collapse

Autor Tópico: Conjunto jigging  (Lida 7853 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Conjunto jigging
« em: 16:45 Domingo, 03 de Novembro de 2019 »
Malta.

Depois de algumas saídas ao jigging, sinto que está na hora de comprar material adequado. Até à data tenho pescado com coisas que tinha lá na garagem... noto que falta mais qualquer coisa. Se me puderem dar umas referências agradecia imenso.

A minha pesca vai ser feita principalmente em zona de estuário perto de uma barra. A pesca é feita maioritariamente à deriva em profundidades variáveis entre os 10 e o 40 metros. Pesco em embarcação semi rigida, regra geral somos dois bandidos a bordo. Não digo que não vá mais por fora até esses 50-70 metros tentar outro tipo de peixe mas isso serão saídas de menor regularidade. Para já treino na "piscina" , ainda assim preciso de material que me transmita confiança na eventualidade de ferrar uma fofinha mais jeitosa.

Consoante a aguagem, temos usado jigs com gramagens que variam entre as 40 e as 110 gramas.

A cana que estou a usar parte-me todo é um pau de 160cms com uma ponteira molengona. Por comparação com o material que o meu parceiro usa, já percebi que o trabalho de braço que tou a fazer é mal transferido para o jig e as minhas costas e pescoço sofrem e não tem sido pouco  :moca:.

Em termos de cana , procuro uma que dê para trabalhar apoiada debaixo da axila, acho mais confortável. Creio que com 190 a 200cms ... os 160 que uso agora parecem me ser demasiado curtos. EM relação ao carreto se calhar um 4000( pela versatilidade), tou indeciso se arrisco num carreto de casting ou num carreto "normal". Digo isto porque quando estou a jiggar a posição do pulso que segura a cana é muito pouco natural, ao fim de um bocado estou dorido. Dá me ideia que o carreto de casting torna a pega mais confortável e natural.

Orçamento, pois até 250€ já deve dar fazer um conjunto porreiro não é?

Ab
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #1 em: 18:48 Domingo, 03 de Novembro de 2019 »
Assim que o mestre Ernesto Lima cá passe já ficas em elucidado  ;)
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #2 em: 10:14 Segunda, 04 de Novembro de 2019 »
Queres fazer jigging e não slow certo?
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Conjunto jigging
« Responder #3 em: 10:24 Segunda, 04 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em termos de cana , procuro uma que dê para trabalhar apoiada debaixo da axila, acho mais confortável.
Não esqueças de fazer a depilação . Isto porque não vá a cana enrolhar-se nos pêlos :LooooL2: :LooooL2:
 Conforme disse o Ricardo deixa o grande mestre Ernesto entrar no,forum que ele te explicará  a melhor maneira
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #4 em: 11:04 Segunda, 04 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queres fazer jigging e não slow certo?

Bom dia Pedroko.

A resposta a esta pergunta do Pedro Antão, é importante, pois pode definir muito melhor as respostas a dar.
Penso ainda, que o Pedro, tanto pela sua experiência, quanto pelo que absorveu após o que viu com um grande mestre de Slow com que pescou, pode dar-lhe indicações muito valiosas.

Pessoalmente, conforme o desenvolvimento do tópico, participarei com os dados baseados na pesca que tenho feito.

Posso desde já dizer que para um conjunto de cana e carreto, sendo este de casting, e pensando em slow jigging, mesmo não indo para vôos muito altos, 250€ parece-me curto, principalmente quando fala em fundos de 50 metros e mais, já para 10 a 40 metros, com amostras leves, sem muita corrente e dependendo dos exemplares que procura, muito sinceramente, acho que poderá melhorar o conjunto sem grandes despesas.

Não me levem a mal o cuidado, mas, conjuntos deste tipo, com versatilidade para profundidades tão diversas, não é fácil aconselhar sem induzir em erro. Também eu já os cometi.

Aguardam-se então "cenas dos próximos capítulos" :).

Abraço

Ernesto 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #5 em: 17:51 Segunda, 04 de Novembro de 2019 »
Também tenho interesse no assunto pelo que vou seguir o tópico com interesse.
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #6 em: 20:11 Segunda, 04 de Novembro de 2019 »
Malta

Se os pelos estorvarem muito faço à ciclista, tiro tudo moh  ;D

Tenho usado jigs espalmados com forma tipo folha, tenho poucos mas são quase todos largos e espalmados de peso centrado, outros algo assimetricos. Em termos de trabalhar a cana, uso amplitudes elevadas desde a água até cá encima ( 180graus)  variando obviamente umas vezes mais outras menos utilizando movimento lentos sem grandes impactos. Creio que a técnica que tento aperfeiçoar será então o slow jigging.

Entendo que existem diversas variações mas acho que é essa a base que tento seguir. Percebi ser uma técnica bastante eficaz num variado tipo de condições, é essa que quero seguir, não me posso jogar a todas .

 
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #7 em: 11:18 Terça, 05 de Novembro de 2019 »
Respondendo ao tópico que tem a ver com material não vou aprofundar a técnica, os movimentos que descreves não é slow jigging. Slow jigging não é só jigging lento, é um conjunto de técnicas/material e muito importante manuseio da embarcação, aplicadas de uma forma correta. O que tu fazes é jigging, animas um "jig". Ficas todo roto não por a cana ter 1.6m, mas por falta de técnica.
Maioritariamente ouves dizer só apanho peixe na queda, em slow bem feito também ha ataques consistentes na subida.
É uma técnica usada quando todas as outras não funcionam.
Se queres fazer Slow jigging de uma forma correta e com resultados 250 euros não chegam e não vai ser esta a técnica a usar num estuário de uma barra devido as fortes correntes.
No teu caso e nas condições que descreves iria para o chamado "light jigging" em que com o teu orçamento vais conseguir bons resultados e consegues pescar o dia todo. Dentro dos 250€ aconselho a Gomuku Light Jigging (cor branca), tens que mandar vir de fora +-100E.  Cá tens uma muito boa a Nissin Japan Lioness LG-B66M LIGHT JIGGING +-160E. Carreto um 4000 serve perfeitamente, não necessitas de um carreto de tambor móvel. Onde vais ter que investir e imprescindível mesmo é num multifilar pe 04 ou 06 de muita boa qualidade ( Morethan 12x ou superior).
Esta minha resposta vai de encontro a obteres bons resultados e não talvez do que estivesses a espera. Existe muita má informação acerca de slow Jigging e os lojistas são os principais ao desconhecerem a técnica e a criarem confusão. Esta na moda vender jigs e canas de Slow quando depois não vão ser trabalhados de forma correta, os resultados não vão ser consistentes. Não vou falar em nomes mas em Portugal só existe uma loja com material realmente para Slow( e pouco), depois falha na parte prática. Se queres fazer uma éspecie  de Slow, nem sei que nome lhe dar :-) dentro do teu orçamento aconcelho a cana Cinnetic Rextail Slow Jigging e um carreto Hart Brutal GT. Tens também as barros Zero, são excelentes canas dentro do preço para jingarilhar, mas para Slow tem o nome certo, valem Zero :-) ...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, kalvas, ajrs, A Machado, b.nunes, RicardoD

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #8 em: 12:39 Terça, 05 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Respondendo ao tópico que tem a ver com material não vou aprofundar a técnica, os movimentos que descreves não é slow jigging. Slow jigging não é só jigging lento, é um conjunto de técnicas/material e muito importante manuseio da embarcação, aplicadas de uma forma correta. O que tu fazes é jigging, animas um "jig". Ficas todo roto não por a cana ter 1.6m, mas por falta de técnica.
Maioritariamente ouves dizer só apanho peixe na queda, em slow bem feito também ha ataques consistentes na subida.
É uma técnica usada quando todas as outras não funcionam.
Se queres fazer Slow jigging de uma forma correta e com resultados 250 euros não chegam e não vai ser esta a técnica a usar num estuário de uma barra devido as fortes correntes.
No teu caso e nas condições que descreves iria para o chamado "light jigging" em que com o teu orçamento vais conseguir bons resultados e consegues pescar o dia todo. Dentro dos 250€ aconselho a Gomuku Light Jigging (cor branca), tens que mandar vir de fora +-100E.  Cá tens uma muito boa a Nissin Japan Lioness LG-B66M LIGHT JIGGING +-160E. Carreto um 4000 serve perfeitamente, não necessitas de um carreto de tambor móvel. Onde vais ter que investir e imprescindível mesmo é num multifilar pe 04 ou 06 de muita boa qualidade ( Morethan 12x ou superior).
Esta minha resposta vai de encontro a obteres bons resultados e não talvez do que estivesses a espera. Existe muita má informação acerca de slow Jigging e os lojistas são os principais ao desconhecerem a técnica e a criarem confusão. Esta na moda vender jigs e canas de Slow quando depois não vão ser trabalhados de forma correta, os resultados não vão ser consistentes. Não vou falar em nomes mas em Portugal só existe uma loja com material realmente para Slow( e pouco), depois falha na parte prática. Se queres fazer uma éspecie  de Slow, nem sei que nome lhe dar :-) dentro do teu orçamento aconcelho a cana Cinnetic Rextail Slow Jigging e um carreto Hart Brutal GT. Tens também as barros Zero, são excelentes canas dentro do preço para jingarilhar, mas para Slow tem o nome certo, valem Zero :-) ...

Mesmo não pescando nada do assunto (literalmente) adoro ler estas explicações 😎 top
Obrigado
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: to

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Conjunto jigging
« Responder #9 em: 20:53 Terça, 05 de Novembro de 2019 »
Boas . Estive a ver um filme sobre este tipo de pesca. Uma pessoa  ou tem material próprio  para este tipo de pesca  ,ou então  chega ao fim da jornada nao sabe onde  tem os braços.  Para j0a  é um estilo de pesca que requer  jogo de braços , e é  como eu digo ou uma pessoa tem materisl específico  para esta pesca , ou então  ao fim da  jornada nao mexe os bracinhos , nem sabe onde os têm
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #10 em: 21:03 Terça, 05 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas . Estive a ver um filme sobre este tipo de pesca. Uma pessoa  ou tem material próprio  para este tipo de pesca  ,ou então  chega ao fim da jornada nao sabe onde  tem os braços.  Para j0a  é um estilo de pesca que requer  jogo de braços , e é  como eu digo ou uma pessoa tem materisl específico  para esta pesca , ou então  ao fim da  jornada nao mexe os bracinhos , nem sabe onde os têm

Só de ver dá para perceber bem que ou é o material certo, ou vão braços e costas num instante 😮 isso sem contar que as capturas vão falhar

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #11 em: 22:39 Quarta, 06 de Novembro de 2019 »
Boa tarde a todos.

Considerando a resposta do Pedroko, à pergunta do Pantão e considerando ainda uma visão purista do Slow Jigging, concordo a 100% com o Pantão.

Relativamente ao meu percurso nesta técnica, ainda bastante pequeno, sem ter tido contacto directo com toda a sua dimensão e sem ter tido uma frequência de pesca que me habilite como grande conhecedor do assunto, não posso, nem devo fazer grandes afirmações, posso sim desenvolver algum raciocínio, correspondente ao que tenho feito e ao que tenho lido sobre o assunto. Considerando as limitações referidas, vamos ver o que sai daqui...

Sobre a técnica:

Qualquer técnica, ou método, só por si, dificilmente obtém resultados regulares, tendo em conta as variáveis de mar, vento, luas, marés, pesqueiros escolhidos, profundidades, formas de usar o barco (mantê-lo sobre o pesqueiro ou em deriva)..., em cada jornada. Neste caso o Slow Jigging e os materiais correspondentes, na sua dimensão mais purista, permitem variações que se adequam às várias condições, tendo no entanto em conta que, para tal, torna-se quase obrigatório ter pelo menos 4 conjuntos cana / carreto, a preços incomportáveis para a esmagadora maioria dos pescadores portugueses e de muitos estrangeiros.

Só para terem uma ideia, o Slow Jigging, de forma muito simplista, tem vários modos de trabalho de animação:

1. High Pitch - Movimentos rápidos da cana, em simultâneo com partes de voltas, ou voltas inteiras, da manivela do carreto.
2. Slow Pitch - Movimentos lentos da cana, em simultâneo com partes de voltas, ou voltas inteiras, da manivela do carreto.
3. Long Fall - Movimentos ascendentes, mais ou menos rápidos, com elevação da ponteira da cana, seguindo-se queda acompanhada da amostra, fazendo com que esta paire na descida, se for adequada para este trabalho.
4. A conjugação simultânea das formas de trabalhar referidas em 1, 2 e 3.

Consideremos ainda outros pormenores:

a) Quanto mais grosso for o fio do carreto e quanto maior for a profundidade, mais pesada e, eventualmente, mais rápida terá de ser a amostra.
b) Se tivermos a pescar a determinada espécie mais, ou menos, batalhadora e potente, a determinada profundidade, com determinado uso do barco e com determinadas condições de mar e vento, maior terá de ser o equilíbrio de todo o conjunto cana / carreto / fio / lider / amostra, tendo em conta a animação pretendida, a possível luta com o peixe e a comodidade do pescador.

Considerando agora, entre outras questões, o unicamente referido nos pontos 1 a 4, e nas alíneas a) a c), e, considerando ainda a especificidade das canas e dos carretos mais adequados; se quisermos ser puristas a trabalhar esta técnica,  imaginem os conjuntos diversos, e caros, que deveremos ter!?

Como quem tenta resumir, vejamos:

- Quem se inicia necessita, em primeiro lugar, pesquisar e ler sobre a técnica; adquirir algum material que não o leve à falência e iniciar a prática. Em função dos resultados, continuar a ler, pesquisar, praticar, e, quase de certeza, melhorar e aumentar o material, visto que o inicial vai ser, eventualmente, não muito adequado e certamente insuficiente.

Este último parágrafo tem por base a forma como fui fazendo a minha iniciação a esta técnica, pelo que me parece importante falar-vos dos erros que acho que cometi e das alterações que fui fazendo, tendo em conta que certamente estarei ainda a cometer erros, dos quais não me apercebi e que só a frequência de pesca poderá desvendar.

Então vamos lá à história:

Como em todas as técnicas em que me tenho iniciado, comecei por adquiri material em conta que, podendo não ser o adequado, com alguma adaptação me permitiria dar os primeiros passos. Como tenho vários carretos de tambor fixo, normalmente designados como carretos de spinning, resolvi adquirir canas que pareciam ter características de Slow Jigging, mas para carretos de spinning. Foram elas a Hard Pitch de 2,00m e a Soft Pich de 2.10m, ambas da Barros.

Como refere o Pantão, embora sejam potentes, não são canas de Slow Jigging, mas adequando o trabalho, a Soft para trabalhar em menos profundidades, com amostras mais leves; e a hard para mais fundo com amostras mais pesadas, até que funcionaram e capturaram, mas obrigavam, para tal, a movimentações que levavam ao cansaço, pois ambas tem um trabalho inicial de ponteira que tem de ser vencido a braço para que a amostra trabalhe como queremos.

As verificações acima não tardaram a levar-me para a procura de material mais adequado, pelo que, por “portas e travessas”, passado uns meses, resolvi abrir os cordões à bolsa e adquiri o primeiro conjunto de Slow Jigging – Cana Game type 684 da shimano (a mais rápida e rija desta série) e Carreto Ocea Jigger 1501HG, da shimano – e posso dizer-vos que a diferença foi abismal, tanto pelo peso do conjunto (127g da cana e 400g do carreto), quanto pela forma como, sem qualquer esforço se conseguem animar as amostras, entre as 150 e as 200g, já que com 300g como vem indicado na cana, a animação da amostra parece-me demasiado lenta. Já para não falar das facilidades de saída e recuperação de linha, tanto sem, como em luta com peixe.
 
Não há muito tempo, por sentir necessidade de uma cana para pescar com amostras mais pesadas e um carreto para pescar mais fundo, e mais potente, adquiri um outro conjunto: Cana RYVL G-Blade II,  Neozelandesa que trabalha muito bem amostras de 250g, a 100m de profundidade, podendo ir às 300g, sem problemas; e, carreto Maxel F50 CHL, que leva 600 metros de multifilar 0,24.

Agora, quando vou pescar, monto, no mínimo, 3 conjuntos:

- Shimano Game Type + Ocea Jigger 1501, com 300m de Sufix 832, multicolor, 0,24; isto para profundidades entre os 50 e 70 metros, para amostras entre 150 e 180.
- RYVL G-Blade II + Maxel F50 CHL, com 600m de Power Masaru Jigging Coulours 0,20 (na verdade um 0,25, mais potente que o Sufix); isto para profundidades superiores a 70m e amostras mais pesadas que 180g, ou, menos fundo, quando desconfio que na zona / época poderão andar peixes que o justifiquem.
- Soft Pitch da Barros + Quantum Cabo 50 antigo, com 0,18 da Sufix, para trabalhar entre os 20  e os 50m, com vinis, ou amostras até 100g.

Quanto a novas aquisições, não vejo que as faça tão cedo, não porque não se venham a tornar importantes, mas porque, actualmente, não estou com vida, nem com tempo, para assegurar uma frequência de pesca que as justifique.

Toda a prosa anterior para dizer o quê:

O purismo de uma determinada técnica estará sempre relacionado com o nosso conhecimento, a capacidade de termos os meios necessários para sustentar as exigências desse “purismo”, a frequência de pesca e consequente aprendizagem que conseguimos realizar. Tal obriga-nos muitas vezes a adquirir o possível, mais, ou menos, próximo do adequado e, o resto, virá com o tempo e conhecimento entretanto adquirido.

Portanto, ao Pedroko sugiro vivamente, os materiais aconselhados pelo Pantão, tanto ao nível do light Jigging, quando do Slow Jigging. Parecem-me bem adequados para se iniciar, com menos erros do que os inicialmente cometidos por mim. Não se sinta, por isso, menos capaz, pois certamente vai entrar no mundo do Slow Jigging e, com o tempo e experiência, vai com certeza ficar cada vez mais entendido nesta pesca, e, consequentemente, virá a atirar-se para outros conjuntos…, é assim a pesca.
Não se esqueça que, neste momento, há pessoal por esse mundo fora a pescar, tanto com amostras e canas de Slow, a 60, 80, 100, 200 e até 800m de profundidade, com conjuntos de milhares de euros e com amostras de quilo. Com barcos parados a toque de motor ou em deriva. Imagine a quantidade e qualidade de conjuntos que estes meninos têm de possuir.

Numa perspectiva de continuar a pesquisar deixo-lhe os que, para mim, entre outros possíveis são os sites / páginas pessoais de referência:

Página do Luís Ramos:

Um Português a pescar em Benguela - Angola, que pescando todos os dias nos deixa dicas bem importantes, tanto em formato texto, como video - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um americano que vive da pesca e das marcas, que depois de muitas técnicas, humildemente se virou para o Slow Jigging, produzindo palestras sobre o assunto que acho bastante elucidativas (pena ser em Inglês): Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Finalmente..., talvez o site mais elucidativo (também em inglês) sobre o Slow Jigging: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não sei se me fiz entender, mas não se pode dizer que não tentei.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 22:55 Quarta, 06 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, Nelson Peres, kalvas, ajrs, A Machado, Joaquim Alves, Ricardo Nunes, to

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Conjunto jigging
« Responder #12 em: 23:21 Quarta, 06 de Novembro de 2019 »
Até dá gosto ler e aprender com pessoal que domina bem a pesca .

Quando nos sentimos perdidos, só mesmo elementos assim é que nos colocam no caminho certo.

Agradecido ao Pantão e ao Mestre Ernesto.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #13 em: 08:25 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até dá gosto ler e aprender com pessoal que domina bem a pesca .

Quando nos sentimos perdidos, só mesmo elementos assim é que nos colocam no caminho certo.

Agradecido ao Pantão e ao Mestre Ernesto.

E mesmo não praticando ou tendo ideias de, dá gosto ler estas dissertações tão bem explicadas
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Conjunto jigging
« Responder #14 em: 08:53 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Com uma explicação destas só podia  vir de uma pessoa. Mestre Ernesto  Lima  pois claro :aplau:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #15 em: 14:11 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Boas.

Tenho que agradecer tanto ao Pantão (por me ter metido o dedo nos olhos e ainda por cima com areia) como ao Ernesto por ser sempre tão esclarecedor na forma como constrói e transmite as suas opiniões e experiências.


Na verdade comecei a fixar me no jigging e a focar me bastante no slow que já tinha realmente percebido ser um autêntico state of the art. Depois dos primeiros contactos comecei a procurar alguma informação e acabei por ir bater no anglers secret por causa dum video que vi do Totos a fazer assist hooks. Na verdade também a ele coloquei a questão que aqui coloquei e ele reafirmou a opinião do Pantão... O slow jigging não é a especialidade indicada para as condições em que pesco. Não passa para já por aí , talvez no futuro quem sabe.

Ele fez inclusivamente algumas sugestões e falou me duma cana power 4 ( que ainda não consegui desvendar ao certo de que marca é ou o que é) para a pesca que faço por cá.

Naturalmente que já corri muita leitura e obviamente que a teoria conta sempre mas é na prática que as coisas são a valer. Tenho que fazer mais pescas, tenho conseguido ir de duas em duas semanas no meu barco e também já percebi que até a esse nivel tenho que fazer algumas adaptações.

Relativamente às canas vou ver se encontro os modelos que o Pantão indicou.No que toca a carretos, indicaram me o stout fa que já vi e me pareceu muito porreiro, vi também o daiwa bg que me pareceu ser um carreto cheio de força mas a puxar para o pesadote, neste campo também ainda não tou bem resolvido.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #16 em: 21:41 Quinta, 07 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Tenho que agradecer tanto ao Pantão (por me ter metido o dedo nos olhos e ainda por cima com areia) como ao Ernesto por ser sempre tão esclarecedor na forma como constrói e transmite as suas opiniões e experiências.


Na verdade comecei a fixar me no jigging e a focar me bastante no slow que já tinha realmente percebido ser um autêntico state of the art. Depois dos primeiros contactos comecei a procurar alguma informação e acabei por ir bater no anglers secret por causa dum video que vi do Totos a fazer assist hooks. Na verdade também a ele coloquei a questão que aqui coloquei e ele reafirmou a opinião do Pantão... O slow jigging não é a especialidade indicada para as condições em que pesco. Não passa para já por aí , talvez no futuro quem sabe.

Ele fez inclusivamente algumas sugestões e falou me duma cana power 4 ( que ainda não consegui desvendar ao certo de que marca é ou o que é) para a pesca que faço por cá.

Naturalmente que já corri muita leitura e obviamente que a teoria conta sempre mas é na prática que as coisas são a valer. Tenho que fazer mais pescas, tenho conseguido ir de duas em duas semanas no meu barco e também já percebi que até a esse nivel tenho que fazer algumas adaptações.

Relativamente às canas vou ver se encontro os modelos que o Pantão indicou.No que toca a carretos, indicaram me o stout fa que já vi e me pareceu muito porreiro, vi também o daiwa bg que me pareceu ser um carreto cheio de força mas a puxar para o pesadote, neste campo também ainda não tou bem resolvido.

Boa noite Pedroko.

Da leitura que fiz da sua resposta fiquei com a sensação que, para já, desistiu de tentar dedicar-se mais a fundo ao Slow Jigging!?

Se tal for verdade, sugiro que tente começar como puder.

A minha intervenção anterior foi no sentido de deixar um conceito: "Não necessitamos de iniciar com o óptimo, podemos iniciar com o possível, embora com alguma adequação".

Quero dizer que antes de partir para conjuntos cana / carreto de 600 e mais euros, pode começar com algo adequado e ir praticando, treinando, errando e melhorando.

O Luís Ramos, do qual lhe deixei o link para a página, iniciou-se em Benguela com uma Cinnetic Rextail e capturou bastante, sendo que posteriormente evoluiu e arranjou algo bem melhor, sendo agora o testador das Zenaq. Mas atenção..., ele vive da pesca e vai todos os dias. A frequência de pesca é muita, os exemplares são exigentes, o nível fica muito alto e o material tem de ser mesmo bom.

Tudo tem um princípio, e, na verdade, mesmo que começasse agora com material topo de gama, embora pudesse facilitar, teria de aprender a trabalhar os movimentos, perceber onde anda o peixe, aprender a lidar com o barco, parando-o em cima do pesqueiro, ou em deriva e tudo o mais exigível, mas é preciso tempo e frequência de pesca.

Penso que, para pescar no mar a 50 / 70 metros, a Cinnetic Rextail e o tal carreto Hart Brutal 50 SL, seriam um excelente começo.

Tem também outro carreto, parecido, com preços idênticos, que um amigo meu usa com boas prestações..., o Poseidon 50SJ. Já o usa há algum tempo, já capturou com ele, já trabalhei com ele, e é confortável a pescar.

Sobre fios, anzóis, amostras e seu comportamento, poderemos sempre ir testando, trocando impressões e adequando.

O acima referido pretende dizer: Não desista duma técnica tão rica e compensadora pensando que só captura com material topo de gama. Chegará a altura que, já com alguma segurança, partirá para outros materiais, mas quando o fizer já terá tido resultados, e outras experiências de animação, com o material inicial. Aí sim, a diferença será significativa.

Se me enganei na interpretação da sua escrita, as minhas desculpas. Mas, pessoalmente, gostaria de ter começado esta pesca há mais tempo e o tempo só nos dá as oportunidades que aproveitamos, depois..., passa, e muito rápido.

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 21:57 Quinta, 07 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #17 em: 11:10 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Interessa é começares, mesmo com o pau de vassoura se aprende.
Tens uma vantagem já tens algumas dicas para não começares do zero ( sim estou a falar da cana :-) )como eu e o Ernesto.
Eu começei na zero, rextail, saltiga, e mais tarde apostei em material de topo. Foi a melhor coisa que fiz pois é um material que não admite erros, o partir uma cana aconteçe num instante e numa fase inicial os erros são mais que muitos.
A power 4 é a Evergreen Posseidon #4, é uma das canas referência para esta modalidade. A #4 por ser a mais polivalente jigs até 200grs. Foram desenvolvidas por Mr. Yochi que é considerado o pai do Slow Jigging. São canas excelentes mas tens mais 2 marcas que foram a evolução destas e actualmente consideradas superiores, falo das Sea Floor Control e no topo as Deepliner. Os próprios jigs chinocas são imitações de jigs desenvolvidos por estas marcas. É uma modalidade pela qual me tornei aficionado pois exige de nós o maximo e uma constante evolução dai ser tão aliciante. Tive que repensar/evoluir tudo que fazia. Hoje em dia estou a fazer slow  entre 300-600m de profundidade e digo-te é alucinante tirares um bicharoco a unha destas profundidades. A qualquer momento temos um peixe que parte com tudo e a frustação é srsrsrsrsr vais para casa a pensar onde é que errei? faço e refaço os nós treinas o FG até mais não, e sim é o único que aguenta, dúvidas de ti e do material mas no dia a seguir ja estas pronto com mais uma melhoria feita. Dou te outro exemplo em que tens tudo pronto e o peixe espada atira-se ao entrançado a marca branca que nos indica os metros...e la foram 600m de entrançado do mais caro...resumo não usar multicolor :-)
Quero com isto dizer-te tal como o Ernesto não desistas de aprender Slow, como ele disse o tempo passa rápido demais e o teu orçamento dá perfeitamente para começares.
Deixo-te um link de uma marca em que te explica realmente bem o que deves fazer. Tive o privilégio de pescar e aprender com uma desta pessoas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #18 em: 11:35 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #19 em: 11:42 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
boas pantão, já experimentaste as jam da seafloor control? estava numa de dar o salto agora para uma melhor, e essa é a que tenho estado em mente. JAM JR603-3
mas gostava de ter algum feedback coisa que ainda não tive.
acredito que vindo da seafloor control seja muito bom. mas ajudava se alguem a conhecesse.

tens conseguido algumas capturas interessantes a essas profundidades?
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #20 em: 12:25 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Nunca pesquei com nenhuma, estão em pré venda na Malta ainda ponderei fazer uma reserva visto o preço ser bastante atrativo, mas entretanto pesquei com uma Garage Nagi e fiquei deslumbrado com a cana, para mim vem colmatar o que me falta da gama Logical, estou a espera que chegue!
Estamos a evoluir nestas profundidades com bons resultados, de momento penso estarmos mt bem preparados, o mar é que não tem permitido
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #21 em: 12:29 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs

A Gofishing são os únicos representantes Deepliner em Portugal
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #22 em: 13:09 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
garage nagi não conheço.

eu estava inclinado para a deepliner logical ou a jam. mais para a jam, visto que é um bocado mais barata e não deve ser muito inferior e já me permitia entrar numa gama de canas mais engraçada.

em relação ao tempo, sim, ele não está a ajudar nada não.

outra coisa, o que estavas a falar em relação ao multi?
 

Offline Ricardo Nunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6359
  • Agradecido: 903 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:21 Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #23 em: 14:21 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
@Pantao agora que falas na deepliner vejo muitas referências a essa marca pela gofishing. Acho que os barcos deles levam o material todo. Só trabalham com esses jigs

A Gofishing são os únicos representantes Deepliner em Portugal

Está explicado 😁
O sem medida devolvido de hoje é o tarolo de amanhã
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #24 em: 14:37 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Garage Nagi, Logical e Mania Fellows são todas da Deepliner.
 É uma gama exclusiva para o mercado Japonês, que se consegue só por encomenda. É uma gama ligeiramente mais barata que a Logical +-100 euros de diferença, são canas de 2 partes e que permitem alguns erros. Para High Pitch Jerk na profundidade a  #14 com jigs de 1kg é assombroso como trabalha.
A JAM acredito que seja boa, mas por uma diferença de preços tão baixa sem qualquer sombra de dúvidas que optaria por uma cana já com créditos no mercado a Posseidon ou Garage Nagi. Não acredito que sejam  extraordinárias pois quando algo desse género surge no mercado depressa se espalha e até agora nada...
O multi chegamos a uma conclusão, não pode ser multicolor pois o peixe espada ao animarmos o Jig o movimento da linha atraiu. O multicolor tem as marcas a branco a indicar os metros pensamos que seja ai que eles se atiram e cortam literalmente o multi, ou verde garrafa ou vermelho tinto.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #25 em: 19:43 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
obrigado pela ajuda.
eu já tenho um contacto de um senhor que tem a logical e a jam. vou tentar falar com ele para perceber.
entretanto quando souber alguma coisa digo.

de qualquer modo, depois quando tiver uma ideia mais formada também posso deixar aqui o que me disseram.

em relação à posseidon conseguiste comprar em portugal?
a logical, na go fish não é muito acessivel, mais de 200 euros que a jam, tem algum sitio que possa adquirir sem ser la de confiança?
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #26 em: 23:35 Sexta, 08 de Novembro de 2019 »
Podes mandar vir da Grécia na Efishing mas o preço é o mesmo.
A Poseidon veio de lá.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #27 em: 16:34 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
vou tentar ver.
mas a escolha parece que está a recair para a poseidon depois de ter falado com mais algumas pessoas.
quem tem a jam, disse-me que a cana era muito boa mas muito técnica... não percebi a 100 % o que ele quis dizer.
entretanto recomendou falar com um senhor que tem varias deepliner e evergreen. vamos ver... não queria gastar 600 paus numa cana, não faço tantas vezes jigging. pode ser que até comece a fazer mais vezes.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #28 em: 22:22 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
Penso que essa pessoa pesca comigo :-)
Qualquer uma destas canas é muito técnica, deepliner ou evergreen, são feitas exclusivamente para animar o jig, o peixe sai exclusivamente com o carreto, tens que ter um carreto ao nível da cana, não vale a pena inventar, em baixo deixo te um link em que podes ver como Tsutsumi com uma Garage  Nagi trabalha o peixe.
Eu tenho a evergreen #4 a cana é espetacular, mas...deepliner  é enorme a diferença, são canas muito mais evoluídas. É difícil explicar mas a ligação pescador/cana jig e feita de uma forma muito simples e fácil.
Falamos de patamares de 500-700 euros em que só tu puderas decidir.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #29 em: 23:20 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
carretos... já tenho... achei que era mais fácil começar por bons carretos e depois passar para a cana...
com a 4 estás a pescar em que gramagens e profundidades, ou onde achas que é a faixa dela?
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #30 em: 23:33 Domingo, 10 de Novembro de 2019 »
não puseste o link
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #31 em: 09:44 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Esqueci -me,  ja esta !
 A #4 uso max 250 grs, até 90-100m.
Para os mesmos # as posseidon são mais "rijas"
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #32 em: 09:45 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #33 em: 12:40 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Bom dia Pessoal.

Um video interessante, uma cana, sem dúvida com um trabalho interessante, não tão visível devido a estar a trabalhar com a linha significativamente fora da vertical.

Chamaram-me a atenção dois pormenores:

1. A amostra está a ser animada com a linha bastante fora da vertical, o que quer dizer que nem sempre é na vertical que se consegue capturar, embora a melhor forma de trabalhar as amostras seja na vertical. Tenho ideia também que aquelas amostras sub compridas e arredondadas são as mais indicadas para trabalhar com corrente, ou com a linha sem ser na vertical, e, consequentemente, à deriva (Free Drifting), em dias de deriva mais rápida.
2. O ataque à amostra ocorre no momento em que, após largar linha, o pescador enrola para retomar contacto com a acção. Verdade que já me aconteceu, e já vi acontecer, bastantes vezes. Ou seja, nem me parece que, neste ataque, tenha existido uma acção intencional do pescador, sendo a amostra, com o seu movimento de queda, e consequente paragem para iniciar a acção, que despoletou o ataque. Não sei até se o peixe não terá atacado antes do pescador retomar o controlo da linha.

Dois pormenores que nos fazem pensar que o material é muito importante, mas as condições de cada dia, as escolhas de pesqueiros e o controlo da embarcação, em cada jornada, têm influências significativas na acção de pesca e, consequentemente, nos resultados. Assim sendo, temos aqui mais uma achega para que o Pedroko não deixe de se iniciar só porque não vai querer adquirir material de topo.

Quanto à forma de recuperar o peixe, razão principal da escolha do video, a maior parte destas canas, com peixes maiores e / ou mais lutadores, segundo os mais entendidos, é assim que devem trabalhar, pois, embora potentes, destinam-se muito mais a executar e facilitar a animação da amostra do que a lutar, elevadas, com peixes de maior envergadura. Muitas poderão quebrar-se se tal acontecer e lá se vão umas centenas de euros.

Dentro das minhas limitações, é o que me parece, fica à Vossa consideração.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #34 em: 13:42 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
É isso Ernesto, a amostra em questão é a Spy narrow
Quando o peixe é mais lutador ainda temos um posição que devemos assumir e fisicamente menos desgastante.
Uma perna fora da amura e cana na vertical para baixo ( não aconcelhável a quem pesca sozinho!)
 

Offline Joaol

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 929
  • Agradecido: 212 vezes
    • Fátima
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:51 Quinta, 15 de Setembro de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #35 em: 14:40 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Não conhecia nada disto é um mundo à parte sem dúvida, com este tipo de técnica é preciso mesmo ter uma boa linha e que transmita muita confiança, não há grande amortecedor entre a o peixe e o carreto, talvez  o leader mas para estes exemplares deve ser quase insignificante, espectacular sem dúvida!
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #36 em: 17:49 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
por acaso foi a primeira coisa que me chamou à atenção Ernesto. é na vertical que se deve, mas não é sempre na vertical que se apanha. o meu 1º pargo dourado a linha estava bem espiada. e por falar em canas... foi numa barros 0

joão, em relação a amortecimento, o trabalho é 99% do carreto e não da cana ou linha.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #37 em: 19:06 Segunda, 11 de Novembro de 2019 »
Boa noite Pessoal

Ainda relativamente a pescar à deriva (free drifting), e aos materiais e animações utilizados com sucessos, deixo, para quem ainda não conheça, esta consulta - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - que, para além da escrita contém este video: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O mar não deixa pescar e podemos ir aprendendo e sonhando. :)

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #38 em: 14:21 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Olá bom dia.

Esse video está muito interessante.

Ontem fui mais uma vez e a questão do free drift é bem real nas condições em que pesco especialmente nas marés mais vivas. Ontem por exemplo já nos cartuchos finais, estava muito complicado fazer o jig bater no fundo. Tenho que investir em jigs com formas tipo lápis para chegar ao fundo, podem indicar me alguns modelos com preços acessíveis para estas situações?


Ontem ainda saíram 4 robalos ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #39 em: 15:54 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Para uma descida rápida há que vencer a resistência hidrodinâmica, pelo que, principalmente o formato da amostra, a espessura da linha, em uso, e o peso, jogarão a favor ou contra. Tudo isto se deverá equilibrar atendendo ainda à profundidade a que se pesca, sendo óbvio que, quanto maior a profundidade, mais prolongado será o tempo de descida.

O pormenor da espessura da linha é extremamente importante, pois, com corrente, ou deriva rápida, esta talvez seja a maior influência, em termos da velocidade de descida. Ainda quanto à espessura do fio, não podemos perder de vista o equilíbrio na relação: velocidade de descida / peso e formato da amostra / fiabilidade do conjunto cana e carreto / profundidade a que se pesca / velocidade da deriva / exemplares que esperamos ou procuramos. Ou seja, se uma linha mais fina, tudo indica, nos permite ter mais ataques e ferragens devido a permitir descidas mais rápidas e consequentemente melhores animações da amostra, não adianta ferrar peixe que depois não conseguimos capturar porque exagerámos na diminuição da espessura da linha, sendo que, neste caso, para além do peixe, também se perde a amostra, os anzóis, e alguma linha (por vezes bastante).

Considerando o acima referido, as 3 amostras que descem rápido e pairam, quando no fundo ou na coluna de água, se levantam e deixam cair, e que tenho usado com algum sucesso são, por ordem de preço, de mais barato, para mais caro:

A Barros Giddy, em 160 ou 220g: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A Vega Bulldog, de 80 a 200g, várias cores: Catálogo Vega: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, página 44
A Saltiga SK, penso que de 60 a 250g: [https://www.daiwa.com/us/contents/lure/skjigs/index.html][/url]. Esta a mais cara das que referi, tendo em conta pesos idênticos.
Sobre esta última amostra importa ainda referir que, quer o fio, quer os anzóis de assistência, por os achar um pouco grossos, costumo substituí-los, por fio mais fino e anzóis mais leves.

Tem ainda uma outra amostra, já testada por mim com resultados, esta um pouco mais cara e que já não é fácil encontrar, em 110, 150 e 200g: A Aile Flash TB da Duel - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Importa referir que estas são as que já testei, com resultados positivos. Não coloco em causa, quaisquer outras, de preços idênticos, ou mais caras, que não tenha testado.

Referir ainda que, de todas as que sugeri, a mais parecida com a Spunky (a do filme), é a Saltiga SK. Também que as profundidades, em que tenho pescado, andam entre os 30 e os 120 metros, sendo normal pescar com jigs, de 60 a 150g, em profundidades dos 30 aos 70 metros, com derivas lentas, ou nem tanto; e, 150 a 300g, em profundidades superiores, nas mesmas condições de deriva, sendo que, quando esta é muito rápida, procuro profundidades mais baixas e por vezes prefiro usar vinis com cabeçotes de peso adequado.

O Pantão, aqui há tempo também me sugeriu uma outra amostra em conta, mas já não me lembro qual é. Penso que ele, logo que por aqui passe, deixará alguma opinião sobre o assunto.

Para já fica assim, estamos cá para "cenas dos próximos capítulos".

Parabéns pelos Robalos.

Abraço

Ernesto

« Última modificação: 16:12 Segunda, 25 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Nunes

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #40 em: 16:55 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde Pedroko.

Ainda sobre as amostras que o Pantão me referiu, fui dar com elas e acho que são estas: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre, com a nota que também trabalham a subir e são adequadas para maiores profundidades.

Na verdade já adquiri uma delas para testar. Aguardo que a meteorologia e o tempo livre se relacionem para que o possa fazer.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #41 em: 20:16 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Boa tarde malta,
Concordando na generalidades com o que o Ernesto aqui explicou, acrescento so que algumas amostras, e estas em concreto, parecem descer mais rapido com uma ligeira tensão na linha.
Quanto aos preços, e nas lojas em que compro, tenho ideia de que as vega sao mais em conta que a Giddy da Barros, para alem de tambem serem mais faceis de encontrar e em muito maior variedade de cores.
Ja sobre as daiwa aqui faladas, tambem uso, pese embora o preço😇no entanto nao troco os assists que trazem, talvez por preguiça😅😅mas é verdade que oenso que se um daqueles anzois agarrar bem o fundo nunca mais o consigo abrir😵😵😵 mas nao noto grande diferença para outros.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #42 em: 22:49 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
Olá obrigado pelas dicas.

Relativamente à sk da daiwa, foi a primeira que comprei na versão de 110 gramas e sim os anzóis são realmente grossos. É uma zagaia com a qual tenho tirado robalos e bailas, os anzóis até à data não apresentam um pingo de ferrugem e continuam a picar bastante. Gosto muito dessa amostra é quase que amuleto para mim, acho tem esse estatuto porque me acompanha desde a primeira incursão que fiz nesta pesca,  já me deu boas alegrias... e melhor ainda, por cá anda sã e salva hehe. Agora saiu uma cor que ainda não tinha visto e que gostei muito que se chama black shiner:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Para esta estou a pensar montar 2 double assist hooks com os cultiva jigger light JF-25 2/0. Gostei muitos destes anzóis, são finíssimos e picam que doi. Nos outros acessórios como é o caso dos split rings e das anilhas solidas ando a ver se me fixo numa marca/tamanho para universalizar a coisa. Já vi várias opções no aliexpress mas temo pela sua qualidade. Para já tenho para gastar umas que comprei totalmente às escuras, split rings da mustad tamanho 6,4 10pcs  17 kg que custaram 1,30 e anilhas da bluefox  tamanho 4,5mm para 120kg 6 pcs por 1,20euros... a discrepância entre os kgs aguentados por cada um destes acessórios é significativa... o elo mais fraco é mesmo o split ring se calhar aí tenho que procurar uma coisa mais resistente ou não, se calhar são as anilhas que são exageradamente fortes ( dada a sua concepção claro, afinal de contas são pesa única e sólida). Já percebi que estas anilhas podiam eram ter o seu perfil mais redondo, nestas parecem ser um bocadinho espalmadas o que pode numa situação de stress cortar a linha do assist. Se calhar até não é mau porque se prender no fundo prefiro perder o anzol do que perder a zagaia.

Comprei e já com resultados a gomoku koika de 80gramas versão cinzenta com listras brancas e barriga vermelha. O que notei a brincar com ela junto da superfície foi que com a linha tensa desce bem depressa mas se lhe dou a folga toda,  caí bem devagar, é talvez a mais errática que tenho ( mas também não tenho muitas ;O)

Em relação ao conjunto cana carreto continuo a pescar com o material de desenrascar. Decidido para já só mesmo o carreto, um daiwa bg na sua versão 4000. Apresentaram me na loja a gama bloody da Hart para jigging,  pareceram me boas canas mas pronto são mais uma opção a juntar ao mar de outras opções.











« Última modificação: 22:53 Segunda, 25 de Novembro de 2019 por Pedroko »
 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #43 em: 23:59 Segunda, 25 de Novembro de 2019 »
As amostras que referi ao Ernesto, são  para slow jigging, bons resultados consistentes não vais ter nas condições que mencionas. Tens que alterar tudo conforme te disse num post acima.
A insistir no que fazes eu só usaria a  Glaze da Hart em Hight Pitch.
Com preços acessíveis, faz uma pesquisa na net por "funadaiko" são cópias chinocas dos jigs de marca mais conhecidos. É certinho a enviar e a qualidade é  muito aceitável.

 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #44 em: 10:42 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde malta,
Concordando na generalidades com o que o Ernesto aqui explicou, acrescento so que algumas amostras, e estas em concreto, parecem descer mais rapido com uma ligeira tensão na linha.
Quanto aos preços, e nas lojas em que compro, tenho ideia de que as vega sao mais em conta que a Giddy da Barros, para alem de tambem serem mais faceis de encontrar e em muito maior variedade de cores.
Ja sobre as daiwa aqui faladas, tambem uso, pese embora o preço😇no entanto nao troco os assists que trazem, talvez por preguiça😅😅mas é verdade que oenso que se um daqueles anzois agarrar bem o fundo nunca mais o consigo abrir😵😵😵 mas nao noto grande diferença para outros.


É verdade João.

De facto as Vega, embora sem grande diferença, para um mesmo peso, são mais em conta que as Barros.

Sobre os anzóis da Saltiga SK, não tenho dúvida que capturam, mas não gosto muito do peso que têm, nem da maleabilidade do fio. Tenho a ideia que um fio rijo tende a soltar-se melhor de arroçhanços, quando forçamos e soltamos rápido. Mas lá está..., são daquelas coisas que só testando e comparando, coisa que ainda não tive tempo para fazer.
Mas sem dúvida que são bons anzóis.

Na verdade..., qualquer amostra, com montagens diversas, acabará por capturar num qualquer dia, em determinadas condições, saber quais é que é mais difícil.


Sobre Split Rings (Argola tipo porta chaves) e Solid Rings (argola fechada), uso os da Vega, em 120 / 150 lbs, se não me engano.
Os Split Rings são de secção rectangular e muito unidos, o que me agrada.

Split Rings:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Solid Rings:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Abraço

Ernesto
« Última modificação: 10:54 Terça, 26 de Novembro de 2019 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #45 em: 12:03 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
o problema maior é que o mar teima em dar muito poucas tréguas...

 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #46 em: 12:10 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o problema maior é que o mar teima em dar muito poucas tréguas...



Para a embarcada, já chateia!

A 4 a 5 dias de distância, parece que vamos ter uns dias bons..., a um ou dois dias de distância, vira tudo outra vez.

É muita conversa disto e daquilo, mas pescar..., esquece!

Já estou a ficar má companhia >:D.

Não está fácil.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Conjunto jigging
« Responder #47 em: 12:25 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o problema maior é que o mar teima em dar muito poucas tréguas...



Para a embarcada, já chateia!

A 4 a 5 dias de distância, parece que vamos ter uns dias bons..., a um ou dois dias de distância, vira tudo outra vez.

É muita conversa disto e daquilo, mas pescar..., esquece!

Já estou a ficar má companhia >:D.

Não está fácil.

Abraço

Ernesto
Boas . Mestre. O pior é que depois começa a vir a coceira
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #48 em: 12:31 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o problema maior é que o mar teima em dar muito poucas tréguas...



Para a embarcada, já chateia!

A 4 a 5 dias de distância, parece que vamos ter uns dias bons..., a um ou dois dias de distância, vira tudo outra vez.

É muita conversa disto e daquilo, mas pescar..., esquece!

Já estou a ficar má companhia >:D.

Não está fácil.

Abraço

Ernesto
Boas . Mestre. O pior é que depois começa a vir a coceira


Eu já nem me coço, senão arranho-me todo.  :LooooL2:

Acho que vou ter de ir na mesma, a ver se à última da hora consigo molhar linhas. Que coisa!?

Abraço.
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: Conjunto jigging
« Responder #49 em: 12:37 Terça, 26 de Novembro de 2019 »
Tem que fazer conforme se fazia antigamente aos bebés , quando tinham varicela . As mãos dentro de um par de luvas , e eram atadas , para eles não se coçarem :LooooL2:
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #50 em: 21:27 Quarta, 27 de Novembro de 2019 »
Pessoal relativamente a material, já terão por acaso ouvido falar da marca Tailwalk?
 


 

Offline pantao

Re: Conjunto jigging
« Responder #51 em: 23:16 Quarta, 27 de Novembro de 2019 »
Sim já. Gofishing, mas só ouvi falar, usar nunca vi ninguém ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Conjunto jigging
« Responder #52 em: 12:14 Quinta, 28 de Novembro de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pessoal relativamente a material, já terão por acaso ouvido falar da marca Tailwalk?
 




Por acaso já tinha ouvido falar. Têm as Kabura Glaucetas para Slow Jigging, do tipo que se pode ver aqui: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre.

Já testei a SJ01..., desce lento, e a pairar, e também trabalha bem a subir. Abana-se toda. Não cheguei a capturar nada com ela, para além de Carapaus, e, numa das idas abaixo ficou lá. Entretanto não adquiri mais nenhuma, muito por sentir que descia lento e capturava muito peixe desinteressante. Agora..., que trabalha bem a subir e a descer, não tem dúvida.

A Casa Pita em Setúbal, também as tem.

Mas, em termos de amostras, a variedade sendo enorme, tanto verdadeiras, quanto cópias, que mais vale tentar ter 3 ou 4 tipos diferentes, em termos de acções, pesos e cores, e ir testando conforme as condições de cada dia, as profundidades e etc., do que andar sempre à procura.
Penso que, ao comprar amostras devemos tentar pensar como o peixe as verá, quando animadas de determinada maneira, e não como nós as vemos, se formos capazes, coisa que nunca sabemos bem se somos. :)

Bom será, também, que as testemos com várias animações à vista, tentando perceber o que fazer com a cana, para que se comportem da mesma maneira à profundidade a que pescamos.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Conjunto jigging
« Responder #53 em: 08:43 Quarta, 19 de Fevereiro de 2020 »
Confirmo , os jigs da funadaiko são bastante porreiros. Demoraram a chegar mas parecem ter qualidade. O fornecedor ofereceu um pacote de single books e um biasto.

Já pesquei com eles e safaram uma saída. Vou ficar atento ao desgaste da pintura. Os que comprei vieram com triplos,  poderei vir a substituir por singles qd começarem a apresentar sinais de desgaste. Ferrugem ainda não apresentam ao contrário duns que vieram num jogo da vega usado uma vez.

 

Offline carlos filipe

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 252
  • Agradecido: 82 vezes
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Conjunto jigging
« Responder #54 em: 17:54 Quarta, 19 de Fevereiro de 2020 »
então e o que acabaste por comprar dentro de cana e carreto?
 

Offline RicardoD

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
  • Agradecido: 12 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:41 Domingo, 09 de Setembro de 2018
Re: Conjunto jigging
« Responder #55 em: 12:14 Sexta, 08 de Outubro de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No teu caso e nas condições que descreves iria para o chamado "light jigging" em que com o teu orçamento vais conseguir bons resultados e consegues pescar o dia todo. Dentro dos 250€ aconselho a Gomuku Light Jigging (cor branca), tens que mandar vir de fora +-100E.  Cá tens uma muito boa a Nissin Japan Lioness LG-B66M LIGHT JIGGING +-160E

Desde já peço desculpa pelo desenterranço do tópico.

Estou à procura de uma cana de light jigging para pesca em estuário, e encontrei este tópico com bastante informação.
Procurei pelas canas referidas, e presumo que a "Gomuku Light Jigging" seja a Storm Gomoku Erito, e esta só a consigo encontrar à venda na Australia; a alternativa que encontro é a Storm Gomoku Belize, que é semelhante e mais recente, mas que não sei se partilha a qualidade da Erito.

Para além destas canas, e dentro do mesmo valor (a Belize encontra-se entre os 115 e 150€ lá fora) , há alternativas? Alguma Barros Zero com qualidade semelhante?

Abraço.

Ricardo


 

 

* Tópicos Recentes

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [Hoje às 16:22]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [Hoje às 12:06]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]