collapse

Autor Tópico: Limpeza e Manutenção Casco Barco  (Lida 18442 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #45 em: 23:15 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Esse ai é muito alto, este aqui chegava.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Nuno Conceição
 

Offline amaromar

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2235
  • Agradecido: 8 vezes
  • Mais vale um peixe no anzol,que dois a nadar...
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:20 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #46 em: 18:55 Sexta, 27 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Esse ai é muito alto, este aqui chegava.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
não tem lotação suficiente.
Boas pescarias <º((((><
Sou um simples pescador...num mar imenso de ilusões!...


João Amaro
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #47 em: 06:50 Sábado, 28 de Março de 2015 »
Boas,

A todos agradeço os comentários :fixe:

Este ano ainda não saí, mas quando chegar a pt tenho de tirar uns dias para matar saudades desse mar...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #48 em: 01:20 Domingo, 31 de Janeiro de 2016 »
Grande trabalheira, mas no final compensa e fica um trabalho impec :D

O topico ja nao é moderno, mas estas questões sao sempre pertinentes, á malta que pinta o trim ou parte dele, atenção para não pintarem o zinco existente nesta zona (se existir claro)
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #49 em: 18:16 Segunda, 01 de Agosto de 2016 »
Boas,

Um ano e meio depois, volta à doca seca para limpeza e manutenção e eis a recompensa por todo o anterior trabalho.
O estado do casco está impecável, apenas a tinta azul das camadas de desgaste saem à medida que vou passando com o jacto de água à pressão, expondo a camada de primário branco e nem se vê vestígios da primeira camada de cinzento.
Praticamente zero incrustações de cracas e mexilhão e a nata sai que é uma maravilha ;)
Sinal que o trabalho anterior foi bem executado o que facilita também esta limpeza e manutenção.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


Para esta manutenção estou a prever os seguintes passos:
1- Limpeza com jacto de agua à pressão (imediatamente após a retirada da água, já executado);
2- Esfregão verde em algumas zonas onde ficam ainda vestígios de algas;
3- Lixa fina (grao 120) muito ao de leve, numa ou outra zona onde fiquem rugosidades das camadas de tinta anteriores.
3- Nova passagem a jacto de água;
4- Secagem pelo menos 2 dias ao sol;
5- Limpeza com panos de agarrar pó mesmo antes de iniciar a pintura;
6- Duas demãos de "Mille Dynamic" da "Hempel", que ainda sobrou da manutenção anterior.

Fica pronto para mais um ano a nadar :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20330
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #50 em: 18:45 Segunda, 01 de Agosto de 2016 »
Trata bem do menino.
Um Abraço.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nel.edgar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • "- Tá o Mar Fêt´num´cão!!"
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Terça, 27 de Dezembro de 2016
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #51 em: 14:53 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 »
Olá a todos e parabens pelo tópico, pois fartei-me de procurar topicos como este pela net e nada...

Encontro-me actualmente a remodelar uma embarcação na sua totalidade, um casco bem antigo mas que por ter o primeiro registo de 82 vai-me facilitar no que diz respeito ao não pagamento do IUC...e eu sou o 3º proprietário.

Muita malta diz: "vais ter um trabalhão do caraças :o!" ... mas já me vou habituando ;D, então à quase um ano retirei-o da agua e comecei o "desmantelamento" O0... quando tiver mais tempo colocarei um post novo com fotos para que a coisa seja debatida..lol

A minha questão para já e falando de tintas, selantes e etc, é a seguinte:

- No caso de um casco como o meu que foi construído em PRFV (plastico reforçado com fibra de vidro) e assumindo que a resina utilizada terá sido Polyester, é viável a utilização de outros produtos à base de resina Epoxy (ou epoxídica)  ? ??

A malta com quem tenho falado e os videos que tenho assistido fala-se muito de que polyester (PL) é uma coisa e epoxy(EP) é outra, sendo que a PL é mais porosa e a EP é muito mais resistente à agua...e que as duas não aderem muito bem entre elas...(por exemplo: há pessoal que tem cascos com alguma osmose e que descascam tudo até ficar a fibra à mostra e depois aplicam 4 camadas de resina epoxy para selar o casco e por cima um primário e depois o antivegetativo...) isto porque eu tenho um pequeno rombo no casco e quando o for reparar estou a ponderar qual a resina que uso...e porque quero selar o casco o mais possivel..

[/img]
« Última modificação: 15:06 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 por Nel.edgar »
"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #52 em: 15:28 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Olá a todos e parabens pelo tópico, pois fartei-me de procurar topicos como este pela net e nada...

Encontro-me actualmente a remodelar uma embarcação na sua totalidade, um casco bem antigo mas que por ter o primeiro registo de 82 vai-me facilitar no que diz respeito ao não pagamento do IUC...e eu sou o 3º proprietário.

Muita malta diz: "vais ter um trabalhão do caraças :o!" ... mas já me vou habituando ;D, então à quase um ano retirei-o da agua e comecei o "desmantelamento" O0... quando tiver mais tempo colocarei um post novo com fotos para que a coisa seja debatida..lol

A minha questão para já e falando de tintas, selantes e etc, é a seguinte:

- No caso de um casco como o meu que foi construído em PRFV (plastico reforçado com fibra de vidro) e assumindo que a resina utilizada terá sido Polyester, é viável a utilização de outros produtos à base de resina Epoxy (ou epoxídica)  ? ??

A malta com quem tenho falado e os videos que tenho assistido fala-se muito de que polyester (PL) é uma coisa e epoxy(EP) é outra, sendo que a PL é mais porosa e a EP é muito mais resistente à agua...e que as duas não aderem muito bem entre elas...(por exemplo: há pessoal que tem cascos com alguma osmose e que descascam tudo até ficar a fibra à mostra e depois aplicam 4 camadas de resina epoxy para selar o casco e por cima um primário e depois o antivegetativo...) isto porque eu tenho um pequeno rombo no casco e quando o for reparar estou a ponderar qual a resina que uso...e porque quero selar o casco o mais possivel..

[/img]

Boas,


Falando assim por alto o que deverás de ir a uma loja especializada pois é muita informação para debitar por escrito.

Inicialmente deverás aplicar um decapante de patentes a atuar 24h - dá 1 demao no fundo todo e depois ao fim de 4 horas outra por cima da que foi dada e atuar 24h , ao fim lavar com jato de pressão .

SUPERFÍCIES NÃO PREPARADAS:
Poliéster: para tratamento de Osmoses devemos eliminar o gel-coat, proporcionando rugosidade à superfície,
lavar com água doce e deixar secar a fundo. Aplicar 1 camada de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa diluída com 15% de Diluente TITAN Yate. Deixar secar 24 horas, betumar se for necessário com
Massa Epoxi TITAN Yate, e terminar com 3 - 4 camadas de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa. M-150 significa a micragem por demão , para um procedimento mesmo a 200% se o barco justificar após estas micragens todas destes produtos mencionados , acabar com a ultima demão de primário de alumínio , isto porque a molécula do epoxi são varios pontos ou bolas "...../oooo" como queiram chamar, e a ultima do alumínio a molécula são tipo rectângulos "____" o que torna ainda mais dificil a agua/ar chegar em profundidade, há que respeitar as secagens caso contrario nem vale a pena. 
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #53 em: 16:39 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 »
Boas Edgar,

Curioso estares a levantar este tópico precisamente quando estou novamente com o barco encalhado para tratar da manutenção anual ;)
Estou, uma vez mais, bastante satisfeito com o estado do casco, esteve ano e meio a nado sem interrupção e 99% das incrustações saíram com a primeira lavagem de pressão, muita tinta azul ainda a saltar também com a lavagem :fixe:


Acho que deverias mencionar mais algumas características do barco, pois, este tipo de tratamentos ao casco podem sair caríssimos só em produtos e pode não compensar, consoante o estado geral do casco...
No meu caso e atenção porque não tirei nenhum gelcoat, foi uma lata (2 componentes 500ml cada) de betume epoxi para tapar alguns danos no casco, uma lata de primario (2,5L) prevenção de osmose (2 demãos), uma lata de primário (2,5L) para receber o anti-vegetativo (2 demãos) e uma lata (2,5L) de anti-vegetativo (2 demãos), só nestes produtos, mais material para pintar, diluentes e etc. gastei cerca de 500€.

Não tenho conhecimentos técnicos para te ajudar nessa compatibilidade (ou não) dos materiais que falas, mas pode ser que alguém entretanto apareça com mais conhecimentos que eu.

Boa sorte e bom trabalho :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #54 em: 17:25 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 »
Boas,


Deixo a F.T. dos produtos em anexo para leres.
O que interessa é o valor final muita das vezes a pagar porque a ciência é semelhante de marca para marca , isto para resolver o problema da osmose, quanto as tintas de fundo depois explicas na loja se está sempre dentro de agua , se estiver , a que velocidade anda barco normalmente, se só está dentro de agua 6 meses por ano, se anda a velocidades superiores a 32 nós , se sai e entra sempre que seja utilizado , existe muitos tipos de patentes que tem de se perceber qual a finalidade de cada um .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

Offline Nel.edgar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • "- Tá o Mar Fêt´num´cão!!"
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Terça, 27 de Dezembro de 2016
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #55 em: 23:36 Segunda, 12 de Fevereiro de 2018 »

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
só nestes produtos, mais material para pintar, diluentes e etc. gastei cerca de 500€.

Pois é Manja, relativamente aos valores a gastar já estou à espera de uma "quinhentola" ou pouco mais...mas o trabalho será feito por mim portanto não espero gastar dinheiro em mão de obra (para além de uma petiscada e umas grades de Sagres fresquinhas para a malta amiga que aparece sempre por cá para ajudar)
O problema no meu casco penso que será mesmo a osmose...aquela segunda foto que partilhei em que pinga liquido de uma pequena ranhura é de Agosto do ano passado e neste momento já não existem mais "babadelas" daquele género. O interior do Deck estava cheio de espuma de poliuretano totalmente ensopada em agua o que nao facilita o processo de secagem.. Em breve irei proceder à remoção de tudo o que é tinta aplicando o decapante liquido abaixo da linha de agua e depois logo vejo como é que ele se apresenta..
A minha ideia inicial era mais ou menos isto:
1- remoção total do gelcoat com a rebarbadora e o disco abrasivo de lixa 40 grit
2- deixar secar o casco no verão durante pelo menos dois meses
3- aplicar 4 camadas de resina Epoxy de modo a criar uma barreira impermiavel (usando tambem silica ou algum tipo de carga para tornar a resina em betume e tapar as irregularidades)
4- aplicar um primário epoxy
5- aplicar antifouling (antivegetativo)

Algumas ideias foram tiradas daqui:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

(está em inglês mas mesmo quem não percebe basta ver e compreenderá um pouco do trabalho)


Disseram-me que por vezes a resina Epoxy estala e poderá ocorrer rachadelas na pintura..não sei se é verdade ou não...

Quanto ás medidas, o casco tem 5,78 de comprimento e 2,13 de boca.



"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

Offline Nel.edgar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • "- Tá o Mar Fêt´num´cão!!"
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Terça, 27 de Dezembro de 2016
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #56 em: 00:00 Terça, 13 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inicialmente deverás aplicar um decapante de patentes a atuar 24h - dá 1 demao no fundo todo e depois ao fim de 4 horas outra por cima da que foi dada e atuar 24h , ao fim lavar com jato de pressão .

SUPERFÍCIES NÃO PREPARADAS:
Poliéster: para tratamento de Osmoses devemos eliminar o gel-coat, proporcionando rugosidade à superfície,
lavar com água doce e deixar secar a fundo. Aplicar 1 camada de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa diluída com 15% de Diluente TITAN Yate. Deixar secar 24 horas, betumar se for necessário com
Massa Epoxi TITAN Yate, e terminar com 3 - 4 camadas de Primário Epoxi TITAN Yate M150 Camada
Grossa. M-150 significa a micragem por demão , para um procedimento mesmo a 200% se o barco justificar após estas micragens todas destes produtos mencionados , acabar com a ultima demão de primário de alumínio , isto porque a molécula do epoxi são varios pontos ou bolas "...../oooo" como queiram chamar, e a ultima do alumínio a molécula são tipo rectângulos "____" o que torna ainda mais dificil a agua/ar chegar em profundidade, há que respeitar as secagens caso contrario nem vale a pena. 

Agradeço desde já a quantidade de informação fornecida Rocha! Produtos da Titan são faceis de arranjar pois aqui perto tenho um representante e já tenho ouvido falar bem dessa marca... Já alguem aqui fez esse tipo de tratamento epoxy  completo? (ou mesmo que seja de outra marca qualquer...)
"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #57 em: 00:35 Terça, 13 de Fevereiro de 2018 »
Boas

Bons vídeos ;)

Já vi que estás empenhado, só posso desejar bom trabalho!

O barco é do tamanho do meu, mas não sei o resto das características, se é cabinado ou boca aberta, mono casco ou duplo, etc. por isso vou perguntar, consegues virá-lo ao contrário?
Ia ajudar imenso se vais fazer esse trabalho.
Se não puderes virá-lo, procura elevar o suficiente para trabalhares por baixo (à semelhança do veleiro do primeiro vídeo).
Os pontos de apoio também são um grande impecilho e se leste o meu tópico, chamo a atenção para aquela parte em que pintei sempre até aos apoios e depois arrependi-me.
Mais um conselho é usares todos os materiais da mesma marca, é muito importante em termos de ligação dos materiais.
Quanto à decapagem, pelo que li e opiniões que ouvi, desaconselho usar decapantes químicos, o melhor é mesmo lixar, ainda para mais se estás a pensar ir até à fibra, ficas mais à vontade para usar um grão mais grosso e assim poupar algum esforço. Lixar é a parte pior do trabalho, protege-te bem das poeiras e procura sempre a melhor posição para os braços se não ficas todo rebentado nas primeiras horas!

Nunca tirei o gelcoat por isso não tenho essa experiência de aplicar a resina epoxi e aqueles remendos nas bolhas da osmose, por isso aí não te posso ajudar grande coisa.
O máximo que fiz foi aplicar pequenas partes de betume epoxi e depois lixar e foi bastante fácil, agora, num casco todo, assusta-me pensar nisso ;D mas pronto, boa sorte e bom trabalho :fixe:

Ps.
Vai escrevendo aqui ou abre um tópico na próprio para que possamos ir seguindo os desenvolvimentos ;)
« Última modificação: 00:37 Terça, 13 de Fevereiro de 2018 por Beto_Manja »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #58 em: 09:34 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018 »
Boas,

Posso dizer que normalmente a malta evita estes processos e passa a bola a outro e opta por vender o barco, já vendi varias vezes aqui por Setúbal mas cliente pontuais.

O conselho que te dou como é um processo caro e funcional , não tenho nada contra os revendedores mas para receberes as explicações corretas tenta ir mesmo a marca e ouvir o que te tem para dizer, pois no revendedor é mais em conta por vezes alguns produtos, mas metade dos produtos não tem pois são muito específicos e caros , e por norma eles vão querer inventar para vender,  e depois na reclamação "nós" marca temos leitores para analisar as camadas se foram suficientes , se meteste diluente a mais etc , descobre se tudo e a garantia vai pelo cano a baixo , depois de saberes o necessário já sabes o que procurar, como o Beto_Manja indicou sempre esquemas completos de uma só marca nada de misturas.

Quanto a remoção do gel coat , eu inicialmente aplicava o decapante de patentes pois não ataca o gel coat e torna se mais fácil perceber onde existe o problema , não é necessário rectificar tudo, e é só mesmo onde estão as tais bolhas nas zonas em mau estado do antigo gel coat .

O conselho que te dou mais fácil, como já referi é muita informação para poder dizer tudo por escrito, como vi que és do Algarve vai ter com o meu colega se possível a nacional 125 logo após a cin que temos ai uma loja e ele dá te cotação e os produtos que são necessários .
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Nel.edgar

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
  • "- Tá o Mar Fêt´num´cão!!"
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Terça, 27 de Dezembro de 2016
Re: Limpeza e Manutenção Casco Barco
« Responder #59 em: 16:01 Quarta, 14 de Fevereiro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Posso dizer que normalmente a malta evita estes processos e passa a bola a outro e opta por vender o barco, já vendi varias vezes aqui por Setúbal mas cliente pontuais.

O conselho que te dou como é um processo caro e funcional , não tenho nada contra os revendedores mas para receberes as explicações corretas tenta ir mesmo a marca e ouvir o que te tem para dizer, pois no revendedor é mais em conta por vezes alguns produtos, mas metade dos produtos não tem pois são muito específicos e caros , e por norma eles vão querer inventar para vender,  e depois na reclamação "nós" marca temos leitores para analisar as camadas se foram suficientes , se meteste diluente a mais etc , descobre se tudo e a garantia vai pelo cano a baixo , depois de saberes o necessário já sabes o que procurar, como o Beto_Manja indicou sempre esquemas completos de uma só marca nada de misturas.

Quanto a remoção do gel coat , eu inicialmente aplicava o decapante de patentes pois não ataca o gel coat e torna se mais fácil perceber onde existe o problema , não é necessário rectificar tudo, e é só mesmo onde estão as tais bolhas nas zonas em mau estado do antigo gel coat .

O conselho que te dou mais fácil, como já referi é muita informação para poder dizer tudo por escrito, como vi que és do Algarve vai ter com o meu colega se possível a nacional 125 logo após a cin que temos ai uma loja e ele dá te cotação e os produtos que são necessários .

Obrigado pela ajuda Rocha, a Loja a que te referes fica no Algarve mas em que cidade?
Eu já assisti a uma venda dessas... gajos que acham o processo muito caro e demorado e não querem dar ao cabedal para tratar do casco mas depois vendem e arrependeram-se quando mais tarde vêem novamente o casco arranjado que o novo dono se aprimorou no trabalho de reconstrução e choram de inveja de não terem feito o mesmo.. :-\(lol espero não ser mais um...) 

Uma questão já agora, para limpar convenientemente o local (nomeadamente a fibra de vidro exposta) onde vai ser aplicado o tratamento, posso fazer a limpeza com Acetona ou existe algum produto desse género tambem da Titan?
"Atiratòmar e diz q´temperrarem!!
 

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por José Couto [Hoje às 11:47]

Locais onde pescar ao Barbo por canivete [Hoje às 07:54]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]