collapse

Autor Tópico: fluorcarbono á noite.  (Lida 3661 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
fluorcarbono á noite.
« em: 16:20 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Ontem por acaso na casa de pesca , houve uma discussão saúdavel, pois a minha opinião é que á noite o fluorcarbono em termos de invisibilidade é igual a um mono ou um biomponente( ou seja para mim á noite todos os gatos são pardos), mas outros pesdcadores discordam e dizem que tem influencia a invisibilidade do fluorcarbono mesmo á noite. Qual a vossa opinião??
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #1 em: 16:39 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
"À noite todos os gatos são pardos" mas só para os olhos dos homens, os bichos distinguem-se entre eles na mesma.

Se for para pescar noite de lua nova e sem iluminação publica por perto, de certeza que tanto faz em termos de visibilidade (há outros factores como a flutuabilidade que podem ter influência). Mas se fores acrescentando luz, já não sei se será igual. Há peixes com olhos bastante grandes capazes certamente de ver muito para além da nossa capacidades em termos de iluminação.

Mas se é suficiente para ter influencia não sei, como assim já se pesca há milénios e mesmo o nylon só tendo uns 80 anos nunca se deixou de tirar peixe (genericamente falando, que eu (se for à pesca) é só grandes)
 

Offline AJorge73

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 210
  • Agradecido: 44 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:45 Segunda, 13 de Março de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #2 em: 16:53 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
A mim sempre me venderam a utilização do FC à noite não pela invisibilidade (os tais gatos...:-D) mas pelo comportamento.
Acredito que haja diferenças na visibilidade, se são relevantes ou não, não faço ideia.

 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6406
  • Agradecido: 1417 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #3 em: 17:33 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Á noite também uso fluorcarbono, mas apenas pela rigidez, não pela invisibilidade.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #4 em: 17:46 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Para mim um dos factores que me influenciam na sua utilização é e a sua facilidade em os voltar a ter "sem vicios" - (consegue-se tirar a sua memória) novamente se encaracolarem e enrodilharem... basta esfrega-los nas calças esticados... voltam a ficar quase "novos"... além da sua resistência aos roces.

Em termos de visibilidade, também acredito que sejam mais invisíveis, mas não é o factor mais relevante!
Afonso
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Nelson Peres, Rafa

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #5 em: 18:17 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Inserir Citação (seleção)
Para mim um dos factores que me influenciam na sua utilização é e a sua facilidade em os voltar a ter "sem vicios" - (consegue-se tirar a sua memória) novamente se encaracolarem e enrodilharem... basta esfrega-los nas calças esticados... voltam a ficar quase "novos"... além da sua resistência aos roces.

Nem todos. E também existem monos onde isso se passa.

Normalmente uso sempre fluor nos estralhos, seja dia ou noite e independentemente das condições.
Também já usei monos, e não notei grandes diferenças. Apanhei peixe e gradei em ambas as situações.

Com noites de luar, mares parados e aguas lusas, acredito que possa fazer a diferença. Mas se existir peixe no pesqueiro, não é por aí que não deixes de apanhar, ou vice versa.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #6 em: 19:20 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Eu deixei de usar fluorcarbono porque nem de dia consegui associar o seu uso a mais ou menos capturas em relação ao nylon normal, mas pronto, volta e meia lá compro um fluorcabono do mais baratos. Quanto á questão do uso á noite...epá...eu quero lá saber  ;D Desde que tenha o isco no anzol está tudo bem.
Nelson Peres
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #7 em: 19:46 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Utilizo, unicamente, pela resistência à abrasão e só em águas interiores. É claro que essa resistência à abrasão também depende muito da qualidade do fluorocarbono.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #8 em: 19:49 Quinta, 18 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Para mim um dos factores que me influenciam na sua utilização é e a sua facilidade em os voltar a ter "sem vicios" - (consegue-se tirar a sua memória) novamente se encaracolarem e enrodilharem... basta esfrega-los nas calças esticados... voltam a ficar quase "novos"... além da sua resistência aos roces.

Nem todos. E também existem monos onde isso se passa.


Falas do Sunset Amnesia??? Quais os diâmetros que mais utilizas? A sua resistência parece-me tão baixa!... só comprei uma bobine de 20 LB que é um 0,49 ... pouco pesquei com ele...
Afonso
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #9 em: 09:42 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Tenho 3 medidas. 4.5 - 6.9 e 9.10 Acho que é isto.
Agora não tenho utilizado muito, mas para surfcasting é uma boa linha para estralhos. Têm quase todas as características que se pede a uma linha para estralhos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline pantao

Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #10 em: 10:11 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
De La Hoya
Todos nós admiramos os Japoneses no mundo da pesca a nível de produtos, qualidade e técnicas de pesca.
Penso que a melhor resposta é a seguinte, eles usam redes de flourcarbom há muitos anos, por cá nunca vi.
Se um Seaguar fxr custasse 2 euros deixariamos de ter essa dúvida...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: De La Hoya

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #11 em: 10:37 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Para mim um dos factores que me influenciam na sua utilização é e a sua facilidade em os voltar a ter "sem vicios" - (consegue-se tirar a sua memória) novamente se encaracolarem e enrodilharem... basta esfrega-los nas calças esticados... voltam a ficar quase "novos"... além da sua resistência aos roces.

Nem todos. E também existem monos onde isso se passa.


Falas do Sunset Amnesia??? Quais os diâmetros que mais utilizas? A sua resistência parece-me tão baixa!... só comprei uma bobine de 20 LB que é um 0,49 ... pouco pesquei com ele...

E o Yuki Invisible 3G também é igual em termo de memória, mas muito mais resistente.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #12 em: 11:06 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
De La Hoya
Todos nós admiramos os Japoneses no mundo da pesca a nível de produtos, qualidade e técnicas de pesca.
Penso que a melhor resposta é a seguinte, eles usam redes de flourcarbom há muitos anos, por cá nunca vi.
Se um Seaguar fxr custasse 2 euros deixariamos de ter essa dúvida...



Pois, mas o custo do material pode ser diferente e depois funcionar o marketing, mas cm o nelson disse, eu tanto tiro peixes iguais com mono como com fluor, e a minha questão era se á noite a questão de a invisibilidade se mante´m.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline pantao

Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #13 em: 11:43 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Em mono e noite só uso a Sunset, tem muitas boas características mas a nivel de invisibilidade há muito melhor.
É uma linha baça logo tem bastante visibilidade e faço capturas, logo concluo que fluorcarbono á noite por a questão da invisibilidade não justifica.
 

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1394
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #14 em: 13:55 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ontem por acaso na casa de pesca , houve uma discussão saúdavel, pois a minha opinião é que á noite o fluorcarbono em termos de invisibilidade é igual a um mono ou um biomponente( ou seja para mim á noite todos os gatos são pardos), mas outros pesdcadores discordam e dizem que tem influencia a invisibilidade do fluorcarbono mesmo á noite. Qual a vossa opinião??

Eu só uso fluor de dia e em noites de lua cheia... Em todas as outras noites, é nylon... Posso dizer que as capturas são exactamente iguais... Agora o mesmo não se pode dizer acerca da comparação fluor/nylon de dia...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: José L. Guerreiro

 

* Tópicos Recentes

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [Hoje às 19:18]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 17:52]

Robalo de Primavera por Zagaia [Hoje às 16:48]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [Hoje às 14:35]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [Hoje às 08:19]