collapse

Autor Tópico: Lanternas "de cabeça" - opiniões  (Lida 14461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 69 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #30 em: 08:11 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Para mim, lanterna de cabeça, tem que ser boa e fiável.
Nada pior que chegar à pesca e a lanterna não funcionar ou funcionar quando lhe apetece.
Depois de usar algumas das baratas, cheguei à conclusão que teria de gastar dinheiro numa lanterna a "sério".
Assim, aproveitei uma ida a um Camp. do Mundo na Irlanda em 1996 e comprei uma Petzl Headlamp.
Hoje ainda tenho essa lanterna a funcionar. A única coisa que foi à vida foram os elásticos. No ano seguinte comprei outra, já recarregável e até hoje fui comprando outros modelos até estas mais recentes, já de leds e muito mais leves.
Comparando com as Led Lenser (que é outra lanterna que tenho), acho que a Petzl é superior em qualidade.
Os preços são na linha das Led Lenser e em alguns modelos são até muito mais caras.
Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #31 em: 09:35 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Boas.
Eu tenho duas lanternas de cabeça uma led sense H7 e uma outra comprada através do ebay e que me custou, salvo o erro, 15 euros.
A diferença maior que encontrei da comprada no ebay para a led sense é que que consome mais rapidamente as pilhas de resto são em tudo semelhantes.

"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #32 em: 09:41 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Usar coisas que marcam a testa não obrigado !! 8)
Ha quem não tenha marcas na testa e a tenha bem pesada  :join: por isso mais vale ter a marca e saber do que é  :-" :-" :-"
"born to fish forced to work"
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #33 em: 10:42 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Eu já à uns anos bons que uso Petzl e não quero outra coisa, são caras mas duram, duram e duram.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Zawaia

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 87
  • Agradecido: 6 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:56 Domingo, 05 de Janeiro de 2014
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #34 em: 11:31 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Boas a todos, vou partilhar uma outra opção que visto também ter começado com as dos chinocas, e claro depois de muitas idas, alguma chuva, cacimba, embora exista uma dos chinocas que gosto e dura algum tempo, mas fartei me de estar a gastar sempre entre os 5 e os 10 euros em uma lanterna, então decidi pesquisar e cheguei a esta marca -> Priceton Tec - modelo remix com as seguintes especificações, mandei a vir do ebay e já me dura á um ano e meio, sem problemas.
Vem dos EUA, e muito usada pelo exercito americano, etc

mais info-> Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

POWER   125 Lumens
LAMP   3 Ultrabright LEDs, 1 Maxbright LED
BURN TIME   200 Hours
BATTERIES   3 AAA
WEIGHT   83 Grams
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #35 em: 12:36 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
As pilhas devem-se guardar sempre carregadas, e quando menos as deixarmos descarregar entre cargas, mais ciclos aguentam. É válido para todos os tipos de pilhas actuais (lítio, niquel-metal  (nimh)).

Nas antigas de Niquel-Cádmio (já não se encontram fácilmente) fazer isso criava o chamado efeito de memória, mas não as fazia perder capacidade, só pareciam mais fracas, e um ou dois ciclo de descarga e carga completa e desaparecia. As pilhas actuais não sofrem do efeito de memória.

O principal problema com as pilhas recarregáveis hoje em dia tem 2 origens:
  • Qualidade das pilhas. As do Lidl e de outras marcas baratas NÃO PRESTAM PARA NADA. Eu só compro Sanyo Eneloop Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. São mesmo boas e o preço é razoável. Tem também a vantagem que conseguem manter a carga. Se as armazenarem carregadas ao fim de uns meses estas ainda tem a carga quase toda. As mais baratas ao fim de 2-3 meses estão descarregadas e se não as carregarem regularmente "morrem".  Não comprem no ebay que são falsificadas, essa loja que pus no link é nacional e reputável, vende online e em loja física no Porto e Lisboa.
  • Carregadores. Nunca usem um carregador barato dos que para controlar a carga é por tempo ("tirem a bateria ao fim de 14 horas"). O mais certo é sobrecarregarem as pilhas ou dar carga a menos, o que lhes rouba vida. Um carregador inteligente é o ideal, dos que tem um led que muda de cor quando estiver carregada. Não precisa ser muito caro. Nesse site que mandei tem packs de carregador já com pilhas. Os carregadores Eneloop são decentes e ao vir em pack costuma compensar.
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #36 em: 14:10 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Grande ajuda Zé Maria, por acaso não tenho o hábito de levar as pilhas ao limite antes de as carregar, de momento estou a usar pilhas AAA de marca branca ( Polegar )750mah, vamos ver o que duram.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #37 em: 14:53 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Se as tratares bem (carregar no máximo cada 2 meses, idealmente todos os meses), duram muito tempo (anos).
Mas é tarefa para que não tenho paciência e me esquecia, e quando precisava delas tinha de as pôr à carga. Ora se precisava delas na hora, não era 4 ou 5 horas depois quando estivessem carregadas.
Com as Eneloop é como se fosse uma pilha normal, pegar e andar, quando estiver a ficar fraca é pelo uso, e pimba no carregador. Tenho umas já com uns 3 anos que as descarrego quase uma vez por mês, e continuam como novas (o meu carregador é dos que mede a capacidade das pilhas).
E depois essas linhas brancas anunciam capacidades estúpidas (tipo 3000mAh numa AA ou 1800 numa AAA), e se as medes nem a metade chegam. Os gajos safam-se porque os carregadores que medem a capacidade são raros.
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #38 em: 17:41 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as tratares bem (carregar no máximo cada 2 meses, idealmente todos os meses), duram muito tempo (anos).
Mas é tarefa para que não tenho paciência e me esquecia, e quando precisava delas tinha de as pôr à carga. Ora se precisava delas na hora, não era 4 ou 5 horas depois quando estivessem carregadas.
Com as Eneloop é como se fosse uma pilha normal, pegar e andar, quando estiver a ficar fraca é pelo uso, e pimba no carregador. Tenho umas já com uns 3 anos que as descarrego quase uma vez por mês, e continuam como novas (o meu carregador é dos que mede a capacidade das pilhas).
E depois essas linhas brancas anunciam capacidades estúpidas (tipo 3000mAh numa AA ou 1800 numa AAA), e se as medes nem a metade chegam. Os gajos safam-se porque os carregadores que medem a capacidade são raros.


Eu faço exactamente o mesmo. E, além das pilhas, o carregador é, como dizes, de extrema importância. Eu tenho um TLP TL-15 (ainda da altura que me dedicava ao Radiomodelismo) e é 5 estrelas! Além de medir a capacidade, até posso escolher a velocidade de carregamento consoante a intensidade que escolho (entre 0.5 e 5 amperes).



Para um carregamento mais rápido, uso um carregador mais barato, mas também excelente:
« Última modificação: 17:49 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 por LMagina »
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #39 em: 18:09 Sexta, 14 de Fevereiro de 2014 »
Ora aqui está um bom tópico, no meu caso que só pesco praticamente de noite é de relevância extrema uma boa lanterna. Já tive vários tipos de lanternas, no entanto as melhores e que ainda hoje duram são a Ledlenser H7 e a Petzl Myo XP. Hoje em dia praticamente só uso a Ledlenser que me satisfaz a 100% com foco muito bom autonomia idem sem estar sempre no máximo claro.  O senão deste modelo de lanterna é o fio que liga atrás na caixa das pilhas ser muito frágil e partir com facilidade, o meu já partiu umas 3 vezes e sempre deu para ir cortando e soldar novamente na placa agora que está esticado ao máximo já não dá pra cortar mais, só substituindo. A lanterna já tem uns 5 anos e só me deu esse problema do fio, as novas já vêm com fio tipo mola corrigindo o "defeito" que tinham inicialmente. A minha velhinha Petzl já tem uns 10 anos na altura já me custou 60euros mas vale cada cêntimo. Tem uma qualidade superior à Led Lenser boa autonomia, mas menos intensidade de luz. Tem a vantagem de ter o led a indicar o estado das baterias(pilhas).

Abraço,
Humberto.
 
Vivam a vida pescando, amigos...
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #40 em: 09:41 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 »
Obrigado a todos pela participação, para mim já deu para "ter umas luzes" :) do que poderei comprar.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #41 em: 10:07 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014 »
Na minha opinião, mais vale gastar um pouco mais e comprares uma Petzl, com o minimo de 40 Lumens, vais ficar bem servido.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #42 em: 08:14 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Boas.
Reactivando o tópico e porque ainda não efectuei a compra venho aqui mostrar as opções que encontrei disponíveis na Decathlon, para que possa decidir qual a comprar.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Petzl Tikka2 (25.95€)
120h máx a 29m
40 lumens (3 leds com 3 modos de utilização)
peso 81g
(3 pilhas AAA)


Petzl Tikka plus2 (35,95€)
185h máx - 40m
70 lumens (1 led com 5 modos de utilização)
peso 83g
(3 pilhas AAA)

Black Diamond (42.95€)
200h máx 75m
130 lumens (1+2 leds com diversos modos de utilização)
peso 90g
(3 pilhas AAA)
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Gostava de saber as vossas opiniões e acho que até estaria talvez mais inclinado para a Black Diamond (apesar de não ser petzl parece-me ser uma boa lanterna) ou a Tikka plus2, apesar de o facto de ter só um led faz-me alguma confusão :P


Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #43 em: 08:42 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Boas,

Essa spot já se aproxima dos valores de uma led lenser h7...

Quanto ao facto de só ter um led, isso não é problema, a led lenser também só tem um led e dá luz que se farta!

A PETZL sei que é boa marca, embora esses modelos sejam da gama media-baixa.
Já essa black diamond não tenho referências, pode ser que mais alguém que conheça possa opinar.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Lanternas "de cabeça" - opiniões
« Responder #44 em: 11:38 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Na minha opinião, ia para a Petzl Tikka plus2.
O mal do mundo são os €€€€€
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 21:44]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [Hoje às 21:21]

Ajuda Daiwa por inc.pt [Hoje às 20:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 20:18]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]