collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 12676 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline renatico

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 41
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:46 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #45 em: 12:36 Terça, 14 de Julho de 2015 »
boas,
Acho que alguns de vocês estão mal informados com o que se passa em relação a dita não inspecção das autoridades competentes.
Sempre que existe uma inspecção a um restaurante o proprietário têm que fazer prova (rastreabilidade /documentos) do géneros alimentícios em exposição para venda.

Essa inspecção é realizada, não podendo no entanto existir um inspector por cada restaurante em portugal.

Não sou de acordo com a legislação em vigor, pois para algumas espécies de caça, é permitida a venda ao consumidor  final, no entanto na pesca, não é possível..
é o que há.

Por isso, pessoal antes de criticarem, tentem entender as dificuldades de quem inspecciona, falta de recursos humanos etc....

Abraço   
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #46 em: 12:54 Terça, 14 de Julho de 2015 »
renatico,

Eu quando me queixo de um serviço, seja inspeção, seja alfândegas, ou sei lá o quê, não me refiro aos profissionais que tem de dar a cara, mas sim do "sistema" que está implementado.  Claro que também há maus profissionais, mas isso há em todo o lado e não é o tema em discussão.
Acho que toda a gente sabe que é cada vez mais "normal" os problemas de que falas: poucos efetivos, más remunerações, horas e quilómetros infindáveis. O problema está nos decisores que deixam essas situações acontecer e os serviços degradarem-se.

Queixamo-nos de falta de inspeção, não dos inspetores :fixe:
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #47 em: 13:11 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Boas,

Já estava à espera de uma comparação com a caça ;D
Vejam onde isso levou, à "quase" extinção dos recursos de caça em terreno aberto...
Quem quiser caçar hoje em dia tem de pagar numa reserva que é repovoada todos os anos e/ou os bichos são alimentados...

Seria como pescar num aquário, como acontece em algumas reservas de pesca de águas interiores, agora como fazem isso no mar?
Vedam um bocado de mar com rede de galinheiro para o peixe não sair dali e quem quiser que pague para pescar lá?! Se calhar passa por aí o futuro da pesca lúdica  ???

Quanto às críticas, estou com o Zé Maria, não se critica quem faz alguma coisa, critica-se por se fazer ainda pouco...
E não duvido que os restaurantes tenham o recibo do que está na montra, o problema é o que não passa na montra ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #48 em: 13:17 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Boas,

Nelson, também me parece um pouco (muito) repuxado comparares isco que se apanha para pescar com vender peixe, ainda que, utilizes um cabo de enchada maior que uma mão...
Agora é verdade o que o Braga falou do outro mercado paralelo da apanha de isco para venda e aí até eu sou receptor pois compro borracheiras que sei perfeitamente que foram apanhadas com meios ilegais mas, onde as compro passam-me factura e vem com iva...  :P
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #49 em: 13:44 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Nelson, também me parece um pouco (muito) repuxado comparares isco que se apanha para pescar com vender peixe, ainda que, utilizes um cabo de enchada maior que uma mão...
Agora é verdade o que o Braga falou do outro mercado paralelo da apanha de isco para venda e aí até eu sou receptor pois compro borracheiras que sei perfeitamente que foram apanhadas com meios ilegais mas, onde as compro passam-me factura e vem com iva...  :P
Eu tentei explicar bem que o que comparava era o resultado final, ou seja o dinheiro porque na verdade o problema de tudo é o dinheiro. Admito que não me fiz entender bem e vejo que há 2 companheiros que ainda não entenderam onde quis chegar.

Ultrapassado este ponto, pergunto eu se a ilegalidade é medida por intensidade se é muito ou pouco grave ?! :)
A ilegalidade é objectiva. Ou é ou não é. Depois o resultado das ilegalidades, neste caso as multas é que são diferentes em virtude o acto ilegal cometido.

Beto, por acaso nunca vi por aqui passarem fatura de borracheiras  ??? e como tu compras cá várias vezes fico curioso  :)  É possivel passar fatura de uma coisa a um cliente sem ter prova de compra ?! A descrição da fatura diz borracheira ou é enquadrada nos outros iscos (ganso, coreano, bibis, por exemplo) que compram a fornecedores ?!
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #50 em: 14:01 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Beto, por acaso nunca vi por aqui passarem fatura de borracheiras  ??? e como tu compras cá várias vezes fico curioso  :)  É possivel passar fatura de uma coisa a um cliente sem ter prova de compra ?! A descrição da fatura diz borracheira ou é enquadrada nos outros iscos (ganso, coreano, bibis, por exemplo) que compram a fornecedores ?!
Não tenho por hábito guardar as facturas mas tenho a certeza que nas facturas da quinta do marisco vem mesmo descrito borracheira e taxado a 23%, ao contrário por exemplo do lingueirão que era taxado a 6% ;)
Eu não sei mas decerto compram as borracheiras legalmente, os métodos de apanha é que podem ser ilegais e quantidades é que podem ser ilegais...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #51 em: 14:18 Terça, 14 de Julho de 2015 »
É curioso ??? Como é aqui perto vou ver junto de malta que compra se na descrição vem mesmo borracheira...
Nelson Peres
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #52 em: 15:54 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #53 em: 16:15 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...

Nuno, não percebo a complexidade da situação.
Se a pesca não estivesse regulamentada, definindo com exactidão o que é lúdico e o que é profissional, poderíamos estar aqui a discutir as subjectividades da interpretação.
Ora, contrariamente a muita legislação, eu acho que a da pesca é bastante perceptível.
Está lá o que é pesca de mar, de águas interiores, quantas canas se pode usar, quantos anzóis, quais as mediadas legais, as montagens, as restrições e suas épocas, etc., etc., etc..
Portanto, em consciência, cada um sabe onde se enquadra e se já ou não prevaricou.
Outra coisa, e apanhando um pouco uma das intervenções do Beto, são as "coutadas de pesca". Não vou comparar com a caça, porque é coisinha que não me diz nada mas, tanto quanto me é dado a saber, na pesca, desde que estejas legalmente habilitado, podes pescar em todos os lugares permitidos, não existindo a figura da "Coutada Balanceira", seja por força da lei, da naifa, da pistola ou do canhão.
Penso que este foi o foco da discussão. Se, por um lado eu sou dos que vou á pesca como vou ao futebol ou ao café, ou seja, para me distrair, percebo que outros, por ganância ou por necessidade de compor o orçamento familiar vivam a pesca mais intensamente. Mas, no entanto, isso não legitima que estes tenham mais direitos ou concessões que os que vão só porque lhes apeteceu.   

Um abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #54 em: 16:27 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...

Nuno, não percebo a complexidade da situação.
Se a pesca não estivesse regulamentada, definindo com exactidão o que é lúdico e o que é profissional, poderíamos estar aqui a discutir as subjectividades da interpretação.
Ora, contrariamente a muita legislação, eu acho que a da pesca é bastante perceptível.
Está lá o que é pesca de mar, de águas interiores, quantas canas se pode usar, quantos anzóis, quais as mediadas legais, as montagens, as restrições e suas épocas, etc., etc., etc..
Portanto, em consciência, cada um sabe onde se enquadra e se já ou não prevaricou.
Outra coisa, e apanhando um pouco uma das intervenções do Beto, são as "coutadas de pesca". Não vou comparar com a caça, porque é coisinha que não me diz nada mas, tanto quanto me é dado a saber, na pesca, desde que estejas legalmente habilitado, podes pescar em todos os lugares permitidos, não existindo a figura da "Coutada Balanceira", seja por força da lei, da naifa, da pistola ou do canhão.
Penso que este foi o foco da discussão. Se, por um lado eu sou dos que vou á pesca como vou ao futebol ou ao café, ou seja, para me distrair, percebo que outros, por ganância ou por necessidade de compor o orçamento familiar vivam a pesca mais intensamente. Mas, no entanto, isso não legitima que estes tenham mais direitos ou concessões que os que vão só porque lhes apeteceu.   

Um abraço

Claro que não e não foi isso que eu quis dizer, eu apenas disse o que pensam os balanceiros, pq os meus direitos são iguais aos deles, embora e eu falo por mim , eles pareçam as vezes donos dos spots, como ja aconteceu de me perguntarem se era costume eu pescar ali, e eu perguntei pq, e respondem pq é o meu sitio, e eu perguntei se ele pagava uma liceça exclusiva e a conversa ficou por ali...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #55 em: 17:27 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu perguntei se ele pagava uma liceça exclusiva e a conversa ficou por ali...
Mas nem todos somos tão feios fortes como tu. ;D
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #56 em: 17:59 Terça, 14 de Julho de 2015 »
 :grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #57 em: 18:12 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Hehehe,
é a vantagem de ser Gestor e de dominar a Interface Biológica da "coisa"
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #58 em: 22:20 Quinta, 16 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Hehehe,
é a vantagem de ser Gestor e de dominar a Interface Biológica da "coisa"

 :join:




Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #59 em: 17:23 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Agora foi a vez do peixe de rio, no mesmo canal de televisão...
Será que os "barbiscos"(nova espécie??) têm a medida mínima, contemplada na lei?  :hummm:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 17:14]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Pedro Gonçalves [Hoje às 14:41]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [Hoje às 14:07]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]