compra ser de envio grátis e prazos de entrega superiores a muitas lojas online espanholas? Pasmo...fiz uma pesquisa de uma cana que desejava comprar em várias lojas, diferentes preços, alguns com uma diferença entre elas substancial. No entanto, acabei por encontrar mais barato em todos os aspetos em Espanha...efetuei a encomenda ontem e garantem que amanhã a recebo!!!
Já não é a primeira vez, por experiência própria.
Finalizo, repetindo, que não generalizo, para não criar "guerrilhas".

Bons lances.
Victor Teixeira.

Estratégias comerciais existem. Nelas estão também a velocidade com que cada loja opera em termos de envios ( variam normalmente entre 1 a 5 dias úteis).
Diferentes margens de lucro existem.
O resto não! É desconhecimento total do mercado e da forma como se comporta. ( Aqui falo das respostas que li no tópico).
Caso queiras dás um exemplo concreto e eu facilmente explico ao fórum os porquês.
Abraço.
« Última modificação: 19:12 Quarta, 07 de Agosto de 2024 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
« Responder #4 em: 20:16 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
Boas tardes,

Ao contrário do colega Victor Teixeira, a experiência que tenho tido com os sites portugueses é que são rápidos (normalmente menos de 24 horas), eficientes e aceitam "bem" as reclamações quando verificam que o comprador tem razão e tentam repor o artigo o mais rápido possível.
Apenas uma ressalva, não gostam muito quando pedimos factura com NIF, mas é uma prática comum e que se estende a todos os ramos, como por exemplo os supermercados.

Outra coisa são as empresas de entregas e aí já tive más experiências com algumas, coisas do tipo: “tentamos entregar e não estava ninguém em casa”, o que era mentira, indicar um dia de entrega e aparecer no dia seguinte, entregar num "posto" de recolha por causa de acidente de viação, etc.
Em minha opinião os CTT são os piorzinhos, isto na minha experiência.

Por outro lado existem lojas que são 5 estrelas, tanto na assistência, como no trato, como no atendimento, como no aconselhamento e também na disponibilidade, qualidades que acho indispensáveis para quem tem uma loja aberta.

Diz-se que o produto para a pesca não é desenhado para apanhar peixe mas sim para apanhar o pescador. Mas não há produto que resista se o vendedor não mostrar disponibilidade para atender o pescador, coisa que infelizmente já me aconteceu na Barros e digo-o com muita pena, pois sou um comprador assíduo do material Barros, tanto canas (17) como carretos (7), como colete, caixa de amostras, amostras, anzois, linhas Trabucco, etc. porque na verdade o material é bom, pena o atendimento ou foi azar na pessoa que me atendeu, ou a pessoa nesse dia estava em dia não, acontece a todos, mas dizer que acabara de perder 15 minutos do seu dia de trabalho foi no mínimo infeliz, quando eu só pretendia comprar uma manivela para um Stout SPW que eu perdera.

Por outro lado, pela positiva destaco aqui a Nauticmar, onde habitualmente compro o material, pois os preços dos artigos são geralmente mais baratos, e no atendimento, rapidez, simpatia e eficiência são insuperáveis.
Posso também indicar a Casa Favais, a Loja do Jaime, Balanzol, Ideal Pesca, Loja Tudo Pesca, Sopescaoeste, etc, etc, etc.

Se poderem comprem "Português" porque assim ajudamos a todos

Offline carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
« Responder #5 em: 23:15 Quarta, 07 de Agosto de 2024 »
 :aplau: :aplau: :aplau:
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #6 em: 00:32 Quinta, 08 de Agosto de 2024 »
Bem... na minha opinião a resposta a este tópico já foi dada e está aqui:

(...)desconhecimento total do mercado e da forma como se comporta. ( Aqui falo das respostas que li no tópico).

Abraço 🙂
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Victor Teixeira

• Corvina
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
« Responder #7 em: 09:50 Quinta, 08 de Agosto de 2024 »
Bom dia.
No seguimento do meu post e perante algumas respostas, deixei bem claro em duplicado que não generalizava... Cada um rege as lojas como bem entender e todas as práticas comerciais inerentes.
Como qualquer interessado na compra de um artigo, também lhe assiste o direito de reger os seus interesses financeiros e celeridades na entrega na pesquisa. Ou seja, sentir se bem servido seja qual for o artigo em STOCK ou loja geograficamente de origem nacional ou internacional.
Evitei mencionar lojas, e para que percebam a dualidade de critérios e pensarem que estou a ostracizar TODAS, é  errado.  Sou do norte, Porto, que tem lojas fisicas e online, por exemplo: Casa Favais, Fishico, Loja do Jaime, Reparadouro, etcs. Dessas só me identifico com uma: Fishico, excelente serviço. No entanto, mais a sul, encontrei a loja, Ideal Pesca, uma das minhas favoritas: 5 estrelas no atendimento, na entrega e nos preços.
Mas, mantenho o que escrevi...existem diferenças que são relevantes e de factor decisivo na escolha, nomeadamente vindo de Espanha.
Comprar em Portugal ajuda os nossos comerciantes? Não discordo, mas...

Fiquemos por aqui e bons lances a todos.
Victor

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #8 em: 10:16 Quinta, 08 de Agosto de 2024 »

Acho que as lojas físicas que têm loja online, ainda nem todas conseguem ou querem dar a mesma prioridade à venda online que à venda física.

Só quem trabalha com físico e online ao mesmo tempo tem ideia da complexidade que é, e do trabalho que dá.

Já comprei em várias, e só se precisar de comprar alguma coisa especifica que não haja na que compro habitualmente é que mudo, porque a nível do online, tenho uma como a melhor em muitos aspetos.

A nível de preços por vezes prefiro pagar mais qualquer coisa mas saber que se precisar de alguma coisa não me vão falhar. Se uns estão a ganhar mais ou menos que outros, a mim não me preocupa, como se costuma dizer, da tenda sabe o tendeiro enquanto os meus interesses enquanto consumidor estiverem satisfeitos não me incomoda. Já troquei mais vezes de loja física por causa da venda de iscos caros e em mau estado do que por causa de material de pesca por exemplo.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 21:36 Quinta, 08 de Agosto de 2024 »
Bom dia.
No seguimento do meu post e perante algumas respostas, deixei bem claro em duplicado que não generalizava... Cada um rege as lojas como bem entender e todas as práticas comerciais inerentes.
Como qualquer interessado na compra de um artigo, também lhe assiste o direito de reger os seus interesses financeiros e celeridades na entrega na pesquisa. Ou seja, sentir se bem servido seja qual for o artigo em STOCK ou loja geograficamente de origem nacional ou internacional.
Evitei mencionar lojas, e para que percebam a dualidade de critérios e pensarem que estou a ostracizar TODAS, é  errado.  Sou do norte, Porto, que tem lojas fisicas e online, por exemplo: Casa Favais, Fishico, Loja do Jaime, Reparadouro, etcs. Dessas só me identifico com uma: Fishico, excelente serviço. No entanto, mais a sul, encontrei a loja, Ideal Pesca, uma das minhas favoritas: 5 estrelas no atendimento, na entrega e nos preços.
Mas, mantenho o que escrevi...existem diferenças que são relevantes e de factor decisivo na escolha, nomeadamente vindo de Espanha.
Comprar em Portugal ajuda os nossos comerciantes? Não discordo, mas...

Fiquemos por aqui e bons lances a todos.
Victor

O fórum é livre, eu como administrador sempre o defendi e é assim que espero que se mantenha. No entanto dei te abertura para dares um exemplo concreto que eu facilmente te explicava alguns porquês que te iam ajudar a ti e aos leitores do fórum a entenderem melhor essa questão da dualidade de preços que a meu ver, mal, acaba por ser ingrata para muitas lojas, principalmente as mais pequenas.
OK, achas te que não querias. Estás no teu direito. Perde se no entanto uma oportunidade de agarrar num post pouco construtivo e que a meu ver traz pouco ao fórum, e que podia ser uma conversa interessante para todos.
Respeito.

Mas torno a dizer que independentemente de gostos, de forma de trabalhar de cada loja, do atendimento que isso é tudo perfeitamente normal que existam preferências, ler se que alguns lojistas são ganânciosos é totalmente uma falsa questão, fruto do tal desconhecimento do mercado e da forma como ele opera. A maioria das lojas que vende mais caro, ganha menos do que as que vendem mais barato!!!

Siga, o povo não gosta da realidade, prefere o mal dizer.

« Última modificação: 21:38 Quinta, 08 de Agosto de 2024 por FilipePC »

Offline marciobarrosao

• Corvina
    • Parchal/Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 15 de Outubro de 2015
« Responder #10 em: 23:07 Quinta, 08 de Agosto de 2024 »
Boas, em Espanha consegues melhores preços porque enquanto aqui uma loja compra meia dúzia de carretos ou canas de um determinado modelo em Espanha compram 20 ou 30 se não for mais. Espanha tem muito mais população que Portugal logo um mercado muito maior. Compram mais e a um melhor preço logo conseguem vender mais barato.
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero kisu Special CE 2011
Daiwa Tournament Masterise 425/35h - Shimano Super Aero Kisu Special CE 2011

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 09:33 Sexta, 09 de Agosto de 2024 »
Boas, em Espanha consegues melhores preços porque enquanto aqui uma loja compra meia dúzia de carretos ou canas de um determinado modelo em Espanha compram 20 ou 30 se não for mais. Espanha tem muito mais população que Portugal logo um mercado muito maior. Compram mais e a um melhor preço logo conseguem vender mais barato.

Esta para mim é a principal questão.
Uma boa compra faz toda a diferença. Os transportes estão caríssimos, e têm que ser refletidos no preço de custo, o que influencia bastante o preço de venda.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 10:36 Sexta, 09 de Agosto de 2024 »

Esta para mim é a principal questão.
Uma boa compra faz toda a diferença. Os transportes estão caríssimos, e têm que ser refletidos no preço de custo, o que influencia bastante o preço de venda.

Não é só isso, essa parte acredita que não faz muita diferença no preço final entre Portugal e Espanha. Isso nunca vai fazer com que existam diferenças gigantes.
Essas diferenças são provocadas principalmente por promoções momentâneas, seja de lojas, seja das marcas quando necessitam de limpar stocks ou quando necessitam da entrada rápida de capital. Em condições normais podemos ver diferenças de 5 a 10%  entre lojas, mas imagina que uma marca faz uma promoção em determinada altura do ano a alguns artigos de mais 20% sobre o preço final... 20%+IVA+Margem de lucro é bastante ( pode significar cerca de 25 a 30 euros por cada 100 euros)... Agora repara que nem todos os lojistas aderem às promoções porque podem ter stock e não dar jeito comprar mais mesmo que seja mais barato... Num artigo de 200 euros uma loja pode ter a 260, outras a 200 e parece logo que essa que vende a 260 está a querer ganhar muito. É errado esse pensamento. Não é a realidade do nosso mercado. Mas existem mais explicações como alteração de preços quando chegam novas encomendas ou alteração de ano de compra.
No final o que devem reter é que mesmo entre lojas que vendem mais barato ou caro, essa diferença não é superior a 10% em 90%  das situações.
Já agora tenham noção que nos produtos de pesca as margens não são grandes no geral, sendo que quanto mais caro o produto menos margem a loja tem... Acreditem ou não, numa cana por exemplo de 300 euros, a margem consoante a loja pode variar entre 10 a 20 % em média... Ou seja uma loja compra uma cana por 300 euros para no preço final ganhar de 30 a 60 euros ( tirem da ideia que as lojas ganham 2x o valor, isso nem em artigos de 1 euro).
Espanha por ser maior sim pode ter uma ligeira vantagem, mas não é o que pensam. A realidade é a que expliquei por alto que posso aprofundar caso seja necessário.
« Última modificação: 10:39 Sexta, 09 de Agosto de 2024 por FilipePC »

Offline carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
« Responder #13 em: 11:08 Sexta, 09 de Agosto de 2024 »
Todos os lojistas que conheço na área da pesca, é são alguns. Marcam o produtos entre 1.4 e 2.0.
Não acho que seja uma margem assim tão baixa.
Também já conheci quem marcava bem abaixo, talvez por isso as lojas já não existam.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 13:48 Sexta, 09 de Agosto de 2024 »
Todos os lojistas que conheço na área da pesca, é são alguns. Marcam o produtos entre 1.4 e 2.0.
Não acho que seja uma margem assim tão baixa.
Também já conheci quem marcava bem abaixo, talvez por isso as lojas já não existam.

Carlos desculpa mas não sabes o que estás a dizer... Não quero mm que leves a mal... Isso não é realista. 1.4 marca se sim em produtos do quotidiano, cenas baratas, carretos, canas de gama baixa... Destorcedores, anzóis... Eventuais promoções... Eu não tenho problemas em vos fazer um "desenho", mas talvez ajude eu explicar que conheço por dentro a forma de trabalhar de 3 das maiores empresas do país na modalidade ao longo de quase 20 anos no total.
Essas margens de x2 não existem Carlos. Isso pode ser aplicado numa situação excepcional num desconto xpto de um artigo qualquer, mas mesmo assim não funciona porque no mercado a concorrência não o permite pois baixam logo as margens para garantir mais vendas e isso leva com que todos tenham que o seguir...
Quem marca por norma mais alto são as lojas do interior ou mais pequenas porque de uma forma geral em termos de gestão, menos volume de vendas obriga ao aumento da margem de lucro. Necessitam disso para sobreviver, algo que eu compreendo. Nenhuma das lojas mencionadas neste tópico trabalha dessa forma, quem acreditar nisso é porque acredita no pai natal. Desculpem mas ou querem a realidade ou querem uma realidade virtual completamente falsa.
As lojas que praticam melhores preços até são as maiores do país no geral por isso é irrealista pensares assim... Achares que Tudo pesca, barrento, casa pita, ideal, favais, balanzol.loja do Jaime, Nauticmar etc. praticam essas margens é não conheceres bem o mercado. Epa tenho que ser sincero ctg. Não tenhas essa ideia, estás enganado... Se te contam isso, mentem. E a meu ver isto não é preciso tangas de forma alguma... Cada qual tem a sua estratégia mas tu facilmente sabes a margem da concorrência sabendo a tua e comparando. Hj em dia isso é mais fácil e respeitável. Uma margem média de 1.4 na pesca seria excelente... Por norma é abaixo disso a média, sabendo que quanto mais caro for o artigo mais baixa é a margem, e que em marcas internacionais como a SHIMANO e DAIWA, pior.
« Última modificação: 14:00 Sexta, 09 de Agosto de 2024 por FilipePC »

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]