collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 12668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nelson sampaio

Re: Perderam a vergonha!
« Responder #15 em: 10:26 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
para um pescador lúdico um peixe é descrito pelo peso e pelo comprimento mas para um balanceiro um peixe é descrito pelos euros
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #16 em: 10:40 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?

Isso não é gente
Também não sou tão radical...gente é...mas menos racional na minha opinião...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.
O pescado dá muito dinheiro e certamente sabemos que toda a gente tem um preço.
O que acaba por distinguir as pessoas é que umas são mais caras que as outras!


Percebo-te Victor,
Mas é a minha visão.
Já vi muitos a dar moralidades e serem, eles próprios, um ícone da imoralidade.
Ainda à dias, estava a conversar com um senhor sobre a pesca e contou-me ele que um funcionário de uma refinaria do norte de Portugall, bem pago mas que gozava da liberdade que queria, baldava-se para corricar nas praias dos arredores do Porto e depois, a Is..... ficava-lhe com o peixe, que por sua vez já tinha os locais de recepção controlados.
Quando lhe perguntei se  as autoridades sabiam, respondeu-me que também "comiam".
Não é preciso fazer desenhos, pois não ?
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #17 em: 12:56 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Nem as financas nem a asae oodem fazer o que quer que seja com isto. A unica coisa que ficam a saber é que o homem no seu restaurante serve peixinho bem fresco.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #18 em: 14:26 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
 :hummm: :hummm: :hummm: Povo, tanta algazarra porquê? Estão chocados pelo conteúdo e título do Tópico ? Então choquem-se mais, e vão ver (in loco) o que se vende nas "Lotas & Mercados Nacionais", essas sim, controladas por Asais, Docapescas, IPP, IPM, e a pata que os pôs  >:D >:D >:D >:D Aí é que mora o verdadeiro escândalo deste assunto. Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #19 em: 14:47 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #20 em: 14:56 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Tubugunhanha compreendo o que dizes sim e concordo com alguma moderação. Colocas as coisas em condições extremas mas nem tudo é assim tão extremo, por isso é que eu, não concordando com a ilegalidade do tema, não tenho uma visão tão «pudica» (se calhar não é a palavra mais adequada) sobre o tema. Neste caso olho mais para o pescador que apanha meia duzia de peixes e vende para colmatar as dificuldade financeiras. Não está dentro da lei mas admito. Claro que é um negócio melhor para os restaurantes, compram mais barato e se calhar melhor pelo que lhes dá uma margem de lucro maior, que é o que importa.

Agora se for colocada a questão que colocas, da pior forma, com armas, gang´s e sei lá mais o quê, ok... É demasiado mau, mas isso felizmente nunca vi. Não é pior do que os governantes nos fazem, eles os homens das leis, mas isso são outra conversas para outros locais...
« Última modificação: 15:01 Domingo, 12 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #21 em: 16:00 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
 :o :o :o Atenção que não sou "Balanceiro", nem nunca vendi pescado...................
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #22 em: 16:13 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Nelson, não acho extremo a visão do Vitor, se calhar isto é também uma questão mais local ou cultural.

A tua visão de quem vende um peixe porque pescou de mais e os euros são importantes, é apenas o início, depois começam a pescar só com o objectivo de vender e depois acabam por se despedir dos empregos quando é a altura forte do robalo ou da dourada (isto não é exagero, é realidade)...

Continuo a dizer que o assunto em questão não me choca nada, toda a gente sabe que as coisas são assim, eu apenas partilhei porque acho incrível exporem publicamente, se calhar é como diz o Nunes, foi só um descuido de discurso...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #23 em: 16:34 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Nelson, não acho extremo a visão do Vitor, se calhar isto é também uma questão mais local ou cultural.

A tua visão de quem vende um peixe porque pescou de mais e os euros são importantes, é apenas o início...
Retiro das tuas palavras aquilo que acho ser uma grande verdade e que define as nossas opiniões. Naturalmente só posso falar daquilo que se passa na minha zona porque é a única que falo com conhecimento de causa, assim como o Vitor concerteza tem conhecimento de causa a respeito do que falou. São locais diferentes, diferentes formas de lidar com uma situação aparentemente igual mas que , no fundo, não é.

No entanto, quando se castigar castiga-se o mais pequeno...
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #24 em: 20:14 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tubugunhanha compreendo o que dizes sim e concordo com alguma moderação. Colocas as coisas em condições extremas mas nem tudo é assim tão extremo, por isso é que eu, não concordando com a ilegalidade do tema, não tenho uma visão tão «pudica» (se calhar não é a palavra mais adequada) sobre o tema. Neste caso olho mais para o pescador que apanha meia duzia de peixes e vende para colmatar as dificuldade financeiras. Não está dentro da lei mas admito. Claro que é um negócio melhor para os restaurantes, compram mais barato e se calhar melhor pelo que lhes dá uma margem de lucro maior, que é o que importa.

Agora se for colocada a questão que colocas, da pior forma, com armas, gang´s e sei lá mais o quê, ok... É demasiado mau, mas isso felizmente nunca vi. Não é pior do que os governantes nos fazem, eles os homens das leis, mas isso são outra conversas para outros locais...
Nelson extremei o que se passa ao máximo claro mas é a pura realidade, o que escrevi verifica-se de facto. Nos poucos spots quentes que por cá existem tem dias mais calmos...quando não dá peixe!! O problema não é quem pesca um peixe ou dois ou mesmo três e vende, o problema são os verdadeiros balanceiros, esses sim extremistas e territoriais. Conheço amigos que quando tem boas capturas vendem o pescado e não é por isso que deixam de ser pescadores lúdicos. Não sei se me faço entender? Ou seja pescam por prazer e desporto, sabem pescar em sociedade e quando tem a sorte de fazer uns peixitos vendem para ao menos dar para o material de pesca e um jantarzito. Mas mesmo esses amigos já notei diferenças na expressão facial quando verificam que o pescador do lado está a tirar um peixe. Temo que os euros possam começar a corrompe-los. É se calhar demasiado tentador para parar de vender!

Eu ate hoje nunca vendi um peixe mas também não direi que nunca vou vender! Não sei o que o futuro me reserva.

Quanto a não verificares episódios destes para os teus lados dá-te por feliz...pescas num paraíso!!!
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #25 em: 20:21 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Eu conheço um gajo que no só mês de maio fez 900€ com as corvinas do Tejo a vende-las aos restaurantes. No mês de junho não sei, mas já tinha dado para trocar o barco por um mais rápido. E como ele deve haver muitos. Até tiram férias nessa altura...

O que é que um gajo pode fazer aqueles bichos? Não há muita alternativa ou vende-los ou mandá-los para o charco outra vez. Quase ninguém tem ferramentas para as cortar às postas e uma arca congeladora suficientemente grande.

Por outro lado, eu se pagar 65€ por um peixinho prefiro que ele seja o mais fresco possível independentemente da sua origem.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #26 em: 20:30 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas Beto
levantaste o véu de uma especie,a verdade é que (peixe galo,pargo ,dourada robalo actualmente o choco fazem parte deste sistema.
Nas embarcações MT os mestres raramente pescam.o inverso se passa nas que operam (cobrando )em que os mestres pescam juntos com o dito cliente e basta um telefonema para escoar o pescado



abraço


Manuel Matos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #27 em: 20:57 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu conheço um gajo que no só mês de maio fez 900€ com as corvinas do Tejo a vende-las aos restaurantes. No mês de junho não sei, mas já tinha dado para trocar o barco por um mais rápido. E como ele deve haver muitos. Até tiram férias nessa altura...

O que é que um gajo pode fazer aqueles bichos? Não há muita alternativa ou vende-los ou mandá-los para o charco outra vez. Quase ninguém tem ferramentas para as cortar às postas e uma arca congeladora suficientemente grande.

Por outro lado, eu se pagar 65€ por um peixinho prefiro que ele seja o mais fresco possível independentemente da sua origem.

Duarte,
se cumprirem a lei limitam-se a reter o que está definido, além disso podem devolver.
Mas o grande problema é a falta de actuação das autoridades.
Toda a gente sabe onde estão e quem são os balanceiros. Actuem
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #28 em: 21:24 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto a não verificares episódios destes para os teus lados dá-te por feliz...pescas num paraíso!!!

Não, não vivo num paraíso, procuro é o paraíso para pescar. Aqui também há os locais onde a malta que precisa ganhar uns trocos vai... Não os vejo a construir riqueza, vejo-os procurar a oportunidade que a sociedade não lhe dá nem tem dado. E não me faz confusão porque apanham uns peixes de vez enquando. Há que perceber algumas realidades e, mais uma vez, só posso falar das que conheço. Próximas das que relatas dos teus amigos. Isso do corromper... não podemos misturar todos no mesmo saco. Não acredito que haja aqui um unico elemento no pesqueiro que nunca prevaricou em nada, não sou na pesca como na vida... E não me parece que a larga maioria se deixe corromper....acho a palavra um pouco excessiva...
Quantos de nós apanham o seu próprio isco por exemplo ?! Quantos dos que apanham o seu proprio isco utilizam as ferramentas legais para a sua apanha ?! Muitos iscos não se consegue apanhar com ferramenta legal... Pegunto então porque se apanha o isco ?! No meu caso porque não posso comprar. Seria completamente incomportável para os meus bolsos eu pagar o isco que gasto anualmente, esta é a verdade. Minha e de muitos... Assim, partindo do mesmo raciocínio eu apanho para poupar dinheiro. Vai dar quase ao mesmo que vender algum pescado. Numa situação o dinheiro entra e noutra o dinheiro sai pelo que é fácil de concluir que basicamente é a mesma coisa...

Assim seria facil de concluir que, perante estes dados eu sou tambem um dos que podem-se deixar corromper.... Por isso eu vejo as coisas de forma diferente, não tão moralista. Há realidades e realidades, é muito complicado generalizar...
« Última modificação: 21:41 Domingo, 12 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #29 em: 22:49 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Beto
levantaste o véu de uma especie,a verdade é que (peixe galo,pargo ,dourada robalo actualmente o choco fazem parte deste sistema.
Nas embarcações MT os mestres raramente pescam.o inverso se passa nas que operam (cobrando )em que os mestres pescam juntos com o dito cliente e basta um telefonema para escoar o pescado



abraço


Manuel Matos

Manuel o País é pequeno, mas estamos à beira mar plantados, como tal, de norte a sul temos inúmeros operadores marítimo turísticos e sabes que já fiz pesca embarcada em muitos locais deste nosso cantinho, com vários operadores, do norte, centro e sul e não fiques espantado com o que vou dizer, mas fazem como os outros, só que alguns são mais sofisticados, é o comprador que vai buscar o pescado ao cais da marina e carregado para a viatura do dito comprador, sei do que falo, pois até nem sou surdo.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]