collapse

Autor Tópico: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...  (Lida 7572 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« em: 11:27 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Foi renovado o plano de emergência até dia 2.
Caso não haja renovação do plano de emergência, o confinamento obrigatório será levantado, apesar de se deverem de manter muitas restrições.
Para além disso, o senso comum (diferente do de Trump) indica que devemos ter todo o cuidado.

Dito isto, eu acredito que no dia 3 já poderemos ir à pesca, em modo solitário e afastados dos demais.
... só espero que o mar da Figueira da Foz fique de feição.
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Offline JoaoFerreira47

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 306
  • Agradecido: 47 vezes
    • Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Sexta, 16 de Junho de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #1 em: 11:35 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi renovado o plano de emergência até dia 2.
Caso não haja renovação do plano de emergência, o confinamento obrigatório será levantado, apesar de se deverem de manter muitas restrições.
Para além disso, o senso comum (diferente do de Trump) indica que devemos ter todo o cuidado.

Dito isto, eu acredito que no dia 3 já poderemos ir à pesca, em modo solitário e afastados dos demais.
... só espero que o mar da Figueira da Foz fique de feição.

Eu de qqr das maneiras irei aguardar pelo despacho da capitania
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline to

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 92
  • Agradecido: 15 vezes
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #2 em: 11:58 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
uma ideia interessante, não fora esta indefinição eu de uma assentada transformei as canas de pesca em antenas.
passatempo mais seguro, e não me afogo.  depois também eram só grades....  tanto video, tanta conversa, tanto blog e o essencial nunca dizem....   

Parabéns a alguns pescadores que filmam e sabem explicar o que utilizam, como utilizam, etc. sabem detalhar, contar a história.     agora estar 2 minutos a ver um tipo a fazer lançamentos....   eu fiquei a pensar que era uma obra de suspense, tipo quem foi o assassino.  hahahah

Tenham calma, recato e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.  Saber fazer distanciamento social é uma arte, treinem.   Mas não esqueçam de uma coisa: no humanos a coisa funciona de 3 formas: uns apanham e quase não dão conta e ficam imunes.  outros apanham e passam um mau bocado mas saem quase bem. algumas mazelas mas que o tempo, uns bons copos e peixinho do bom curam. Outros, por várias razões, independentemente da idade ficam pelo caminho.
Já agora um apelo a todos.  Sei que existem pessoas de todas as idades por aqui, sei também que todos temos um ou outro "problemazito" de saúde. (eu sou hipertenso!) mas como me dizia um médico um destes dias, as pessoas não se podem esquecer das doenças que tinham em função disto.  Por isso tenham cuidado com a saúde, o covid 19 é só mais uma variável na equação da vida.   Nos próximos meses a coisa vai ficar feia com as outras doenças por SÓ nos termos preocupado com esta"gripezita" (ler em brazileiro ajuda a entender a piada) 
Por tal, façam o favor de não descurar a outra parte da vossa vida e esqueçam os números das TV que só servem para vos baralhar.  É pior do que eles dizem mas na peste negra morreu  1/4 da população da europa e ainda aqui estamos e temos o euro!!!

Eu continuo a defender que foi uma estupidez fechar a pesca lúdica. mas isso sou eu que ando a ler coisas estranhas sobre a propagação do virus.  passo muitas vezes em frente ao supermercado que tem sempre tanto carro como tinha antes.....  e o pessoal anda às compras como andava,  Na minha rua antigamente só passavam os que cá moram, agora só veja gente a fazer caminhadas e corridas.....   entendem porque digo que se formos responsáveis não precisamos que nos proíbam a pesca.
Para quem no mês passado dizia que ai e se nos acontece alguma coisa só posso dizer, tinham razão,  no 112 entravam mais de 3000 chamadas por dia, agora andam nas 500.  o pessoal fechado em casa nem sequer faz asneiras. era onde deviam estar sempre.

recomendação final: sejam felizes, aproveitem para fazer a manutenção preventiva ao material.  aproveitem para testar os fios, afiar os "anzoles" e quando  abrir a pesca  utilizem colete salva vidas ou um flutuador.....  a vida como viram é escorregadia demais para se arriscar.

saúde a todos.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #3 em: 12:09 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi renovado o plano de emergência até dia 2.
Caso não haja renovação do plano de emergência, o confinamento obrigatório será levantado, apesar de se deverem de manter muitas restrições.
Para além disso, o senso comum (diferente do de Trump) indica que devemos ter todo o cuidado.

Dito isto, eu acredito que no dia 3 já poderemos ir à pesca, em modo solitário e afastados dos demais.
... só espero que o mar da Figueira da Foz fique de feição.

Eu de qqr das maneiras irei aguardar pelo despacho da capitania

pelo que vi as capitanias não emitiram nada. pelo menos na minha consulta pelas capitanias online não há. há sim da dgrm que se sobrepõe a de todas as capitanias, por isso vão ter de ser eles a levantar.

entretanto já recebi resposta à minha consulta à dgrm para prorrogação do prazo da licença. deixo em baixo a resposta. basicamente quando for levantada a proibição de pesca podem pedir para acrescentar o tempo em que se viram privados de pescar por imposição legal.


Exmo. Senhor Carlos Filipe,

 

Informamos que a interdição da prática da pesca lúdica foi publicada na página da DGRM imediatamente após o estabelecimento do Estado de Emergência, aproveitando para o alertar de que qualquer alteração futura que venha a ocorrer, será igualmente disponibilizada por essa via.

 

Mais se informa que após o final das medidas de contenção de contacto social, deverá solicitar a esta DGRM a creditação futura de um tempo de licenciamento proporcional àquele de que se viu privado, enquanto portador de licença válida na vigência do Estado de Emergência. Porém, alertamos ainda que tal medida não será aplicada a nenhuma licença adquirida já no decurso do Estado de Emergência, pelo que deverá abster-se de adquirir qualquer outra licença até levantamento das atuais restrições.

 

Cordialmente,


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ruisas, Paulo J Fernandes, PMiranda, to

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #4 em: 12:50 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Bem elucidado. Obrigado Carlos Filipe!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #5 em: 14:32 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha rua antigamente só passavam os que cá moram, agora só veja gente a fazer caminhadas e corridas...

Constato o mesmo na minha zona... e de repente parece que todos adoptaram cães, com problemas urinários e intestinais, e crianças.   
Espero, que quando tudo isto passar não os entreguem para adopção...   :evil:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelsonrico, to

Offline Nelsonrico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 188
  • Agradecido: 99 vezes
    • Évora
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Domingo, 16 de Setembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #6 em: 14:46 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Boa tarde JVieira,
para adopção ou abandono.
Nunca vi tantos cães a passear, alguns sabia que existiam, mas nunca os vi na rua, esperamos que assim se mantenham depois de passar esta fase.

Cumprimentos,

Nelson Riço
Há mar e mar, há ir (para Évora) e voltar...

Cumprimentos,
Nelson Riço
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #7 em: 15:58 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Acho que me safo se abrir uma empresa de aluguer de cães. Onde moro há agora cães que nunca tinha visto na vida, como que uma explosão primaveril nos nossos espaços verdes, só que em vez de lindos e estáticos malmequeres e outros que tais, brotam como por magia tufos de pelo móveis de vários tamanhos e cores, mas todos eles com um denominador comum, um triste e confinado humano atrelado aos seus pescoços.
Espero que estes melhores amigos do homem não vão parar aos canis municipais, ou pior ainda ao meio da rua quando esta loucura toda acabar.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline to

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 92
  • Agradecido: 15 vezes
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #8 em: 20:52 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
uma ideia interessante, não fora esta indefinição eu de uma assentada transformei as canas de pesca em antenas.
passatempo mais seguro, e não me afogo.  depois também eram só grades....  tanto video, tanta conversa, tanto blog e o essencial nunca dizem....   

Parabéns a alguns pescadores que filmam e sabem explicar o que utilizam, como utilizam, etc. sabem detalhar, contar a história.     agora estar 2 minutos a ver um tipo a fazer lançamentos....   eu fiquei a pensar que era uma obra de suspense, tipo quem foi o assassino.  hahahah

Tenham calma, recato e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.  Saber fazer distanciamento social é uma arte, treinem.   Mas não esqueçam de uma coisa: no humanos a coisa funciona de 3 formas: uns apanham e quase não dão conta e ficam imunes.  outros apanham e passam um mau bocado mas saem quase bem. algumas mazelas mas que o tempo, uns bons copos e peixinho do bom curam. Outros, por várias razões, independentemente da idade ficam pelo caminho.
Já agora um apelo a todos.  Sei que existem pessoas de todas as idades por aqui, sei também que todos temos um ou outro "problemazito" de saúde. (eu sou hipertenso!) mas como me dizia um médico um destes dias, as pessoas não se podem esquecer das doenças que tinham em função disto.  Por isso tenham cuidado com a saúde, o covid 19 é só mais uma variável na equação da vida.   Nos próximos meses a coisa vai ficar feia com as outras doenças por SÓ nos termos preocupado com esta"gripezita" (ler em brazileiro ajuda a entender a piada) 
Por tal, façam o favor de não descurar a outra parte da vossa vida e esqueçam os números das TV que só servem para vos baralhar.  É pior do que eles dizem mas na peste negra morreu  1/4 da população da europa e ainda aqui estamos e temos o euro!!!

Eu continuo a defender que foi uma estupidez fechar a pesca lúdica. mas isso sou eu que ando a ler coisas estranhas sobre a propagação do virus.  passo muitas vezes em frente ao supermercado que tem sempre tanto carro como tinha antes.....  e o pessoal anda às compras como andava,  Na minha rua antigamente só passavam os que cá moram, agora só veja gente a fazer caminhadas e corridas.....   entendem porque digo que se formos responsáveis não precisamos que nos proíbam a pesca.
Para quem no mês passado dizia que ai e se nos acontece alguma coisa só posso dizer, tinham razão,  no 112 entravam mais de 3000 chamadas por dia, agora andam nas 500.  o pessoal fechado em casa nem sequer faz asneiras. era onde deviam estar sempre.

recomendação final: sejam felizes, aproveitem para fazer a manutenção preventiva ao material.  aproveitem para testar os fios, afiar os anzoles
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #9 em: 21:31 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi renovado o plano de emergência até dia 2.
Caso não haja renovação do plano de emergência, o confinamento obrigatório será levantado, apesar de se deverem de manter muitas restrições.
Para além disso, o senso comum (diferente do de Trump) indica que devemos ter todo o cuidado.

Dito isto, eu acredito que no dia 3 já poderemos ir à pesca, em modo solitário e afastados dos demais.
... só espero que o mar da Figueira da Foz fique de feição.
Boas Paulo.  Deus te oiça.  Já  estou a começar  a bater mal.  Mas têm  que ser
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #10 em: 21:33 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Boas  João.  Sabes que eles para tirar emitem logo  um comunicado. Para repor é  sempre mais complicado. Com a tua mãe  está tudo bem?
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #11 em: 21:47 Sexta, 17 de Abril de 2020 »
Boas . Carlos Filipe eu também  fiz isso  e deram a mesma resposta
. A minha acaba dia 4 deste mês,  mas agora sou a vou tirar quando  o estado  de contingencia  for levantado . Em relação  ao pedido  do tempo em que  de restrição durar  não  vou fazer nada. Também  pelo preço  da  licença   custa nao vale a pena uma pessoa chatiar-se
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #12 em: 08:31 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Direi que adorei este post todo ele muito acertivo parabéns malta




abraço
 

Offline CABANE

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
  • Agradecido: 9 vezes
    • Lumiar
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:46 Sábado, 29 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #13 em: 17:50 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Dia 25 vou à pesca! Vou sozinho, no meu carro. É ficarei sozinho na praia. Já estou farto destes ditadores amados em democratas. É a ditadura de 95 pessoas?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #14 em: 18:41 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Lá para os dias 27/28 deste mês vou comprar caranguejo de dois cascos para dar tempo de os treinar. :D
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #15 em: 19:42 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #16 em: 20:49 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Penso que antes de junho  nao há pesca  para ninguém . Mesmo assim com restrições.  E mais se o pessoal começa  a encher as praias , são  novamente fechadas
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #17 em: 21:32 Quarta, 22 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Penso que antes de junho  nao há pesca  para ninguém . Mesmo assim com restrições.  E mais se o pessoal começa  a encher as praias , são  novamente fechadas

As praias só irão ser problema, para não dizer que vão ser de certeza, porque muito do problema está agora no comportamento das pessoas. Agora todos querem andar a exercitar as pernas, mas quando chegar a época balnear, essa vontade desaparece. E numa praia, mesmo que esta tenha 10km de extensão vai tudo concentrar-se nos primeiros 500m. A pesca, vai sofrer por tabela, porque simplesmente é vista a direito, e não é avaliado o risco apresentado por quem pesca apeado e que como eu e muitos o que quer é paz e descanço e por isso já por natureza se afasta de aglomerados de gente (alem de saber que vou ter que adoptar certas regras de higiene como por exemplo nao fumar na pesca pirque toco em muita coisa e a fumar leva-se a mão à boca), e quem não se importa de estar metido no meio duma confusão a pescar ombro a ombro. E não me parece que haja grande vontade em "plantar" uns agentes da autoridade a manter a ordem em pesqueiros que se sabem se concorridos e que por isso tem a tendencia a que haja muitas pessoas por lá. O mais fácil sempre foi proibir.
« Última modificação: 21:34 Quarta, 22 de Abril de 2020 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #18 em: 16:35 Quinta, 23 de Abril de 2020 »
Alguns bem organizados já se preparam para influenciar o pós-quarentena:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Outros, sem sentido de coletivismo, vão ter que esperar pelas regras indeferênciadas que quem não tem a minima ideia do que é a pesca apeada e as suas particularidades!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #19 em: 23:08 Quinta, 23 de Abril de 2020 »
É uma pena que nunca tenham ajudado em nada quem sempre vos defendeu. Enfim. Apesar disso, algo está a ser tentado para se conseguir uma equivalência sobre o que outros vão ter.
Mas somos muito culpados. Como só nos preocupamos com o próprio umbigo e não fazemos nada mas nada com cabeça, não temos as mesmas defesas dos outros.
Os pescadores nesse campo são uma completa trapalhada.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #20 em: 01:16 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Olá Filipe. Importas-te de especificar melhor, sff. Houve em tempos uma associação de pescadores lúdicos, a qual ajudei a fundar e da qual nunca mais ouvi falar. Isso ainda existe? O nome é Anpled se não me engano. Ab
« Última modificação: 01:18 Sexta, 24 de Abril de 2020 por fsilva09 »
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #21 em: 01:37 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Existe, sim. Na prática desativada, mas legalmente activa. Está se a tentar por a ANPLED novamente a funcionar.
Vamos ver. Desculpem a sinceridade, mas a maioria não quer saber, nunca apoiou em nada e só se lembram quando a coisa está mal.
Acho realmente triste que neste país não se consiga ter nada com o mínimo de união.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #22 em: 09:10 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe, sim. Na prática desativada, mas legalmente activa. Está se a tentar por a ANPLED novamente a funcionar.

Ás vezes é preciso o momento certo para essas associações terem condiçoes de serem bem sucedidas!

A Associação Regional de Pesca Lúdica dos Açores (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) e a
Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) parecem bem sucedidas e relativamente ativas.

Talvez esteja na hora de re-ativar a ANPLED, aprender e trabalhar em conjunto com essas duas associaçoes para os pescadores ludicos terem maior impacto e probabilidade de influenciar governo e autoridades.

Eu por mim estou disposto a, no minimo associar-me, e possivelmente ajudar a re-aticar a associação se necessário.

Já agora, o acronimo ANPLED quer dizer o que?
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #23 em: 10:03 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, o acronimo ANPLED quer dizer o que?

ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #24 em: 21:30 Sexta, 24 de Abril de 2020 »
O momento certo depende dos pescadores, de quem só sabe reclamar quando se vê com proibições. A importância de uma organização que defenda um desporto com 200 e tal mil praticantes é enorme, mas a importância dada por uma classe tão estranha como a nossa é nula. Devemos ser o único desporto com este nível de praticantes que não tem condições para ter uma representação condigna. Por isso temos as vezes o que merecemos.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #25 em: 00:08 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu não me fio muito no dia 3, mas sim no dia 17. Algo me diz que ainda vem mais uma renovação do estado de emergência mas com alguma abertura para retomar a economia. A pesca lúdica não deve ser uma delas...

Entretanto na Austrália decidiram que o confinamento era assim
Curioso..
Por isso é que na Austrália estão neste momento a voltar atrás nestas decisões..
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: amateus

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #26 em: 17:53 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... de quem só sabe reclamar quando se vê com proibições.

Se no final for o alavanque necessario para se criar uma associação de pesca lúdica que lute pelos direitos dos pescadores lúdicos, então seria um belo caso de um mal (só saber reclamar quando se vê com proibições) que veio por bem!

Acho que este assunto (associação) merece um tópico por si próprio, se alguem da antiga direção do ANPLED quizer abrir um tópico para debater ideias e ouvir opiniões estou mais que disponivel para contribuir para a discusão!
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #27 em: 20:15 Sábado, 25 de Abril de 2020 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] Vivam,
dois assuntos distintos:
1º Seguramente a interdição à pesca não vai ser levantada no dia 2. As medidas de confinamento concelhio estendem-se até à meia-noite de dia 3, a partir de dia 2 deve vigorar outra situação qualquer, talvez calamidade pública que ainda não se sabe muito bem o que será e em que moldes. O mais possível, relativamente à pesca lúdica, é esquecerem-se dela; pura e simplesmente e reside aí a nossa janela de oportunidade… Se houver algum espaço de abertura na lei, pimba! Lá estarei eu… Pelo que acabo de dizer considero, como sempre considerei, que não se devem envolver nesta questão nem capitanias nem outras entidades, estão-se nas tintas para nós e para a pesca, pelo que, se perguntados se sentirão incomodados e responderão que não. É preferível não dizerem nada do que dizerem não.
2º Relativamente à ANPLED, desconhecia a sua existência, mas chamei à atenção da emergência de se fazer alguma coisa a respeito da quase inevitável interdição das praias não concessionadas. Aqui vi muito pouco interesse manifestado e, em outros locais, onde coloquei mais ou menos o mesmo texto, a reação não foi muito melhor, um deles foi o site da ANPLED onde também o coloquei oferecendo-me para colaborar dentro das minhas possibilidades. O texto foi apagado e a minha ideia ficou por ali…
Se houver qualquer hipótese de participar em iniciativas como essa e/ou outras estarei às ordens, mas parece-me que aquilo ficou tudo em águas de bacalhau e é pena. De qualquer forma o sítio mais visível parece-me ser o site do Facebook da ANPLED, quanto mais não for passem por lá, peçam amizade e façam like...   
Foi mais rápido do que eu pensava. já está a acontecer… [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]   [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 20:26 Sábado, 25 de Abril de 2020 por quink644 »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #28 em: 12:50 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Segundo sei esta situação das fotos acima deve-se ao caravanismo ilegal que têm destruído a costa vicentina com lixo e mais lixo. No entanto, estou completamente contra este tipo de medidas rudimentares que castiga muita gente para alem dos caravanistas. Mais uma vez, entre outros, levam por tabela os pescadores. Como o Filipe têm defendido, faz muita falta uma organização que defenda a nossa classe. Só que ninguém se chega á frente. Nos dias de hoje cada vez menos gente está disposta a dedicar-se a uma causa em que investe tempo e dinheiro próprio.
Nelson Peres
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #29 em: 14:40 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Que texto é que escreveste para ser apagado? Isso eu posso verificar quem foi e o porquê.
Quanto a ANPLED, já me cansa falar no mesmo, vê se a participação da malta nos tópicos. Meia dúzia é pouco mais.
É por isso que é impensável alguém nos defender a sério. Não somos dignos. É pena, pois acredito ser possível.

Deixo uma pequena história para perceberem.
Se for marcado uma reunião na Figueira da Fo por exemplo (uma questão de ser no centro), quem for da minha zona faz 500 KMS mais ou menos. Juntem a isso portagens, e ao menos um almoço barato em qq lado. Se calhar gastas 100 paus para ires resolver questões que deviam ser de todos, e que quem está a trabalhar de borla, dando o seu tempo livre ainda tem que pagar do seu bolso. Não é correcto.
Abdicar de tempos livres, alguns fins de semana, e ainda gastar do seu bolso, é lixado.
Muito bonito nas redes sociais de se dizer: estou aqui, contem comigo, mas depois no momento...
Querem ajudar? Mesmo?
Caso a ANPLED venha a ser reactivada, façam se sócios, participem, dêm pareceres construtivos.
Ajudem se a vocês próprios, porque nem isso são capazes.
Se um dia nós tramar em a sério, com restrições duras, ou tornarem a pesca num negócio como fizeram com a caça, não se queixem. Se esse dia chegar, significa que tivemos o que merecemos.

Bastava que 5 a 10% de quem tira licença se associasse, e existiriam condições para termos o que necessitamos para nos fazermos ouvir.



Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #30 em: 14:57 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que texto é que escreveste para ser apagado? Isso eu posso verificar quem foi e o porquê.
Quanto a ANPLED, já me cansa falar no mesmo, vê se a participação da malta nos tópicos. Meia dúzia é pouco mais.
É por isso que é impensável alguém nos defender a sério. Não somos dignos. É pena, pois acredito ser possível.

Deixo uma pequena história para perceberem.
Se for marcado uma reunião na Figueira da Fo por exemplo (uma questão de ser no centro), quem for da minha zona faz 500 KMS mais ou menos. Juntem a isso portagens, e ao menos um almoço barato em qq lado. Se calhar gastas 100 paus para ires resolver questões que deviam ser de todos, e que quem está a trabalhar de borla, dando o seu tempo livre ainda tem que pagar do seu bolso. Não é correcto.
Abdicar de tempos livres, alguns fins de semana, e ainda gastar do seu bolso, é lixado.
Muito bonito nas redes sociais de se dizer: estou aqui, contem comigo, mas depois no momento...
Querem ajudar? Mesmo?
Caso a ANPLED venha a ser reactivada, façam se sócios, participem, dêm pareceres construtivos.
Ajudem se a vocês próprios, porque nem isso são capazes.
Se um dia nós tramar em a sério, com restrições duras, ou tornarem a pesca num negócio como fizeram com a caça, não se queixem. Se esse dia chegar, significa que tivemos o que merecemos.

Bastava que 5 a 10% de quem tira licença se associasse, e existiriam condições para termos o que necessitamos para nos fazermos ouvir.


Boas Filipe,

Hoje em dia aproveitando as novas tecnologias, é possivel muita coisa no que respeita a reunioes sem exigir as deslocações das pessoas. É uma questão de conhecer as plataformas que existem.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #31 em: 18:21 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Achas que não sei isso? O Skype, etc, já existe à muito.
Mas não é igual, nuca foi e nunca vai ser. Por trás de um ecrã vê se tanta coisa. Aliás basta ver as redes sociais para se entender o que de negativo vem daí. Estar presente é diferente. Para esses casos pequenos nós sempre conversámos, não é esse o problema.

Mas para existirem reuniões, é preciso existir uma associação novamente de pé. Até isso acontecer, apenas me limito a dizer que agora fala se nisso porque muitos estão chateados de não pescar, mas no momento H vão se recolher, não vão ajudar. 200 mil licenças, apenas centenas de sócios e sabe se lá quantos são pagantes... Abaixo de 5.000 sócios não dá para se pagar anualmente a um advogado, ter uma contabilidade bem elaborada, ter fundos para pelo menos se pagar deslocações a quem dá o seu tempo em prol de algo comum. O resto, o tempo, esse como não tem preço, dá quem gosta do que defende.
Por isso, é assunto para se rever após a assembleia geral que há de existir, seja onde for, e lá vou eu gastar mais uns euros, e depois consoante a forma como tudo correr, se estiverem reunidas algumas condições logo se vê. Não gosto muito dos show offs da net, porque aprendi no terreno que a solidão era uma realidade dos poucos que tentavam na altura fazer algo por. Compreendo a malta, sei que o dinheiro faz falta a todos, mas parece me que devem existir 5 a 10 mil pescadores que possam num universo de 200 mil pagar 12 euros ao ano para garantirem que existe quem os defenda.

Senão vai ser como eu via antes de pertencer, e vivi ao pertencer. Principalmente o João Borges a dar tudo por tudo por uma causa, a dar do seu bolso para gastos, e outros também em algumas deslocações.
Mas aparecer alguém que pague advogados do seu bolso é que já não aparece ninguém, como é óbvio. Só boa vontade não vai chegar. Como anteriormente não chegou.
Gosto muito da minha modalidade, mas não gosto da forma como a maioria se revê nela.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #32 em: 18:44 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Eu não fazia idéia que existisse essa associação, mas se isso for para a frente faço-me sócio com muito gosto

João Santos
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #33 em: 19:04 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Achas que não sei isso? O Skype, etc, já existe à muito.
Mas não é igual, nuca foi e nunca vai ser. Por trás de um ecrã vê se tanta coisa. Aliás basta ver as redes sociais para se entender o que de negativo vem daí. Estar presente é diferente. Para esses casos pequenos nós sempre conversámos, não é esse o problema.

Mas para existirem reuniões, é preciso existir uma associação novamente de pé. Até isso acontecer, apenas me limito a dizer que agora fala se nisso porque muitos estão chateados de não pescar, mas no momento H vão se recolher, não vão ajudar. 200 mil licenças, apenas centenas de sócios e sabe se lá quantos são pagantes... Abaixo de 5.000 sócios não dá para se pagar anualmente a um advogado, ter uma contabilidade bem elaborada, ter fundos para pelo menos se pagar deslocações a quem dá o seu tempo em prol de algo comum. O resto, o tempo, esse como não tem preço, dá quem gosta do que defende.
Por isso, é assunto para se rever após a assembleia geral que há de existir, seja onde for, e lá vou eu gastar mais uns euros, e depois consoante a forma como tudo correr, se estiverem reunidas algumas condições logo se vê. Não gosto muito dos show offs da net, porque aprendi no terreno que a solidão era uma realidade dos poucos que tentavam na altura fazer algo por. Compreendo a malta, sei que o dinheiro faz falta a todos, mas parece me que devem existir 5 a 10 mil pescadores que possam num universo de 200 mil pagar 12 euros ao ano para garantirem que existe quem os defenda.

Senão vai ser como eu via antes de pertencer, e vivi ao pertencer. Principalmente o João Borges a dar tudo por tudo por uma causa, a dar do seu bolso para gastos, e outros também em algumas deslocações.
Mas aparecer alguém que pague advogados do seu bolso é que já não aparece ninguém, como é óbvio. Só boa vontade não vai chegar. Como anteriormente não chegou.
Gosto muito da minha modalidade, mas não gosto da forma como a maioria se revê nela.

Filipe, talvez eu não tenha passado bem a ideia do que queria dizer. Não me refiro a redes sociais, é algo de que me afastei. Primeiro no que tocava a pesca e por fim, por tudo o que representa.

Redes sociais é uma coisa e não se pode transportar os seus defeitos para plataformas que hoje em dia sao usadas por muitas empresas. Tens desde inquéritos online a votações online. Tens reuniões de administraçao transmitidas por streaming. Tens uma grande panóplia de "funcionalidades".

A mobilidade no nosso país é cara. Combustivel, portagens e por vezes até alojamento. E cada vez mais há mais e melhores soluções online.
Custam dinheiro? Custam. Mas uma coisa te garanto, reduz bastante os custos implicados na mobilidade exigida pela alternativa presencial e o alcance que tem em termos de conteudo a quem interessa.

Quanto a associações, e especificamente na pesca, penso que será sempre uma "missão impossivel" ou quase , e tem a ver apenas com um facto. Podem-me dizer assim "em Portugal somos 200.000 pescadores".... dentro desses 200.000 tens depois os segmentos, e nao falo de tipos de pesca (surfcasting, spinning, etc), falo de maneiras de ver a pesca. O eterno "o que é para mim a pesca?". Da maneira que eu vejo isto, para não estar com textos se calhar maçadores, e sendo honesto a 100% diria que uma percentagem dos tais 200.000 precisa de ser defendida tanto como a pesca devia ser defendida de outra percentagem desses 200.000.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #34 em: 20:44 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
 Pois é meus amigos. O PR não tem intenção de renovar o actual estado de emergência a 2 de Maio, contudo o PM já deixou claro que se tal não acontecer irá avançar para estado de calamidade. Esta decisão não carece de aprovação do PR, e permite ao governo manter/criar restrições á livre circulação de bens, pessoas e veículos sem necessidade de renovações periódicas.

(...)2 - A declaração da situação de calamidade pode ainda estabelecer:
a) A mobilização civil de pessoas, por períodos de tempo determinados;
b) A fixação, por razões de segurança dos próprios ou das operações, de limites ou condicionamentos à circulação ou permanência de pessoas, outros seres vivos ou veículos;
c) A fixação de cercas sanitárias e de segurança;
d) A racionalização da utilização dos serviços públicos de transportes, comunicações e abastecimento de água e energia, bem como do consumo de bens de primeira necessidade.(...)

Quer isto dizer que seja por uma decisão, seja por outra, vamos continuar f*didos e sem pesca lúdica para ninguém nos próximos tempos. Em jeito pessoal, acho que já era hora de também os srs lojistas de pesca se unirem e fazerem barulho para proteger o seu negócio, que está a sofrer a par da nossa proibição, assim como de terem as lojas fechadas.
Esqueçam lá o dia 3.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #35 em: 20:48 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
já chega de tretas impostos por meia duzia de engravatados que mandam nisto tudo,a partir de maio e assim que o tempo o permitir vou à pesca...prendam-me!!somos homems ou somos borregos??3 meses fechados em casa?isso é que era bom.
 

Offline Maurício Ornelas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 3 vezes
    • Madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Sexta, 06 de Março de 2020
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #36 em: 20:57 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Achas que não sei isso? O Skype, etc, já existe à muito.
Mas não é igual, nuca foi e nunca vai ser. Por trás de um ecrã vê se tanta coisa. Aliás basta ver as redes sociais para se entender o que de negativo vem daí. Estar presente é diferente. Para esses casos pequenos nós sempre conversámos, não é esse o problema.

Mas para existirem reuniões, é preciso existir uma associação novamente de pé. Até isso acontecer, apenas me limito a dizer que agora fala se nisso porque muitos estão chateados de não pescar, mas no momento H vão se recolher, não vão ajudar. 200 mil licenças, apenas centenas de sócios e sabe se lá quantos são pagantes... Abaixo de 5.000 sócios não dá para se pagar anualmente a um advogado, ter uma contabilidade bem elaborada, ter fundos para pelo menos se pagar deslocações a quem dá o seu tempo em prol de algo comum. O resto, o tempo, esse como não tem preço, dá quem gosta do que defende.
Por isso, é assunto para se rever após a assembleia geral que há de existir, seja onde for, e lá vou eu gastar mais uns euros, e depois consoante a forma como tudo correr, se estiverem reunidas algumas condições logo se vê. Não gosto muito dos show offs da net, porque aprendi no terreno que a solidão era uma realidade dos poucos que tentavam na altura fazer algo por. Compreendo a malta, sei que o dinheiro faz falta a todos, mas parece me que devem existir 5 a 10 mil pescadores que possam num universo de 200 mil pagar 12 euros ao ano para garantirem que existe quem os defenda.

Senão vai ser como eu via antes de pertencer, e vivi ao pertencer. Principalmente o João Borges a dar tudo por tudo por uma causa, a dar do seu bolso para gastos, e outros também em algumas deslocações.
Mas aparecer alguém que pague advogados do seu bolso é que já não aparece ninguém, como é óbvio. Só boa vontade não vai chegar. Como anteriormente não chegou.
Gosto muito da minha modalidade, mas não gosto da forma como a maioria se revê nela.

Tenho visto de forma atenta esta discussão. Antes de mais estou solidário consigo e com a sua "luta", que é no fundo a nossa.

Uns considerandos sobre estes assuntos, que nem pensava dar, mas que depois do que li não consegui não contribuir para a discussão.

1 - Já estive em várias causas, com diferentes projectos, e há uma coisa neste país que é constante: todos falam, todos exigem, todos querem direitos, mas ser pro-activo e levantar o rabo do sofá que é bom... Tá quieto! É uma mentalidade muito portuguesa, mas também já percebi que muito dos pescadores. Cada um muito dono do seu nariz, muito dono da sua opinião, e assim é difícil encontrar pontos comuns para fazer um projecto. Sei que estou a cometer uma falácia de generalização, mas regra geral as coisas são assim.

2 - Por via do meu trabalho, e de uma experiência acumulada deste novo nas lides politico-partidárias, sei que apenas com uma boa organização, uma máquina bem oleada e alguma capacidade de mobilizar pessoas, se consegue chamar a atenção dos decisores políticos para uma determinada questão. E isto não é porque os políticos são isto ou aquilo: é porque há milhares de assuntos a resolver, e é natural que quantos mais pessoas suportem uma causa, mais atenção ela tenha.

3 - Mais uma vez pela experiência pessoal e profissional, garanto que se apenas 10% dos 200 mil, ou seja 20 mil pescadores conseguissem se apresentar minimamente organizados, qualquer instituição com poder de decisão teria que os ouvir. Seriam sempre tidos em conta nas decisões que fossem tomadas. Presença nas redes sociais, petições, reuniões, delegações em várias partes do país... Enfim, seria "fácil" montar uma organização capaz e competente de defender os pescadores, se estes e só estes, estivessem dispostos a tal.

4- Filipe, valorizo e muito a ação de quem está nesse projecto. Da minha parte, se houver algo que possa fazer, estou à disposição para ajudar. Qualquer coisa PM.

Por fim, tenho sérias dúvidas que a malta algum dia se entenda. Mas se possível começar com 100 ou 200 pessoas verdadeiramente interessadas, motivadas e participativas, e depois partir daí para outros valores, seria sempre uma boa forma de dar um impulso nas coisas e aproveitar este momento em que há uma maior receptividade. Seria uma pena "desperdiçar" uma associação que já está instituída e já tem, presumo eu, personalidade jurídica.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #37 em: 21:03 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por fim, tenho sérias dúvidas que a malta algum dia se entenda.

não tenha duvidas,com os caçadores submarinos foi o mesmo,a malta quer é pescar cada um para si e se for preciso até se matam uns aos outros por causa de um peixe
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #38 em: 21:41 Domingo, 26 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois é meus amigos. O PR não tem intenção de renovar o actual estado de emergência a 2 de Maio, contudo o PM já deixou claro que se tal não acontecer irá avançar para estado de calamidade. Esta decisão não carece de aprovação do PR, e permite ao governo manter/criar restrições á livre circulação de bens, pessoas e veículos sem necessidade de renovações periódicas.

(...)2 - A declaração da situação de calamidade pode ainda estabelecer:
a) A mobilização civil de pessoas, por períodos de tempo determinados;
b) A fixação, por razões de segurança dos próprios ou das operações, de limites ou condicionamentos à circulação ou permanência de pessoas, outros seres vivos ou veículos;
c) A fixação de cercas sanitárias e de segurança;
d) A racionalização da utilização dos serviços públicos de transportes, comunicações e abastecimento de água e energia, bem como do consumo de bens de primeira necessidade.(...)

Quer isto dizer que seja por uma decisão, seja por outra, vamos continuar f*didos e sem pesca lúdica para ninguém nos próximos tempos. Em jeito pessoal, acho que já era hora de também os srs lojistas de pesca se unirem e fazerem barulho para proteger o seu negócio, que está a sofrer a par da nossa proibição, assim como de terem as lojas fechadas.
Esqueçam lá o dia 3.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Ricardo.  Tens razão  lixados  vamos ficar na mesma , mas esta parte final  do estado de calamidade   que descreveste só  é  aplicada em situações  de catástrofes,  como Tremores de terra Guerras ou situações  desse género .

[/quote]
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #39 em: 00:44 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
... mas esta parte final  do estado de calamidade   que descreveste só  é  aplicada em situações  de catástrofes,  como Tremores de terra Guerras ou situações  desse género

Exactamente, situações desse género. Neste caso... uma pandemia.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #40 em: 12:41 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Vamos esperar, estou convencido que a partir de dia 4 vai haver uma abertura que permitirá voltar a pescar, não digo nas praias, sobretudo as mais concorridas, mas nas pedras e praias mais isoladas deve dar… Temos que esperar por dia 30 para saber e por dia 4 para se ver ao certo...
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #41 em: 12:51 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Eu ao ler estes tópicos chego à conclusão que a malta é masoquista e vê problemas em todo o lado, sendo que maior parte deles não existem a não ser na nossa própria cabeça. Faz-se futurologia sobre eventuais proibições sem qualquer base. 
Este discurso do pescador lúdico coitadinho/ ostracizado é uma constante neste fórum..

Aposto tb que ninguém leu a comunicação do ICNF onde foi esclarecido que a proibição de pesca existe enquanto durar o estado de emergência.

Quando o estado de emergência for levantado e caso não haja indicações oficiais em contrario pode-se pescar. Ponto final...

Assim que forem levantadas as restrições ao pequeno comercio, caso se incluam as lojas de pesca, acham que nessa altura vai ser proibido pescar?

E sendo a pesca um desporto ao ar livre onde quase nunca existem ajuntamentos , acham mesmo que  vai ser por aqui que começam as proibições? pior estarão aqueles que por exemplo fazem desportos coletivos, em pavilhões etc...

E se a proibição for durante mais um mês??? Tirando  os lojistas, estes sim com dificuldades reais, alguém morre com isso?   O país tem dezenas de problemas bem mais urgentes para resolver e ainda bem que a pesca lúdica não é um deles..

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #42 em: 13:02 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu ao ler estes tópicos chego à conclusão que a malta é masoquista e vê problemas em todo o lado, sendo que maior parte deles não existem a não ser na nossa própria cabeça. Faz-se futurologia sobre eventuais proibições sem qualquer base. 
Este discurso do pescador lúdico coitadinho/ ostracizado é uma constante neste fórum..

Aposto tb que ninguém leu a comunicação do ICNF onde foi esclarecido que a proibição de pesca existe enquanto durar o estado de emergência.

Quando o estado de emergência for levantado e caso não haja indicações oficiais em contrario pode-se pescar. Ponto final...

Assim que forem levantadas as restrições ao pequeno comercio, caso se incluam as lojas de pesca, acham que nessa altura vai ser proibido pescar?

E sendo a pesca um desporto ao ar livre onde quase nunca existem ajuntamentos , acham mesmo que  vai ser por aqui que começam as proibições? pior estarão aqueles que por exemplo fazem desportos coletivos, em pavilhões etc...

E se a proibição for durante mais um mês??? Tirando  os lojistas, estes sim com dificuldades reais, alguém morre com isso?   O país tem dezenas de problemas bem mais urgentes para resolver e ainda bem que a pesca lúdica não é um deles..



Atenção que o ICNF nada tem a ver com a pesca no mar!!! mas sim a DGRM... na água doce (águas interiores) é que é o ICNF...

No entanto já se solicitou esclarecimentos para lá e foi dito: da mesma forma que foi anunciada a proibição da pesca ludica no site, assim será anunciada a sua permissão! Caso contrário encontra-se proibida.

Por isso a melhor coisa é aguardar pacientemente.. e se nada for dito, ligar para a Capitania correspondente a solicitar a informação! Porque podem existir restrições locais ou regionais...

Não vale apenas especular...

Afonso
 

Offline fsilva09

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 187
  • Agradecido: 51 vezes
  • Segue sempre por bom caminho!
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:59 Domingo, 11 de Dezembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #43 em: 14:33 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Parece-me que quando as praias forem abertas aos surfistas também serão aos pescadores lúdicos. Como eles estão organizados, resta-nos ir à boleia deles.
 

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #44 em: 16:51 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
O surf e o bodyboard deverão regressar à atividade em maio. Segundo apurou o Correio da Manhã (sexta 24 ou sábado 25), o Governo pondera autorizar, a partir de maio, as atividades desportivas que permitam o distanciamento social, no âmbito da reabertura da economia.

Entretanto recebi esta informação (não verificada):
 Recentemente todas as Federações Desportivas foram contactadas pelo Estado, para que possam dar parecer das suas modalidades, e que nomeadamente, refiram quais poderão ser praticadas com segurança e com que possíveis medidas de prevenção, algumas limitadas. Isto após findo o período Estado de Emergência.
« Última modificação: 16:53 Segunda, 27 de Abril de 2020 por Paulo J Fernandes »
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #45 em: 17:04 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
Boa tarde a todos.

Tenho acompanhado este tópico com interesse e, na generalidade, concordo com o Maurício Ornelas.

Compreendo também as desilusões do Filipe, assim como de outros, nomeadamente do João Borges, que tenham estado no terreno, trabalhado arduamente, contribuindo para a causa comum e concluindo, em determinado momento, que os apoios eram reduzidos e as pedras atiradas eram muitas.
Muita gente no mundo da pesca olha para a sua situação particular e se a coisa não for a seu jeito, mesmo que seja ao de muitos outros, de imediato atiram pedras. De facto, não é só na pesca e não será por isso que outras Associações não se criam e até funcionam.

Temo também que, logo que a abertura da pesca lúdica aconteça, todo este suposto entusiasmo se desvaneça.

No entanto, parece-me importante que a ANPLED funcione, formato real de nos fazermos ouvir por quem de direito, enquanto pescadores lúdicos de várias modalidades, em águas interiores, em estuário, no mar, apeados ou embarcados.

Posto isto, o relançamento está aí - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre -, para já dependente dos corpos sociais existentes da ANPLED que, tudo indica, darão os primeiros passos, cabendo-nos a todos os que assim o entenderem, e lhes seja possível: aderir, apoiar e contribuir, quer com o trabalho possível, quer com as quotas, para que a ANPLED possa andar.

Numa fase posterior, todos nós, em todo o país, nos locais onde nos movimentamos, poderemos, para além de sermos sócios, pensar em organizar e/ou apoiar actividades, sob a égide da ANPLED, nas nossas zonas, promovendo que esta tenha visibilidade e se mantenha activa e fortalecida, em todo o país, não obrigando a que sejam sempre os mesmos a deslocarem-se para aqui e para ali, excepto em momentos que a tal obriguem.

Na parte que me toca, na medida do possível, e principalmente aproveitando as actividades relacionadas com a pesca, que normalmente se realizam na minha zona e que poderão ser alargadas, podem contar com o meu apoio.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 17:09 Segunda, 27 de Abril de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, PMiranda, Sansoni7, Ricardo Nunes, to

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #46 em: 23:55 Segunda, 27 de Abril de 2020 »
no primeiro dia que abrir a pesca vai ser tudo ao molhe...ou vão dar senhas como para praia?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #47 em: 01:18 Terça, 28 de Abril de 2020 »
Eu agradeço ao menos os que leem e comentam, pois já é bom.
Mas sem levarem a mal, porque estou a escrever numa boa, para os que pensam só no hoje e comentam o actual confinamento, começa ai o erro e o não perceberem o alcance.
Esta situação foi uma consequência de uma causa completamente inesperada, mas nada nos garante que outras não venham a surgir. Não é por isso somente que a ANPLED é necessária. É necessária para sermos ouvidos, representados, ordeira mente podermos dar os nossos pareceres, para fazermos algo construtivo.
Vou falar sem saber ao certo, mas somos certamente o único desporto, ou actividade que com 200 mil pagantes/praticantes só de água salgada, mais alguns milhares de água doce, ou seja na pior das prespectivas uns 250 mil, que não consegue ter uma organização/associação sem termos algo a funcionar como devia. Pensem um pouco. É muita gente. Isto em termos de praticantes quem terá mais do que a pesca? Corrida/fitness, futebol, poucos mais. Mas todos têm algo. O surf é algo à parte, pois embora não sejam mais praticantes do que nós, têm uma influência à escala mundial que lhes confere um estatuto enorme. Mas são menos praticantes do que nós, disso não haja dúvidas.

Se falei sempre entre os 5 a 10% foi por fazer contas, pensar em custos, pensar em necessidades de demonstrar importância e força a escala nacional do nosso desporto de forma a que nós passássemos a meter respeito, como poderíamos fazer. Pensem nisso.

Também já li falarem em lojas, e marcas. Falo nisso há quase 10 anos. Existe concorrência? Claro. Mas em tudo existe. Existem divergência? Claro, mas em todas as actividades existem. Mas e então? Não devia ser isso mais importante do que a necessidade de existir uma organização comum em que todas soubessem ver os pontos comuns da sua actividade. MAS TAMBÉM NUNCA VI A LIGAREM MUITO AO QUE ESCREVI DURANTE ANOS...

Ora misturando e baralhando... Ou todos param de se queixar, de apontar dedos, de pensar só no próprio umbigo, ou não vai ser possível reactivar seriamente a ANPLED. Porque reactivar para mim, não é ela tornar a estar a funcionar, reactivar para mim, é ter a ANPLED forte, unida, com objectivos comuns, com apoios mesmo de quem possa ter outras ideias, para que possamos andar para a frente com a modalidade.

Apoiem primeiro, participem, e se no fim, tiverem de apontar o dedo, entendo. Mas fazê-lo sem nunca terem dado nada por, não nos vai levar a lado algum. Só quero ver o meu desporto a surfar naquelas ondas à nossa maneira, a fazer rappel naquelas rochas a nossa maneira, a navegar naqueles mares à nossa maneira. Só isso.

Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: b.nunes, Paulo J Fernandes, Sansoni7, to

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #48 em: 11:18 Terça, 28 de Abril de 2020 »
Associação Regional de Pesca Lúdica dos Açores envia carta ao Secretario Regional das Pescas a solicitar o restabelecimento da actividade de pesca ludica apos o termino do estado de emergencia:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Atenção que qualquer decisão por este senhor apenas se aplica à região autónoma dos Açores por isso "alguem" teria que fazer a mesma petição ao Secretário de Estado das Pescas!
« Última modificação: 11:25 Terça, 28 de Abril de 2020 por PMiranda »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline to

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 92
  • Agradecido: 15 vezes
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #49 em: 17:26 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Filipe PC  hoje as reuniões nem precisam ser presenciais para se debaterem mts assuntos....   logo algumas desculpas não servem.
Se não te leem....  bem...  leem mas calam.
Eu publiquei ai algures um comentário que foi completamente distorcido, ou melhor dois comentários....  estava mais numa de humor sobre o tema e quando dei conta já falavam em regulamentos do pesqueiro....   fiquei calado e prontos... eu só estava mesmo a brincar com a coisa.....  por isso temos que contar com quem nos entende.
Sim, deve existir uma associação, mas por favor vejam como funcionam outras associaçoes noutras áreas que em vez de ajudarem só estragam pois olham mais para os umbigos e interesses de corpos gerentes  do que outra coisa.  Lúdico é údico...é divertimento.

eu por exemplo acho exageradissiomo o preço das licenças....   pelo menos comparar as espanholas com as portuguesas....   
o estado deve saber quantos somos, mas não muito mais que isso.   
e daqui q dias vem um iluminado inventar um curso e acompanhammento de pescador por outro mais velho quando estão no terreno......     vamos sempre simplificar, simplificar sem esquecer a Natureza da qual fazemos pARTE.

ABRAÇO E DISPONHAM.

a.b.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #50 em: 17:31 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso

O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: antoniopereira

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #51 em: 17:58 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Foi dito ainda à pouco que pequeno comércio local em que as lojas não excedam os 200m², vão abrir dia 04 de Maio.
Acho eu que não faz qualquer sentido abrir as lojas de pesca e manter a proibição em coma da pesca lúdica.
Mas também já vimos tanta parvoeira feita por quem manda, neste nosso cantinho á beira mar plantado, que mais uma já ninguém estranha.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #52 em: 18:06 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso




resumindo, ainda não se sabe..
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #53 em: 18:17 Quarta, 29 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para quem ainda tenha "ilusões" que se poderá pescar já no dia 3 com vista ao término do estado de emergência, relembrando que nesse fim de semana vão estar proibidas as deslocações entre concelhos, o que para muitos será igual ao confinamento, deixo a resposta que foi dada pela capitania de Cascais no passado dia 27 a alguém que decidiu questionar acerca disso




resumindo, ainda não se sabe..

Exacto. Até sair um comunicado efectivo que... Nada feito
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #54 em: 02:21 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Foi dito ainda à pouco que pequeno comércio local em que as lojas não excedam os 200m², vão abrir dia 04 de Maio.
Acho eu que não faz qualquer sentido abrir as lojas de pesca e manter a proibição em coma da pesca lúdica.
Mas também já vimos tanta parvoeira feita por quem manda, neste nosso cantinho á beira mar plantado, que mais uma já ninguém estranha.

Amigo Carlos, que eu tenha conhecimento ninguém obriga os proprietários das lojas de pesca a abrir a partir do dia 4 de Maio. De qualquer forma, mantendo-se a pesca lúdica proibida, só esses mesmos proprietários saberão se faz ou não sentido abrir.
Muito provavelmente, "quem manda", nem sequer pensou que a malta depois de ir comprar material tinha que ir logo experimentá-lo, caso contrário já tinham agendado o levantamento da proibição para o dia de abertura das lojas...  :join: :join:


Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #55 em: 05:28 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Exatamente por isso o meu comentário, não é uma obrigatoriedade faze-lo, é só estupido.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Sansoni7

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 294
  • Agradecido: 53 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #56 em: 07:08 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Partindo do princípio de que os pescadores lúdicos devem respeitar uma distância de 7 metros do colega mais próximo.....
 

Offline PMiranda

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 360
  • Agradecido: 172 vezes
    • Margem Sul - Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Quarta, 30 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #57 em: 09:29 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Segundo o noticiado, a passagem ao estado de calamidade do proximo Domingo taz uma abertura de atividades que, entre outras,  inclui:

-Atividades desportivas individuais por exemplo o ténis e o golfe.

Assim, é provavel que a proibição da pesca lúdica venha a ser levantada ao mesmo tempo que o Surf e os restantes desportos maritimos/aquaticos individuais, o que pode acontecer no Domingo  :aplau: ... ou não  :nono:

Será uma questão de esperar pelo comunicado do governo que sai até ao final do dia de hoje....já falta pouco para se saber!
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #58 em: 11:23 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
atenção malta,

se o governo não especificar a pesca ludica nos seus comunicados , não significa isto que a mesma não vá ser permitida... 

a proibição era durante um periodo especifico, findo esse periodo e sem indicações em contrário , passa a ser permitida.
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #59 em: 11:24 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
"A primeira fase tem início na segunda-feira, dia 4 de maio com a reabertura do pequeno comércio. Segundo a estação televisiva deverão abrir as lojas com dimensões até 200m2, abrindo também livrarias, cabeleireiros, stands de automóveis, conservatórias, campos de golfe e ténis."
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se o golfe e o ténis abrem, irei praticá-los para onde gosto só que com raquetes, tacos e bolas esquisitas… Não vou esperar por mais nada...
 

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #60 em: 11:25 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
atenção malta,

se o governo não especificar a pesca ludica nos seus comunicados , não significa isto que a mesma não vá ser permitida... 

a proibição era durante um periodo especifico, findo esse periodo e sem indicações em contrário , passa a ser permitida.


Evidente, se ficarem à espera que eles se lembrem da pesca esperem sentados…
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #61 em: 11:33 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
atenção malta,

se o governo não especificar a pesca ludica nos seus comunicados , não significa isto que a mesma não vá ser permitida... 

a proibição era durante um periodo especifico, findo esse periodo e sem indicações em contrário , passa a ser permitida.


Evidente, se ficarem à espera que eles se lembrem da pesca esperem sentados…


até pode ser que o digam, mas existem tantos , tantos desportos praticados ao ar livre que é normal que só se dê um ou outro exemplo..
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #62 em: 11:57 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
atenção malta,

se o governo não especificar a pesca ludica nos seus comunicados , não significa isto que a mesma não vá ser permitida... 

a proibição era durante um periodo especifico, findo esse periodo e sem indicações em contrário , passa a ser permitida.


Vamos ver se a DGRM se lembra 🙄
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #63 em: 17:50 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
segue o primeiro desconfinamento:
atividade da frota que opera em águas interiores não marítimas sob jurisdição das capitanias dos portos do continente
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Maurício Ornelas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 3 vezes
    • Madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Sexta, 06 de Março de 2020
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #64 em: 18:17 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
O Governo irá permitir, a partir de 4 de maio, a "Prática de desportos individuais ao ar livre (sem utilização de balneários nem piscinas)". Esta é a informação oficial divulgada pelo Governo.

Quer me parecer que a pesca lúdica inclui-se no acima referenciado. Infelizmente na Madeira as indicações foram outras...
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #65 em: 18:21 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
É oficial.
Desportos individuais ao ar livre apartir de 04/05/2020 podem ser praticados.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #66 em: 18:22 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
PDF divulgado pelo governo.. 

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

malta agora é ter juizo..
cumprir as regras , contactar com o menor nº de pessoas possivel / distanciamento social...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Camilo de Sousa

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #67 em: 19:24 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Tenham calma. Não foi ainda aberta a pesca lúdica.
A pesca não é um desporto legalmente, é sim uma actividade de lazer.
Tem que sair um comunicado a permitir a pesca e com as devidas regras.
Aparentemente vai ser aberta, mas tenham prudência até sair pois estão errados na análise.
Nós somos uma actividade de lazer, apenas isso. Mais umas horas ou um dia ou dois e vamos ter tudo certinho.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Marco M

Offline pereirajp

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 695
  • Agradecido: 161 vezes
    • Almada / Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:44 Quarta, 13 de Julho de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #68 em: 19:52 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
não tem não senhor..
o que o ICNF e a DGRM fizeram no passado foi emitir um esclarecimento, que tinha como objetivo informar que  o decreto do estado de emergencia proibia a pesca..
o que proibiu a pesca foi um decreto, não um comunicado que tem objetivo de informar/esclarecer.. e ele era até muito especifico e colocava um prazo muito claro "enquanto durar o estado de emergência".

"Considerando que a pesca lúdica não está abrangida pelo elenco das atividades que constituem exceção ao dever geral de recolhimento determinado pelo Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, informa-se os interessados que, no sentido de salvaguardar a saúde pública e assegurar o respeito pelas recomendações das autoridades de saúde e do Governo sobre o recolhimento domiciliário, durante o período em que vigorar o estado de emergência não é permitida a prática de pesca lúdica."

parece-me é lógico que faz falta um comunicado visto que muita gente tem dúvidas e estas questões tb não são de fácil interpretação.


 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #69 em: 20:07 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
A pesca lúdica não é um desporto. É lazer.
A meu ver cabe lhes dizer algo, aliás o Costa focou isso, que sobre a situação do mar, iria haver esclarecimentos por parte das entidades.
Parece me que vão abrir, mas acho prudente se esperar por uma clarificação. Aliás está no site da dgrm, a clarificação sobre o que se subentende como pesca lúdica: A pesca lúdica é uma atividade de lazer cuja prática motiva o gosto pelo contacto com a natureza...
Ou seja, não é um desporto, é uma actividade de lazer. Eu não estou a dizer que está bem ou mal. Só que nisto das considerações legais, há que ter cuidado. E acho que nem vale a pena perdermos demasiado tempo agora. Vamos aguardar pois algo vai ser emitido.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #70 em: 21:02 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Boa tarde a todos.

Isto é o que está escrito na página do FB do Ministério do Mar, há 27 minutos:

"A partir de segunda-feira, dia 4 de maio, passam a estar autorizadas as deslocações para efeitos de atividade física e prática desportiva individual e ao ar livre, incluindo náutica ou fluvial, bem como as deslocações para a prática da pesca de lazer. Quer vá praticar surf, vela, pesca lúdica ou outra atividade no mar ou na orla costeira, deverá respeitar as normas fixadas pela Direção-Geral da Saúde".

Se quiserem consultar, vejam aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Penso que a DGRM, entretanto, fará algum comunicado.

Cumprimentos

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #71 em: 21:07 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Clarinho...
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #72 em: 21:07 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Felizmente acabou de ser aberta a pesca. Está no facebook do ministério do mar. Ou seja foi feita uma declaração formal.
Era esperar, e felizmente as entidades já falaram.
Agora tenham juízo sfv.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #73 em: 21:20 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Agora vamos ter muito juizinho. Nao vamos estragar o bom que nós  todos.fizemos de bem.👌🏄‍♂️🎣🎣🎣🎣🎣
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #74 em: 21:21 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
pelo que percebo, no caso da embarcada, 1 pessoa por barco é isso?
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #75 em: 21:48 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo que percebo, no caso da embarcada, 1 pessoa por barco é isso?


Sobre isto não vi escrito em lugar nenhum. Penso que, em tempo útil, poderá vir decretado ou comunicado pela DGRM, já com regras definidas.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #76 em: 21:54 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Sim, vamos aguardar. Eles devem emitir um comunicado.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #77 em: 21:59 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Penso que funciona assim:

O Ministério do Mar já comunicou e está a, ou vai, legislar.

Entretanto a DGRM, em função do que venha do Ministério, comunicará às Capitanias.

Finalmente, estas publicarão Edital.

Para todos os efeitos, quem pretenda ir no dia 4, acho aconselhável telefonar previamente para a Capitania da zona.

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 22:01 Quinta, 30 de Abril de 2020 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, Ricardo Nunes

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #78 em: 22:03 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Agora ainda falta saírem as regras delimitadas pela DGRM. No entanto, e a bem da verdade, soube disto por um amigo que tem um amigo numa das entidades oficiais, ou seja estou a vender o mesmo peixe que me foi vendido, que por consequência de toda esta situação, houve vistorias e limpeza numa série de pesqueiros e que, a partir de agora vão haver consequências acerca do lixo deixado nos pesqueiros. Verdade ou não, para fim faz sentido, porque esta situação do vírus não trouxe só mal, assim como acabou por expor muita coisa que estava esquecida.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #79 em: 22:08 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Eu tenho uma questão que me faz confusão.

O decreto do estado de calamidade inicia-se ás 00h do dia 3 (o de emergência termina ás 24h do dia 2)… Temos que o decreto em vigor dia 3 permite a pesca, correto?

Depois temos que no fim de semana 1-3 não podemos sair do nosso concelho de residência.

Então se eu morar num concelho com praia, posso ir á pesca dia 3 desde que numa praia do meu concelho...Estou certo?
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 569
  • Agradecido: 63 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #80 em: 22:14 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não, só é permitada a partir do dia 4
 

Offline peter

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 06:10 Terça, 25 de Outubro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #81 em: 22:16 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Boa noite!

 Acho que tb deviam ver se nas vossas localidades as câmaras municipais autorizam o acesso ás respectivas praias...
Caso contrario nao se pode pescar, ou mesmo fazer outras actividades...


Cumprimentos!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #82 em: 22:51 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Viva Pessoal

A DGRM também já "falou"!

Vejam aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, PMiranda, Sansoni7

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11873
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #83 em: 22:59 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva Pessoal

A DGRM também já "falou"!

Vejam aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Habemos Pescaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ;D ;D ;D ;D
"born to fish forced to work"
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #84 em: 23:02 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
 :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #85 em: 23:06 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Torno só a deixar o pedido de terem calma. Alguns são um pouco mais loucos por isto e esquecem se que as regras existem na mesma, e que podem prejudicar tudo.
Divirtam se, com normas, e respeitem se pvf.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Ernesto Lima

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #86 em: 23:21 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Torno só a deixar o pedido de terem calma. Alguns são um pouco mais loucos por isto e esquecem se que as regras existem na mesma, e que podem prejudicar tudo.
Divirtam se, com normas, e respeitem se pvf.

O que está escrito na página da DGRM envia para a consulta do Diário da República Electrónico (DRE) no sentido de aguardarem notícias. Certamente que vão legislar condicionalismos e certamente que isto do COVID não acabou.

Quem não leia ou entenda isso e não cumpra minimamente, com certeza que está a contribuir para um novo Estado de Emergência.

Entretanto, e depois de tanta discussão, ficar alegre parece-me bem!

Cumprimentos

 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #87 em: 23:38 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
boas a todos novamente.
todos estamos com calma, mas nós gostamos de dar palpites para o ar. ;D ;D ;D ;D ;D

A partir de segunda-feira, dia 4 de maio, passam a estar autorizadas as deslocações para efeitos de atividade física e prática desportiva individual e ao ar livre, incluindo náutica ou fluvial, bem como as deslocações para a prática da pesca de lazer. Quer vá praticar surf, vela, pesca lúdica ou outra atividade no mar ou na orla costeira, deverá respeitar as normas fixadas pela Direção-Geral da Saúde.

eu digo uma pessoa por causa disto que pus a negrito
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #88 em: 23:43 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Tózé

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 237
  • Agradecido: 39 vezes
    • Gondomar - Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:20 Terça, 05 de Abril de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #89 em: 23:54 Quinta, 30 de Abril de 2020 »
No mar só pode pescr a partir do dia 4, mas nos rios interiores, já se pode no dia 3, certo????. pelo que li na página do ICNF, já se pode a partir de 3...
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #90 em: 00:00 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Torno só a deixar o pedido de terem calma. Alguns são um pouco mais loucos por isto e esquecem se que as regras existem na mesma, e que podem prejudicar tudo.
Divirtam se, com normas, e respeitem se pvf.

O que está escrito na página da DGRM envia para a consulta do Diário da República Electrónico (DRE) no sentido de aguardarem notícias. Certamente que vão legislar condicionalismos e certamente que isto do COVID não acabou.

Quem não leia ou entenda isso e não cumpra minimamente, com certeza que está a contribuir para um novo Estado de Emergência.

Entretanto, e depois de tanta discussão, ficar alegre parece-me bem!

Cumprimentos

 

Terão de haver condicionalismos, caso contrário vai chegar a um ponto em que num pontão de 10m de largo por exemplo, estão 30 pescadores, cada um a exercer o seu direito á actividade a título individual mas todos ao molho. Há muita sede de ir ao pote, mas a malta tem que se mentalizar que ou cumpre e de forma a minimizar os riscos de contágio, ou volta tudo atrás.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Jgoncalves

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 99
  • Agradecido: 18 vezes
    • Batalha
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:07 Sábado, 03 de Fevereiro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #91 em: 01:48 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Vamos la malta , a que mostrar alegria , afinal ja pode mos ir pescar  O0
Com cuidados e prevenidos , mas na pesca
Animo gente
Desde que tenha areia ,barro ,pedra ou agua  , estou la 😁
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline Paulo J Fernandes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 307
  • Agradecido: 69 vezes
  • viciado em pesca de kayak
    • Coimbra - Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:33 Sexta, 09 de Setembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #92 em: 12:59 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Alegria!!! sem duvida.
Irei à pesca no meu kayak assim que puder e vai-me saber muito bem!!
Mas tenho ainda muita relutância. O vírus não desapareceu!

É certo que, com os devidos cuidados, respeitando as indicações, podemos finalmente pescar.
Há necessidade de retomarmos alguma liberdade por questões de saúde mental e económica, muitos sacrifícios foram/são feito.,
Sacrificamos vidas dos falecidos, sacrificamos o trabalho dos profissionais de saúde (que estarão disponiveis novamente quando isto piorar) sacrificamos empresas.
Passamos por uma época de redução das infeções dos corona e de educação para vivermos no novo normal.

Mas todos aprendemos e respeitamos? NÃO!

Ontem passei pelo Leroy Merlin, passei pelo estacionamento, estava repleto, não havia lugares vagos! claro que não parei, acredito que o risco era muito grande.
Ontem também estava a ouvir o dono de uma empresa ao lado da minha, na rua. "As pessoas pensam que já não há perigo e não têm cuidado" dizia ele com a mascara colocada apenas sobre o queixo o0
Mais tarde ao serão, recebo umas fotos de um amigo, num convívio privado com mais 3 amigos comuns, sem qualquer cuidado.
Hoje no telejornal vemos manifestações na rua sem os devidos cuidados, perto uns dos outros, com a tal mascara mal colocada (alguns tiram a máscara para falar) ... a reclamarem soluções temporárias, quando a solução depende principalmente de nós!

Mas estamos todos loucos???

As pessoas morrem todos os dias
Deixamos de conviver com familiares e amigos.
As empresas fecham todos os dias
Os impostos vão voltar a subir

Quando é que querem que isto pare?
« Última modificação: 13:18 Sexta, 01 de Maio de 2020 por Paulo J Fernandes »
Cuidado com todos os procedimentos, não deitemos tudo a perder <º)))><!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, Ernesto Lima

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #93 em: 15:59 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Estou para ver quantos relatos vão ser inseridos no forum com tanta fome de fazer lançamentos  >:D >:D >:D
eu não vou colocar nenhum pk tenho andado a trabalhar e vou continuar... por isso espero matar saudades com os vossos relatos ;D ;D ;D



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho uma questão que me faz confusão.

O decreto do estado de calamidade inicia-se ás 00h do dia 3 (o de emergência termina ás 24h do dia 2)… Temos que o decreto em vigor dia 3 permite a pesca, correto?

Depois temos que no fim de semana 1-3 não podemos sair do nosso concelho de residência.

Então se eu morar num concelho com praia, posso ir á pesca dia 3 desde que numa praia do meu concelho...Estou certo?


para o fim de semana em especial 1 a 3 de Maio tens aqui o decreto:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


tens aqui o decreto sobre o estado de calamidade:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

(...)

Artigo 2.º

Confinamento obrigatório

1 - Ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde:

a) Os doentes com COVID-19 e os infetados com SARS-Cov2;

b) Os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado a vigilância ativa.

2 - As autoridades de saúde comunicam às forças e serviços de segurança do local de residência a aplicação das medidas de confinamento obrigatório.

Artigo 3.º

Dever cívico de recolhimento domiciliário

1 - Os cidadãos devem abster-se de circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e permanecer no respetivo domicílio, exceto para deslocações autorizadas pelo presente regime.

2 - Para efeitos do disposto no número anterior, consideram-se deslocações autorizadas aquelas que visam:

a) Aquisição de bens e serviços;

b) Deslocação para efeitos de desempenho de atividades profissionais ou equiparadas;

c) Procura de trabalho ou resposta a uma oferta de trabalho;

d) Deslocações por motivos de saúde, designadamente para efeitos de obtenção de cuidados de saúde e transporte de pessoas a quem devam ser administrados tais cuidados ou dádiva de sangue;

e) Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco, por aplicação de medida decretada por autoridade judicial ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em casa de acolhimento residencial ou familiar;

f) Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;

g) Deslocações para acompanhamento de menores:

i) Em deslocações de curta duração, para efeitos de fruição de momentos ao ar livre;

ii) Para frequência dos estabelecimentos escolares e creches, ao abrigo do n.º 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na sua redação atual;

a) Deslocações a bibliotecas e arquivos, bem como a espaços verdes e ao ar livre em museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos ou similares;

b) Deslocações para efeitos de atividade física e prática desportiva individual e ao ar livre, incluindo náutica ou fluvial;

c) Deslocações para a prática da pesca de lazer;

d) Deslocações para visitas a jardins zoológicos, oceanários, fluviários e afins;

e) Deslocações para participação em ações de voluntariado social;

f) Deslocações por outras razões familiares imperativas, designadamente o cumprimento de partilha de responsabilidades parentais, conforme determinada por acordo entre os titulares das mesmas ou pelo tribunal competente;

g) Deslocações para visitas, quando autorizadas, ou entrega de bens essenciais a pessoas incapacitadas ou privadas de liberdade de circulação;

h) Deslocações para participação em atos processuais junto das entidades judiciárias ou em atos da competência de notários, advogados, solicitadores e oficiais de registo;

i) Deslocação a estabelecimentos, repartições ou serviços não encerrados no âmbito do presente regime;

j) Deslocações de curta duração para efeitos de passeio dos animais de companhia e para alimentação de animais;

k) Deslocações de médicos-veterinários, de detentores de animais para assistência médico-veterinária, de cuidadores de colónias reconhecidas pelos municípios, de voluntários de associações zoófilas com animais a cargo que necessitem de se deslocar aos abrigos de animais e serviços veterinários municipais para recolha e assistência de animais;

l) Deslocações por parte de pessoas portadoras de livre-trânsito, emitido nos termos legais, no exercício das respetivas funções ou por causa delas;

m) Deslocações por parte de pessoal das missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais localizadas em Portugal, desde que relacionadas com o desempenho de funções oficiais;

n) Deslocações necessárias ao exercício da liberdade de imprensa;

o) Retorno ao domicílio pessoal;

p) Deslocações para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

3 - Os veículos particulares podem circular na via pública para realizar as atividades mencionadas no número anterior ou para reabastecimento em postos de combustível.

4 - Para os efeitos do presente regime, a atividade dos atletas de alto rendimento e seus treinadores, bem como acompanhantes desportivos do desporto adaptado, é equiparada a atividade profissional.

(...)

Artigo 16.º

Atividade física e desportiva

1 - A prática de atividade física e desportiva em contexto não competitivo e ao ar livre pode ser realizada, desde que se assegurem as seguintes condições:

a) Respeito de um distanciamento mínimo de dois metros entre cidadãos, para atividades que se realizem lado-a-lado, ou de quatro metros, para atividades em fila;

b) Impedimento de partilha de materiais e equipamentos, incluindo sessões com treinadores pessoais;

c) Impedimento de acesso à utilização de balneários;

d) O cumprimento de um manual de procedimentos de proteção de praticantes e funcionários.

2 - É permitido o exercício de atividade física e desportiva até cinco praticantes com enquadramento de um técnico, ou a prática de atividade física e desportiva recreacional até dois praticantes.

3 - Excetuam-se dos limites estabelecidos no número anterior os atletas profissionais ou de alto rendimento.

4 - As instalações desportivas em funcionamento para efeitos dos números anteriores regem-se pelo disposto no artigo 11.º, com as devidas adaptações

saúde para todos :) ;D
« Última modificação: 16:01 Sexta, 01 de Maio de 2020 por scarreira, Motivo: acrescentar »
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11215
  • Agradecido: 1636 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #94 em: 16:45 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Alegria!!! sem duvida.
Irei à pesca no meu kayak assim que puder e vai-me saber muito bem!!
Mas tenho ainda muita relutância. O vírus não desapareceu!

É certo que, com os devidos cuidados, respeitando as indicações, podemos finalmente pescar.
Há necessidade de retomarmos alguma liberdade por questões de saúde mental e económica, muitos sacrifícios foram/são feito.,
Sacrificamos vidas dos falecidos, sacrificamos o trabalho dos profissionais de saúde (que estarão disponiveis novamente quando isto piorar) sacrificamos empresas.
Passamos por uma época de redução das infeções dos corona e de educação para vivermos no novo normal.

Mas todos aprendemos e respeitamos? NÃO!

Ontem passei pelo Leroy Merlin, passei pelo estacionamento, estava repleto, não havia lugares vagos! claro que não parei, acredito que o risco era muito grande.
Ontem também estava a ouvir o dono de uma empresa ao lado da minha, na rua. "As pessoas pensam que já não há perigo e não têm cuidado" dizia ele com a mascara colocada apenas sobre o queixo o0
Mais tarde ao serão, recebo umas fotos de um amigo, num convívio privado com mais 3 amigos comuns, sem qualquer cuidado.
Hoje no telejornal vemos manifestações na rua sem os devidos cuidados, perto uns dos outros, com a tal mascara mal colocada (alguns tiram a máscara para falar) ... a reclamarem soluções temporárias, quando a solução depende principalmente de nós!

Mas estamos todos loucos???

As pessoas morrem todos os dias
Deixamos de conviver com familiares e amigos.
As empresas fecham todos os dias
Os impostos vão voltar a subir

Quando é que querem que isto pare?


Totalmente de acordo. Tenham noção que isto não terminou, que o vírus não se foi, e que as acções erradas de cada um se vão reflectir.
Vi estes dias todos, posts de loucura completa da malta da pesca. Para podermos pescar, temos que ter mesmo o máximo de atenção. E isto é o que podemos mais ou menos fazer, pois no geral temos uma sociedade que nestes dias vai achar que pode tudo. Quanto mais calma se pedir, pode ser que se consiga sensibilizar alguns.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline quink644

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1831
  • Agradecido: 153 vezes
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #95 em: 18:03 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Já agora, deixem os pesqueiros limpos…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #96 em: 20:33 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
nada de trazer mais do que 10 k para casa
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #97 em: 20:44 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Se não  tivermos consciência  do que se  a passar, vamos ficar muito mal.
Ainda por cima está  a chegar a epoca do carapau,  não  vai haver regras nenhumas de distanciamento.  Esta situação  vai dar origem a uma subida de casos. O pessoal está  todo com a febre da pesca!!!!!!! Vamos esperar para ver.

 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #98 em: 21:24 Sexta, 01 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se não  tivermos consciência  do que se  a passar, vamos ficar muito mal.
Ainda por cima está  a chegar a epoca do carapau,  não  vai haver regras nenhumas de distanciamento.  Esta situação  vai dar origem a uma subida de casos. O pessoal está  todo com a febre da pesca!!!!!!! Vamos esperar para ver.


Vai ser o menos, acredita.... deixa o turismo ir para o Algarve daqui a uns tempos, pois já não falta muito para o verão.... deve ser hoteis evacuados dia sim dia sim com descobertas de infetados.

Sempre ouvi dizer que um peixe não vale uma vida, no entanto ha sempre mortes a lamentar, umas por azar, outras obra do destino mas uma parte pela fuçanguice. Será que vai haver tambem um "um peixe não vale uma infeção por covid-19" ?

Não podemos viver trancados em casa, mas podemos minimizar o risco. No fundo é como atravessar uma estrada, passamos na passadeira idealmente onde hajam semáforos. Minimizamos a hipotese de sermos atropelados ou de matarmos quem vai num carro porque ao desviar-se para não nos bater por não esperar que fossemos ali atravessar, pode perder o controlo do carro e se estampar.

É preciso muito bom senso de hoje em diante, coisa que na generalidade não vejo muito neste país.
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline a.nunes

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 5
    • Quinta do Anjo
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:56 Quarta, 07 de Setembro de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #99 em: 00:25 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Boa noite
Parece que sim!!!!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 ;D ;D ;D
 

Offline touny71

Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #100 em: 01:33 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Tenham é a decência e responsabilidade de usar máscara e de não se juntarem às dezenas num pesqueiro, caso contrário são essas as imagens que vão surgir para retratar
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #101 em: 01:58 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Vão com calma. Não tenham pressa porque o peixe que vos está destinado mais ninguém o apanha. Nunca se esqueçam que "cadelas apressadas parem os filhos cegos".   :sim:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #102 em: 02:19 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo que li na página do ICNF, já se pode a partir de 3...

??? E onde é que isso vem escrito??

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #103 em: 08:40 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo que li na página do ICNF, já se pode a partir de 3...

??? E onde é que isso vem escrito??



Vou tentar explicar a minha perspetiva, que é idêntica á do companheiro Tozé

Temos o decreto do estado de calamidade ( Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre  )  que entra em vigor ás 00h do dia 3 (domingo). Este decreto permite a pesca desde que se cumpra distancias e demais recomendações… Conclusão, podemos pescar dia 3.

Temos o decreto para o fim de semana 1 a 3 (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)  que entra em vigor ás 00h do dia 1 e acaba ás 23h59 do dia 3. Este documento essencialmente apenas proíbe a circulação não justificada entre concelhos… Conclusão, não podemos sair do nosso concelho.

Agora a questão, Se eu morar num concelho com praia posso ir á pesca dia 3??? Pela legislação que apresentei, sim, podemos… Não podemos é sair do nosso concelho para ir pescar!

Ainda acrescento mais, ontem liguei para a PM Peniche, PSP e GNR para questionar se me podia deslocar á praia do meu concelho para apanhar isco para ir pescar 2ª... A GNR disse logo que não porque o estado de emergência era válido até ás 23h59 do dia 3, o que não é verdade…. A PM diz que podemos ir dia 3 apanhar isco porque já está em vigor o estado de calamidade, desde que não se saia do concelho de residência… A PSP diz que a apanha de isco é uma responsabilidade da PM e se eles autorizam, podemos ir…


Não tou com isto a dizer que se pode pescar, eu não vou pescar domingo, mas legalmente e pela minha interpretação, podemos pescar.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #104 em: 10:09 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
pelo que li na página do ICNF, já se pode a partir de 3...

??? E onde é que isso vem escrito??

Vou tentar explicar a minha perspetiva, que é idêntica á do companheiro Tozé

Amigo António Silva, em momento algum questionei qualquer perspectiva ou opinião sobre o assunto. O que realmente questionei foi onde é que, na página do ICNF, o amigo Tózé viu escrito que já se podia pescar a partir de dia 3...

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #105 em: 10:51 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Boas a todos aproveitando o topico pelo facto de falar no 3 de maio eis algumas das novas regras eu destaco dois potos para quem quiser ler tudo o resto fica pelo link

as novas regras pelo decreto lei 20/2020 acho que todos devem ler pois estão lá esclarecimentos que podem ser duvidas de alguém... realço o artigo 13-a (utilização dos transportes publicos) e o artigo 13-b a obrigatoriedade de utilizar mascara e a multa de 120€ para quem não o fizer... está escrito... vamos todos tentar cumprir será para nosso bem

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


«Artigo 13.º-A

Transportes


1 - As entidades públicas ou privadas responsáveis por transporte coletivo de passageiros devem assegurar, cumulativamente:

a) Lotação máxima de 2/3 da sua capacidade para o transporte terrestre, fluvial e marítimo;

b) A adequação do número máximo de passageiros transportados no transporte aéreo, impondo um valor limite de acordo com as recomendações sobre lotação máxima, a definir em portaria do membro do Governo responsável pela área dos transportes aéreos;

c) A limpeza diária, a desinfeção semanal e a higienização mensal dos veículos, instalações e equipamentos utilizados pelos passageiros e outros utilizadores, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde.

2 - No transporte em táxi e no transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica, os bancos dianteiros devem ser utilizados apenas pelo motorista, não podendo a ocupação máxima dos veículos pelos passageiros ultrapassar as recomendações sobre lotação máxima, a definir em portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos transportes e do ambiente, devendo ainda ser acautelada a renovação do ar interior das viaturas e a limpeza das superfícies.

3 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, podem ser adotadas outras medidas adicionais que sejam adequadas e necessárias no sentido de preservar a saúde pública, designadamente a não disponibilização da venda de títulos de transporte a bordo, a instalação de separações físicas entre os condutores e os passageiros e a disponibilização de gel ou solução cutânea desinfetante.

Artigo 13.º-B

Uso de máscaras e viseiras


1 - É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos.

2 - A obrigatoriedade referida no número anterior é dispensada quando, em função da natureza das atividades, o seu uso seja impraticável.

3 - É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras na utilização de transportes coletivos de passageiros.
4 - Para efeitos do disposto no número anterior, a utilização de transportes coletivos de passageiros inicia-se nos termos do n.º 2 do artigo 2.º da Lei n.º 28/2006, de 4 de julho, na sua redação atual.

5 - Incumbe às pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que sejam responsáveis pelos respetivos espaços ou estabelecimentos, serviços e edifícios públicos ou meios de transporte, a promoção do cumprimento do disposto no presente artigo.

6 - Sem prejuízo do número seguinte, em caso de incumprimento, as pessoas ou entidades referidas no número anterior devem informar os utilizadores não portadores de máscara que não podem aceder, permanecer ou utilizar os espaços, estabelecimentos ou transportes coletivos de passageiros e informar as autoridades e forças de segurança desse facto caso os utilizadores insistam em não cumprir aquela obrigatoriedade.

7 - O incumprimento do disposto no n.º 3 constitui contraordenação, punida com coima de valor mínimo correspondente a (euro) 120 e valor máximo de (euro) 350.

boas pescarias para todos  >:D >:D >:D
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #106 em: 12:01 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Muita mata está a fazer um pé de vento sem sentido nenhum por 24h! Quem já esperou tanto não espera 24? O estado de emergência acaba às 23h59 de sábado para domingo, período que a DGRM fixou como proibitivo para o exercício da pesca lúdica. No entanto, emitiu novo comunicado que será permitido a partir do dia 4 (segunda feira). Quer isto dizer que, se não houvesse qualquer outra indicação da DGRM em contrário á relativa ao estado de emergência, alguns até se poderiam valer dessa menção a um prazo estipulado. Digo alguns porque eu não o fazia até haver indicação em contrário, o que sucedeu. Como foi fixado um outro prazo a dar início a autorização é esse que prevalece. Logo, legalmente só a partir das 00h00 de 4 de Maio.
Isto em relação a águas marítimas. Águas interiores será da responsabilidade do icnf.

Antes do aumento de casos por altura do carapau, ainda vamos ter muitos derivados da vergonha e falta de respeito que foi o 1º de maio, e ainda vamos ter mais pelo 13 de maio em Fátima quase de certeza. O governo não foi exemplo com o 25 de abril, mas as pessoas teimam em seguir a velha história de que se eles se podem mandar de cabeça para o poço, então nós tb podemos.

Cada um que zele por si e pelos seus da maneira que achar mais correcta. Quando os casos lhes baterem á porta por comportamentos de risco facilmente evitáveis, logo mudam de pensamento.

O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #107 em: 12:23 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Bom dia a todo o pessoal. Como já  fisse anteriormente  agira que o carapau  está  a entrar de certeza que vamos ter mais casos quer queiramos ou nao. É  impossivel  na boca do inferno  e no mexilhoeiro o pessoal manter a distância.  Eu achava bem que o pessoal que frequenta esses sitios  fosse protegido.   Eu se for levarei protecção.   E até  nem sei se na boca do inferno  na era melhor usarem o EPI. Atenção  que nao estou a dizer isto no sentido  de provocação.  Ou a Pm fecha o acesso ou eztamos tramados. Aquilo  nem espaco há  para se por uma perna. É  ao carspau é  há  lula. É  impressionante. Se algo acontecer , estão  as condições  próprias  para dar um passo atrás

« Última modificação: 12:29 Sábado, 02 de Maio de 2020 por antoniopereira »
 

Offline gmarques

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 403
  • Agradecido: 171 vezes
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:46 Quarta, 09 de Março de 2016
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #108 em: 12:57 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia a todo o pessoal. Como já  fisse anteriormente  agira que o carapau  está  a entrar de certeza que vamos ter mais casos quer queiramos ou nao. É  impossivel  na boca do inferno  e no mexilhoeiro o pessoal manter a distância.  Eu achava bem que o pessoal que frequenta esses sitios  fosse protegido.   Eu se for levarei protecção.   E até  nem sei se na boca do inferno  na era melhor usarem o EPI. Atenção  que nao estou a dizer isto no sentido  de provocação.  Ou a Pm fecha o acesso ou eztamos tramados. Aquilo  nem espaco há  para se por uma perna. É  ao carspau é  há  lula. É  impressionante. Se algo acontecer , estão  as condições  próprias  para dar um passo atrás



As pessoas que não tem bom senso na pesca, não têm na generalidade das vezes bom senso em nada do que fazem. Não só não vão seguir recomendações de saúde quando vão à pesca, mas tambem quando tiverem que ir aqui ou acolá. Eu aceitei confinamento de quase dois meses como forma de as pessoas assimilarem o quanto este assunto é grave, poupar os hospitais, etc, etc. Quem continua na ignorância é porque quer. Umas coisa é certa.... voltar daqui a uns tempos a ter isto ou aquilo proibido mas agora por causa dos que se andam simplesmente a borrifar para o resto do mundo.... não. 
« Última modificação: 13:05 Sábado, 02 de Maio de 2020 por gmarques »
"Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar." Platão
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #109 em: 13:02 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom dia a todo o pessoal. Como já  fisse anteriormente  agira que o carapau  está  a entrar de certeza que vamos ter mais casos quer queiramos ou nao. É  impossivel  na boca do inferno  e no mexilhoeiro o pessoal manter a distância.  Eu achava bem que o pessoal que frequenta esses sitios  fosse protegido.   Eu se for levarei protecção.   E até  nem sei se na boca do inferno  na era melhor usarem o EPI. Atenção  que nao estou a dizer isto no sentido  de provocação.  Ou a Pm fecha o acesso ou eztamos tramados. Aquilo  nem espaco há  para se por uma perna. É  ao carspau é  há  lula. É  impressionante. Se algo acontecer , estão  as condições  próprias  para dar um passo atrás



Já em tempos normais não meto lá os pés, em tempo de pandemia muito menos
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #110 em: 15:09 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
conheço um pesqueiro que continua a ser batido mesmo agora e ainda vem mostrar o peixe e marisco que lá apanham..assim que sentirem lá carapaus vai ser uma feira de manha à note.. O0 O0
 

Offline Trindade

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1037
  • Agradecido: 265 vezes
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #111 em: 16:09 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Boa tarde

Finalmente a boa notícia , já se pode pescar,.......mas , há sempre um mas......

Os tempos que se avizinham não são de liberdade, são de esperança , podemos exercer a pesca mas convém sermos inteligentes para não sermos castigados novamente.

Devemos ser escrupulosos nos pesqueiros que escolhemos , de modo a estarmos em segurança, evitar ajuntamentos e pesqueiros top.
Falou-se aqui de pesqueiros afamados , esses são exactamente os locais onde EU NÃO IREI enquanto este período durar.

Posso gradar enquanto os outros enchem cabazes , mas neste período vou pescar sempre onde tiver segurança, onde posso desfrutar do mar e da brisa marinha com um mínimo de tranquilidade.

A todos desejo votos de saúde , e de bons momentos em segurança,......tenham juizo por todos nós !!!!

Antes prefiro gradar do que por a vida em perigo , ou aqueles que amo.
Trindade , o gradeiro do Oeste
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FilipePC, kalvas, Ernesto Lima, b.nunes, Slater, Sansoni7, faisca73, Ricardo Nunes, Pedro Prata

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #112 em: 16:45 Sábado, 02 de Maio de 2020 »
Não quero alarmar ninguém, mas... convençam-se de que se houver "granel" e incumprimento em relação a medidas a adoptar, durante o exercício da pesca lúdica, a proibição será uma realidade.
Estejam cientes de que, na situação em que estamos, é muito mais fácil controlar com uma proibição generalizada do que andarem com fiscalizações constantes, motivadas por queixas e denúncias.
Se tal suceder, muito dificilmente voltarão a levantar a proibição. É evidente que neste caso, os cumpridores serão os mais prejudicados.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: pereirajp

Offline Fribeiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:25 Segunda, 27 de Abril de 2020
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #113 em: 17:38 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Boas!
Hoje fui dar uma volta em família pelas ravinas da praia das maçãs e estavam por la algum pessoal à pesca, quando já me dirigia para o carro que estava em frente ao bico da messe apareceu a GNR e a polícia municipal a mandar tudo embora... aproveitando que o policia ( GNR ) até era simpático perguntei como iria funcionar à pesca ali na zona a partir de amanhã no qual ele respondeu que nas praias de Sintra não há ordem de pescar visto que estão proibidas em edital...
Mafra nesse aspeto já facilitou a “nossa” vida.
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #114 em: 19:40 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas!
Hoje fui dar uma volta em família pelas ravinas da praia das maçãs e estavam por la algum pessoal à pesca, quando já me dirigia para o carro que estava em frente ao bico da messe apareceu a GNR e a polícia municipal a mandar tudo embora... aproveitando que o policia ( GNR ) até era simpático perguntei como iria funcionar à pesca ali na zona a partir de amanhã no qual ele respondeu que nas praias de Sintra não há ordem de pescar visto que estão proibidas em edital...
Mafra nesse aspeto já facilitou a “nossa” vida.
no dia de hoje ainda é proibido pescar , amanhã muda o edital
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline José L. Guerreiro

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 73 vezes
    • queluz
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Segunda, 22 de Maio de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #115 em: 20:37 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas!
Hoje fui dar uma volta em família pelas ravinas da praia das maçãs e estavam por la algum pessoal à pesca, quando já me dirigia para o carro que estava em frente ao bico da messe apareceu a GNR e a polícia municipal a mandar tudo embora... aproveitando que o policia ( GNR ) até era simpático perguntei como iria funcionar à pesca ali na zona a partir de amanhã no qual ele respondeu que nas praias de Sintra não há ordem de pescar visto que estão proibidas em edital...
Mafra nesse aspeto já facilitou a “nossa” vida.
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
José L. Guerreiro

team surfcasting
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #116 em: 22:05 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Com o velho vício do... "pode ser que dê no virar da maré... pode ser que dê na meia maré... pode ser que dê na enchente... pode ser que dê na vazante...", não sei como é que a malta vai conseguir fazer sessões de apenas 2 horas...  :roll:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #117 em: 22:50 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
atenção no concelho Mafra limitação 120min para  pescar

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #118 em: 23:00 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Com o velho vício do... "pode ser que dê no virar da maré... pode ser que dê na meia maré... pode ser que dê na enchente... pode ser que dê na vazante...", não sei como é que a malta vai conseguir fazer sessões de apenas 2 horas...  :roll:

2h em São Julião, 2h no Magoito, 2h na Adraga, etc... 😂
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #119 em: 23:31 Domingo, 03 de Maio de 2020 »
Isto é  uma aberração.  Isto é  ir contra o decreto lei que foi assinado em conselho de ministros .no que toca a questões  de tempo no comunicado  do governo  só  saiu em relação  ao surf. 90 minutos  em relação  á  pesca.ludica  não foi estabelecido  nenhum  tipo de tempo
É  a minha opinião  . Também  só  falta a Câmara  Municipal de Mafra colocar placas nas arribas. Isto é  mais para evitar ajuntamentos na praia. E não  passa disso só
Tem que por um policia  com um cronômetro  na mão  para verificar o tempo que uma pessoa está  há  pesca.  Preocumpem-se com outras coisas.  Deixem o pescador lúdico  descansado. 
« Última modificação: 23:42 Domingo, 03 de Maio de 2020 por antoniopereira »
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #120 em: 00:06 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Isto é  uma aberração.  Isto é  ir contra o decreto lei que foi assinado em conselho de ministros .no que toca a questões  de tempo no comunicado  do governo  só  saiu em relação  ao surf. 90 minutos  em relação  á  pesca.ludica  não foi estabelecido  nenhum  tipo de tempo
É  a minha opinião  . Também  só  falta a Câmara  Municipal de Mafra colocar placas nas arribas. Isto é  mais para evitar ajuntamentos na praia. E não  passa disso só
Tem que por um policia  com um cronômetro  na mão  para verificar o tempo que uma pessoa está  há  pesca.  Preocumpem-se com outras coisas.  Deixem o pescador lúdico  descansado. 


O que eu gostava mesmo mesmo de saber, era porque raio a câmara de Mafra coloca um catrapazio daqueles numa praia do concelho de Sintra 🤔 amanhã ou depois devo ir dar uma volta pelos meus pesqueiros habituais, sendo que são Julião é um deles, e ver se têm o mesmo cartaz que esta última
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Maurício Ornelas

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 25
  • Agradecido: 3 vezes
    • Madeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:43 Sexta, 06 de Março de 2020
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #121 em: 00:08 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Uma Câmara Municipal não pode ir contra a legislação emanada pelo Governo. Penso que estas são apenas recomendações para evitar a propagação. Mas a forma como está o post, não clarifica a situação. No entanto, o acesso às praias parece-me ser competência das autarquias. Questão será, podem pescar, mas não na praia.
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #122 em: 00:21 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
É um misto de ambas. Há recomendações e há imposições. No caso corrente o governo chutou para as autarquias e capitanias a questão das praias, cumprindo as normas da DGS e os direitos "ressarcidos" aos pescadores, surfistas e demais "passeantes". Uma autarquia não pode é impor isto ou aquilo numa área de outra que foi o que sucedeu em São Julião... Tb já foi referido que nas praias de Sintra não se pode pescar que está em edital 😐 no site da câmara não vejo qualquer referência a isso
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #123 em: 01:46 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não estando em vigor nem o estado de sítio nem o estado de emergência todas estas restrições aos direitos fundamentais violam a Constituição, e nenhum cidadão está obrigado a obedecer a ordens com base em leis que violam a Constituição. O estado de emergência deveria ter continuado, se querem restringir direitos fundamentais.

Espero contactar amanhã o Sr. Primeiro-Ministro, o Sr. Presidente da República e a Sra. Procuradora-Geral da República, para que se ponha termo a este estado de coisas: é que não é possível suspender ou restringir direitos fundamentais sem que o Sr. Presidente da República decrete o estado de emergência ou de sítio, nos termos previsto na CRP. Não é possível. É inconstitucional. Está a haver, por parte do Governo, uma violação da CRP,(Constituição da República Portuguesa) ao ordenar coisas que não podem ser ordenadas e ao proibir coisas que não podem ser proibidas senão enquanto vigorar o estado de emergência e o estado de sítio.

A Constituição portuguesa não será violada!

O que este Governo está a pedir aos Portugueses é isto: tenham lá paciência, mas vamos suspender ou restringir uns quantos direitos fundamentais à revelia do que a Constituição permite. Obedeçam e não levantem ondas, que isso de respeitar escrupulosamente a Constituição é só para fanáticos do Direito. Repito: a nossa Constituição, Portugueses, não será violada!

Professor Doutor Jorge Miranda

quanto mais nos curvamos mais o ku aparece
« Última modificação: 01:56 Segunda, 04 de Maio de 2020 por jomartes »
 

Offline Pauloreis

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 196
  • Agradecido: 27 vezes
    • Assafora
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Domingo, 03 de Dezembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #124 em: 03:04 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É um misto de ambas. Há recomendações e há imposições. No caso corrente o governo chutou para as autarquias e capitanias a questão das praias, cumprindo as normas da DGS e os direitos "ressarcidos" aos pescadores, surfistas e demais "passeantes". Uma autarquia não pode é impor isto ou aquilo numa área de outra que foi o que sucedeu em São Julião... Tb já foi referido que nas praias de Sintra não se pode pescar que está em edital 😐 no site da câmara não vejo qualquer referência a isso

Ricardo Nunes a praia de S. Julião pertence ao concelho de mafra, a policia estes dias ate estava no final da descida de quem vem da assafora a parar o pessoal por causa da mudança de conselho
Achas que alguem vai so ficar 2 horitas a pesca? Como vao controlar isso? Eu tambem não vi em lado nenhum qualquer imposição por parte do governo
« Última modificação: 03:07 Segunda, 04 de Maio de 2020 por Pauloreis »
Spinning:
Daiwa Saltist AGSII 1062XHFS  Seabass edition
Daiwa BG 1002HXHFS Seabass edition
Shimano Sustain C5000XG

Boia/Chumbadinha:
Vega Warrior P-600
Vega Sorento 6mt
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #125 em: 10:26 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Resumindo, posso renovar a licença ou devo aguardar + desenvolvimentos? A minha zona está sob a capitania de Sines..
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #126 em: 11:15 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É um misto de ambas. Há recomendações e há imposições. No caso corrente o governo chutou para as autarquias e capitanias a questão das praias, cumprindo as normas da DGS e os direitos "ressarcidos" aos pescadores, surfistas e demais "passeantes". Uma autarquia não pode é impor isto ou aquilo numa área de outra que foi o que sucedeu em São Julião... Tb já foi referido que nas praias de Sintra não se pode pescar que está em edital 😐 no site da câmara não vejo qualquer referência a isso

Ricardo Nunes a praia de S. Julião pertence ao concelho de mafra, a policia estes dias ate estava no final da descida de quem vem da assafora a parar o pessoal por causa da mudança de conselho

São Julião marca o fim do concelho de Sintra e o início do de Mafra, tanto que tens a placa cá em cima ao pé do bar. Mas a praia fica á esquerda da fronteira, logo pertence a Sintra.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #127 em: 12:27 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Resumindo, posso renovar a licença ou devo aguardar + desenvolvimentos? A minha zona está sob a capitania de Sines..
Olha eu renovei a minha hoje.podes renovar  a tua também.  Eu acho piada  a certos comentarios  que aqui se fazem. A passagem do Estado de Emergência  para o estado de Calamidade teve  presença  de todos os partidos com assento parlamentar jumtamente   com outras entidades ( Ministerio da Saúde.  Epidemiologistas etc.)Pelo que se.  sabe houve uma concordância  não digo a 100%, . Mas houve  concordância . Agora virem   para aqui a dizer que os direitos dos portugueses estão  a ser atingidos e  a gabar-se, eu sou aquilo . Isto é  um pesqueiro  não  há  doutores, nem policias nem professores nada. Somos uma familia de pescadores que tem como hobbie a pesca. Ao fim de tanto tempo é  que se lembra de colocar. Professor Doutor. Nos 5000 ou mais pescadores deste forum existe diversas profissões  até  hoje eu nunca vi ninguem mencionar a sua profissão.  Não  sei qual foi o interesse Sr. Doutor, ao fim de tanto no fórum  lembrou-se hoje de se identificar . A minha e já  aqui foi dito estou ligafo há  saúde, mas não  digo aquilo que faço  embora haja pessoal no forum que sabe Para quê  isso agora. O respeito que tinha por si é   antes de , é  o mesmo depois de. Um abraço

« Última modificação: 12:30 Segunda, 04 de Maio de 2020 por antoniopereira »
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #128 em: 13:11 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Professor Doutor.

o texto não é meu,não sou Doutor,o texto é do Professor Doutor Jorge Miranda Constitucionalista.
Lamento se o induzi em erro,não era essa a minha intenção.

Não se trata só dos direitos liberdades e garantias dos pescadores mas sim de todo o povo português,os pescadores fazem parte do povo,proibir os pescadores de pescar sem estar decretado o estado de emergência é um flagrante atropelo aos direitos dos pescadores!!

os Partidos terem aprovado isto ou aquilo não quer dizer que não estejam a violar a Constituição.

A Constituição da Republica Portuguesa é o que impede que as ditaduras se imponham e que retirem a liberdade ao povo.

Cumprimentos
« Última modificação: 13:21 Segunda, 04 de Maio de 2020 por jomartes »
 

Offline Garrinchamvp

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 2
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Segunda, 04 de Maio de 2020
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #129 em: 13:19 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Tenho uma pergunta sobre a actual pesca marítima: o molhe da Foz está encerrado por causa da Corona e ninguém está a pescar.  Mas, na verdade, a partir de hoje, deveria ser-lhe permitido voltar a pescar, certo?  Alguém aqui sabe de algo específico?  Isso ajudar-me-ia muito.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #130 em: 13:55 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Professor Doutor.

o texto não é meu,não sou Doutor,o texto é do Professor Doutor Jorge Miranda Constitucionalista.
Lamento se o induzi em erro,não era essa a minha intenção.

Não se trata só dos direitos liberdades e garantias dos pescadores mas sim de todo o povo português,os pescadores fazem parte do povo,proibir os pescadores de pescar sem estar decretado o estado de emergência é um flagrante atropelo aos direitos dos pescadores!!

os Partidos terem aprovado isto ou aquilo não quer dizer que não estejam a violar a Constituição.

A Constituição da Republica Portuguesa é o que impede que as ditaduras se imponham e que retirem a liberdade ao povo.

Cumprimentos

Boas. Fui induzido  em erro . Achei estranho . Tudo esclarecido  . Um abraço  . Tudo bem.
Há  sempre gente que concorda e não  concorde  e podemos falar . É  Democracia
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #131 em: 13:59 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho uma pergunta sobre a actual pesca marítima: o molhe da Foz está encerrado por causa da Corona e ninguém está a pescar.  Mas, na verdade, a partir de hoje, deveria ser-lhe permitido voltar a pescar, certo?  Alguém aqui sabe de algo específico?  Isso ajudar-me-ia muito.
Boas .  A DGRM emitiu um comunicado a dizsr que a partir  do dia 4 deste mês  se podia  praticar  a pesca  lúdica.  Se o molhe está  fechado tens que te dirigir a capitania  e pedir informações relativas a essa situação Aliás  neste topico penso que está  o edital.




« Última modificação: 14:05 Segunda, 04 de Maio de 2020 por antoniopereira »
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #132 em: 14:13 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
pesca embarcada em Setubal até 2 pessoas,tudo ao molhe é que não diz a policia maritima
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #133 em: 14:35 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Boa tarde,
Passei pelo beachcam não vi ninguém à pesca.
Tinham tanta pressa que agora não vão.
Abraço a todos.
 

Offline to

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 92
  • Agradecido: 15 vezes
    • viseu
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:40 Sábado, 02 de Novembro de 2019
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #134 em: 15:02 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
são permitidas as deslocações para a prática da pesca
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #135 em: 15:05 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde,
Passei pelo beachcam não vi ninguém à pesca.
Tinham tanta pressa que agora não vão.
Abraço a todos.

foi tudo comprar material amanhã e depois é que é
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #136 em: 15:54 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Professor Doutor.

o texto não é meu,não sou Doutor,o texto é do Professor Doutor Jorge Miranda Constitucionalista.
Lamento se o induzi em erro,não era essa a minha intenção.

Não se trata só dos direitos liberdades e garantias dos pescadores mas sim de todo o povo português,os pescadores fazem parte do povo,proibir os pescadores de pescar sem estar decretado o estado de emergência é um flagrante atropelo aos direitos dos pescadores!!

os Partidos terem aprovado isto ou aquilo não quer dizer que não estejam a violar a Constituição.

A Constituição da Republica Portuguesa é o que impede que as ditaduras se imponham e que retirem a liberdade ao povo.

Cumprimentos

Boas. Fui induzido  em erro . Achei estranho . Tudo esclarecido  . Um abraço  . Tudo bem.
Há  sempre gente que concorda e não  concorde  e podemos falar . É  Democracia


Pronto. Agora que todo o equivoco foi esclarecido, também eu quando vi o texto, fui confirmar quem o colocou.
Quando vi JOMARTES, deduzi o seguinte JO de Jorge, M de Miranda... são coincidências engraçadas.   
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jomartes

Offline scarreira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 483
  • Agradecido: 89 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:08 Sexta, 11 de Agosto de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #137 em: 16:04 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
falei esta manhã por telefone para a capitania de cascais que não me sabiam esclarecer qualquer assunto pelo pediram (educadamente) para contactar com a policia maritima, que foi o k fiz, na p. maritima só me informaram o seguinte: não está previsto a emissão de um novo edital pelo que o que saiu este fim de semana em D.R. é que o senhor pode ir à pesca ("sem restrições" sem contar com a parte do distanciamento e regras base da DGS) nada mais a referir...
bóia/chumbadinha=> Katx panzer float 10-80gr 4Kg
surfcasting=> Vega Diamond surf 100-220gr
corrico=> Daiwa crossfire (CFBU393AF) 50/100gr
 

Offline telmomadeira

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 137
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #138 em: 16:25 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Liguei para a capitania do Porto de Lisboa, não vão emitir novo edital, pode se pescar desde, no que respeita a Lisboa, não seja em local proibido, respeite as restrições, distâncias e em número menor que 10.
Logo vou ver como andam as burras.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #139 em: 23:00 Segunda, 04 de Maio de 2020 »
Boas. Neste tópico  está  o  emitido o edital   pela DGRM e abrange todo o  territorio Nacional,   Tambem neste topico  está  o despacho emanado do Conselho de Ministros. No que diz respeito à  pesca lúdica
 

Offline jomartes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 97 vezes
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:41 Sábado, 18 de Agosto de 2018
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #140 em: 00:42 Terça, 05 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pronto. Agora que todo o equivoco foi esclarecido, também eu quando vi o texto, fui confirmar quem o colocou.
Quando vi JOMARTES, deduzi o seguinte JO de Jorge, M de Miranda... são coincidências engraçadas.   

obrigado por me ter feito rir...estava a precisar
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Dia 3 de Maio já se pode pescar? a luz ...
« Responder #141 em: 10:11 Terça, 05 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pronto. Agora que todo o equivoco foi esclarecido, também eu quando vi o texto, fui confirmar quem o colocou.
Quando vi JOMARTES, deduzi o seguinte JO de Jorge, M de Miranda... são coincidências engraçadas.   

obrigado por me ter feito rir...estava a precisar

Acho que estamos todos, amigo
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [Hoje às 16:31]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por Joaquim Alves [Hoje às 09:13]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por Marauder [09:27 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Jornada curta de Surfcasting por Bruno87 [23:13 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carapaus por Pedro Gonçalves [20:05 Sexta, 19 de Abril de 2024]

chicote surfcasting ?? por duas [16:55 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [12:00 Sexta, 19 de Abril de 2024]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [01:32 Sexta, 19 de Abril de 2024]