collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 12668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #60 em: 21:58 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Barbiscos não sei as medidas, assim de repente ... 8)

Onde vamos parar.
É tudo ás claras.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #61 em: 11:04 Segunda, 20 de Julho de 2015 »
Bem, no vídeo realmente parece que esses barbiscos e boguitas foram apanhados no rio, mas também existem viveiros destes peixes (barbos) em alguns locais e poderão vir legalmente dai.

Vêem-se nas grandes superfícies à venda barbos pequenos (não como esses e geralmente a roçar os 20cm)  que creio virem desses tais viveiros.

Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #62 em: 15:36 Segunda, 20 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem, no vídeo realmente parece que esses barbiscos e boguitas foram apanhados no rio, mas também existem viveiros destes peixes (barbos) em alguns locais e poderão vir legalmente dai.

Vêem-se nas grandes superfícies à venda barbos pequenos (não como esses e geralmente a roçar os 20cm)  que creio virem desses tais viveiros.

Abraço

Eu gostava de acreditar que é assim...

Diz a lei que:

É proibida a pesca, comércio, transporte, retenção e consumo de peixes e outras espécies aquícolas de
dimensões inferiores às fixadas nas alíneas seguintes: (Decreto n.º 312/70, de 6/7)
a) Esturjão - 65cm;
b) Salmão - 55cm;
c) Lampreia e sável - 35cm;
d) Achigã, barbo, carpa, saboga ou savelha, robalo, enguia, tainha e outras espécies do género Mugil -
20cm;
e) Truta - 19cm; (ver Portaria n.º 351/86, de 8/7)
f) Tenca - 15cm;
g) Boga, escalo e pimpão - 10cm;
h) Lagostim de água doce - 9cm. (ver Portaria n.º 1 054/90, de 13/10)
§ 1.º O comprimento dos peixes será medido, rectilíneamente, desde a ponta do focinho à forca caudal ou ao
topo da barbatana, se esta não for bifurcada. No lagostim de água doce o comprimento deve ser medido
desde a extremidade da cabeça, não compreendendo as pinças e antenas, até à extremidade da cauda
estendida.
§ 2.º Os exemplares pescados de dimensões inferiores às determinadas neste artigo serão imediatamente
restituídos à água.
§ 3.º Nenhum pescador poderá capturar mais de 40 lagostins de pés brancos por dia de pesca. (Decreto
Regulamentar n.º 18/86, de 20/5)

Aqui vai uma notícia, da LUSA, de 2009:

Trutas: Viveiro do Marão sem pessoal qualificado - denuncia sindicato
08.01.2009 - Lusa


O Viveiro de Trutas do Marão, onde cinco mil trutas reprodutoras produzem mais de quatro milhões de ovos que exigem cuidados especiais, está "a um passo da exterminação", denunciou hoje o Sindicato da Função Pública do Norte (STFPN).

"A reformulação do Instituto Florestal, no âmbito do processo de mobilidade especial do Ministério da Agricultura (MAP), extinguiu a categoria profissional de viveirista e as pessoas que cuidavam daquele viveiro foram mandadas para casa", denunciou Artur Monteiro, coordenador do STFPN.

Segundo o sindicalista, estes viveiristas foram substituídos por "três trabalhadores não especializados, sem preparação adequada, que se deslocam ao viveiro apenas para alimentar as trutas".

O dirigente sindical referia-se ao facto de, além da alimentação das trutas reprodutoras, as tarefas diárias dos viveiristas também incluírem o acompanhamento da evolução dos ovos, que morrem em três dias se não forem virados com regularidade.

Por essa razão, Artur Monteiro recordou que "se trabalhava no viveiro 24 horas por dia, sete dias por semana".

As funções dos viveiristas colocados na mobilidade especial são agora assumidas, segundo o dirigente sindical, por três operadores de rádio, alegadamente destacados para o Parque Florestal de Amarante.

"Não podemos concordar que, mantendo-se as exigências económicas e sociais, o Estado mande para casa pessoas com preparação e deixe as coisas ao abandono ou recorra a pessoas sem formação especializada", frisou Artur Monteiro, em declarações à Lusa.

O Viveiro de Trutas do Marão, situado junto à antiga estrada nacional que atravessa aquela serra, integra o maior posto aquícola português, criado há cerca de 70 anos, tendo sofrido há oito anos obras de beneficiação orçadas, segundo o sindicato, em "centenas de milhares de euros".

As cerca de cinco mil trutas ali existentes destinam-se ao repovoamento de rios em todo o país, mas também para o fornecimento de estruturas comerciais e para concursos de pesca desportiva.

A Lusa está a tentar obter um comentário do MAP sobre a situação.

FR.


Penso que já nessa época, o Estado tinha desactivado também os dois únicos viveiros de barbos e bogas que existiam no país. Provavelmente porque achavam que as concessões existentes e as que surgiriam, resolveriam a lacuna criada.
Na minha opinião, para além do aumento do número de concessões, nada mais mudou... e o que mudou, foi para pior.  ::)

« Última modificação: 15:41 Segunda, 20 de Julho de 2015 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #63 em: 23:07 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Por curiosidade sobre quanto lhes pode valer esta actividade alguém me pode informar qual o preço Kg de robalo/dourada pescado em mar por pesca lúdica?
Outra coisa a medida mínima é em comprimento ou também por peso do peixe?
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #64 em: 08:41 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Tenho conhecimento que compram a dourada de mar (daquela com 2 a 3 kg) a 20 euros o kilo. Isto no ano que passou.
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #65 em: 19:11 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por curiosidade sobre quanto lhes pode valer esta actividade alguém me pode informar qual o preço Kg de robalo/dourada pescado em mar por pesca lúdica?
Outra coisa a medida mínima é em comprimento ou também por peso do peixe?

É pá, este tópico já tem uns mesitos, já nem me lembrava disto.

Pescador deve estar informado. O Robalo legal só pode ser transportado para fora do pesqueiro com mais de 36cm e o rabo cortado. O outro limite de pesca diária é de 10Kg de peixe excetuando o maior exemplar.

Esta atividade pode ser muito rentável. À dias apanharam um "Lúdico" com mais de 80Kg de Robalos. Se fizeres a conta a 15€/Kg (e estou a dar muito por baixo para vender tudo facilmente) dá a módica quantia de 1200€. Já é uma boa maquia... livre de impostos e de outras quezílias.

E quem diz estes diz muitos outros... pescadores de lampreia, douradas, sargos, meixião (enguias pequenas), lagostim de rio, ouriços do mar, perceves, lamejinha... a lista é interminável. Infelizmente esta atividade pode ser mesmo muito rentável, tão rentável que o risco compensa àqueles com menos escrúpulos ou a quem a vida sorri menos (mais desculpável mas não menos condenável).

Eu cá não arrisco, felizmente não pesco para matar a fome lá em casa, e por isso posso dar-me ao luxo de dizer que Robalos só acima de 40cm (exceto quando a bolsa já foi vazia vezes demais) e 10Kg de peixe num dia normal nunca fiz (salvo talvez de carapaus e mesmo assim não sei).

Quanto ao rabo cortado... muita malta está contra, mas eu sou até a favor. Ser comerciante e ter na arca um Robalo só com meia barbatana caudal, ou sem a mesma, ou servir isso ao cliente pode ser um pouco suspeito. Quanto ao ninguém fiscalizar isso, soube há dias de uma malta aqui perto (Fátima) que levou uma boa dose da GNR à conta da falta do dito rabo cortado.

Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #66 em: 19:33 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho conhecimento que compram a dourada de mar (daquela com 2 a 3 kg) a 20 euros o kilo. Isto no ano que passou.

Aqui no verão vendem a 15 euros por Kg, não interessa se tem tem 0,5Kg ou 3 Kg.
Nelson Peres
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #67 em: 20:03 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Obrigado malta... andava com esta duvida por tanto ouvir falar dos "balanceiros".
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]