collapse

Autor Tópico: Como trabalhar as amostras?  (Lida 6899 vezes)

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:10 Quarta, 16 de Setembro de 2015
Re: Como trabalhar as amostras?
« Responder #15 em: 19:15 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

O spinning é uma tecnica de pesca que dá muitas grades , mas tambem muitas alegrias .

Eu tambem ao principio levei muitas grades , mais que tu já levaste e tinha amostras de topo na mala.

Acho que o mais importante é conheceres bem os pesqueiros que frequentas e tentar saber a HORA DO PEIXE . É tentar saber a que horas eles lá passam  e depois a partir dai começa-se a tornar mais facil.

As melhores horas costumam ser as duas ultimas da vazante e e as duas primeiras da enchente  e melhor ainda que coincidam com o nascer e o por do sol a que se chama a hora sexy.

Não precisas de muitas cores, basta uma sardinha, uma verde  uma dourada e laranja , uma branca e amarela, uma metallica , se eles la andarem a comer não se fazem rogados.

Em relaçao ao trabalhar das amostras, há umas que trabalham melhores que outras e a velocidade tambem difere de amostra para amostra. o que tens que fazer é ir a um sitio com agua calma para veres ela a trabalhar a diferentes tipos de velocidade e veres a que mais te agrada.

Depois tambem ha tecnicas para recolher , pode-se fazer a recuperação linear, ou com paragens , ou jerks e twitchings que são pequenos toques/movimentos de ponteira para tentar excitar o peixe .

Esta aqui este video a ensinar o jerk/twitchings feito por grande pescador espanhol que se chama rickyvadepesca que testa e comenta sobre material de pesca .

Abraço.
Rui

Obrigado Rui pelos conselhos e pelo vídeo, fiquei bastante esclarecido.

Abraço

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #16 em: 19:23 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Para além de experimentares e veres as amostras a trabalhar, águas mais fáceis e com mais visibilidade tipo piscina, há uma forma que não falha que é sentires as vibrações que as amostras transmitem à cana, parecem um pequeno peixe a debater-se na linha e a ponteira dá sinal como se estivesses a puxar um pequeno peixe, sente-se muito bem e nesse caso a amostra vem a trabalhar bem. Se sentires a amostra a vir como um peso morto é porque ela não está a trabalhar...

Vou ate ao rio Douro para testar as amostras :), eu ja sentia essas vibrações mas pensei que estava a recolher muito rápido...enfim, também verifiquei que quando o fio ficava preso na fateixa a amostra não fazia nada...vinha somente a flutuar.

Estou mortinho que chegue o fim de semana, vou para o cabo do mundo tentar a minha sorte :)

Abraço

Offline andre101

• Robalo
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
« Responder #17 em: 19:26 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
também costumo andar por esses lados, temos de combinar e aprender mutuamente :)

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 19:30 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
2 ultimas da vazante e 2 primeiras da enchente

Tenta ao contrario, 2 ultimas do enchente com as 2 primeiras da vazante...provavelmente será melhor  ;-)

Offline João Pontes

• Marlin
    • Vila do Conde(Porto)- FARO
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:54 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 22:04 Quinta, 16 de Junho de 2016 »
Cuidado é com esses que testam e comentam material de pesca, que na maior parte das vezes (salvo raras excepções) peixe é coisa que eles não vêem.
70% das vezes é lançar e recolher simplesmente e o peixe ataca na mesma, os outros 30% tens de ser tu a perceber qual o melhor para aquela determinada situação, mas isso advém da experiência. Não te preocupes muito com animações ;)
"I like to think there is a connection between fishing and thinking. I do spend a lot of time thinking about fishing."

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 10:55 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
Cuidado é com esses que testam e comentam material de pesca, que na maior parte das vezes (salvo raras excepções) peixe é coisa que eles não vêem.
70% das vezes é lançar e recolher simplesmente e o peixe ataca na mesma, os outros 30% tens de ser tu a perceber qual o melhor para aquela determinada situação, mas isso advém da experiência. Não te preocupes muito com animações ;)
Gosto deste rapaz a falar  ;) ;)
"born to fish forced to work"

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 12:56 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
também costumo andar por esses lados, temos de combinar e aprender mutuamente :)

Claro que sim André :), sempre que quiseres/puderes avisa que eu vou fazer o mesmo.

2 ultimas da vazante e 2 primeiras da enchente

Tenta ao contrario, 2 ultimas do enchente com as 2 primeiras da vazante...provavelmente será melhor  ;-)

Vou tentar seguramente :), obrigado pela dica.

Obrigado João, eu percebi a mensagem ;), moral da historia...é ir pescar e tentar :D.

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
« Responder #22 em: 15:15 Sexta, 17 de Junho de 2016 »

Obrigado João, eu percebi a mensagem ;), moral da historia...é ir pescar e tentar :D.

Dominar bem varias técnicas trabalhas amostras importante para não ficar sem amostras na caixa quando pescamos nos sítios com muita pedra ( onde robalos gostam passear).  Nos meus pesqueiros dá peixe quase sempre com baixa mar e pouco mais. Por isso quando trabalho amostra ou vinil, sinto muitos "toques" das pedras e sei lá que mais ta lá no fundo. Por isso tenho sempre trabalhar com cana , levantar e baixar ponteira,  recuperar mais rápido e parar quando corrente arrasta a amostra. Muitas vezes peixe fica a espera de alvo num canheiro ou atras de um calhau e temos deixar vinil afundar para esses sítios e depois puxar com força para ele não ficar lá preso.
Puxar como João disse funciona bem nas praias ou fundo mais plano. Mas tb há pormenores. Para exemplo se mar começa arrastar amostar para fora e nos continuamos a recuperas com mesma velocidade pode acontecer que amostra vai passar trabalhar mais a suprefice, ou ate vai saltar fora de água e deixa de trabalhar. Isto acontece mais com amostras mal equilibradas ou danificaras ( pala gasta, argola virada para lado etc.)
 Só com tempo, depois de experimentar varias amostras e locais da pesca (canas, carretos, linhas) chega altura quando podemos dominar bem truques que em maioria das vezes ajudam enganar os troféus que nos andamos procurar com spinning.

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #23 em: 19:19 Sexta, 17 de Junho de 2016 »
Olha o vídeo deste amigo... Uma maneira diferente de pescar, bem devagar, com uns toques de ponteira a animar a amostra e com uma paragem no fundo que antecede o toque do peixe... Muito interessante, uma boa técnica para onde houver mais areia, nos sítios onde eu pesco não dá porque prendem muito e o mar costuma mexer bem mais, mas os peixes pegam bem neste para arranca... Aliás está à vista, se uma imagem vale mais que mil palavras então com vídeo nem se fala... Um bom exemplo, vês o estado do mar, a altura do dia (o sol está a começar a nascer do lado esquerdo), vento quase zero e o tipo de sítio; um caneirito a seguir a uma rocha mais ilhada. Repara bem que ele antes de tirar o peixe nem hesita e já sabe onde o vai colocar... São muitas horinhas... :-)

Offline Carlos Silva

• Robalo
    • Maia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 17:33 Sábado, 25 de Junho de 2016 »
Olha o vídeo deste amigo... Uma maneira diferente de pescar, bem devagar, com uns toques de ponteira a animar a amostra e com uma paragem no fundo que antecede o toque do peixe... Muito interessante, uma boa técnica para onde houver mais areia, nos sítios onde eu pesco não dá porque prendem muito e o mar costuma mexer bem mais, mas os peixes pegam bem neste para arranca... Aliás está à vista, se uma imagem vale mais que mil palavras então com vídeo nem se fala... Um bom exemplo, vês o estado do mar, a altura do dia (o sol está a começar a nascer do lado esquerdo), vento quase zero e o tipo de sítio; um caneirito a seguir a uma rocha mais ilhada. Repara bem que ele antes de tirar o peixe nem hesita e já sabe onde o vai colocar... São muitas horinhas... :-)

Muito bom mesmo, mas como dizes e bem, sao muitas horas de pesca e muitas horas nesse local.

O meu problema é que ainda nao dei com um sitio assim...

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #25 em: 09:28 Segunda, 27 de Junho de 2016 »
Boas pessoal ,

eu como estou a iniciar no spinning, comprei algumas amostras Low Costflutuantes (Tribro, Montero, AkadaOriginal, etc.)  pois sei que nesta faze irei perder algumas e tenho duvidas sobre como as trabalhar.

- Depende em praia porque vais perder amostras? Só se for com cabeleiras. Se for em rocha sim, escolhe amostras em conta.

Como devo recolher, qual a velocidade certa, animações..., desculpem a minha ignorância, eu farto-me de ver vídeos e continuo sempre com estas duvidas...

- A animação depende das correntes, das marés, dos locais, profundidade do pesqueiro... E até do dia. Não comemos sempre igual, eles também não. Pessoalmente prefiro spinnar devagar.

Será que me podiam ajudar, já levo cerca de 10 grades  e nada...acredito que é porque escolhi mal os spots ou por não saber trabalhar as amostras.
É normal gradares, no entanto tenta "cuscar" que tipo de amostras usam nos pesqueiros que frequentas. Podes estar a usar amostras pouco efectivas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

* Tópicos Recentes

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]