collapse

Autor Tópico: Um desabafo: Canas de surfcasting de 4.50 vs 4.20  (Lida 6588 vezes)

Offline ze carlos

• Marlin
    • Amadora
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:35 Terça, 27 de Setembro de 2016
Re: Um desabafo: Canas de surfcasting de 4.50 vs 4.20
« Responder #30 em: 22:30 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
 :fixe:
Abraço

Offline electrfunch

• Boga
  • *
    • Alverca
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Quarta, 06 de Novembro de 2019
« Responder #31 em: 22:56 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom tópico... Daqui a pouco já dou a minha perspectiva das situações.
Relativamente à tua cana, se colocares umas fotos da cana, conseguimos perceber algumas coisas... Mas acho melhor meteres isso num tópico separado para não gerar confusão com os 2 pontos que vamos debater.

Já não vale a pena eu abrir um outro tópico pois lá consegui descobrir uma menção à cana num forum de pesca antigo (O Sítio do Pescador) e lá descobri que tem passadores Low Rider SIC (não sei se é bom ou mau mas o amigo Google há de me ajudar a perceber...) e qualquer coisa de o porta carretos ser invertido (não percebi, tenho que ir ver cana e comparar com a outra para ver se está ao contrário... nunca dei conta de nada...).

Mas obrigado pela disponibilidade ;)

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
« Responder #32 em: 00:16 Sábado, 16 de Novembro de 2019 »
Bom tópico... Daqui a pouco já dou a minha perspectiva das situações.
Relativamente à tua cana, se colocares umas fotos da cana, conseguimos perceber algumas coisas... Mas acho melhor meteres isso num tópico separado para não gerar confusão com os 2 pontos que vamos debater.

Já não vale a pena eu abrir um outro tópico pois lá consegui descobrir uma menção à cana num forum de pesca antigo (O Sítio do Pescador) e lá descobri que tem passadores Low Rider SIC (não sei se é bom ou mau mas o amigo Google há de me ajudar a perceber...) e qualquer coisa de o porta carretos ser invertido (não percebi, tenho que ir ver cana e comparar com a outra para ver se está ao contrário... nunca dei conta de nada...).

Mas obrigado pela disponibilidade ;)

Low rider são passadores indicados para linhas finas (>0.25), sic é o componente da cerâmica interior do passador
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline joseferreira77

« Responder #33 em: 15:42 Quinta, 28 de Novembro de 2019 »
ar a tomar balaço e fazer aqueles ataques e movimentos bruscos com o corpo (relembrado, faço lançamento básico e simples em suspenção meio sobre o ombro). Na primeira vez que
Citação de: joseferreira77 em 14:16  Sexta, 15 de Novembro de 2019
Citação de: electrfunch em 10:55  Sexta, 15 de Novembro de 2019
não obstante, se quiseres ver na  prática, vais ver os cromos campeões de lançamentos em distancia (acho que os gajos nem pescam), e vais ver que realmente a tendência estatística de comprimentos "campeões" vai mais para os 4,20 do que para os 4,50.
Por acaso até é o contrário.
Com a evolução da qualidade dos materiais, actualmente, esses campeões preferem canas maiores.

Em termos físicos, uma cana de pesca é uma alavanca e quanto maior for a alavanca .........

Ab

os gajos lançavam os 7oz com canas de 10-11-12ft ainda há relativamente pouco tempo. mas não sou adepto desse desporto.

mas isso da alavanca é uma verdade.   é uma alavanca, é uma mola, é um pendulo. é um sistema, que embora complexo, clássico.

tudo nesse sistema indica que quanto maior for raio de acção mais energia tens que ter no sistema; portanto se conseguires virar uma cana de 4,5 tão rápido como uma de 4,2, mais energia terás no sistema.

o que falha nessa lógica é pensarmos que a topo, ou seja todas as nossas energias investidas, que consigamos o mesmo resultado nas duas.   Mas há indivíduos e há indivíduos, e o corpo humano bem empregue, passa a pertencer a esse sistema também.   

o meu argumento é sempre em que a força investida pela pessoa é a mesma. 

Offline Drbatista

• Boga
  • *
    • Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:08 Segunda, 31 de Agosto de 2020
« Responder #34 em: 16:58 Domingo, 23 de Abril de 2023 »
Eu recentemente adquiri uma DAIWA Liberty tubular de 4.50m e notei diferença no lançamento! Consegui lançar mais! Nunca tinha pescado com 4.50m tubular, sempre híbrida de 4.20m! E posso dizer que adorei a sensação!574gr de peso, e 140€ preço qualidade tá top! Foi a estrear está semana e já foi batizada com uma bonita baila aqui nos mares do oeste (PRAIA NORTE - PENICHE) , também aconselhado vou adquirir outra igual com duas ponteira uma tubular e outra hibrida! E mais outra ponteira hibrida para esta que adquiri! Enquanto as dores nas costas, por enquanto é tranquilo, rapaz novo, 85kg e 1.90m de altura,. Por enquanto correu bem!
Há sempre uma cadeira para descansar!

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]