collapse

Autor Tópico: Participação á PM  (Lida 5488 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Participação á PM
« em: 17:28 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Nesta altura do campeonato, fazer uma jornada de pesca no Algarve depois das 9h até as 20:00 é um castigo. São milhares de pessoas a ir para as praias, motas de agua e barcos uns atrás dos outros. O problema não é o Algarve estar cheio, pois é um privilégio receber tanta gente de vários países e de vários locais do país. 

O problema também nunca foram os estrangeiros que são os que gastam dinheiro cá, são os que enchem restaurantes e dizamizam toda a economia local em várias vertentes. Para alem disso são bem dispostos, respeituosos, asseados. O problema são alguns Portugueses que vem para cá de férias e pensam que isto é deles... Veêm nos seus barcos armados em lordes, circulam por onde lhes apetece e á velocidade que querem e ficam indignados ainda se alguem lhes aconselhar a fazer as coisas correctas.

Passo a resumir o que me aconteceu hoje:

Pesca num local não concessionado (a mais de 200mts da concessão) e dos locais onde ha menos confusão mas habitualmente chegam um ou outro barco para deixar a malta na praia e ficam por ali. 1º ponto- não o podem fazer, poid como todas as praias vigiadas há locais especificamente delineados para a abordagem de um barco ao areal, no entanto, isso nunca me fez nem me faz confusão. Desde que respeitem quem lá está não me faz diferença mas neste caso chegou um individuo devagar no seu barco com os filhos (um rapazeco e uma miuda) e a esposa e deixou os elementos femininos e abalaram os 2 em diagonal a toda a velocidade...

O que se passo a seguir é obvio... >:( Uma cana violentamente a vergar, a deitar o espeto ao chão e a rastejar pela areia até a agua onde ficou ....
Quando vi o barco a alta velocidade ja sabia o que me esperava pelo que, como estava longe da cana, não foi surpresa para mim que iria ter estragos ali face á brutalidade da arrancada !!

Posto isto, apanhei o material (agua e areia com fartura) e fui tranquilamente abordar a senhora, pedindo-lhe o favor de pedir ao marido que tivesse algum cuidado na entrada e saída da praia ali porque já tinha me tinha feito algum prejuízo. Tenho a certeza que o home não fez de propósito, daí eu ter feito uma abordagem pedagógica. A senhora, mal abriu a boca mostrou logo ser uma intratável. Eu não podia pescar ali e o marido não passou ao pé de mim e eu é que tinha feito aquilo e não queria saber, etc, etc...... Mau de mais para um gajo tão pacifico como eu   :grrr: pelo que rapidamente percebi que era caso perdido. Um simples pedido de desculpa resolvia em pleno a situação mas esta senhora merecia o que acabei por fazer. Liguei á PM e dei parte da ocorrência. O barco em local proibido fez abordagem á praia e deixou-me prejuizo ao levar-me o material de arrasto. Foi-me comunicado que tinha 6 meses para apresentar queixa e bastava ter a matricula do barco e 1 testemunha.

Já não queria pescar e arrumei a trouxa para ir embora. Antes disso, fui novamente tentar com a senhora resolver as coisas a bem... :moca: :moca: Quem manda ser burro... :moca:

Novamente de forma intratavel dizia que o marido não era marido e que não queria que eu lhe chateasse a cabeça e que fizesse queixa á vontade que tambem fazia contra mim porque estava ali a filha e eu podia espetar com um anzol da filha  ^-^ ^-^ As canas estava só a uns 60 metros delas  ;D ;D

Arrumei a trouxa devagar enquanto o riny ja estava a minha espera. Nunca gostei que gozassem comigo e que passassem por parvo e decidi que não era uma tia da capital que vinha armada em cagona fazer dos outros tolos não tenho nada contra a malta da capital mas normalmente quando acontece cenas do arco da velha.... são da capital !! ). O riny abalou e eu fui andando com ele mas a meio da praia parei e fiquei...deveria ser perto das 12:30h e isto ja tinha sido á 1 hora atras. Faltava a identificação do barco pelo que o individuo teria que vir buscar a mulher e a filha que ela dizia ser uma amigos que vieram deixar na praia. Fiquei de conversa com o individuo que aluga kaiak´s na praia. A uns 150mts eu ia controlado a chegada de algum barco e o guarda sol delas.  Eu já estava tranquilo, a irritação já me tinha passado mas queria falar com o dono do barco sobre a situação. Tinha a certeza que a mulher era uma vibora mas o homem de certeza que me ia pedir desculpas... :anj:

Perto das 3h30 vejo elas a arrumar as coisas, despi a blusa e tirei o boné para não ser reconhecido e fui andando na direcção delas porque o barco deveria estar a chegar para as recolher. Para surpresa minha ela vinha na minha direcção, pois a saida da praia é por ali. ??? Fiquei logo a ver o filme. Ficaram intimidados com a multa que levam e agora o marmanjo vem busca-las de carro... Fico sem a identificação do barco e cai por terra a queixa....

Elas andaram 200 mts e pararam nas boias. Gente esperta !! Quem tem cu tem medo. Agora estaria a fazer tudo bem mas eu assim conseguia a identificação...  Errado. Elas ao telefone e a caminhar novamente.... em direcção á saida da praia mas junto a linha de agua ??? ??? Estavam a tentar desviar atenções e talvez soubesse que eu andava por ali ou pelo menos tinham medo... mas vejo o marido a vir ajudar a carregar as coisas e ali vi que iria conseguir a identificação do barco. Sempre á distância antecipei o plano, deixei as coisas no chão e fui até onde suspeitava que o barco estivesse á espera delas...

Acertei em cheio. Estava o puto a segurar o barco enquanto eu tirava uma foto e ainda o pessoal vinha a caminho. Ja tinha toda a ferramenta para apresentar queixa pelo que vesti a blusa e o bone para ser reconhecido e quando passaram por mim a cara da tia era de medo !!! Viu-me mas não olhou para mim, no entanto, susurrou ao marido que eu lá estava e ele, meio atrapalhado sem saber que era eu estava mesmo ao pé dele, perguntava a ela onde eu estava  ^-^ 

Ali mostraram tudo o que são. Eu voltei costas e eles depois abalaram o mais rapido que conseguiram...

A PM estava na praia a acompanhar um torneio que lá havia e falei com o piquete que ja tinha falado antes por telefone. Trocamos uma impressões, contei-lhe o sucedido e ele explicou-me o que fazer e que o gajo para alem da multa tinha responsabilidade sobre os danos causados. Tenho 6 meses para apresentar queixa mas amanha quero ir ja tratar do assunto. Tenho 2 testemunhas mas só é necessário 1.

São situações que acontecem e que 1 simples pedido de desculpa remata o assunto. Uma coisa tão simples de fazer mas as pessoas julgam que um pescadorzeco do Parchal que cheira a suor e cheira mal das mãos é menos que um  casal de Lisboetas que para alem de mal educados arranjam estragegias de fuga do Chinês!! Vai-lhe sair caro para aprender.

« Última modificação: 17:30 Domingo, 10 de Agosto de 2014 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline nelson sampaio

Re: Participação á PM
« Responder #1 em: 17:38 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
nem sempre se consegue falar com esse tipo de animais porque se acham que são superiores e que quem pesca e para comer pois não tem dinheiro para mais
depois relata o desenlace e espero que lhes seja espetado o ferro bem fundo
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #2 em: 20:14 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Nelson... nem todos os lisboetas são uns intratáveis como esses... Há lisboetas energumenos como esses e há lisboetas corretos. O mesmo acontece com os algarvios... nem todos são corretos, posso dizê-lo, como tu.

reconheco que essa situação que relatas é muito possível, diariamente aconetcem coisas semelhantes nos restaurantes, no transito, etc., etc.

Descansa... hoje já é dia 10, já só faltam 21 dias para voltarmos à paz e sossego. Aliás, a semana que se aproxima há-de ser a pior, a segunda quinzena é sempre mais calma.


Luís (um algarvio de Lisboa :) :) )
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Participação á PM
« Responder #3 em: 20:22 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Não tenhas pena Nelson, segue em frente com a participação. Como tu dizes um pedido de desculpas bastava!
 

Offline DuarteGodinho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 40
  • A maior e melhor
    • Sobral M. Agraço
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Domingo, 25 de Maio de 2014
Re: Participação á PM
« Responder #4 em: 20:28 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Pesco num sitio com um descrição semelhante, e reconheço essa sensação. Apesar de ser de Lisboa, de amar barcos e uns bons banhos de sol, como tudo na vida, quando faço seja o que for tento nao incomodar mais ninguém, mas há gente que acha que o $$$ dá prioridades a algumas coisas .....  :o
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #5 em: 20:52 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
De Verão desisti de pescar de dia.Só à noite, é demasiada confusão para mim.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #6 em: 22:06 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não tenhas pena Nelson, segue em frente com a participação. Como tu dizes um pedido de desculpas bastava!

Claro que vou para a frente. Já tenho a carta pronta, falta-me só o orçamento e o documento de identificação das testemunhas. Há uns tempo atras tinha calhado uma situação parecida a um elemento aqui do forum tambem mas ele não conseguiu a identificação do barco.

Essa malta que vem de férias para cá e tras os barcos como consegue a carta ?! Tenho que perguntar isto e acaba por ser uma questão complexa tambem. Eles não respeitam as boias, velocidades, não respeitam nada... A minha ideia é que não respeitam porque não sabem.... A carta sai na compra do barco, ou é-lhes dada a troco de dinheiro ou então sai nas batatas fritas !!! Não conhecem o rio, não sabem identificar o canal de navegação e depois é ve-los a enfiarem-se nos cabeços de areia, parece bowling   :o
 
Ja vi uma familia inteira a ser cuspida de um barco. Numa outra vez bateram no cabeço de areia e la dentro ficaram todos baralhados, uns de patas pró ar, outros com uma perna de fora de barco e coitados....ou não percebiam que tinham agua pelo tornozelo ou eram finos demais para sair e empurrar o barco. Não fossem os miudos da canoagem e ainda hoje lá estavam  ;D

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson... nem todos os lisboetas são uns intratáveis como esses... Há lisboetas energumenos como esses e há lisboetas corretos. O mesmo acontece com os algarvios... nem todos são corretos, posso dizê-lo, como tu.

reconheco que essa situação que relatas é muito possível, diariamente aconetcem coisas semelhantes nos restaurantes, no transito, etc., etc.

Descansa... hoje já é dia 10, já só faltam 21 dias para voltarmos à paz e sossego. Aliás, a semana que se aproxima há-de ser a pior, a segunda quinzena é sempre mais calma.


Luís (um algarvio de Lisboa :) :) )

Luís, naturalmente foi uma força de expressão e não posso nem devo confundir estes Lisboetas com todos os outros. Há pessoas boas e más em toda a parte e o Algarve tambem tem milhares de maus, não é excepção. Em caso destes, conheço meninos que resolvem o assunto com uma chumbada, com um tabefe !! Em momento nenhum foi indelicado com a senhora, nem mesmo quando senti que estava a ser gozado. Apetecia-me manda-la pró alho mas tive sempre á espera de um desculpe lá...eu estava chateada !! Ou estava com o período !!! Ou outra treta qualquer....

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De Verão desisti de pescar de dia.Só à noite, é demasiada confusão para mim.

No molhe da rocha para o lado do mar é um sossego. Talvez o melhor sitio para estar sem um unico problema durante o dia.
Nelson Peres
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: Participação á PM
« Responder #7 em: 22:19 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
força nisso! participação para a frente!!!
 

Offline João Pinto

Re: Participação á PM
« Responder #8 em: 23:19 Domingo, 10 de Agosto de 2014 »
boa sorte a lixar esses artistas  ;D ;D

Também já fiquei sem um carreto assim mas não sabia o que fazer e fiquei com o prejuizo
 

Offline jmlfernandes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
  • a tentar fazer um pouco de tudo...
    • LAGOA - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:47 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #9 em: 15:08 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Infelizmente pessoas mal formadas existem em todo lado... e "amor com amor se paga"... por isso, faz participação e exige tudo o que tens direito... a ver se as férias lhes ficam mais caras e para o ano ficam em casa...

A parte que a mim me deixa realmente indignado (para não escrever outra coisa), é a parte da PM estar na praia e de não ter feito nada... duvido que esses PM's não tenham visto barco a cometer as ilegalidades (se calhar é o mesmo problema que os leva não verem os traficantes a descarregar droga à porta da capitania... ou os profissionais que largam as redes em cima das praias)... mas como estão na praia para vigiar um torneio (e ver umas gajas) não estão para fazer o resto do trabalho para que lhes pagam... idem para o nadador salvador...

PS: Só faltava isso ter sido no sábado, com a prova de mar...

JMLFernandes@Algarve
 

Offline pantao

Re: Participação á PM
« Responder #10 em: 15:09 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
As cartas...essa tb é daquelas...
Por estas bandas quem quer carta vai a figueira e num fds vem com a carta tirada.
Tipo rifa de detergente >:D
Falo do equivalente as cartas de condução de por exemplo o polémico Fábio Coentrão....
Em que toda a marosca esta camuflada através de alguém que passa uma licença inglesa, como as licenças são internacionais, podem navegar em portugal na boa.
Neste pais quem tem dinheiro consegue tudo mesmo que seja um calhau burro com olhos.
Mas nos barcos não estou a ver o filme dos papa reformas!
Imaginem essa tia de papa reformas marítimo no Algarve, deixar a tiazinha na praia de riamar tridente ;D não pode ser... ;D
Voltando ao assunto, fazes muito bem em apresentar queixa, quem tem barco para férias pode pagar mt bem o prejuízo que te causou.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #11 em: 15:25 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Nelson, eu no teu lugar arranjava maneira de apresentar um orçamento do estrago em que o conjunto reparado fosse tivesse o valor de 1000 ou 1500€ e o arranjo fossem uns 300/400€, para cabrão, cabrão e meio. Vais ver que pelos menos 200recebes. :diabo: :diabo:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline João Pinto

Re: Participação á PM
« Responder #12 em: 15:31 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
0re
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson, eu no teu lugar arranjava maneira de apresentar um orçamento do estrago em que o conjunto reparado fosse tivesse o valor de 1000 ou 1500€ e o arranjo fossem uns 300/400€, para cabrão, cabrão e meio. Vais ver que pelos menos 200recebes. :diabo: :diabo:
Diz que o carreto era um Van Staal hahahahahaah
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Participação á PM
« Responder #13 em: 15:41 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
Boas,

Também acho que deves avançar com a queixa, no entanto, isso devia ter ficado logo resolvido, pois com as queixas se do outro lado recorrerem nunca mais tem fim...

Conheço em primeira mão duas situações que se passaram com colegas meus e uma delas ao meu lado.
A primeira não presenciei mas segundo me relataram foi mais ou menos assim:
- Um colega estava a pescar na praia, antes da chegada de uns surfistas e a parte do "antes" é importante!
O surfman apanhou a linha com a prancha e cortou-a, apesar dos alertas que foram dados e tentativas de contacto com o gajo, a unica coisa que conseguiram foi um "fuck you" vindo do mar...
O meu colega ligou para a PM, que, por incrível que pareça, apareceu no local, esperaram que o camone saísse da água e foi abordado pela policia, admitiu que tinha cortado a linha porque não a tinha visto e aceitou pagar os 50€ que o meu colega exageradamente pediu pela bobine de fio.
Se não tivesse aceite ou contestado o valor, segundo me disseram a policia ainda podia pedir para os acompanharem a uma loja para avaliarem os custos, isto tudo para ser resolvido a bem e sem queixas.

A segunda foi com um barco, em s. martinho do porto, em época alta (não se pode pescar) mas mesmo assim o meu colega foi ressarcido pelo valor solicitado.
Esta foi mesmo ao meu lado, o gajo estava com a mulher dentro do barco à rola, a fazer "não sei quê" e estava já demasiado próximo do areal o que era até perigoso para eles pois podiam encalhar sem querer ou até virar o barco, depois de vários chamamentos o gajo meio chateado e a barafustar, não sei porquê, lá pôs o motor a trabalhar e arranca a grande velocidade numa diagonal e apanhou a linha dum colega meu.
O estrago até foi pouco, pois estavam mais de 20 linhas na água a poucos metros umas das outras e só apanhou uma!
O meu colega foi espera-lo ao cais, mostrou o carreto sem linha, o homem insistiu que não se tinha apercebido mas foi aconselhado pelos homens do clube naval a aceitar o valor pedido, julgo que 30€, pois se entrasse a PM em ação poderia ainda levar coima de ter estado com o barco em zona concessionada a menos de 250m do areal.

Agora já passou e não há nada a fazer a não ser a queixa mas, devias ter chamado a PM ao local onde foste esperar o barco para serem logo abordados...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Participação á PM
« Responder #14 em: 16:47 Segunda, 11 de Agosto de 2014 »
força com isso,á pessoas que só aprendem a comportar-se como tal quando levam na tarraqueta  >:(
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]