collapse

Autor Tópico: conjunto para achiga/lucio perca  (Lida 12230 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #15 em: 15:30 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
  Boas !

 Rafael sem querer desfazer no material dos outros essa Catana não é grande coisa (gama baixa da Shimano) e para além disso Shimano em canas de achigã não me diz grande coisa.
 O nosso amigo achigã não dá uma luta muito duradoura, mas enquanto dura exige canas com alguma qualidade e rebustez, tanto na luta como na ferragem (tirado as beiças que são moles a boquinha do verdinho exige potência na ferragem)
 Lembro-me de meterem aqui um video de pesca aos verdinhos e algum  pessoal mostrava alguma surpresa pela violência das ferragens.
 


A cana com o carreto a fazer bem mais de 5kg ve-se bem o que vergou com este peixe,que foi tanto como com um de 1.7 kg,o facto da cana ter acção parabólica não significa que não preste,se tive-se partido ao trato que tem levado a que não prestava.

Basicamente queres dizer que uma cana de potencia inferior (media ou leve-media)de acção parabólica como a minha vai-se vergar menos se for uma cana que custe 300€ ? É isso que percebi...
Eu tenho uma caninha de 500Euros que não uso porque não gostei do trabalhar dela e a minha caninha de 30Euros levanta peixes de mais de Kg de alturas de 2m, nem me dou ao trabalho de puxar pelo fio, funciona tipo mola, não sei se a tua cana é boa ou não porque não conheço mas mesmo a minha caninha de 30Euros brinca com peixes desse tamanho, abaixo tens uma luta com uma carpa de 5.6kg que fugia para os troncos e eu quase com o drag fechado brincava com ela e é 4-18g.

Penso que talvez tenha vindo com defeito no blank para te ter acontecido isso, as canas de achigã são feitas para aguentar cravagens fortes, para mim a tua tinha defeito, pode acontecer, nem um Ferrari está livre de avariar no meio da estrada...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre





 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #16 em: 19:14 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Anda lá,ve-se bem tu a abrires o drag  :P e não sei quanto o teu carreto faz de drag e nota-se que não estas a fazer muita força com a mão como eu tive que fazer,já tirei alguns peixes acima de 1 kg com ela e perto de 1 kg com o drag na mesma como no video e a cana a vergar só um pouco na ponta,tanto antes como depois deste achiga de 450g por isso onde é que estava o defeito com esses peixes?

Estou muito satisfeito com ela e um amigo que tem uma catana 1.8m 3-14 também está satisfeito e já a tem a anos...
Para mim é uma boa cana "todo terreno"
 

Offline João Pinto

Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #17 em: 19:29 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Anda lá,ve-se bem tu a abrires o drag  :P e não sei quanto o teu carreto faz de drag e nota-se que não estas a fazer muita força com a mão como eu tive que fazer,já tirei alguns peixes acima de 1 kg com ela e perto de 1 kg com o drag na mesma como no video e a cana a vergar só um pouco na ponta,tanto antes como depois deste achiga de 450g por isso onde é que estava o defeito com esses peixes?

Estou muito satisfeito com ela e um amigo que tem uma catana 1.8m 3-14 também está satisfeito e já a tem a anos...
Para mim é uma boa cana "todo terreno"
Chama-se kit de unhas  >:D >:D >:D , trabalhas o peixe de maneira a saíres vencedor sem ficares sem peixe ou com a cana partida


Tu acreditas que a cana abaixo nunca tinha apanhado peixe algum ? Ela partiu com o movimento, achas que os construtores não testaram a série? Muita merda acontece e por vezes é aquele pequeno ângulo que depois de levar muita pancada cede e parte.

Lembra-te podes andar com o teu carro uma década sem ele avariar e um dia deixa-te apeado... para avariar ou partir só precisa de estar bom

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #18 em: 20:05 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »

 Boas!

 Cana medium light ou medium são indicaçães mais ou menos iguais em todas as marcas, por isso uma cana de 30 euros medium vai vergar igual a uma de 300 euros.
 Eu não tenho canas de 300 euros mas por alguma razão existem essas diferenças de preço, carbono melhor mais resistente, aquilo verga, verga mas não parte, claro que também tem os seus limites.
 Depois está a parte muitas vezes descurada da sensibi!idade, recentemente experimentei uma cana e fiquei maravilhado com a sensibilidade dela porque transmite tudo o que se passa na ponta da linha.
 Claro que para ter essa noção é preciso termos a oportunidade de pescar com canas diferentes.
 As canas de achigã até facilitam porque indicam as linhas adequadas e por aí ficas com a ideia do ponto de rotura da vara, depois é como diz o João Pinto, drag bem regulado.
« Última modificação: 20:13 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 por Nuno.Bombaça »
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #19 em: 20:48 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...)Cana medium light ou medium são indicaçães mais ou menos iguais em todas as marcas(...)

Olá Nuno, permite-me fazer um reparo a esta parte da tua mensagem, olha que a acção de uma cana, com designação igual, pode variar muito, mas mesmo muito, de marca para marca! Já experimentei muiiiitaaaas canas ao longo dos anos e a diferença em alguns casos chega a ser gritante, passo a dar um exemplo, a minha Kistler Silver Series, que tem a designação atribuida pelo fabricante como sendo uma "medium Heavy" é na verdade um verdadeiro "barrote"! Muito mais rigida que qualquer outra medium heavy que eu já experimentei e até mesmo que algumas extra heavy de outras marcas! No polo oposto está, por exemplo, a Berkley Tactix cuja cana medium heavy é bastante macia para uma cana com essa designação. É por estas e por outras que eu, no que ás canas, principalmente, diz respeito, costumo dizer sempre ás pessoas que tentem experimentá-las antes de as comprar! Não se fiem a 100% nas indicações do fabricante pois as mesmas variam muito de marca para marca... ;)
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #20 em: 21:05 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »

 Boas!

 Quantum plenamente de acordo, se reparares bem eu escrevi " mais ou menos " noto isso mais nas canas dos americanos e dos japas, onde por norma uma médium heavy made in japan costuma equivaler quase a uma médium dos americanos.
 São conceitos diferentes de pesca, os japoneses com uma abordagem mais soft e os americanos mais forte e feio, gosto das duas consoante o pesqueiro.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #21 em: 21:26 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Mais do que o pesqueiro (o que também influencia como bem referes) as canas devem ser escolhidas consoante as amostras que mais se pretende usar com elas! Por exemplo, uma cana ideal para Crankbaits deve ser razoavelmente macia (medium ou até mesmo medium light) e de acção lenta, primeiro porque estamos a falar de amostras com anzois (fateixas) expostos pelo que não existe uma necessidade de grande potencia e segundo porque uma cana com essas caracteristicas permite filtrar e amortecer a força que um crank exerce em acção de pesca (em virtude do atrito provocado pelas palas). Já uma cana para pescar com rãs topwater deve ser o mais rija possivel e de acção rápida pois as rãs topwater, em virtude de terem os anzois "colados" ás costas, exigem muita potência de parte da cana para não se falhar a ferragem.
Não é á toa que a malta que faz competição leva sempre montes de canas pois diferentes tipos de amostras requerem diferentes tipos de canas. Convem ainda lembrar que uma cana analisa-se e classifica-se mediante 3 padrões:

1º- A sua acção, que vai de extra rápida a extra lenta. Este padrão serve para classificar o grau de curvatura que uma cana tem em acção de luta, uma cana de acção rápida curva principalmente na ponteira, uma cana de acção lenta pode curvar desde a primeira metade do blank.

2º- A sua rigidez, aquilo que temos estado aqui a discutir, e que vai desde light (macia, leve) até extra heavy (rija, pesada). Este parametro indica a potencia da cana, uma cana light ou medium light é uma cana "bamboleante", enquanto que uma extra heavy parece quase o cabo de uma vassoura!

3º- O peso de lançamento, vulgo "CW" (Cast weight), que indica o limite minimo e maximo do peso das amostras para os quais a cana está indicada.

Obviamente que nem todos podem (ou querem) ter um monte de canas para usarem conforme a situação pelo que muitas vezes se tenta escolher aquilo a que vulgarmente chamamos de "cana generalista", que mais não é do que uma cana intermedia, que não seja nem demasiado macia nem demasiado rigida, permitindo assim ter um desempenho minimamente satisfatorio para o maior leque de amostras possivel...
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #22 em: 22:14 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Anda lá,ve-se bem tu a abrires o drag  :P e não sei quanto o teu carreto faz de drag e nota-se que não estas a fazer muita força com a mão como eu tive que fazer,já tirei alguns peixes acima de 1 kg com ela e perto de 1 kg com o drag na mesma como no video e a cana a vergar só um pouco na ponta,tanto antes como depois deste achiga de 450g por isso onde é que estava o defeito com esses peixes?

Estou muito satisfeito com ela e um amigo que tem uma catana 1.8m 3-14 também está satisfeito e já a tem a anos...
Para mim é uma boa cana "todo terreno"
Chama-se kit de unhas  >:D >:D >:D , trabalhas o peixe de maneira a saíres vencedor sem ficares sem peixe ou com a cana partida


Tu acreditas que a cana abaixo nunca tinha apanhado peixe algum ? Ela partiu com o movimento, achas que os construtores não testaram a série? Muita merda acontece e por vezes é aquele pequeno ângulo que depois de levar muita pancada cede e parte.

Lembra-te podes andar com o teu carro uma década sem ele avariar e um dia deixa-te apeado... para avariar ou partir só precisa de estar bom

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre




chama-se é não confiar no material =P ou então querer estar na brincadeira com o peixe...Eu tenho os meus carretos regulados á maneira de o carreto estar o mais trancado possível sem partir o fio nem a cana,e todo o pessoal que pesca em campeonatos de achigã é carreto todo trancado ou práticamente...

O que é certo é que ela continua tão boa como no 1º dia =P
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #23 em: 22:19 Quinta, 22 de Janeiro de 2015 »
 Boas!
 Consoante o pesqueiro e a técnica como é óbvio, não é igual pescar com amostras de reacção ou vinis ou num pesqueiro cheio de estruturas e um pesqueiro livre de obstáculos.
 Para cranks é como dizes mas também tens médium heavy, aí depende da pressão da amostra (quanto mais afunda maior a pressão exercida na cana e nos nossos pulsos) .
 Essa questão das rãs com anzóis anti erva não é fácil, mas muito importante é na minha opinião o tempo de ferragem, temos de dar tempo ao peixe, esperar um pouco e depois com a amostra já bem dentro da boca, ferrar com vigor, mas não é muito fácil e falha-se muitas ferragens.

 
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #24 em: 21:52 Segunda, 26 de Janeiro de 2015 »
Conforme sugerido a conversa spbre licenças foi separada e mudada para "Legislação".
Está aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #25 em: 16:06 Sexta, 30 de Janeiro de 2015 »
Ando mesmo lixado para encontrar uma cana  :grrr: finalmente encontrei uma que gostava, encomendei e passado uma semana disseram-me que já não tinham  >:( a cana que tinha escolhido é a daiwa exceler.

Já falaram varias vezes das canas da Bass Pro Shops, conhecem alguma loja em PT que venda esta marca online?
Boas :fishcool:   
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #26 em: 16:53 Sexta, 30 de Janeiro de 2015 »


 Boas!

 Tens a pesca e companhia, acho que no site apenas têm algum material, mas na loja deve ter, entra em contacto com eles e ficas bem servido, porque te aconselham o melhor dentro do teu orçamento.
 Depois a loja é só do actual campeão do mundo de pesca ao achigã e não deve dar maus conselhos.... ;D
 

Offline Marco Santos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 9 vezes
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #27 em: 17:53 Sexta, 30 de Janeiro de 2015 »
conforme sugerido a pesca e companhia do Moio.
Tens lá as canas da Bass Pro Shops que são as que uso e adoro mas se quiseres estigar as G Lomis.
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.
 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #28 em: 18:23 Sexta, 30 de Janeiro de 2015 »
Não me quero €sticar muito..

Obrigado pelos conselhos, amanhã já ligo para lá para ver o que têm  :)
Boas :fishcool:   
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: conjunto para achiga/lucio perca
« Responder #29 em: 19:20 Sexta, 30 de Janeiro de 2015 »
Vê as Akada da vega



cumpts



Manuel Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [Hoje às 14:59]

Massa lubrificante shimano por voron [Hoje às 14:33]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 10:29]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [Hoje às 10:28]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [22:18 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]