collapse

Autor Tópico: Um desabafo: Canas de surfcasting de 4.50 vs 4.20  (Lida 6594 vezes)

Offline Sansoni7

• Corvina
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
Re: Um desabafo: Canas de surfcasting de 4.50 vs 4.20
« Responder #15 em: 14:09 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Canas de 500 Euros e carretos de 1000....e, tal como eu, levaram grade para casa.
Nada a criticar....eu é que «não vou na onda». ;)

Offline joseferreira77

« Responder #16 em: 14:16 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No ponto de as de 4.20 serem mais rápidas, eu pergunto-me que são mais rápidas de que ponto de vista?

do ponto de vista de fisica. na realidade, dizer que são mais rápidas carece de constrangimentos na frase.    o que podes dizer para seres sempre correcto é, se empregares o mesmo torque nos dois lançamentos, a cana mais curta é mais rápida.

Primeiro lugar tens que lembrar que o torque necessário é a força que tens que meter no lançamento X comprimento da cana.  (x é factor não é multiplicação...não sei como se diz em português)
A energia que poderás tirar no lançamento no máximo é a que metes para dentro do sistema.

para analisar, reduzes as canas a cabos de vassoura sem peso e eliminas pêndulos para já.

portanto, para virar a cana maior à mesma velocidade que a curta tens que meter mais força no sistema. a ponta da cana curta tem uma distancia inferior a percorrer do que na comprida.

Para ser justo, a força que metes no lançamento para comparação, tem que ser igual, então a energia é igual, e portanto a velocidade de projectil na cana mais comprida, terá que ser inferior. logo mais lenta.

depois, porque os nossos cabos de vassoura na prática tem peso distribuído ao longo de si, como também tem projectiles com peso em pêndulos na ponta, toda a energia é mais desperdiçada em meter o sistema em andamento em função da distribuição do peso e da distancia para o projectil.

agora, se comeres bifes e passares pregos no wc, não sao 30cm que fazem diferença.

não obstante, se quiseres ver na  prática, vais ver os cromos campeões de lançamentos em distancia (acho que os gajos nem pescam), e vais ver que realmente a tendência estatística de comprimentos "campeões" vai mais para os 4,20 do que para os 4,50.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres

Offline Joaol

• Marlin
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
« Responder #17 em: 14:31 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Canas de 500 Euros e carretos de 1000....e, tal como eu, levaram grade para casa.

Eu acho que isso é uma "não" questão, ninguém precisa de uma vivenda de luxo com mármores raríssimos para viver, ou de um ferrari para se transportar de A para B, mas há mercado para isso e quem quer e pode usufrui. Se era preciso? Ou se o custo/beneficio que isso traz justifica o preço? Muito provavelmente não, mas cada um se realiza à sua maneira. Na verdade antes em canas e carretos topo de gama que na farmácia, era mau sinal.

Eu como não tenho dinheiro para esbanjar gosto de comprar aquilo que acho que tem o melhor preço/qualidade possível dentro daquilo que procuro, mas também gosto de algumas excentricidades muito muito ocasionalmente, e quando falo em excentricidades não digo coisas super caras ou luxuosas, para um gajo com mais dinheiro que eu são compras banais, mas excentricidades na medida que para o uso que vou dar ou a função que cumpre haja mais barato, e um bom exemplo para isso é um telemóvel de hoje em dia.

Offline Fernando Nunes

• Robalo
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:53 Sexta, 28 de Agosto de 2015
« Responder #18 em: 14:45 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Boa tarde Caro Electrfunch,

Sendo esta questão pertinente, e não quero de forma alguma aborda-la de uma forma meramente académica, mas existem princípios da física aplicados numa cana de pesca, em especial a de surfcasting, que não nos podemos abstrair e convêm ser abordados.

O princípio da força de alavancagem iniciado por Arquimedes no século III a.c e complementada por Newton no século XVII são, na minha opinião, a base de funcionamento de uma cana de pesca. 
“Alavancagem - a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência).”

Lei de Newton.
“A interação entre dois corpos, à parte sua natureza física, é mensurada mediante o conceito de força; e o resultado físico da interação sobre cada corpo é fisicamente interpretado como resultado da ação desta força: em essência, as forças representam interações entre pares de corpos, e são responsáveis pelas acelerações, ou seja, pelas mudanças nas velocidades dos corpos nos quais atuam. Corpos distintos usualmente respondem de formas distintas a uma dada força, e para caracterizar essa resposta define-se para cada corpo uma massa”.

Contudo, temos ainda que equacionar o centro de gravidade do corpo humano, em função do seu posicionamento, peso, altura e energia aplicada e neste caso também a aerodinâmica ao atrito do ar na cana de pesca.

O conceito que apresenta é perfeitamente plausível na física, contudo existem factores como a da evolução dos materiais e de construção das canas, em especial das fibras de carbono o que leva os fabricantes a apresentarem tecnologias cada vez mais desenvolvidas e consequentemente mais caras. As marcas não estão nem mais nem menos do ir ao encontro das novas tendências absorvidas pelos pescadores desta modalidade, o que se traduz numa pesca mais técnica e que exige menos energia despendida.

Outro factor passa pela uniformização dos tamanhos das canas de surfcasting, moda ou não, as marcas estão a adoptar standards de 4,20 m/4,25 m, ainda que mantenham a medida de 4,5 m. Em termos de custo, uma redução no seu tamanho representa igualmente uma diminuição de custos de produção em matérias-primas (carbono, passadores, acabamentos etc.), uma vez que não se irá reflectir no preço de venda ao público.

Como muito bem refere, existe uma relação entre o tamanho das canas e os suportes. No século passado era vulgar a utilização de canas de 5 metro, exactamente porque não existiam o tipo e tamanho de suportes actuais, o que obrigavam as canas de surfcasting  a terem um espigão na extremidade precisamente para facilitar a sua colocação na areia. Por outro lado as características marítimas da nossa costa obrigavam que a ponteira da cana estivesse o mais possível acima da ondulação.

Pelo meu lado e apesar de apenas medir 1,68 m, utilizo os dois tamanhos (4,20 m e 4,50 m) em função do local, chumbo e tamanho os estralhos a utilizar e não sinto qualquer diferença no lançamento com o mesmo chumbo. Com chumbadas mais pesadas (> 120 gr) sim, prefiro a de 4,50 m.

Um abraço,

Fernando Nunes

Offline AJorge73

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
« Responder #19 em: 14:52 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »

Poderei aceitar o argumento que há pessoal que comprar acima do patamar de uso que consegue dar, por uma questão de status ou por ter dinheiro a fazer-lhe mal ou o que for (como não me pediram nenhum....). Tenho alguma dificuldade em aceitar o argumento que é tudo o mesmo. Assumo que seja isso que queres dizer com o "não vou na onda".

Se me meteres a mim numa mota de Motogp e o Rossi na minha, vou ser enxovalhado mesmo com a diferença abismal que existe entre ambas. Porquê? Porque não sei o suficiente  para levar a mota aos limites enquanto ele faria isso descontraidamente.

Moral da História: Se não souberes o que fazer com elas, não são as canas de 500 eur que te vão apanhar peixe. Mas se souberes (que eu tb não sei) PENSO que pode fazer a diferença.

Depois poderiamos também entrar na questão da fiabilidade e durabilidade de  materiais ou do conforto em jornadas mais longas mas acho que já ilustrei o meu argumento.

Dito isto, a cana mais cara que tenho custou-me 250 eur. É o meu limite para a utilização que faço. Se tivesse possibilidade de ir mais vezes ou tivesse mais algum disponivel, a história poderia ser diferente.

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 14:57 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Boa tarde

Sou um completo analfabeto em física e afins, e fraco lançador.
Faco o tipico lançamento a cavador, vulgo por cima da cabeça, por vezes lateral.

Sonho um dia vir a fazer otg's, antes da construcao da 3a travessia sobre o Tejo e vou também dar a minha opinião.

Pesco habitualmente com uma parelha de vegas hellions de 4,20, das primeiras, vermelhinhas e bem estimadas. De vez em quando uso também a azul de 4,50.

Nao noto nenhuma diferença relevante de lançamento entre elas, sendo que por norma o lançamento em 4,50 será ligeiramente superior,.... 5 mts no máximo. Agoro noto, uma diferença de conforto e cansaço relevante, lançar com 4,20 é MUITO MAIS confortavel.

Quanto aos topos de gama, não uso, nem irei usar (a menos que me saia o Euro
 milhões), apesar de adorar pesca, o meu material médio/baixo é perfeitamente adaptado as minhas pescarias e não sinto necessidade de adquirir material da gama acima.

São opções, cada um com a sua.

Um abraco a todos

PS - Também não utilizo tlm's acima dos 150 €,..... Estragam se como os mais caros e são muito mais fáceis de substituir...... Eheheh
« Última modificação: 15:01 Sexta, 15 de Novembro de 2019 por Trindade, Motivo: Acrescentar pd »
Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline Sansoni7

• Corvina
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:23 Segunda, 06 de Agosto de 2018
« Responder #21 em: 15:03 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »

Poderei aceitar o argumento que há pessoal que comprar acima do patamar de uso que consegue dar, por uma questão de status ou por ter dinheiro a fazer-lhe mal ou o que for (como não me pediram nenhum....). Tenho alguma dificuldade em aceitar o argumento que é tudo o mesmo. Assumo que seja isso que queres dizer com o "não vou na onda".

Se me meteres a mim numa mota de Motogp e o Rossi na minha, vou ser enxovalhado mesmo com a diferença abismal que existe entre ambas. Porquê? Porque não sei o suficiente  para levar a mota aos limites enquanto ele faria isso descontraidamente.

Moral da História: Se não souberes o que fazer com elas, não são as canas de 500 eur que te vão apanhar peixe. Mas se souberes (que eu tb não sei) PENSO que pode fazer a diferença.

Depois poderiamos também entrar na questão da fiabilidade e durabilidade de  materiais ou do conforto em jornadas mais longas mas acho que já ilustrei o meu argumento.

Dito isto, a cana mais cara que tenho custou-me 250 eur. É o meu limite para a utilização que faço. Se tivesse possibilidade de ir mais vezes ou tivesse mais algum disponível, a história poderia ser diferente.

Viva
Não quis dizer que é tudo o mesmo.
Quero dizer que para mim, mais importante do que uma cana ...e um carreto «xpto», são os factores que enunciei acima, como o saber ler o mar, conhecer as espécies a pescar, os iscos, o tipo/tamanho dos anzóis, o peso e tipo das chumbeiras, as montagens.......e depois, muito depois o conjunto cana/carreto.
Por isso, neste momento, a minha preocupação é aprender, em detrimento de investir...a minha cana comprei-a recentemente numa promoção......ainda tinha o preço em escudos......e paguei 40 Euros...e creio que tem os tais 4.20 metros.
Obrigado pelo teu comentário.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 16:01 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
A razão de tu aparentemente tirares mais partido da tua cana de 4.5 do que da 4.20 é mesmo essa, será mais fácil "armar" (ainda que parcialmente) uma cana maior com esse tipo de lançamento do que uma cana menor. Poderá-se dizer que uma cana maior torna-se mais "bambalhona" a lançar, logo será mais fácil de "armar" no lançamento…. Por exemplo, da forma como tu lanças ainda irás tirar mais partido da cana com uma de 5m, isto se conseguires imprimir a mesma força/velocidade que imprimes na de 4.5....

Claro que tudo o que dissemos até aqui depende sempre do tipo de cana. Quando fazemos uma comparação terá que ser sempre sobre materiais idênticos.

O que foi falado até agora, seja em que tipo de lançamento for, uma cana de 4.20 é mais rápida que uma cana de 4.5.

Relativamente a lançar melhor uma cana mais comprida com o lançamento á cavador, depende muito da cana.
A minha cana de 4.75 não lhe consegues dobrar o elemento do meio, isto com a ponteira hibrida. Se colocar a ponteira tubular a cana não dobra mesmo. Requer algum treino e habituação para tirar partido da cana. Nas primeiras investidas, e após alguns lançamentos os bracitos e costas começam a queixar-se. A cana é uma Fujika by Banax.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
« Responder #23 em: 16:32 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Pouco ou nada irei conseguir acrescentar a este tópico muito interessante e nem dissecado no que aos comprimentos e distâncias diz respeito. Vou então entrar um pouco nos outros pontos.
O peso, embora muito se diga que a maior parte do tempo a cana está no espeto tem muito que se lhe diga na minha opinião. Começa logo no conforto durante a jornada. De início eu era estático. Isco na água e agora espera e dorme a sesta até haver sinais de vida. Hoje em dia já não. 10 em 10, ou 15 em 15m não havendo toques vou recolhendo e verificando o isco, reponho/ajeito/troco e volto lançar. A força necessária a empregar no lançamento para alcançar a mesma distância terá de ser maior, o que no fim se vai sentir nas costas. O ponto para mim talvez mais importante, é a compensação da cana. Uma cana muito pesada, das duas uma: ou tem um diâmetro muito largo, ou é fina com umas paredes interiores muito grossas, o que se torna aquilo que eu entendo como uma cana descompensada. A força e técnica a serem empregues para conseguir dobrar aquele 2º elemento vai ter de ser abismal, ou não conseguimos armar a cana. E isto não não se vê só em canas muito baratas.
Dou o exemplo de uma cana de uma marca nacional, que um amigo meu decidiu adquirir. Eu quando vi que a dita cuja pesa quase 700grs fiquei parvo, e falei na questão do peso. Desvalorizou por completo. Certo é que só fez uma pesca com ela e jurou pra nunca mais. Lançar lança bem com ela, o problema é que assim que a mete num espeto a cana parece um pau! Nem mexe. E ao tirar para recolher aquilo rebenta com os braços todos.

A evolução das coisas permitiu que pescassemos muito mais confortavelmente, mais fino, mais leve, com materiais de melhor qualidade, e assim nos fomos habituando. Cresceram os espetos, diminuíram o peso e tamanho das canas. Conseguiu-se tb alcançar maiores distâncias de lançamento, e todos nós sabemos que muitas vezes temos de ir procurar o peixe longe. Em tempos idos o peixe abundava e comia aos nossos pés.

Em termos de valores... Muito do que faz o valor de uma cana está nos componentes, e aí é como alguém já mencionou, cada grama a menos é paga a peso de ouro. Vejamos o exemplo simples dos passadores. 7 Fuji torzite titânio pesam tanto como 1 sic de aço inox. Se é isso que vai fazer a diferença para o comum pescador apanhar mais peixe? Não. Mas se pode, porque não ter algo melhor?
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline Ricardo Nunes

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
« Responder #24 em: 17:01 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Esqueci-me de dizer que em geral as 4.20 vêm equipadas com passadores low rider e as 4.5 com kW. Como uso linhas finas, é mais uma razão para preferir as 4.20 além de tudo aquilo já falado anteriormente.
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã

Offline electrfunch

• Boga
  • *
    • Alverca
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Quarta, 06 de Novembro de 2019
« Responder #25 em: 17:34 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Obrigado a todos pela excelente discussão. É este tipo de troca de opiniões que nos faz pensar mais em detalhe nos vários aspectos e é assim que aprendemos.

Ao ler os vários contributos surgiram-me vários aspectos que eu irei testar (ainda vou ter de ver como...) e se chegar a alguma medição/conclusão de jeito depois vou partilhando. Para mim é ao fazer estes "testes" que obtenho grande parte do prazer de um hobbie.

Um ponto que de uma forma ou de outra foi sendo comentado é a referencia às "dores de costa" do esforço. Isto lembrou-me logo de vários imagens que observei em praias onde vi pescadore ao fazer o lançamento ou torciam o tronco todo ou faziam uma tipo de "ataque" que pareciam que iam fazer um salto em comprimento. Eu ficava sempre arrepiado a ver aquilo pois só de ver ficava com a minha coluna a doer :) mas o mais irónico é que não me parece que aquele esforço todo resultasse em mais metros no lançamento pois na maior parte dos casos estavam a fazer um movimento de toda a cana paralelo ao solo com sacrificio de movimento rotacional da cana. Em suma há que ter cuidado para não "lixar" as costas todos independentemente da cana ter 550g ou 650g.

Na verdade no tipo de lançamento que faço não vejo necessidade de andar a tomar balaço e fazer aqueles ataques e movimentos bruscos com o corpo (relembrado, faço lançamento básico e simples em suspenção meio sobre o ombro). Na primeira vez que fiz um lançamento de surfcasting veio-me logo à cabeça um ensinamento do meu avô (vocês vao se partir a rir e provávelmente gozar comigo, mas aqui vai na mesma...). Eu nasci e cresci na Madeira e nos terrenos do meu avô havia muitas arvores de Papaias, que quando são mais velhas são altas que se fartam, e para apanhar as papaias que estava lá no alto muitas vezes tinha de ser um com uma cana bem comprida a dar um toque na paia para ela desprender e outro que apanhava a mesma antes de cair no chão. De vez em quando havia uma desgraçada que só com um toquezinho não ia lá então tinhamos de largar uma valente vergastada com a cana no caule para partir e libertar a papaia. Eu era ainda pequenino quando tive a tarefa de largar uma vergastada numa papaia que estava a uns bons 6 metros de altura... e eu fiz algo semelhante a alguns dos pescadores que vejo a fazer lançamentos e torci as costas todas em movimentos estranhos para tentar dar mais força à vergastada... levei com um berro do meu avô e uma aula de postura :) ele ensinou-me a posicionar os pés e apenas mudar o peso do corpo de um pé para outro mantendo a coluna direita ao fazer o movimento de puxar a cana com a mão esquerda para a minha cintura ao mesmo tempo que empurrava para a frente a cana com a mão direita imprimindo um movimento rotacional rápido na cana sem esforçar as costas e saía uma valente vergastada no caule da papaia.

Qual foi a minha surpresa, ao estudar um livro de pesca desportiva antes do meu primeiro lançamento surfcasting, quando o que lá estava era exactamente o que o meu avô ensinou-me ao apanhar papaias!

Já estou a imaginar alguém numa pescaria no próximo fim de semana que ao fazer um lançamento diz "bem, vou largar mais uma vergastada na papaia!" :)

Já que andamos a falar de lançamentos outro ponto interessante que não vejo muito comentado é o ângulo de saída da chumbada no lançamento. Encontrei o seguinte diagrama de um estudo engraçado que coloco em anexo.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kalvas, Sansoni7

Offline Splayah

• Carapau
  • **
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 09 de Janeiro de 2019
« Responder #26 em: 17:35 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Inserir Citação (seleção)
A razão de tu aparentemente tirares mais partido da tua cana de 4.5 do que da 4.20 é mesmo essa, será mais fácil "armar" (ainda que parcialmente) uma cana maior com esse tipo de lançamento do que uma cana menor. Poderá-se dizer que uma cana maior torna-se mais "bambalhona" a lançar, logo será mais fácil de "armar" no lançamento…. Por exemplo, da forma como tu lanças ainda irás tirar mais partido da cana com uma de 5m, isto se conseguires imprimir a mesma força/velocidade que imprimes na de 4.5....

Claro que tudo o que dissemos até aqui depende sempre do tipo de cana. Quando fazemos uma comparação terá que ser sempre sobre materiais idênticos.

O que foi falado até agora, seja em que tipo de lançamento for, uma cana de 4.20 é mais rápida que uma cana de 4.5.

Relativamente a lançar melhor uma cana mais comprida com o lançamento á cavador, depende muito da cana.
A minha cana de 4.75 não lhe consegues dobrar o elemento do meio, isto com a ponteira hibrida. Se colocar a ponteira tubular a cana não dobra mesmo. Requer algum treino e habituação para tirar partido da cana. Nas primeiras investidas, e após alguns lançamentos os bracitos e costas começam a queixar-se. A cana é uma Fujika by Banax.
Tenho uma fujika também, e sinto o mesmo sobre a cana a ponteira tubular é extremamente rija enquanto a híbrida é sensível demais para o resto da cana e noto a ponteira a bambar um pouco depois do lançamento. A outra cana que tenho é de 4'20 e prefiro lançar com esta em detrimento da fujika, além de ser muito mais leve (muito mais recente também), sinto no entanto ser mais fácil lançar montagens com 2 estralhos na de 4'75, ou pelo menos tenho mais confiança para o fazer. Não sou grande lançador também e relativamente as distâncias nunca comparei ao ponto de poder dizer com certezas em qual lanço mais. Vejo por vezes que com a cana de 4'75 o lançamento vai muito para cima, por falta de técnica minha.
Mas dou preferência a de 4'20, mas é tal coisa só comparando dois modelos iguais, carretos iguais, linhas igualmente iguais com montagens e chumbadas iguais, e mesmo assim acho que os lançamentos estariam sempre condicionados por mais factores, basta vir uma rajada de vento para condicionar um lançamento em relação ao outro se quisermos fazer uma comparação mesmo ao pormenor.

Offline joseafonso

• Corvina
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #27 em: 19:09 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
não obstante, se quiseres ver na  prática, vais ver os cromos campeões de lançamentos em distancia (acho que os gajos nem pescam), e vais ver que realmente a tendência estatística de comprimentos "campeões" vai mais para os 4,20 do que para os 4,50.
Por acaso até é o contrário.
Com a evolução da qualidade dos materiais, actualmente, esses campeões preferem canas maiores.

Em termos físicos, uma cana de pesca é uma alavanca e quanto maior for a alavanca .........

Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"

Offline fergar

• Carapau
  • **
    • Alcobaça
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:57 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #28 em: 20:03 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Em termos físicos, uma cana de pesca é uma alavanca e quanto maior for a alavanca .........

Eu diria que o importante é o quanto se consegue dobrar uma cana da ponteira para o cabo. E para se dobrar o mesmo em canas de diferentes tamanhos mas da mesma ação (quer dizer, que dobrem o mesmo para a mesma força aplicada estàticamente) é necessário mais esforço com as mais compridas (o varejo é maior, por assim dizer). Na realidade a cana é que lança, nós só temos que a dobrar para ela realizar o lançamento. As canas mais compridas podem ser dobradas em maior extensão, se houver técnica e força para isso, e, assim, lançar mais longe.

Offline electrfunch

• Boga
  • *
    • Alverca
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Quarta, 06 de Novembro de 2019
« Responder #29 em: 22:01 Sexta, 15 de Novembro de 2019 »
Boas

electrfunch

na minha opinião e que não passa disso
sempre tive canas de 4,50m a ultima que tive era uma yuki fanatik toda engraçada por ser luminescente pesava cerca de 600 e qualquer coisa gramas
vendi porque experimentei canas de 4,20 mais leves e mais adequadas á minha altura  a que tenho actualmente é de 4,25m e pesa 515gr

no meu caso o que me levou a mudar foi por uma questão de conforto, tenho 51 anos e 1,70m de altura, já vou caminhando para velho as costas já se vão ressentindo depois de uma jornada de pesca
comecei a pescar com canelons sportex de 5m que pesavam perto de 1kg como a idade vai pesando o meu raciocínio tem sido quanto mais aligeirado for melhor venho ao fim da jornada 
tambem não uso ferros muito altos o meu espeto tem sensivelmente 1,50m de altura o que depois de enterrado na areia deve dar cerca de 1,30/1,20m
tambem me faz uma certa confusão ver pessoal que por vezes vão carregadissimos de tralha para a praia que mais parece que vão fazer campismo do que simplesmente pescar mas nesse ponto cada um é como cada qual, no meu caso a unica coisa que levo é um saco de transporte para a cana com carreto montado onde numa lateral fiz uma bricolage para prender o espeto de aluminio, na minha mochila cabe o essencial e necessário para uma jornada de pesca sem que me falte nada
só pesco com uma cana essencialmente porque só pesco á noite

esta é a minha mochila :D :D

Percebo perfeitamente o ponto e é bem provável que num futuro próximo (já tenho 40 pelo que deve estar mesmo próximo) comece a tentar poupar todas as gramas possíveis e migre para as canas de 4.20. Neste momento como ainda as costas não se queixam e acho que lanço melhor com canas 4.50  vou manter-me com as que tenho.

Eu também utilizo um esquema semelhante, levo apenas uma mochila com tudo lá dentro excepto as canas e os espetos. E se tiver de andar muito na praia prendo as canas e os espetos na aba da mochila e vai tudo às costas.

Um abraço,
Paulo

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ze carlos

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]