collapse

Autor Tópico: Como trabalhar as amostras?  (Lida 6902 vezes)

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:10 Quarta, 16 de Setembro de 2015
Como trabalhar as amostras?
« em: 12:09 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Boas pessoal :),

eu como estou a iniciar no spinning, comprei algumas amostras Low Costflutuantes (Tribro, Montero, AkadaOriginal, etc.)  pois sei que nesta faze irei perder algumas e tenho duvidas sobre como as trabalhar.

Como devo recolher, qual a velocidade certa, animações..., desculpem a minha ignorância, eu farto-me de ver vídeos e continuo sempre com estas duvidas...

Será que me podiam ajudar, já levo cerca de 10 grades :) e nada...acredito que é porque escolhi mal os spots ou por não saber trabalhar as amostras.

Pela pesquisa não encontrei nenhum tópico como este mas se existir peço desculpa pela duplicação.

Cumprimentos.

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Como trabalhar as amostras?
« Responder #1 em: 13:51 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
10 grades não é muito... O spining é assim, é preciso fazer as coisas de forma mais ou menos bem feita e é preciso que o peixe esteja lá, se não estiver pode-se fazer tudo bem que não resulta... Tentar ir às horas melhores, para mim o fim e o  nascer do dia (há quem diga que de noite é bom, eu não pesco de noite) e procurar os melhores sítios (a maior parte das vezes é tão junto a terra que ninguém já acredita que eles lá estão) e experimentar muito, buldo, amostras e vinis; após algumas capturas começa-se a perceber o que é melhor em relação ao estado do mar, da hora e da altura de água em relação aos sítios em que se pesca. Enfim, é insistir e não andar a contar as grades, embora haja marés, locais e alturas melhores do dia nunca se sabe quando o peixe lá está até vê-los ou senti-los morder. Para mim é muito importante ter atenção à água, sobretudo na parte detrás da amostra, pois às vezes vê-se o peixe e pode-se corrigir alguma coisa que não esteja a correr bem... :-)

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 14:56 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
O companheiro quink644 ja disse tudo e olha que dez grades não é nada pois eu ja nem conto simplesmente vou à pesca  ;D ;D

A velocidade do recolher depende da amostra do mar que encontras etc, etc, com o tempo vais te apercebendo da melhor maneira de o fazer mas tem sempre em atenção que tens de sentir amostra  ;)

Outra coisa para não desanimares tenta ir sempre acompanhado  :hahaha: :hahaha: é que ter um ombro para chorar é diferente  :P

Abração e acredita que ele vai aparecer  ;)
"born to fish forced to work"

Offline ajrs

• Marlin
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
« Responder #3 em: 15:49 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Outra coisa para não desanimares tenta ir sempre acompanhado    é que ter um ombro para chorar é diferente  Abração e acredita que ele vai aparecer 

Sábio conselho :) Faço minhas as palavras do Costa e acredita que quem de dá conselhos destes já tem muita tarimba ... em digerir GRADES  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 16:09 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Outra coisa para não desanimares tenta ir sempre acompanhado    é que ter um ombro para chorar é diferente  Abração e acredita que ele vai aparecer 

Sábio conselho :) Faço minhas as palavras do Costa e acredita que quem de dá conselhos destes já tem muita tarimba ... em digerir GRADES  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Uuuuiiiiiiiiiiiiiiii nem imaginas  ;D ;D ;D
"born to fish forced to work"

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 18:22 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
10 grades não é muito... O spining é assim, é preciso fazer as coisas de forma mais ou menos bem feita e é preciso que o peixe esteja lá, se não estiver pode-se fazer tudo bem que não resulta... Tentar ir às horas melhores, para mim o fim e o  nascer do dia (há quem diga que de noite é bom, eu não pesco de noite) e procurar os melhores sítios (a maior parte das vezes é tão junto a terra que ninguém já acredita que eles lá estão) e experimentar muito, buldo, amostras e vinis; após algumas capturas começa-se a perceber o que é melhor em relação ao estado do mar, da hora e da altura de água em relação aos sítios em que se pesca. Enfim, é insistir e não andar a contar as grades, embora haja marés, locais e alturas melhores do dia nunca se sabe quando o peixe lá está até vê-los ou senti-los morder. Para mim é muito importante ter atenção à água, sobretudo na parte detrás da amostra, pois às vezes vê-se o peixe e pode-se corrigir alguma coisa que não esteja a correr bem... :-)

Obrigado pelos conselhos quink644, eu não me estou a queixar das 10 grades :), eu vou sempre muito cedo e tento conciliar com as 2 ultimas da vazante e 2 primeiras da enchente mas ate agora nem um único ataque a amostra tive...por isso perguntei sobre o trabalhar da amostra pois isso deve fazer toda a diferença ou então tenho muito azar e vou sempre para onde não a peixe :).

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 18:32 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Eu normalmente vou todos os dias mais ou menos às mesmas horas, estou-me nas tintas para as marés e para o resto, depois de lá chegar é que escolho o pesqueiro e me adapto em função disso... Às vezes não me apetece ir ou estou sem grande fé, mas vou; pois nunca sabemos quando é que o peixe lá vai estar. Muitas vezes as boas surpresas acontecem quando já estamos a pescar em automático ou seja a pescar sem pensar... Outras vezes é nos dias que achamos que não vamos lá fazer nada e pumba, muitas, ainda, é ao contrário, até vamos a correr por ver que o sítio e o mar e isso tudo está excelente e nem um toque... É muito incerto... 

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 18:39 Quarta, 15 de Junho de 2016 »

O companheiro quink644 ja disse tudo e olha que dez grades não é nada pois eu ja nem conto simplesmente vou à pesca  ;D ;D

A velocidade do recolher depende da amostra do mar que encontras etc, etc, com o tempo vais te apercebendo da melhor maneira de o fazer mas tem sempre em atenção que tens de sentir amostra  ;)

Outra coisa para não desanimares tenta ir sempre acompanhado  :hahaha: :hahaha: é que ter um ombro para chorar é diferente  :P

Abração e acredita que ele vai aparecer  ;)

Lol Costa, essa do ombro amigo esta boa :), infelizmente na Maia não tenho amigos que partilhem o gosto da pesca :(.

Em relação ao trabalhar a amostra rígida, a julgar pelas fotos sendo que devem ser 3 situações diferentes, que tipo de recolha/animação me aconselham.

1-

2 -

3 -

Peço desculpa pelo facto de ter pessoas nas fotos, mas acho que a sua identidade esta salvaguardada.
« Última modificação: 18:47 Quarta, 15 de Junho de 2016 por Carlos Silva »

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 19:05 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Em todas me parece estar o dia muito aberto, não quer dizer que não se possa apanhar, eu é que prefiro outras horas. Depois em todas elas experimentaria sempre primeiro com um buldo e um raiglou de 10.5 cm, estica o fio do carreto e dá para apalpar o terreno, depois experimentava nas duas primeiras os vinis e as amostras pesadas (de 30g para cima) de preferência que flutuem e que mergulhem ao puxar, além de fazerem vibração na água (sente-se a ponteira da cana a bater como se trouxéssemos um peixe pequeno). Vinis de 14 cm com cabeçotes de 30 ou 40g. Na última, parece-me menos fundo e mais parado experimentava o buldo com o raiglou 10.5 cm e eventualmente umas amostras de superfície (passeantes ou popers). O sítio que me agradou mais foi o 1º, depois o 2º e por fim o 3º... 

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 19:23 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Obrigado quink644, em relação ao dia estar muito aberto, foi as fotos que consegui, comoja tinha referido eu também prefiro o ceu encoberto inicio e final do dia.

Não tenho buldo mas tenho o raglou e uma bombete de 30g que deve dar na mesma, eu também prefiro as 2 primeiras condições de mar e as amostras rígidas que tenho vai das 26g (tribo, montero) ate as 31g (Daiwa d minnow sw).

Também tenho alguns vinis que adquiri ao Voron e Vinileiro e todos andam também entre as 28g e 40g.

Obrigado, toda a ajuda é bem-vinda :)

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 21:41 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
O que eu penso das bombetes é que podem ser boas, só que num mar assim e com pedras partem logo no primeiro lançamento, depois ficam a trabalhar sem haste. Também serve o que interessa é que consigas lançar longe. Eu uso uma vega de surfcasting concept cast de 4.50m (antes usava a Italcanna Evo II 170 mas parti-a)  e o meu peso ideal são as 60g dos buldos da Vega (porque são mais baratos que os outros verdes e laranjas fluorescentes e perdi há cerca de um mês o último que tinha do stock já de há muitos anos). Curiosamente, esses buldos estavam-me a estragar o fio no estralho do anzol, mas resolvi o problema com uma argola tripla de 0.80... Agora ficaram perfeitos. :-)
O fio normalmente é 0.18 power plus super 8 slick ou 0.23 do aliexpress, também uso 0.23 fireline da Berkeley que tenho em outros 4 ou 5 carretos que também uso às vezes e que têm seguramente mais de 10 anos... Nunca experimentei as canas de spinning mas ando com vontade de ir à decatlhon buscar uma para experimentar, pelo único motivo de que a outra me dá cabo do braço direito.
Quanto a grades, ainda agora lá fui, já sabendo que o dia estava péssimo, andei meia hora à procura de sítio, quando descobri um jeitoso estavam lá uns tipos a pescar ao fundo que me veriam a pescar pelo que fui para outro sítio, pior mas sozinho. Mar demasiado grande e maluco cheio de limo, experimentei um vinil de 50g para os sítios possíveis e vinha sempre limo. Conclusão: vim-me embora e amanhã de manhã nem lá vou, porque sei que o mar continua a mexer e o limo não vai desaparecer... Vou espreitar à hora de almoço e volto ao fim do dia... :-)     

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 21:54 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
Isso sim é espirito quink644, hoje não dá mas amanha será melhor :), eu por exemplo tenho multi 0.20 do aliexpress num Sienna 4000FD e tenho uma cana de 3mt da Shimano, a BX Shad 20-50CW.

O conjunto foi bem acessível e eu gosto bastante, só falta é mesmo um peixito para eu ganhar moral...:)

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 22:16 Quarta, 15 de Junho de 2016 »
O peixe aparece quando tem que aparecer e nesses dias normalmente carrega-se, a casa é que ele não costuma ir...

Offline RFernandes

• Carapau
  • **
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:21 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014
« Responder #13 em: 12:15 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Boas.

O spinning é uma tecnica de pesca que dá muitas grades , mas tambem muitas alegrias .

Eu tambem ao principio levei muitas grades , mais que tu já levaste e tinha amostras de topo na mala.

Acho que o mais importante é conheceres bem os pesqueiros que frequentas e tentar saber a HORA DO PEIXE . É tentar saber a que horas eles lá passam  e depois a partir dai começa-se a tornar mais facil.

As melhores horas costumam ser as duas ultimas da vazante e e as duas primeiras da enchente  e melhor ainda que coincidam com o nascer e o por do sol a que se chama a hora sexy.

Não precisas de muitas cores, basta uma sardinha, uma verde  uma dourada e laranja , uma branca e amarela, uma metallica , se eles la andarem a comer não se fazem rogados.

Em relaçao ao trabalhar das amostras, há umas que trabalham melhores que outras e a velocidade tambem difere de amostra para amostra. o que tens que fazer é ir a um sitio com agua calma para veres ela a trabalhar a diferentes tipos de velocidade e veres a que mais te agrada.

Depois tambem ha tecnicas para recolher , pode-se fazer a recuperação linear, ou com paragens , ou jerks e twitchings que são pequenos toques/movimentos de ponteira para tentar excitar o peixe .

Esta aqui este video a ensinar o jerk/twitchings feito por grande pescador espanhol que se chama rickyvadepesca que testa e comenta sobre material de pesca .

Abraço.
Rui

« Última modificação: 12:31 Quinta, 16 de Junho de 2016 por RFernandes, Motivo: Não estava a dar o video »
Bons lances ...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 13:38 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Para além de experimentares e veres as amostras a trabalhar, águas mais fáceis e com mais visibilidade tipo piscina, há uma forma que não falha que é sentires as vibrações que as amostras transmitem à cana, parecem um pequeno peixe a debater-se na linha e a ponteira dá sinal como se estivesses a puxar um pequeno peixe, sente-se muito bem e nesse caso a amostra vem a trabalhar bem. Se sentires a amostra a vir como um peso morto é porque ela não está a trabalhar...

* Tópicos Recentes

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]