collapse

Autor Tópico: Trafulhice ou Legal?!  (Lida 9097 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #15 em: 23:25 Terça, 29 de Março de 2016 »
Boas,
Se quiseres passa no senhor Pedro na PESCA DEL REI nas caldas,e pede para ele te mostrar a resposta ao mail que enviou ao capitao do porto.
Na resposta  da capitania ao mail,nao há nada que diga que nao se pode pescar com toneira com os bicos todos,isso foi a malta que inventou provavelmente,há anos que ouço isso, mas nao duvido que tenhas visto em  algum lado isso escrito,nao sei é se seria oficial,passas lá e ves com os teus olhos.
Sabendo o que sei,se pescasse aos chocos era na frente da pm com a toneira com os bicos todos sem quaquer problema
Cumprimentos
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #16 em: 09:05 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  - Sendo ilegal, pescar com palhaços na Lagoa de Óbidos, será possivel pescar com esta amostra alterada? Visto agora ter uma fateixa na ponta deixa de ser palhaço e passa a ser uma amostra rígida?!

  - Será assim tão fácil contornar a lei?

PEÇO ENCARECIDAMENTE A ALGUEM QUE TENHA INFORMAÇÃO ESCRITA SOBRE PROIBIÇÃO DE PESCAR COM PALHAÇOS OU TONEIRAS NA LAGOA O FAVOR DE AQUI A DISPONIBILIZAR.

A PM NÃO TEM , LIMITA-SE A DIZER QUE SÃO ORDENS SUPERIORES.
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #17 em: 13:37 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Se quiseres passa no senhor Pedro na PESCA DEL REI nas caldas,e pede para ele te mostrar a resposta ao mail que enviou ao capitao do porto.
Na resposta  da capitania ao mail,nao há nada que diga que nao se pode pescar com toneira com os bicos todos,isso foi a malta que inventou provavelmente,há anos que ouço isso, mas nao duvido que tenhas visto em  algum lado isso escrito,nao sei é se seria oficial,passas lá e ves com os teus olhos.
Sabendo o que sei,se pescasse aos chocos era na frente da pm com a toneira com os bicos todos sem quaquer problema
Cumprimentos
Canudo

ORA BEM , É ISSO EXACTAMENTE QUE SE PASSA . GOSTAVA MESMO MUITO DE TER ACESSO A ESSE E-MAIL DO CAPITÃO DE PENICHE. SERÁ POSSIVEL?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #18 em: 14:08 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Amigo Xavega, não leve a mal, mas escrever em maiúsculas na internet é um pouco agressivo, parece que está a gritar. Pode clicar num botão do seu teclado que diz Caps Lock  :fixe: e continuar com a sua participação. :) :fixe:

Nelson Peres
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #19 em: 14:43 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo Xavega, não leve a mal, mas escrever em maiúsculas na internet é um pouco agressivo, parece que está a gritar. Pode clicar num botão do seu teclado que diz Caps Lock  :fixe: e continuar com a sua participação. :) :fixe:



DESCULPE LÁ MAS JÁ EXPLIQUEI QUE TENHO A TECLA PRESA
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #20 em: 14:57 Quarta, 30 de Março de 2016 »
 ;D ;D Não me tinha apercebido ainda  :fixe: :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #21 em: 15:08 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Se quiseres passa no senhor Pedro na PESCA DEL REI nas caldas,e pede para ele te mostrar a resposta ao mail que enviou ao capitao do porto.
Na resposta  da capitania ao mail,nao há nada que diga que nao se pode pescar com toneira com os bicos todos,isso foi a malta que inventou provavelmente,há anos que ouço isso, mas nao duvido que tenhas visto em  algum lado isso escrito,nao sei é se seria oficial,passas lá e ves com os teus olhos.
Sabendo o que sei,se pescasse aos chocos era na frente da pm com a toneira com os bicos todos sem quaquer problema
Cumprimentos
Canudo

ORA BEM , É ISSO EXACTAMENTE QUE SE PASSA . GOSTAVA MESMO MUITO DE TER ACESSO A ESSE E-MAIL DO CAPITÃO DE PENICHE. SERÁ POSSIVEL?

Boas,
Acho que fui claro,passas lá e ves,aliás teve em cima do balcao para quem quiz ver,sendo O Sr Pedro
 uma pessoa cinco estrelas,dizes que fui eu,Carlos Vitor, e de certeza que ele te fala no assunto.
Cumprimentos
Canudo
« Última modificação: 15:12 Quarta, 30 de Março de 2016 por Canudo »
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #22 em: 15:29 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
PEÇO ENCARECIDAMENTE A ALGUEM QUE TENHA INFORMAÇÃO ESCRITA SOBRE PROIBIÇÃO DE PESCAR COM PALHAÇOS OU TONEIRAS NA LAGOA O FAVOR DE AQUI A DISPONIBILIZAR.

A PM NÃO TEM , LIMITA-SE A DIZER QUE SÃO ORDENS SUPERIORES.

Às vezes não é preciso que a lei diga que é proibido especificamente pesca com palhaços e toneiras. O que fazem é dizer que só é permitida de determinada maneira, o que torna essas alternativas proibidas.
A Lagoa de Óbidos, tal como algumas outras zonas do país, tem regulamento próprio (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre).
Se leres o regulamento da Lagoa (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) diz:
Inserir Citação (seleção)
CAPÍTULO III
Pesca desportiva
Artigo 12.º
Exercício da pesca
1 - A pesca desportiva na zona apenas pode ser exercida a partir de terra firme ou de embarcações de recreio e na modalidade referida na alínea a) do artigo 1.º do Decreto 45116, de 6 de Julho de 1963 (pesca de superfície), com cana de pesca ou linha de mão, não podendo cada desportista utilizar mais de duas canas ou linhas.

2 - Do pôr ao nascer do Sol a pesca desportiva não pode exercer-se de bordo de embarcações.

3 - A pesca desportiva deverá obedecer às disposições do presente Regulamento que lhe sejam aplicáveis, nomeadamente quanto ao número e abertura dos anzóis (anexo I) e aos tamanhos mínimos das espécies capturadas (anexo II).

4 - A Capitania do Porto poderá autorizar concursos de pesca desportiva na zona, desde que verificadas as necessárias condições de segurança, salubridade e protecção dos recursos vivos.

E esse anexo I diz:
Inserir Citação (seleção)
ANEXO I
Descrição e características das artes autorizadas
(a que se refere o n.º 3 do artigo 4.º)
1 - Amostra, corrico ou corripo
Descrição: aparelho de anzol com amostra, que actua à superfície ou abaixo desta, podendo ou não ser rebocado por uma embarcação.

Característica:
Abertura mínima dos anzóis - 8 mm.

2 - Cana de pesca e linha de mão
Características:
Número máximo de anzóis - 3;
Abertura mínima dos anzóis - 8 mm.
...(outras artes que não de linha)


Como dá para ver não fala que as toneiras/palhaços estão permitidos, e às custas dessa omissão pode-se considerar que são proibidos.

PS: Não sou de leis, pelo que posso estar completamente errado, mas parece-me que o que escrevi vai de encontro ao que por aqui se tem falado.

 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #23 em: 15:46 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Boas Ze Maria,
Até poderá ser como dizes,tambem nao percebo nada de leis.Seria de facto interessante uma copia desse email...tá lá disponivel onde disse...
Desconversando,esses tais pms iluminados,deveriam era de ver as matanças diarias que se fazem na lagoa,aparelhos desde aberta até peniche,muitas mais...
Pescar com tres canas ou mais, basta ir ao "cu" da lagoa,reter "milhoes" de robalinhos que é o prato do dia,matanças como já vi em redes de douradinhas que nem medida teem, se nao prestar para vender,nada se perde tudo se transforma é o lema,mas como toda a vida esse senhor lá pescou,é como se fosse dono daquilo tudo,até tem um canal com o nome dele,coitado do senhor...! mas é boa pessoa,isso nao há duvidas nenhumas!
 Deviam era de entrar muitas mais vezes aqueles cardumes brutais de salemas que rebentam as redes todas,mas devia de ser todos os dias,nao daria para aguentar tal prejuizo,já tou a falar demais,mas quem quizer e puder desmentir,que se acuse
Aposto que por dia saiem de lá dezenas ou centenas de peixes sem medida,nao falo sequer das proibiçoes da apanha de marisco que ninguem cumpre.
Agora apanhar chocos com toneira é que ´muita mau,poupem-me a essas nem sei bem o nome...
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #24 em: 16:02 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como dá para ver não fala que as toneiras/palhaços estão permitidos, e às custas dessa omissão pode-se considerar que são proibidos.

Não concordo nada, ser-se condenado por omissões da lei Zé Maria pá...

Em regra, "tudo o que é proibido tem de o ser expressamente"

Agora se vem aí algum advogado opinar, nunca vamos saber se é mesmo assim eheheheh
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #25 em: 16:08 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Boas,

É como o Canudo disse e não disse tudo...

Para quem não conhece, a história é simples, existe um grupo de pescadores profissionais da lagoa, esse grupo restrito (uma vez que estão bloqueadas as emissões de novas licenças) controla tudo o que se passa na lagoa e a questão das toneiras e/ou palhaços foi apenas mais uma da autoria deles, com o argumento que os anzóis das toneiras danificam as redes de pesca, conseguiram que a câmara de Óbidos (creio que nada teve a ver com a capitania de Peniche) emitisse um edital de proibição do uso de toneiras e palhaços na lagoa, quando na realidade apenas pretendem que o lúdico não pesque os chocos da lagoa.

Resumindo, a lagoa está a ficar "pequena" as constantes dragagens para abrir a ligação ao mar não são duradouras e neste momento a lagoa passa demasiado tempo sem o volume de agua salgada que precisa para manter a dinâmica do sistema que "alimenta" esses pescadores profissionais e uma vez mais, os primeiros a ir ao cepo são os lúdicos...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #26 em: 16:10 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Ainda digo mais acerca do trabalho da PM,acho até que já o referi por aqui,
No verao que passou esteve interdita a apanha de berbigao e ameijoa na lagoa,supostamente uma toxina,estava um avo com o seu neto na brincadeira dentro da lagoa e tinha meia duzia de berbigoes dentro do baldito do miudo brincar,armaram lá um escandalo por isso,multando o senhor numa bela quantia,enfim,poderiam e deveriam de na minha opiniao ter sido um pouco mais contidos,um aviso e estaria tudo bem,mas nao,"Bateram" forte e feio no ceguinho,e depois assobiam para o ar com as outras situaçoes que descrevi no post anterior...nao se compreende
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #27 em: 16:12 Quarta, 30 de Março de 2016 »
É isso tudo Beto,nao teria coragem de ir tao longe,mas assino por baixo tudo o que escreveste!
Sem medos
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #28 em: 16:35 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É isso tudo Beto,nao teria coragem de ir tao longe,mas assino por baixo tudo o que escreveste!
Sem medos
Canudo

Epá, eu tentei ser o mínimo corrosivo possível, o que eu disse pode ser desconhecido para muita gente mas não é segredo nenhum...
Eu conheço e já tive a oportunidade de privar com um dos pescadores profissionais da lagoa e falou-me disto entre outros "problemas" com que eles se debatem diariamente.
Disse-me que o rendimento deles neste momento é basicamente o marisco e os chocos, o peixe é maioritariamente pequeno a somar ainda ao problema das salemas, não rende, cada vez à menos redes dentro da lagoa.
Espero não estar a cometer inconfidências ;D :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Canudo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 387
  • Agradecido: 3 vezes
  • jjjjj
    • Aveiras de Cima
    • gg
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:09 Sábado, 04 de Janeiro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #29 em: 17:21 Quarta, 30 de Março de 2016 »
Pois.eh eh,esperemos que cada vez sejam menos os pros.
Canudo
o peixe nunca me prometeu,logo nunca me falhará!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]