collapse

Autor Tópico: Limpeza e Manutenção Casco Barco  (Lida 18385 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #15 em: 22:07 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Boas
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva Roberto

A matriz mole tem o que me parece ser a vantagem de ir largando alguma tinta e com ela os organismos vivos que se vão agarrando ao longo do tempo, principalmente com o movimento do barco.

Quando se faz a manutenção anual também se tira a tinta e organismos mais facilmente e tende a deixar menos marcas no casco em caso de incrustações mais profundas.

Pessoalmente, prefiro-a por essas duas razões.

De qualquer modo a matriz rija pode ser aplicada, nomeadamente em barcos rápidos, com boa prestação.

Importa referir que quando falamos em matriz mole e rija, estamos a falar do anti vegetativo ou anti fouling.

Abraço

Ernesto 
Obrigado Ernesto, mais uma vez :fixe:

Tudo indica que vou aplicar hempel, à falta de melhor oferta e informação.
Neste momento o que me aconselharam são duas demaos de "high protect" sobre o gelcoat, para tratamento e prevenção da osmose, depois, duas de "light primer" primário de proteção e recepção do anti-incrustante de seu nome "mille dynamic", duas demãos também.
As possíveis falhas de gelcoat (já detectei uma ou duas) serão preenchidas com o betume epoxi também da hempel e será aplicado e polido entre as duas demaos do "high protect".
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #16 em: 22:23 Quinta, 18 de Setembro de 2014 »
Viva Roberto

Esse primeiro produto High Project, deve ser uma evolução relativamente recente. Tudo o resto confere.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #17 em: 17:15 Sexta, 19 de Setembro de 2014 »
Boas Beto,

Encontrei este site da International, podes ver as etapas e as referências das tintas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cumps.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #18 em: 09:14 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Beto,

Encontrei este site da International, podes ver as etapas e as referências das tintas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado pela dica mas acabei mesmo por decidir pela hempel. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #19 em: 09:51 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Boas,

"Em primeiro lugar, queria agradecer aos meus pais, irmãos, amigos e restante familia...."

Era este o meu sentimento ontem ao final da tarde, após 3 dias de árduo e infindável trabalho, tal como se tivesse ganho a medalha de ouro olimpica!

Sexta tinha programado iniciar os trabalhos de "desbaste" da tinta de fundo do casco, mas antes, era necessário fazer uns ajustes no atrelado do barco, pois, as tábuas onde este assenta estão muito baixas e não permite trabalhar a parte inferior do casco.
Fiz uns apoios em aluminio (material da casa) e levantei o barco com um empilhador afim de colocar os apoios e assim trabalhar à vontade.
Não correu bem como queria, apesar dos novos apoios aguentarem (e aguentaram toda a noite) não nos dáva a sensação de segurança que se requer quando se anda a "vibrar" um barco horas a fios...
Para safar a jornada de sexta à noite, decidi deixar o empilhador com as cintas como recurso de segurança, entretanto já ia pensado no trabalho a fazer sábado de manhã, antes de continuar com a "tortura"...

Assim foi, fiz uns suportes em tubo ferro galvanizado 40x40, precisamente a medida necessária para entrar no mesmo suporte onde assentam as tábuas originais, fiz também a cabeça dos apoios rotativa para se adaptar à zona do casco onde vai assentar.
Retirei os apoios de aluminio e o empilhador, a estrura é bastante estável, dá até a sensação que se podia transportar assim!
Agora podemos finalmente trabalhar á vontade.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Sexta á noite.
Acabei a noite a pensar ser impossível fazer o trabalho desta forma...
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Sábado à tarde.
Via-se alguns progressos e tracei o objectivo de acabar com o "azul" no domingo, "...ah e tal, esquece lá isso, lá para terça ou quarta..."
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Domingo ao final da tarde.
Finalmente conseguia-se vislumbrar a luz ao fundo do túnel!
O trabalho de lixadeira não está ainda concluido, mas posso passar agora para uma lixa mais fina para dar os retoques finais.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

O material usado foram duas lixadeiras, uma de base circular e uma rectangular ambas das pequenas, as lixas foram principalmente de grão 60 e 80.
A dificuldade na camada inicial é que esta "empapa" na lixa muito rapidamente o que faz com que a lixa não corte nada, apesar de estar ainda muito boa.
Cheguei à conclusão que não se pode poupar lixas, se não corta tira e mete outra.
A força extra que temos de fazer quando a lixa ganha "bolinhas" de tinta não compensa o valor das lixas que é praticamente residual comparando com o tempo e energia gastos.

Foram aparecendo aqui e ali falhas de gelcoat no casco, tenho uma zona bastante picada, com dezenas de pequenos furos talvez de  2 ou 3mm de diâmetro e uma pancada maior numa quilha onde ficou mesmo fibras soltas.
Osmose creio não ter visto, pelo menos com as caracteristicas e aspecto que me disseram ter, pois pessoalmente nunca vi...
Depois da lavagem, deixo aqui umas fotos destes defeitos.

Quero deixar aqui um agradecimento muito especial aos meus amigos, Gil, Henrique e Manel e também ao meu irmão mais novo, que foram incansáveis na ajuda apesar de não lhes ter pedido nada, sabiam que  eu andava com estes trabalhos e foram aparecendo para dar uma força.
Pelo meio foram-me pedindo pargos grande e tal... a ver vamos...

Acabo por dizer que este foi sem dúvida o trabalho mais desgastante que alguma vez fiz, posições desconfortáveis, trabalho árduo e cansativo para as costa e braços, enfim, se não é pior que parir anda lá perto...
« Última modificação: 09:58 Segunda, 22 de Setembro de 2014 por Beto_Manja, Motivo: organizar fotos »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #20 em: 11:32 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Beto, estás a escrever um compêdio de Limpeza e Manutenção de Cascos. Eu tenho a mania das bricolages e diy, se alguma vez tiver um barco não sei se me meto nesses trabalhos.
Que corra tudo bem, e um pouco menos trabalhoso.
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #21 em: 12:38 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Boas,

Podias ter começado com um grão maior, evitavas que "empapa-se" tanto.
Cumps.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #22 em: 14:43 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Podias ter começado com um grão maior, evitavas que "empapa-se" tanto.
Não escrevi porque não é recomendável e valeu-me alguns riscos no gelcoat, mas de facto houve zonas em que meti uma lixadeira de rolo com grão 40.
É muito agressivo, tem se fazer com a rotação na velocidade mais baixa possível, e com extremo cuidado!
Não recomendo a não ser em zonas do cascos com área grande e planas.

Ainda experimentei também uma rebarbadora pequena com base de esponja própria e lixa grão 80 mas não resultou, é muito difícil de controlar e fácilmente danifica o gelcoat, valeu-me ainda também um corte num dedo...

Não vale a pena tentar "atalhar", é trabalhoso mas tem de levar o tempo necessário... ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #23 em: 22:18 Segunda, 22 de Setembro de 2014 »
Mas que bela dôr de costas. :P
O que não se faz pela pesca.

Forca Beto. Vai ficar porreiro.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #24 em: 15:22 Domingo, 28 de Setembro de 2014 »
Viva Roberto

Leva o seu tempo, é duro..., mas no final compensa, pelo barco, pelas novas capacidades que descobrimos ter e/ou adquirimos e até pelo nosso ego.

Continuação do bom trabalho.

Daqui a nada está pronto.

Abraço

Ernesto

Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #25 em: 15:03 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Boas,

Mais umas etapas que foram passando e agora, finalmente, já se vê a luz ao fundo do túnel!
Durante a semana, é pouco o tempo disponível, sempre à noite e depois de um dia de trabalho, a vontade também não é muita...
Mas a "coisa" foi-se fazendo e o resultado, até ao momento, não me poderia agradar mais.

Após todos os trabalhos de remoção de tintas e incrustações no casco, relatados nas entradas anteriores, seguiu-se uma lavagem a alta pressão, com principal incidência sobre os locais mais afectados do "gelcoat" (camada que sobrepõe e finaliza um casco em fibras de vidro).
Foram saltado algumas lascas deste material, sinal que as proteções de tinta e primário já estavam comprometidas e não poderia ter existido melhor altura para fazer esta intervenção profunda.
Não encontrei nenhuns vestigios de osmose, ou "cancro da fibra" como se diz na gíria e ainda bem.
Ainda assim, foram detectados muitos locais a necessitar de cuidados extra no tratamento, além de um enchimento de betume epoxi apropriado.

Era agora a hora de inciar uma nova fase neste processo, com a aplicação da primeira demão de primário "HIGH PROTECT" especifico para tratamento e prevenção de problemas da fibra.
Sendo um bi-componente, foi feita a mistura, num recipiente graduado, seguindo a relação de 3:2 indicada.
A quantidade total deste aparelho era 2,5L, sendo 1,5L o componente base e 1L o endurecedor.
A ideia era aplicar duas demãos deste primário mas, tinha um problema, não fazia a mais pequena ideia de quanto seria necessário para uma demão...
Comecei, com uma matemática fácil, de 500ml + 250ml, pensado que assim, mesmo que não chegasse para tudo, ainda tinha tinta suficiente para a segunda demão e evitava fazer tinta a mais, nada mais errado...
Apesar do tempo de vvida da mistura ser de 1H, passado uns escassos 40min, já não se conseguia aplicar a tinta em condições, a mistura foi aquecendo e por estas altura estava já transformada numa pasta espessa, praticamente impossível de esticar.
Foi cerca de 300ml para o lixo e tive de fazer mais 300ml (200+100ml) para terminar a demão...
A única coisa positiva foi ficar com uma ideia da quantidade necessária para uma demão e percebi também que a tinta ía chegar e sobrar para fazer o trabalho.

A tarefa seguinte, não esperava que fosse tão morosa, mas efectivamente, levou uma tarde de trabalho.
Betumar todas as zonas identificadas com danos no gelcoat.
Com a aplicação da primeira demão de primário, já não se conseguia identificar muitas das zonas pela diferença de cor e era necessário uma análise muito próxima e pormenorizada das zonas a tratar.
A aplicação do betume em si, também não foi fácil pois não sabia se o corte a lixa de mão seria fácil ou não, pelo que, tinha de tentar deixar o minimo de excessos possível, o que se verificou se extremamente dificil...

1º primário + betume
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

pormenor de zona com betume
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Trabalho feito, o que se seguiu foi talvez o trabalho que me deu mais gozo de fazer, com uma lixa de mão, grão 120, rectificar todas as zonas do casco com irregularidades, nomeadamente, onde foi aplicado o betume, parecia um "shaper" das pranchas de surf  8)

Após esta "lixadela" geral, o resultado não podia ser melhor, o casco todo lisinho, parecia a pele de um bebé!
O cuidado seguinte requeria responsabilidade extra pois, com a lixa fina, é muito o pó que fica no poros e não era aconselhável lavar a jacto de água pois já tinha aplicado uma demão de primário...
A solução foi passar com panos húmidos, completamente escorridos, optei por água destilada, para evitar mais calcários da água da rede, que na minha zona é terrível e foram passados vários panos, várias vezes, cada vez com panos mais secos e foi deixado a secar por um dia.
No dia seguinte, foi ainda passado com aqueles panos de micro-fibras próprios para apanhar o pó e estava pronto para a segunda demão do primário.
Surge o primeiro desvio do plano inicial, o primário iria chegar para uma terceira demão e porque não?
Nunca mais me iria servir para nada, a primeira demão sofreu ainda uma lixadela de alisamento, decidi então aplicar mais uma demão deste primário de protecção, reservando aunda um bocadinho para a zona onde actualmente estão os suporte do atrelado.

resultado final do 1º primário
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Entre primários, decidi também aplicar a nova placa de suporte do motor, visto que a anterior (contraplacado marítimo) estava completamente podre.
Fiquei surpreso por ver que a parte do casco atrás da placa nunca tinha sido pintada e estava com um aspecto fantástico, mesmo na zona abaixo da linha de água.
A nova placa, após alguns aconselhamentos, optei por utilizar uma em polietileno vulgo PE, que se usa nas bancadas de corte de carnes e também nos balancés das cutelarias, ou não estivesse eu na terra das facas, pois foi mesmo assim que arranjei uma a bom preço  ;)
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Os trabalhos seguintes foram de aplicação de tintas, respeitando os tempos entre recobrimentos.
O segundo primário "LIGHT PRIMER", tem uma relação 2:1.
Foi um pouco mais dificil de aplicar, não permitia grandes correções mesmo sobre tinta acabada de aplicar, o que resultava logo numa camada mais espessa, rapidamente nos tivemos de adaptar à tinta e seguir com a aplicação.
Foram aplicadas duas demãos, sendo que na segunda já se conseguiu a homogeniedade que se pretende.

resultado final do 2º primário
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Entre as demãos de primários, com uma espátula, fui retirando alguns "grumos" que ficam sempre.

Finalmente chegámos ao anti-foulling "MILLE DYNAMIC", anti-vegetativo na lingua do Camões.
Este dispensa misturas, é de aplicação directa, sendo que, a única e legítima preocupação, é agitar bem antes de aplicar.
Muito fácil de aplicar, comporta-se como uma tinta normal, ao contrário das anteriores e ontem foi o dia.
Uma de manhã, o periodo de recobrimento era de 5H a 20º, como a temperatura não estava bem nos 20º, decido esperar um pouco mais cerca de 8H e foi aplicada a segunda demão.

resultado ontem à noite
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


A minha questão agora é:
- A tinta chega para outra demão, dou ou não?
Se soubesse que a tinta aguenta um ano guardada dentro da lata, guardo para a manutenção do ano que vem.
Caso contrário, vou aplicar uma terceira demão, sempre significa mais protecção...

O passo seguinte é deslocar o barco um pouco sobre os suporte para dar o tratamento nessas zonas e depois...  :300: :205:
« Última modificação: 15:10 Segunda, 13 de Outubro de 2014 por Beto_Manja »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20254
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #26 em: 15:15 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela partilha.
Vai ficar mesmo novo.
Assim mesmo é que é, tratar bem do brinquedo.
Tens todo o tempo do mundo, uma vez que não o vais por na agua tão depressa :grrr:

Ficas já contratado para quando tiver o meu....
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #27 em: 15:32 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
parabens ta a ficar um trabalho 5 estrelas ;)
bora dar banho a minhoca
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #28 em: 18:48 Segunda, 13 de Outubro de 2014 »
Boas,
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ficas já contratado para quando tiver o meu....
Nem pensar!
Já disse aos gajos que me andam a ajudar, que se algum dia comprarem um barco, deixo de ser amigo deles... ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #29 em: 11:22 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015 »
Boas,

Só para finalizar este tópico, deixo aqui as últimas etapas.

Após as duas demãos do anti-vegetativo, retirei as fitas da linha de água e com a ajuda dum empilhador desloquei o barco sobre os suporte cerca de 20cm para a frente de modo a expor as zonas dos apoios que ficaram por tratar.

Aqui surgiu uma dificuldade inesperada, tenho desculpa por ser a primeira vez mas deixo aqui o testemunho para que sirva de exemplo a outros.
Ao aplicar as várias demãos de primários e tinta, fui sempre até ao limite do apoio, erro crasso.
Todo esse bordo ficou irregular e sem os limites das várias camadas definidos.
Agora ao aplicar as camadas todas naquele local vou estar a sobrepor as tintas já aplicadas nalgumas zonas o que não me deixa de todo descansado, além de que, vamos ter sobreposição de camadas o que vai criar irregularidades na capa.
Optei por passar a lixa fina o bordo das camadas já aplicadas, colocar fita pintor a delinear a zona a tratar e só depois aplicar as várias demãos respeitando as proporções de mistura dos componentes e tempos de cura já abordados.
Deixo então uma sugestão, que servirá para mim também, na próxima vez.
-> Não levem as todas camadas até ao limite dos apoios e deixem sempre uma margem de segurança, basta 2 ou 3cm, entre os diferentes produtos, podem até aplicar uma fita mais estreita para controlar esses traços, de forma a que, quando se for tratar as zonas dos apoios, se consiga aplicar as várias camadas sem sobrepor os diferentes primários e tintas.

Depois de tratar as zonas dos apoios, subi de novo a embarcação e coloquei os apoios originais em tábua com alcatifa.
Tinha mais umas operações em mente e as ideias foram surgindo, idealizei suportes de canas com 3 caneiros em tubular alumínio.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

E a engenhoca que precisava para poupar o transdutor de popa, ao ataque dos mexilhões ;D
Desenvolvi um braço articulado que posso subir quando não estou a utilizar a sonda e desta forma fica o transdutor fora de água.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Depois da limpeza geral, mais uns retoques e umas bricos, principalmente no braço de direcção que foi completamente limpo e lubrificado e foi o dia de o levar a "casa".
Uma voltinha dentro da marina para ver como se comportava, se não metia água na zona dos parafusos do apoio do motor que foram mexidos, a direcção e também a resposta do motor.
Ainda não foi o dia de o levar à pesca mas já não tarda ;)

Sou uma miséria no que diz respeito a fotografia e como tal, todo o processo não ficou documentado como pretendia e por esse motivo apresento as minhas desculpas...  :-[

Por fim, quero dizer que de um modo geral, o resultado final deixou-me bastante satisfeito e espero sinceramente que todo este esforço se traduza no prolongamento da vida útil deste casco, pois foi um trabalho árduo e bastante dispendioso, quer em euros quer em horas...

Espero que tenham gostado e boas "bricos" ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [Hoje às 19:56]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [Hoje às 17:41]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [Hoje às 17:13]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]