collapse

Autor Tópico: Conjunto jigging  (Lida 7964 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #30 em: 23:33 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
não puseste o link
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #31 em: 09:44 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Esqueci -me,  ja esta !
 A #4 uso max 250 grs, até 90-100m.
Para os mesmos # as posseidon são mais "rijas"
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #32 em: 09:45 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #33 em: 12:40 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Bom dia Pessoal.

Um video interessante, uma cana, sem dúvida com um trabalho interessante, não tão visível devido a estar a trabalhar com a linha significativamente fora da vertical.

Chamaram-me a atenção dois pormenores:

1. A amostra está a ser animada com a linha bastante fora da vertical, o que quer dizer que nem sempre é na vertical que se consegue capturar, embora a melhor forma de trabalhar as amostras seja na vertical. Tenho ideia também que aquelas amostras sub compridas e arredondadas são as mais indicadas para trabalhar com corrente, ou com a linha sem ser na vertical, e, consequentemente, à deriva (Free Drifting), em dias de deriva mais rápida.
2. O ataque à amostra ocorre no momento em que, após largar linha, o pescador enrola para retomar contacto com a acção. Verdade que já me aconteceu, e já vi acontecer, bastantes vezes. Ou seja, nem me parece que, neste ataque, tenha existido uma acção intencional do pescador, sendo a amostra, com o seu movimento de queda, e consequente paragem para iniciar a acção, que despoletou o ataque. Não sei até se o peixe não terá atacado antes do pescador retomar o controlo da linha.

Dois pormenores que nos fazem pensar que o material é muito importante, mas as condições de cada dia, as escolhas de pesqueiros e o controlo da embarcação, em cada jornada, têm influências significativas na acção de pesca e, consequentemente, nos resultados. Assim sendo, temos aqui mais uma achega para que o Pedroko não deixe de se iniciar só porque não vai querer adquirir material de topo.

Quanto à forma de recuperar o peixe, razão principal da escolha do video, a maior parte destas canas, com peixes maiores e / ou mais lutadores, segundo os mais entendidos, é assim que devem trabalhar, pois, embora potentes, destinam-se muito mais a executar e facilitar a animação da amostra do que a lutar, elevadas, com peixes de maior envergadura. Muitas poderão quebrar-se se tal acontecer e lá se vão umas centenas de euros.

Dentro das minhas limitações, é o que me parece, fica à Vossa consideração.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #34 em: 13:42 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
É isso Ernesto, a amostra em questão é a Spy narrow
Quando o peixe é mais lutador ainda temos um posição que devemos assumir e fisicamente menos desgastante.
Uma perna fora da amura e cana na vertical para baixo ( não aconcelhável a quem pesca sozinho!)
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 935
  • Agradecido: 214 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #35 em: 14:40 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Não conhecia nada disto é um mundo à parte sem dúvida, com este tipo de técnica é preciso mesmo ter uma boa linha e que transmita muita confiança, não há grande amortecedor entre a o peixe e o carreto, talvez  o leader mas para estes exemplares deve ser quase insignificante, espectacular sem dúvida!
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #36 em: 17:49 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
por acaso foi a primeira coisa que me chamou à atenção Ernesto. é na vertical que se deve, mas não é sempre na vertical que se apanha. o meu 1º pargo dourado a linha estava bem espiada. e por falar em canas... foi numa barros 0

joão, em relação a amortecimento, o trabalho é 99% do carreto e não da cana ou linha.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #37 em: 19:06 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Boa noite Pessoal

Ainda relativamente a pescar à deriva (free drifting), e aos materiais e animações utilizados com sucessos, deixo, para quem ainda não conheça, esta consulta - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - que, para além da escrita contém este video: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O mar não deixa pescar e podemos ir aprendendo e sonhando. :)

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #38 em: 14:21 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Olá bom dia.

Esse video está muito interessante.

Ontem fui mais uma vez e a questão do free drift é bem real nas condições em que pesco especialmente nas marés mais vivas. Ontem por exemplo já nos cartuchos finais, estava muito complicado fazer o jig bater no fundo. Tenho que investir em jigs com formas tipo lápis para chegar ao fundo, podem indicar me alguns modelos com preços acessíveis para estas situações?


Ontem ainda saíram 4 robalos ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #39 em: 15:54 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Para uma descida rápida há que vencer a resistência hidrodinâmica, pelo que, principalmente o formato da amostra, a espessura da linha, em uso, e o peso, jogarão a favor ou contra. Tudo isto se deverá equilibrar atendendo ainda à profundidade a que se pesca, sendo óbvio que, quanto maior a profundidade, mais prolongado será o tempo de descida.

O pormenor da espessura da linha é extremamente importante, pois, com corrente, ou deriva rápida, esta talvez seja a maior influência, em termos da velocidade de descida. Ainda quanto à espessura do fio, não podemos perder de vista o equilíbrio na relação: velocidade de descida / peso e formato da amostra / fiabilidade do conjunto cana e carreto / profundidade a que se pesca / velocidade da deriva / exemplares que esperamos ou procuramos. Ou seja, se uma linha mais fina, tudo indica, nos permite ter mais ataques e ferragens devido a permitir descidas mais rápidas e consequentemente melhores animações da amostra, não adianta ferrar peixe que depois não conseguimos capturar porque exagerámos na diminuição da espessura da linha, sendo que, neste caso, para além do peixe, também se perde a amostra, os anzóis, e alguma linha (por vezes bastante).

Considerando o acima referido, as 3 amostras que descem rápido e pairam, quando no fundo ou na coluna de água, se levantam e deixam cair, e que tenho usado com algum sucesso são, por ordem de preço, de mais barato, para mais caro:

A Barros Giddy, em 160 ou 220g: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A Vega Bulldog, de 80 a 200g, várias cores: Catálogo Vega: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, página 44
A Saltiga SK, penso que de 60 a 250g: [https://www.daiwa.com/us/contents/lure/skjigs/index.html][/url]. Esta a mais cara das que referi, tendo em conta pesos idênticos.
Sobre esta última amostra importa ainda referir que, quer o fio, quer os anzóis de assistência, por os achar um pouco grossos, costumo substituí-los, por fio mais fino e anzóis mais leves.

Tem ainda uma outra amostra, já testada por mim com resultados, esta um pouco mais cara e que já não é fácil encontrar, em 110, 150 e 200g: A Aile Flash TB da Duel - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Importa referir que estas são as que já testei, com resultados positivos. Não coloco em causa, quaisquer outras, de preços idênticos, ou mais caras, que não tenha testado.

Referir ainda que, de todas as que sugeri, a mais parecida com a Spunky (a do filme), é a Saltiga SK. Também que as profundidades, em que tenho pescado, andam entre os 30 e os 120 metros, sendo normal pescar com jigs, de 60 a 150g, em profundidades dos 30 aos 70 metros, com derivas lentas, ou nem tanto; e, 150 a 300g, em profundidades superiores, nas mesmas condições de deriva, sendo que, quando esta é muito rápida, procuro profundidades mais baixas e por vezes prefiro usar vinis com cabeçotes de peso adequado.

O Pantão, aqui há tempo também me sugeriu uma outra amostra em conta, mas já não me lembro qual é. Penso que ele, logo que por aqui passe, deixará alguma opinião sobre o assunto.

Para já fica assim, estamos cá para "cenas dos próximos capítulos".

Parabéns pelos Robalos.

Abraço

Ernesto

« Última modificação: 16:12 Segunda, 25 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #40 em: 16:55 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Ainda sobre as amostras que o Pantão me referiu, fui dar com elas e acho que são estas: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, com a nota que também trabalham a subir e são adequadas para maiores profundidades.

Na verdade já adquiri uma delas para testar. Aguardo que a meteorologia e o tempo livre se relacionem para que o possa fazer.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #41 em: 20:16 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde malta,
Concordando na generalidades com o que o Ernesto aqui explicou, acrescento so que algumas amostras, e estas em concreto, parecem descer mais rapido com uma ligeira tensão na linha.
Quanto aos preços, e nas lojas em que compro, tenho ideia de que as vega sao mais em conta que a Giddy da Barros, para alem de tambem serem mais faceis de encontrar e em muito maior variedade de cores.
Ja sobre as daiwa aqui faladas, tambem uso, pese embora o preço😇no entanto nao troco os assists que trazem, talvez por preguiça😅😅mas é verdade que oenso que se um daqueles anzois agarrar bem o fundo nunca mais o consigo abrir😵😵😵 mas nao noto grande diferença para outros.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #42 em: 22:49 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Olá obrigado pelas dicas.

Relativamente à sk da daiwa, foi a primeira que comprei na versão de 110 gramas e sim os anzóis são realmente grossos. É uma zagaia com a qual tenho tirado robalos e bailas, os anzóis até à data não apresentam um pingo de ferrugem e continuam a picar bastante. Gosto muito dessa amostra é quase que amuleto para mim, acho tem esse estatuto porque me acompanha desde a primeira incursão que fiz nesta pesca,  já me deu boas alegrias... e melhor ainda, por cá anda sã e salva hehe. Agora saiu uma cor que ainda não tinha visto e que gostei muito que se chama black shiner:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Para esta estou a pensar montar 2 double assist hooks com os cultiva jigger light JF-25 2/0. Gostei muitos destes anzóis, são finíssimos e picam que doi. Nos outros acessórios como é o caso dos split rings e das anilhas solidas ando a ver se me fixo numa marca/tamanho para universalizar a coisa. Já vi várias opções no aliexpress mas temo pela sua qualidade. Para já tenho para gastar umas que comprei totalmente às escuras, split rings da mustad tamanho 6,4 10pcs  17 kg que custaram 1,30 e anilhas da bluefox  tamanho 4,5mm para 120kg 6 pcs por 1,20euros... a discrepância entre os kgs aguentados por cada um destes acessórios é significativa... o elo mais fraco é mesmo o split ring se calhar aí tenho que procurar uma coisa mais resistente ou não, se calhar são as anilhas que são exageradamente fortes ( dada a sua concepção claro, afinal de contas são pesa única e sólida). Já percebi que estas anilhas podiam eram ter o seu perfil mais redondo, nestas parecem ser um bocadinho espalmadas o que pode numa situação de stress cortar a linha do assist. Se calhar até não é mau porque se prender no fundo prefiro perder o anzol do que perder a zagaia.

Comprei e já com resultados a gomoku koika de 80gramas versão cinzenta com listras brancas e barriga vermelha. O que notei a brincar com ela junto da superfície foi que com a linha tensa desce bem depressa mas se lhe dou a folga toda,  caí bem devagar, é talvez a mais errática que tenho ( mas também não tenho muitas ;O)

Em relação ao conjunto cana carreto continuo a pescar com o material de desenrascar. Decidido para já só mesmo o carreto, um daiwa bg na sua versão 4000. Apresentaram me na loja a gama bloody da Hart para jigging,  pareceram me boas canas mas pronto são mais uma opção a juntar ao mar de outras opções.











« Última modificação: 22:53 Segunda, 25 de Novembro de 2019 por Pedroko »
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #43 em: 23:59 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
As amostras que referi ao Ernesto, são  para slow jigging, bons resultados consistentes não vais ter nas condições que mencionas. Tens que alterar tudo conforme te disse num post acima.
A insistir no que fazes eu só usaria a  Glaze da Hart em Hight Pitch.
Com preços acessíveis, faz uma pesquisa na net por "funadaiko" são cópias chinocas dos jigs de marca mais conhecidos. É certinho a enviar e a qualidade é  muito aceitável.

 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #44 em: 10:42 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde malta,
Concordando na generalidades com o que o Ernesto aqui explicou, acrescento so que algumas amostras, e estas em concreto, parecem descer mais rapido com uma ligeira tensão na linha.
Quanto aos preços, e nas lojas em que compro, tenho ideia de que as vega sao mais em conta que a Giddy da Barros, para alem de tambem serem mais faceis de encontrar e em muito maior variedade de cores.
Ja sobre as daiwa aqui faladas, tambem uso, pese embora o preço😇no entanto nao troco os assists que trazem, talvez por preguiça😅😅mas é verdade que oenso que se um daqueles anzois agarrar bem o fundo nunca mais o consigo abrir😵😵😵 mas nao noto grande diferença para outros.


É verdade João.

De facto as Vega, embora sem grande diferença, para um mesmo peso, são mais em conta que as Barros.

Sobre os anzóis da Saltiga SK, não tenho dúvida que capturam, mas não gosto muito do peso que têm, nem da maleabilidade do fio. Tenho a ideia que um fio rijo tende a soltar-se melhor de arroçhanços, quando forçamos e soltamos rápido. Mas lá está..., são daquelas coisas que só testando e comparando, coisa que ainda não tive tempo para fazer.
Mas sem dúvida que são bons anzóis.

Na verdade..., qualquer amostra, com montagens diversas, acabará por capturar num qualquer dia, em determinadas condições, saber quais é que é mais difícil.


Sobre Split Rings (Argola tipo porta chaves) e Solid Rings (argola fechada), uso os da Vega, em 120 / 150 lbs, se não me engano.
Os Split Rings são de secção rectangular e muito unidos, o que me agrada.

Split Rings:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Solid Rings:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 10:54 Terça, 26 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]