collapse

Autor Tópico: Trafulhice ou Legal?!  (Lida 9098 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Trafulhice ou Legal?!
« em: 14:29 Segunda, 09 de Março de 2015 »
Boas,

Este fim de semana fui dar uma volta com a minha filhota pela Foz do Arelho, aproveitando o passeio fui dar uma espreitadela pelas "chapas" e ver o que o pessoal estava a "tirar" e não é para minha surpresa que vejo uma cana no descanso com uma amostra montada... OK até aqui nada de especial, mas essa amostra era um palhaço alterado, em vez de ter as 2 ou 3 fiadas de ganchos sem barbela, tinha sido alterado para uma fateixa na ponta, a minha dúvida é:

  - Sendo ilegal, pescar com palhaços na Lagoa de Óbidos, será possivel pescar com esta amostra alterada? Visto agora ter uma fateixa na ponta deixa de ser palhaço e passa a ser uma amostra rígida?!

  - Será assim tão fácil contornar a lei?

Por acaso ninguém estava a tirar nada, nem vi nenhum peixe, ou choco, ou o que quer que fosse dentro dos baldes, mas fiquei a magicar, sendo a lagoa um berçário, e visto já muitos pescadores não respeitarem o tamanha mínimo, agora só falta contornarem as leis com amostras alteradas para poderem pescar uma espécie, que tentam proteger, com a proibição de amostras especificas...

E depois vêm-se queixar que fazem mais proibições e que os pescadores lúdicos cada vez estão mais limitados, etc, etc...

Fiquei triste... Pois cresci e aprendi a pescar na Lagoa de Óbidos e doí-me a Alma quando vou á pesca e vejo todos a caminharem para a destruição, quando devíamos estar a caminhar para a preservação do nosso meio...

é triste...  :'(
« Última modificação: 14:39 Segunda, 09 de Março de 2015 por PauloNeves »
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #1 em: 14:50 Segunda, 09 de Março de 2015 »
A lei em vigor na Lagoa de Óbidos é supostamente esta: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

No caso acho que é ilegal conforme diz o capitulo 3:
Inserir Citação (seleção)
CAPÍTULO III
Pesca desportiva
Artigo 12.º
Exercício da pesca
1 - A pesca desportiva na zona apenas pode ser exercida a partir de terra firme ou de embarcações de recreio e na modalidade referida na alínea a) do artigo 1.º do Decreto 45116, de 6 de Julho de 1963 (pesca de superfície), com cana de pesca ou linha de mão, não podendo cada desportista utilizar mais de duas canas ou linhas.

Ao contrário da pesca comercial que fala em "c) Amostra, corrico ou corripo; ", para a pesca desportiva nada é referido, pelo que dá a entender que na Lagoa de Óbidos só se pode pescar ao fundo e à boia.

É o meu entender, mas como sempre nestes casos quem manda é a PM, podes sempre enviar-lhes um email a pedir esclarecimentos.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #2 em: 15:18 Segunda, 09 de Março de 2015 »
Não me parece nada...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #3 em: 16:01 Segunda, 09 de Março de 2015 »
Pelo que leio no decreto 45116, define-se no Cap. I artgº 1 alinea a), que é permitida a pesca de superficie. No Cap II, artigo 10, alinea a), é feito o enquadramento/definição do que é a pesca de superficie. Neste caso, são todas as actvidades apeadas, executadas a partir da costa com recurso á linha, não estando referida qualquer exclusão.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #4 em: 08:54 Terça, 10 de Março de 2015 »
Eu sei que na Lagoa de Óbidos é proibido o uso de palhaços e toneiras, li isso num decreto ou num despacho da capitania, mas infelizmente agora não encontro nada...

Mas a questão aqui é, será legal alterar uma amostra e esta passar a ser outra coisa? Estamos a falar de um palhaço em que os "anzóis" não têm barbelas e com a alteração para uma fateixa, este deixa e ser palhaço e passa a ser uma amostra rígida?

 Isto porque na definição de toneira/palhaço na portaria 14/2014 no artigo 2º "Definições" na alínea s) vem lá o seguinte:

 s) «Toneira», o aparelho constituído por uma linha de mão e por um lastro com forma fusiforme, podendo a linha ser ainda armada com um máximo de três boias fusiformes, geralmente designadas por palhaços, devendo, quer o lastro, quer os palhaços, possuir, na extremidade inferior, uma ou duas coroas de anzóis sem barbela, ligando-se à linha de mão ou à cana de pesca pela extremidade superior;

Sejamos, práticos, quando vi a amostra, que tinha um corpo de um palhaço, pensei logo que aquele pescador estava na ilegalidade, contudo quando me aproximei e vi uma fateixa no fim da amostra fiquei  ??? ... hummm... será possível que assim ele esteja legal? Porque na teoria ele deixou de ter uma palhaço (segundo a definição) e passou a ter outra coisa qualquer... Mas na realidade todos sabem que aquilo é um palhaço com uma alteração...

 

Offline João Pinto

Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #5 em: 09:37 Terça, 10 de Março de 2015 »
existem várias marcas que têm toneiras com triplos e até pala como se fosse uma amostra, ele fez uma imitação, em relação a ser proíbido não faço ideia
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #6 em: 11:35 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
existem várias marcas que têm toneiras com triplos e até pala como se fosse uma amostra, ele fez uma imitação, em relação a ser proíbido não faço ideia

@João, será possivel colocar uma foto de um exemplo para ficar mais elucidado?

Como não sou pescador que use amostras e essa área de conhecimento ultrapassa-me, mas como o conhecimento não ocupa lugar, é bom ficar a saber destas coisas, daí ter colocado a questão...

Mas quero agradecer a todos os que contribuem para esta questão...

ObrigadO!
 

Offline João Pinto

Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #7 em: 12:03 Terça, 10 de Março de 2015 »
afinal não é a rapala que tem, as da Rapala são assim:



Aqui tens uma com triplos:

 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #8 em: 12:21 Terça, 10 de Março de 2015 »
Na interpretação que faço, o que diferencia palhaço de amostra será a existência de barbela, mas não li toda a legislação sobre o assunto.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #9 em: 15:07 Terça, 10 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
afinal não é a rapala que tem, as da Rapala são assim:



Aqui tens uma com triplos:



Realmente as amostras são um mundo... Desconhecia por completo tais existencias...

Obrigado!
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #10 em: 21:24 Terça, 29 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu sei que na Lagoa de Óbidos é proibido o uso de palhaços e toneiras, li isso num decreto ou num despacho da capitania, mas infelizmente agora não encontro nada...

POIS É ... O PROBLEMA É MESMO ESSE . O PREZADO COMPANHEIRO NÃO ENCONTRA NADA , PORQUE NÃO EXISTE REALMENTE NADA ESCRITO QUE PROIBA O USO DE TONEIRA NA LAGOA DE ÓBIDOS . É TUDO UM DIZ QUE DISSE E A PM ESTÁ NESSA ONDA, INFELIZMENTE. QUANTO AOS PALHAÇOS "TUNNING" DIZ-SE QUE FOI A AUTORIDADE A "SUGERIR" .
É UM GRANDE ROMANÇE.


Portaria n.º 14/2014
de 23 de janeiro
Artigo 2.°
Definições
Para os efeitos da presente portaria, entende -se por:

s) «Toneira», o aparelho constituído por uma linha de
mão e por um lastro com forma fusiforme, podendo a linha
ser ainda armada com um máximo de três boias fusiformes,
geralmente designadas por palhaços, devendo, quer o lastro,
quer os palhaços, possuir, na extremidade inferior, uma
ou duas coroas de anzóis sem barbela, ligando -se à linha
de mão ou à cana de pesca pela extremidade superior;
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #11 em: 21:34 Terça, 29 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Sendo ilegal, pescar com palhaços na Lagoa de Óbidos,

MAS PORQUE SERIA ILEGAL PESCAR COM PALHAÇOS NA LAGOA?

 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #12 em: 21:47 Terça, 29 de Março de 2016 »
Não vejo ilegalidade nas amostras quitadas... Com a fateixa deixam de ser palhaços 'com duas ou três fileiras de anzóis sem barbela'...
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #13 em: 21:50 Terça, 29 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo que dá a entender que na Lagoa de Óbidos só se pode pescar ao fundo e à boia.

SÓ É PERMITIDA PESCA DE SUPERFICIE, (PESCA QUE NÃO É SUBMARINA

Portaria 567/90

Artigo 12.º
Exercício da pesca
1 - A pesca desportiva na zona apenas pode ser exercida a partir de terra firme ou de embarcações de recreio e na modalidade referida na alínea a) do artigo 1.º do Decreto 45116, de 6 de Julho de 1963 (pesca de superfície), com cana de pesca ou linha de mão, não podendo cada desportista utilizar mais de duas canas ou linhas.

Decreto 45116, de 6 de Julho

Artigo 1.º Na área da jurisdição marítima a pesca por amadores poderá ser praticada sòmente nas condições constantes do presente diploma e nas seguintes modalidades:
a) Pesca de superfície;

b) Caça submarina.
 

Offline xavega

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:20 Terça, 29 de Março de 2016
Re: Trafulhice ou Legal?!
« Responder #14 em: 21:54 Terça, 29 de Março de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não vejo ilegalidade nas amostras quitadas... Com a fateixa deixam de ser palhaços 'com duas ou três fileiras de anzóis sem barbela'...

MAS QUAL É A FOBIA EM RELAÇÃO AOS PALHAÇOS ?
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]