collapse

Autor Tópico: conjunto para achiga/lucio perca  (Lida 12229 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Soares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 38
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:59 Quarta, 28 de Maio de 2014
conjunto para achiga/lucio perca
« em: 12:11 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
boas comapnheiros!
eu gostava de saber a vossa opinião acerca do equipamento que uso para pescar ao achiga/lucio perca. aqui vai:

cana: dawia crossfire 2.10m 7-21gr ou silstar carbodinamic fast spin 2.10 5-10gr (esta silstar ficou reduzida a cerca de 2mt porque parti a ponteira..)
carreto: dawia laguna 3000 5bi com multi 0.15

quanto a amostras, basicamente uso savage gear, tenho uma rapala maxrap, uns vinis da storm e umas amostras da decthlon, mas as que mais uso sao de facto as da savage, quer rigidas quer vinis :)

agradeço comentarios e opinioes :) um abraço e boas pescas!
 

Offline Makkina

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Castelo Branco
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:35 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #1 em: 12:22 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Boas

Essa Daiwa Crossfire tenho uma igual... só tenho a dizer... IMPECAVEL.
Achigã, Lucio-perca, carpa com vinis, e ainda me estreei ao robalo com um robalo de 5 KGs com essa cana...
 

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #2 em: 14:48 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Tás bem servido, já agora por onde pescas?
 

Offline João Soares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 38
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:59 Quarta, 28 de Maio de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #3 em: 16:55 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Espero obter os mesmos resultados! Tb acho uma cana bastante boa para o preço :)

João Pinto, costumo pescar em crestuma :) eu cheguei a falar consigo no ano passado para me aconselhar umas amostras pra me iniciar. Mas neste ano tenciono ir pescar mais pra cima e tenho tb já combinada uma pesca no Alqueva quando o defeso acabar :))
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #4 em: 17:10 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero obter os mesmos resultados! Tb acho uma cana bastante boa para o preço :)

João Pinto, costumo pescar em crestuma :) eu cheguei a falar consigo no ano passado para me aconselhar umas amostras pra me iniciar. Mas neste ano tenciono ir pescar mais pra cima e tenho tb já combinada uma pesca no Alqueva quando o defeso acabar :))

Para achigã uma cana com acção mais forte não fazia mal nenhum,um bom achiga se começar a fugir para paus é dificil de tirar cá para fora e nao é preciso ser muito grande...

Repara na minha shimano catana 10-30 que partiu a ponteira uns 6 cm a vergar com este achiga porque ele se estava a enfiar nos paus

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline João Soares

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 38
    • Valadares
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:59 Quarta, 28 de Maio de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #5 em: 17:20 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Pois, eu espero bem que isso não me aconteça.. Eu escolhi esta ação mediante as amostras que costumo utilizar..
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #6 em: 17:40 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Para começar estás razoavelmente bem servido, tomara eu quando comecei ter tido esse tipo de material! Com o tempo podes ir compondo isso. Será boa ideia investires numa boa cana de spinning, uma medium heavy de acção rápida é uma cana razoavelmente generalista e que te permite trabalhar com quase tudo, faço primeiro referência á cana pois é um dos elementos mais importantes no spinning ao achigã principalmente por causa das ferragens, um achigã já grandito (do quilo para cima) tem cartilagem da boca muito rija e convem ter uma cana com boa acção de ferragem para não perder muitos peixes, consegues arranjar coisas já de boa qualidade na casa dos 100 euros. Em termos de amostras apenas referes marcas (savage e storm) mas não referes modelos pelo que é dificil estar a comentar e aconselhar coisas, uma coisa posso-te desde já dizer, não invistas muito nos vinis da Storm! Gosto de muitas das amostras rigidas deles mas os vinis são, na minha opinião, muito fracotes. Investe mais em marcas como a Zoom, a Yum, a Gambler, a Berkley, a Trigger X ou a Yamamoto por exemplo. Vais ver que não tem nada a ver em termos de qualidade... ;)
 

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #7 em: 17:54 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero obter os mesmos resultados! Tb acho uma cana bastante boa para o preço :)

João Pinto, costumo pescar em crestuma :) eu cheguei a falar consigo no ano passado para me aconselhar umas amostras pra me iniciar. Mas neste ano tenciono ir pescar mais pra cima e tenho tb já combinada uma pesca no Alqueva quando o defeso acabar :))

Para achigã uma cana com acção mais forte não fazia mal nenhum,um bom achiga se começar a fugir para paus é dificil de tirar cá para fora e nao é preciso ser muito grande...

Repara na minha shimano catana 10-30 que partiu a ponteira uns 6 cm a vergar com este achiga porque ele se estava a enfiar nos paus

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha que devia ter algum defeito, provavelmente levou uma castanhada e ficou ferida sem te aperceberes, a acção da cana não tem absolutamente nada a ver com a espécie de peixe, muito menos com o achigã que não luta tanto como uma Carpa ou um Barbo, vê o exemplo do Makkina que tirou um robalo de 5kg com ela, as canas de acção mais leve (as chamadas finess) são usadas para amostras mais leves, dentro do mesmo grupo de amostras têm diferentes tipos de amostras que usam canas diferentes, por exemplo os Cranks, tens cranks em que precisas de canas mais pesadas e tens cranks finess, da mesma maneira que não te vais por a pescar com uma cana de casting com amostras de 5 ou 6g não te vais meter a pescar com canas finess com frogs ou buzzbaits, cada coisa no seu lugar.

Essa cana para os pesqueiros que frequentas e tendo em conta as amostras a usar nesses pesqueiros é mais que suficiente, a minha cana principal neste momento é uma SG Finezz 4-18g, a cana indicada para o tipo de amostras que uso.

A minha anterior tinha a mesma acção e tirou uma carpa de 5.6Kg no meio dos ramos
 

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #8 em: 17:59 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para começar estás razoavelmente bem servido, tomara eu quando comecei ter tido esse tipo de material! Com o tempo podes ir compondo isso. Será boa ideia investires numa boa cana de spinning, uma medium heavy de acção rápida é uma cana razoavelmente generalista e que te permite trabalhar com quase tudo, faço primeiro referência á cana pois é um dos elementos mais importantes no spinning ao achigã principalmente por causa das ferragens, um achigã já grandito (do quilo para cima) tem cartilagem da boca muito rija e convem ter uma cana com boa acção de ferragem para não perder muitos peixes, consegues arranjar coisas já de boa qualidade na casa dos 100 euros. Em termos de amostras apenas referes marcas (savage e storm) mas não referes modelos pelo que é dificil estar a comentar e aconselhar coisas, uma coisa posso-te desde já dizer, não invistas muito nos vinis da Storm! Gosto de muitas das amostras rigidas deles mas os vinis são, na minha opinião, muito fracotes. Investe mais em marcas como a Zoom, a Yum, a Gambler, a Berkley, a Trigger X ou a Yamamoto por exemplo. Vais ver que não tem nada a ver em termos de qualidade... ;)
Concordo com a tua opinião sobre os vinis e sim Storm é uma bela de uma "#$"#%"$# em vinis, tão bons como Berkley para LRF, um atraso de vida.

Em relação á cana não te preocupes que ou ele muda de pesqueiros ou dificilmente vai saber o que é um achigã de meio kilo quanto mais de um kilo, um anzol de boa qualidade e uma boa ferragem e resolve o problema, claro que para usar as marcas que meteste presumo que te estejas a referir a empates tipo texas ou Carolinas e nesse caso sim, será preferivel outra cana, mas para os nossos peixes e daí eu lhe ter perguntado onde pescava mesmo usando um Senko usa os finess, aquele material que vista da prenda do Don vai ficar o resto da vida em saquetas porque não tenho peixes para eles com muita pena minha...
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #9 em: 18:08 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
 Boas !

 Concordo com o que disse o Quantum e pelo menos essa Daiwa deve ser uma cana razoável !
 Para pescares em zonas com ervas e paus ou com amostras  maiores uma cana médium  heavy e um carreto rápido fazem o serviço.
 Canas boas e baratas tens as Bionic e Extreme da Bass Pro Shops.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #10 em: 18:12 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo com a tua opinião sobre os vinis e sim Storm é uma bela de uma "#$"#%"$# em vinis, tão bons como Berkley para LRF, um atraso de vida.

Em relação á cana não te preocupes que ou ele muda de pesqueiros ou dificilmente vai saber o que é um achigã de meio kilo quanto mais de um kilo, um anzol de boa qualidade e uma boa ferragem e resolve o problema, claro que para usar as marcas que meteste presumo que te estejas a referir a empates tipo texas ou Carolinas e nesse caso sim, será preferivel outra cana, mas para os nossos peixes e daí eu lhe ter perguntado onde pescava mesmo usando um Senko usa os finess, aquele material que vista da prenda do Don vai ficar o resto da vida em saquetas porque não tenho peixes para eles com muita pena minha...

Pode ser só impressão minha mas acho-te um pouco deprimido e chateado neste inicio de ano meu amigo (só espero que não seja comigo :P)! Animo companheiro, já diz o ditado, "não há mal qie sempre dure". Já to disse antes, tenta dar um pulo cá abaixo ter comigo, o meu barquito é pequeno mas dá para fazer-mos um brincadeirazita a dois, levo-te ao Alqueva, ou, melhor ainda, tira a licença espanhola que vais comigo a Alcantara ou até mesmo á Alange, e vais ver que ao fim do dia já estás a mandar uma mensagem ao teu amigo para te enviar mais amostras que aquelas já eram... :humhumhum:

PS-Sim, em relação á cana estava-me obviamente a referir para o Texas e o Carolina, para grubs ou swimbaits com anzol exposto qualquer cabo de antena de radio da para fazer uma ferragem minimamente em condições...
 

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #11 em: 19:12 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo com a tua opinião sobre os vinis e sim Storm é uma bela de uma "#$"#%"$# em vinis, tão bons como Berkley para LRF, um atraso de vida.

Em relação á cana não te preocupes que ou ele muda de pesqueiros ou dificilmente vai saber o que é um achigã de meio kilo quanto mais de um kilo, um anzol de boa qualidade e uma boa ferragem e resolve o problema, claro que para usar as marcas que meteste presumo que te estejas a referir a empates tipo texas ou Carolinas e nesse caso sim, será preferivel outra cana, mas para os nossos peixes e daí eu lhe ter perguntado onde pescava mesmo usando um Senko usa os finess, aquele material que vista da prenda do Don vai ficar o resto da vida em saquetas porque não tenho peixes para eles com muita pena minha...

Pode ser só impressão minha mas acho-te um pouco deprimido e chateado neste inicio de ano meu amigo (só espero que não seja comigo :P)! Animo companheiro, já diz o ditado, "não há mal qie sempre dure". Já to disse antes, tenta dar um pulo cá abaixo ter comigo, o meu barquito é pequeno mas dá para fazer-mos um brincadeirazita a dois, levo-te ao Alqueva, ou, melhor ainda, tira a licença espanhola que vais comigo a Alcantara ou até mesmo á Alange, e vais ver que ao fim do dia já estás a mandar uma mensagem ao teu amigo para te enviar mais amostras que aquelas já eram... :humhumhum:

PS-Sim, em relação á cana estava-me obviamente a referir para o Texas e o Carolina, para grubs ou swimbaits com anzol exposto qualquer cabo de antena de radio da para fazer uma ferragem minimamente em condições...
Chama-se frustração ...

É rarissimo gradar mas peixes com P grande é mentira, tá mesmo complicado sair um peixe a sério , porra dos LPs grandes que não saem nem á lei da bala.

No verão vou aí abaixo, agora é chato, são uns bons 1000km ir e vir
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #12 em: 19:26 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Espero obter os mesmos resultados! Tb acho uma cana bastante boa para o preço :)

João Pinto, costumo pescar em crestuma :) eu cheguei a falar consigo no ano passado para me aconselhar umas amostras pra me iniciar. Mas neste ano tenciono ir pescar mais pra cima e tenho tb já combinada uma pesca no Alqueva quando o defeso acabar :))

Para achigã uma cana com acção mais forte não fazia mal nenhum,um bom achiga se começar a fugir para paus é dificil de tirar cá para fora e nao é preciso ser muito grande...

Repara na minha shimano catana 10-30 que partiu a ponteira uns 6 cm a vergar com este achiga porque ele se estava a enfiar nos paus

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olha que devia ter algum defeito, provavelmente levou uma castanhada e ficou ferida sem te aperceberes, a acção da cana não tem absolutamente nada a ver com a espécie de peixe, muito menos com o achigã que não luta tanto como uma Carpa ou um Barbo, vê o exemplo do Makkina que tirou um robalo de 5kg com ela, as canas de acção mais leve (as chamadas finess) são usadas para amostras mais leves, dentro do mesmo grupo de amostras têm diferentes tipos de amostras que usam canas diferentes, por exemplo os Cranks, tens cranks em que precisas de canas mais pesadas e tens cranks finess, da mesma maneira que não te vais por a pescar com uma cana de casting com amostras de 5 ou 6g não te vais meter a pescar com canas finess com frogs ou buzzbaits, cada coisa no seu lugar.

Essa cana para os pesqueiros que frequentas e tendo em conta as amostras a usar nesses pesqueiros é mais que suficiente, a minha cana principal neste momento é uma SG Finezz 4-18g, a cana indicada para o tipo de amostras que uso.

A minha anterior tinha a mesma acção e tirou uma carpa de 5.6Kg no meio dos ramos


Ela nunca levou nenhuma porrada João,eu parti a ponta da cana porque puxei uma coisa pesada por cima dela e parti a ponteira,o passados que meti na ponta enfiou bastante dentro da cana por acaso ficou impec!
A cana com este achiga de 450g dobrou tanto como com um de 1.7 kg ,o meu carreto faz 6.6 kg de drag e anda sempre bem fechadinho daí a cana ter que trabalhar,já tirei outros entre os 450 gramas e 1.7 kg mas nunca mais dobrou como com esses 2,este achigã de 450g estava mesmo com o diabo ! Só uso a cana 3-14 para as trutas,até podia usar para o lúcio perca já que normalmente uso amostras com 7 gramas mas mesmo usando 0.26 prefiro a catana 10-30 .
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #13 em: 21:46 Terça, 20 de Janeiro de 2015 »
  Boas !

 Rafael sem querer desfazer no material dos outros essa Catana não é grande coisa (gama baixa da Shimano) e para além disso Shimano em canas de achigã não me diz grande coisa.
 O nosso amigo achigã não dá uma luta muito duradoura, mas enquanto dura exige canas com alguma qualidade e rebustez, tanto na luta como na ferragem (tirado as beiças que são moles a boquinha do verdinho exige potência na ferragem)
 Lembro-me de meterem aqui um video de pesca aos verdinhos e algum  pessoal mostrava alguma surpresa pela violência das ferragens.
 
« Última modificação: 21:53 Terça, 20 de Janeiro de 2015 por Nuno.Bombaça »
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #14 em: 15:18 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Boas !

 Rafael sem querer desfazer no material dos outros essa Catana não é grande coisa (gama baixa da Shimano) e para além disso Shimano em canas de achigã não me diz grande coisa.
 O nosso amigo achigã não dá uma luta muito duradoura, mas enquanto dura exige canas com alguma qualidade e rebustez, tanto na luta como na ferragem (tirado as beiças que são moles a boquinha do verdinho exige potência na ferragem)
 Lembro-me de meterem aqui um video de pesca aos verdinhos e algum  pessoal mostrava alguma surpresa pela violência das ferragens.
 


A cana com o carreto a fazer bem mais de 5kg ve-se bem o que vergou com este peixe,que foi tanto como com um de 1.7 kg,o facto da cana ter acção parabólica não significa que não preste,se tive-se partido ao trato que tem levado a que não prestava.

Basicamente queres dizer que uma cana de potencia inferior (media ou leve-media)de acção parabólica como a minha vai-se vergar menos se for uma cana que custe 300€ ? É isso que percebi...
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por FilipePC [Hoje às 09:39]

Massa lubrificante shimano por peskador [Hoje às 09:15]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por EricSerra [19:49 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]