Boas,
Mais umas etapas que foram passando e agora, finalmente, já se vê a luz ao fundo do túnel!
Durante a semana, é pouco o tempo disponível, sempre à noite e depois de um dia de trabalho, a vontade também não é muita...
Mas a "coisa" foi-se fazendo e o resultado, até ao momento, não me poderia agradar mais.
Após todos os trabalhos de remoção de tintas e incrustações no casco, relatados nas entradas anteriores, seguiu-se uma lavagem a alta pressão, com principal incidência sobre os locais mais afectados do "gelcoat" (camada que sobrepõe e finaliza um casco em fibras de vidro).
Foram saltado algumas lascas deste material, sinal que as proteções de tinta e primário já estavam comprometidas e não poderia ter existido melhor altura para fazer esta intervenção profunda.
Não encontrei nenhuns vestigios de osmose, ou "cancro da fibra" como se diz na gíria e ainda bem.
Ainda assim, foram detectados muitos locais a necessitar de cuidados extra no tratamento, além de um enchimento de betume epoxi apropriado.
Era agora a hora de inciar uma nova fase neste processo, com a aplicação da primeira demão de primário "HIGH PROTECT" especifico para tratamento e prevenção de problemas da fibra.
Sendo um bi-componente, foi feita a mistura, num recipiente graduado, seguindo a relação de 3:2 indicada.
A quantidade total deste aparelho era 2,5L, sendo 1,5L o componente base e 1L o endurecedor.
A ideia era aplicar duas demãos deste primário mas, tinha um problema, não fazia a mais pequena ideia de quanto seria necessário para uma demão...
Comecei, com uma matemática fácil, de 500ml + 250ml, pensado que assim, mesmo que não chegasse para tudo, ainda tinha tinta suficiente para a segunda demão e evitava fazer tinta a mais, nada mais errado...
Apesar do tempo de vvida da mistura ser de 1H, passado uns escassos 40min, já não se conseguia aplicar a tinta em condições, a mistura foi aquecendo e por estas altura estava já transformada numa pasta espessa, praticamente impossível de esticar.
Foi cerca de 300ml para o lixo e tive de fazer mais 300ml (200+100ml) para terminar a demão...
A única coisa positiva foi ficar com uma ideia da quantidade necessária para uma demão e percebi também que a tinta ía chegar e sobrar para fazer o trabalho.
A tarefa seguinte, não esperava que fosse tão morosa, mas efectivamente, levou uma tarde de trabalho.
Betumar todas as zonas identificadas com danos no gelcoat.
Com a aplicação da primeira demão de primário, já não se conseguia identificar muitas das zonas pela diferença de cor e era necessário uma análise muito próxima e pormenorizada das zonas a tratar.
A aplicação do betume em si, também não foi fácil pois não sabia se o corte a lixa de mão seria fácil ou não, pelo que, tinha de tentar deixar o minimo de excessos possível, o que se verificou se extremamente dificil...
1º primário + betume
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pormenor de zona com betume
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Trabalho feito, o que se seguiu foi talvez o trabalho que me deu mais gozo de fazer, com uma lixa de mão, grão 120, rectificar todas as zonas do casco com irregularidades, nomeadamente, onde foi aplicado o betume, parecia um "shaper" das pranchas de surf
Após esta "lixadela" geral, o resultado não podia ser melhor, o casco todo lisinho, parecia a pele de um bebé!
O cuidado seguinte requeria responsabilidade extra pois, com a lixa fina, é muito o pó que fica no poros e não era aconselhável lavar a jacto de água pois já tinha aplicado uma demão de primário...
A solução foi passar com panos húmidos, completamente escorridos, optei por água destilada, para evitar mais calcários da água da rede, que na minha zona é terrível e foram passados vários panos, várias vezes, cada vez com panos mais secos e foi deixado a secar por um dia.
No dia seguinte, foi ainda passado com aqueles panos de micro-fibras próprios para apanhar o pó e estava pronto para a segunda demão do primário.
Surge o primeiro desvio do plano inicial, o primário iria chegar para uma terceira demão e porque não?
Nunca mais me iria servir para nada, a primeira demão sofreu ainda uma lixadela de alisamento, decidi então aplicar mais uma demão deste primário de protecção, reservando aunda um bocadinho para a zona onde actualmente estão os suporte do atrelado.
resultado final do 1º primário
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Entre primários, decidi também aplicar a nova placa de suporte do motor, visto que a anterior (contraplacado marítimo) estava completamente podre.
Fiquei surpreso por ver que a parte do casco atrás da placa nunca tinha sido pintada e estava com um aspecto fantástico, mesmo na zona abaixo da linha de água.
A nova placa, após alguns aconselhamentos, optei por utilizar uma em polietileno vulgo PE, que se usa nas bancadas de corte de carnes e também nos balancés das cutelarias, ou não estivesse eu na terra das facas, pois foi mesmo assim que arranjei uma a bom preço
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Os trabalhos seguintes foram de aplicação de tintas, respeitando os tempos entre recobrimentos.
O segundo primário "LIGHT PRIMER", tem uma relação 2:1.
Foi um pouco mais dificil de aplicar, não permitia grandes correções mesmo sobre tinta acabada de aplicar, o que resultava logo numa camada mais espessa, rapidamente nos tivemos de adaptar à tinta e seguir com a aplicação.
Foram aplicadas duas demãos, sendo que na segunda já se conseguiu a homogeniedade que se pretende.
resultado final do 2º primário
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Entre as demãos de primários, com uma espátula, fui retirando alguns "grumos" que ficam sempre.
Finalmente chegámos ao anti-foulling "MILLE DYNAMIC", anti-vegetativo na lingua do Camões.
Este dispensa misturas, é de aplicação directa, sendo que, a única e legítima preocupação, é agitar bem antes de aplicar.
Muito fácil de aplicar, comporta-se como uma tinta normal, ao contrário das anteriores e ontem foi o dia.
Uma de manhã, o periodo de recobrimento era de 5H a 20º, como a temperatura não estava bem nos 20º, decido esperar um pouco mais cerca de 8H e foi aplicada a segunda demão.
resultado ontem à noite
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A minha questão agora é:
- A tinta chega para outra demão, dou ou não?
Se soubesse que a tinta aguenta um ano guardada dentro da lata, guardo para a manutenção do ano que vem.
Caso contrário, vou aplicar uma terceira demão, sempre significa mais protecção...
O passo seguinte é deslocar o barco um pouco sobre os suporte para dar o tratamento nessas zonas e depois...