collapse

Autor Tópico: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...  (Lida 7587 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #45 em: 17:04 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Boa tarde a todos.

Tenho acompanhado este tópico com interesse e, na generalidade, concordo com o Maurício Ornelas.

Compreendo também as desilusões do Filipe, assim como de outros, nomeadamente do João Borges, que tenham estado no terreno, trabalhado arduamente, contribuindo para a causa comum e concluindo, em determinado momento, que os apoios eram reduzidos e as pedras atiradas eram muitas.
Muita gente no mundo da pesca olha para a sua situação particular e se a coisa não for a seu jeito, mesmo que seja ao de muitos outros, de imediato atiram pedras. De facto, não é só na pesca e não será por isso que outras Associações não se criam e até funcionam.

Temo também que, logo que a abertura da pesca lúdica aconteça, todo este suposto entusiasmo se desvaneça.

No entanto, parece-me importante que a ANPLED funcione, formato real de nos fazermos ouvir por quem de direito, enquanto pescadores lúdicos de várias modalidades, em águas interiores, em estuário, no mar, apeados ou embarcados.

Posto isto, o relançamento está aí - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre -, para já dependente dos corpos sociais existentes da ANPLED que, tudo indica, darão os primeiros passos, cabendo-nos a todos os que assim o entenderem, e lhes seja possível: aderir, apoiar e contribuir, quer com o trabalho possível, quer com as quotas, para que a ANPLED possa andar.

Numa fase posterior, todos nós, em todo o país, nos locais onde nos movimentamos, poderemos, para além de sermos sócios, pensar em organizar e/ou apoiar actividades, sob a égide da ANPLED, nas nossas zonas, promovendo que esta tenha visibilidade e se mantenha activa e fortalecida, em todo o país, não obrigando a que sejam sempre os mesmos a deslocarem-se para aqui e para ali, excepto em momentos que a tal obriguem.

Na parte que me toca, na medida do possível, e principalmente aproveitando as actividades relacionadas com a pesca, que normalmente se realizam na minha zona e que poderão ser alargadas, podem contar com o meu apoio.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 17:09 Segunda, 27 de Abril de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, PMiranda, Sansoni7, Ricardo Nunes, to

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #46 em: 23:55 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
no primeiro dia que abrir a pesca vai ser tudo ao molhe...ou vão dar senhas como para praia?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11232
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #47 em: 01:18 Terça, 28 de Abril de 2020 »
Eu agradeço ao menos os que leem e comentam, pois já é bom.
Mas sem levarem a mal, porque estou a escrever numa boa, para os que pensam só no hoje e comentam o actual confinamento, começa ai o erro e o não perceberem o alcance.
Esta situação foi uma consequência de uma causa completamente inesperada, mas nada nos garante que outras não venham a surgir. Não é por isso somente que a ANPLED é necessária. É necessária para sermos ouvidos, representados, ordeira mente podermos dar os nossos pareceres, para fazermos algo construtivo.
Vou falar sem saber ao certo, mas somos certamente o único desporto, ou actividade que com 200 mil pagantes/praticantes só de água salgada, mais alguns milhares de água doce, ou seja na pior das prespectivas uns 250 mil, que não consegue ter uma organização/associação sem termos algo a funcionar como devia. Pensem um pouco. É muita gente. Isto em termos de praticantes quem terá mais do que a pesca? Corrida/fitness, futebol, poucos mais. Mas todos têm algo. O surf é algo à parte, pois embora não sejam mais praticantes do que nós, têm uma influência à escala mundial que lhes confere um estatuto enorme. Mas são menos praticantes do que nós, disso não haja dúvidas.

Se falei sempre entre os 5 a 10% foi por fazer contas, pensar em custos, pensar em necessidades de demonstrar importância e força a escala nacional do nosso desporto de forma a que nós passássemos a meter respeito, como poderíamos fazer. Pensem nisso.

Também já li falarem em lojas, e marcas. Falo nisso há quase 10 anos. Existe concorrência? Claro. Mas em tudo existe. Existem divergência? Claro, mas em todas as actividades existem. Mas e então? Não devia ser isso mais importante do que a necessidade de existir uma organização comum em que todas soubessem ver os pontos comuns da sua actividade. MAS TAMBÉM NUNCA VI A LIGAREM MUITO AO QUE ESCREVI DURANTE ANOS...

Ora misturando e baralhando... Ou todos param de se queixar, de apontar dedos, de pensar só no próprio umbigo, ou não vai ser possível reactivar seriamente a ANPLED. Porque reactivar para mim, não é ela tornar a estar a funcionar, reactivar para mim, é ter a ANPLED forte, unida, com objectivos comuns, com apoios mesmo de quem possa ter outras ideias, para que possamos andar para a frente com a modalidade.

Apoiem primeiro, participem, e se no fim, tiverem de apontar o dedo, entendo. Mas fazê-lo sem nunca terem dado nada por, não nos vai levar a lado algum. Só quero ver o meu desporto a surfar naquelas ondas à nossa maneira, a fazer rappel naquelas rochas a nossa maneira, a navegar naqueles mares à nossa maneira. Só isso.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: b.nunes, Paulo J Fernandes, Sansoni7, to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #48 em: 11:18 Terça, 28 de Abril de 2020 »
Associação Regional de Pesca Lúdica dos Açores envia carta ao Secretario Regional das Pescas a solicitar o restabelecimento da actividade de pesca ludica apos o termino do estado de emergencia:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Atenção que qualquer decisão por este senhor apenas se aplica à região autónoma dos Açores por isso "alguem" teria que fazer a mesma petição ao Secretário de Estado das Pescas!
« Última modificação: 11:25 Terça, 28 de Abril de 2020 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline to

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 92
  • Agradecido: 15 vezes
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #49 em: 17:26 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Filipe PC  hoje as reuniões nem precisam ser presenciais para se debaterem mts assuntos....   logo algumas desculpas não servem.
Se não te leem....  bem...  leem mas calam.
Eu publiquei ai algures um comentário que foi completamente distorcido, ou melhor dois comentários....  estava mais numa de humor sobre o tema e quando dei conta já falavam em regulamentos do pesqueiro....   fiquei calado e prontos... eu só estava mesmo a brincar com a coisa.....  por isso temos que contar com quem nos entende.
Sim, deve existir uma associação, mas por favor vejam como funcionam outras associaçoes noutras áreas que em vez de ajudarem só estragam pois olham mais para os umbigos e interesses de corpos gerentes  do que outra coisa.  Lúdico é údico...é divertimento.

eu por exemplo acho exageradissiomo o preço das licenças....   pelo menos comparar as espanholas com as portuguesas....   
o estado deve saber quantos somos, mas não muito mais que isso.   
e daqui q dias vem um iluminado inventar um curso e acompanhammento de pescador por outro mais velho quando estão no terreno......     vamos sempre simplificar, simplificar sem esquecer a Natureza da qual fazemos pARTE.

ABRAÇO E DISPONHAM.

a.b.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #50 em: 17:31 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso

O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6412
  • Agradecido: 1418 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #51 em: 17:58 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Foi dito ainda à pouco que pequeno comércio local em que as lojas não excedam os 200m², vão abrir dia 04 de Maio.
Acho eu que não faz qualquer sentido abrir as lojas de pesca e manter a proibição em coma da pesca lúdica.
Mas também já vimos tanta parvoeira feita por quem manda, neste nosso cantinho á beira mar plantado, que mais uma já ninguém estranha.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #52 em: 18:06 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso




resumindo, ainda não se sabe..
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #53 em: 18:17 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso




resumindo, ainda não se sabe..

Exacto. Até sair um comunicado efectivo que... Nada feito
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #54 em: 02:21 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi dito ainda à pouco que pequeno comércio local em que as lojas não excedam os 200m², vão abrir dia 04 de Maio.
Acho eu que não faz qualquer sentido abrir as lojas de pesca e manter a proibição em coma da pesca lúdica.
Mas também já vimos tanta parvoeira feita por quem manda, neste nosso cantinho á beira mar plantado, que mais uma já ninguém estranha.

Amigo Carlos, que eu tenha conhecimento ninguém obriga os proprietários das lojas de pesca a abrir a partir do dia 4 de Maio. De qualquer forma, mantendo-se a pesca lúdica proibida, só esses mesmos proprietários saberão se faz ou não sentido abrir.
Muito provavelmente, "quem manda", nem sequer pensou que a malta depois de ir comprar material tinha que ir logo experimentá-lo, caso contrário já tinham agendado o levantamento da proibição para o dia de abertura das lojas...  :join: :join:


Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6412
  • Agradecido: 1418 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #55 em: 05:28 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Exatamente por isso o meu comentário, não é uma obrigatoriedade faze-lo, é só estupido.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #56 em: 07:08 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Partindo do princípio de que os pescadores lúdicos devem respeitar uma distância de 7 metros do colega mais próximo.....
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #57 em: 09:29 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Segundo o noticiado, a passagem ao estado de calamidade do proximo Domingo taz uma abertura de atividades que, entre outras,  inclui:

-Atividades desportivas individuais por exemplo o ténis e o golfe.

Assim, é provavel que a proibição da pesca lúdica venha a ser levantada ao mesmo tempo que o Surf e os restantes desportos maritimos/aquaticos individuais, o que pode acontecer no Domingo  :aplau: ... ou não  :nono:

Será uma questão de esperar pelo comunicado do governo que sai até ao final do dia de hoje....já falta pouco para se saber!
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #58 em: 11:23 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
atenção malta,

se o governo não especificar a pesca ludica nos seus comunicados , não significa isto que a mesma não vá ser permitida... 

a proibição era durante um periodo especifico, findo esse periodo e sem indicações em contrário , passa a ser permitida.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #59 em: 11:24 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
"A primeira fase tem início na segunda-feira, dia 4 de maio com a reabertura do pequeno comércio. Segundo a estação televisiva deverão abrir as lojas com dimensões até 200m2, abrindo também livrarias, cabeleireiros, stands de automóveis, conservatórias, campos de golfe e ténis."
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se o golfe e o ténis abrem, irei praticá-los para onde gosto só que com raquetes, tacos e bolas esquisitas… Não vou esperar por mais nada...
 

 

* Tópicos Recentes

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 18:55]

Comprar barco por AlvaroAlves98 [Hoje às 18:48]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [Hoje às 16:28]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [Hoje às 14:30]

Identificação peixe rio por Zagaia [Hoje às 11:58]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]