collapse

Autor Tópico: fluorcarbono á noite.  (Lida 3624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #15 em: 14:56 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ontem por acaso na casa de pesca , houve uma discussão saúdavel, pois a minha opinião é que á noite o fluorcarbono em termos de invisibilidade é igual a um mono ou um biomponente( ou seja para mim á noite todos os gatos são pardos), mas outros pesdcadores discordam e dizem que tem influencia a invisibilidade do fluorcarbono mesmo á noite. Qual a vossa opinião??

Eu só uso fluor de dia e em noites de lua cheia... Em todas as outras noites, é nylon... Posso dizer que as capturas são exactamente iguais... Agora o mesmo não se pode dizer acerca da comparação fluor/nylon de dia...



Sim mas isso eu tb tenho a mesma opinião.
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19446
  • Agradecido: 1156 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #16 em: 23:07 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »

 Eu uso fluo em todos os estralhos, quer dia quer noite, em dadas circunstâncias uso o Amnesia.(estralhos para curricar)

 O que procuro num estralho é, além da sua invisibilidade, o seu comportamento e, aí o nylon perde, encaracola todo e logo (quanto a mim) apresenta mal a isca.

  :fixe:

 
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #17 em: 23:23 Sexta, 19 de Outubro de 2018 »
por acaso, também só uso fluorcarbono nos estralhos, é a linha mais adequada para os mesmos, independentemente da sua invisibilidade, quer de dia ou de noite,
 

Offline PedrofrDuarte

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 17 vezes
    • Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:41 Sexta, 16 de Setembro de 2016
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #18 em: 19:49 Sábado, 20 de Outubro de 2018 »
Só uso fluorcarbono em estralhos. Mais pelo comportamento que a invisibilidade.
Bons lances.
Pedro Duarte
 

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #19 em: 19:58 Sábado, 20 de Outubro de 2018 »
No mar só uso estralhos em fluorcarbono, mas aos achegãs uso no carreto.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline omagico

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 239
  • Agradecido: 9 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:23 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #20 em: 21:03 Domingo, 28 de Outubro de 2018 »
Em toda a minha ignorância nao vejo diferenca nenhuma entre o fluor e o mono a nao ser no preco a cada passo compro só por descargo de consciência,  mas vale o que vale
 

Offline FRAPE

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 567
  • Agradecido: 61 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:00 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #21 em: 21:42 Domingo, 28 de Outubro de 2018 »
É difícil encontrar num mono, que fique tipo "arame" que se encontra num fluorcarbono bom, a tendência no mono, é enrolar mais e criar com mais facilidade memoria. dai a escolha do fluor para estralhos.
 

Offline vlado61

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 27
  • Agradecido: 4 vezes
    • Kidderminster
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:01 Segunda, 29 de Outubro de 2018
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #22 em: 19:46 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Eu não uso fluorocarbono à noite. Os mergulhadores dizem que brilha no escuro e é mais visível que o mono!
 

Offline pantao

Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #23 em: 23:35 Sexta, 02 de Novembro de 2018 »
Uma coisa é certa , quando vou aos Gorazes a 300-400m de fundo, a luminosidade em alguns dias é zero, e usando flour há mais capturas.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #24 em: 00:17 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Boa noite,


Pantão, quando referes:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma coisa é certa , quando vou aos Gorazes a 300-400m de fundo, a luminosidade em alguns dias é zero, e usando flour há mais capturas.


Mais que a luminosidade parece-me que o que faz diferença é a densidade do fluorocarbono, pelo menos 1,7 a do nylon que faz com que este afunde melhor.

Tenho sérias dúvidas dessas coisas da visibilidade ou invisibilidade das linhas. Os peixes têm cérebro de ervilha, literalmente. Infelizmente, da maneira que o mar está o que eles lá mais devem ver é plástico. Acredito que a vantagem de um fluorocarbono e de um fio mais fino se prenda com a naturalidade da apresentação.


Olhem, é como os anzóis grandes e anzóis pequenos, a diferença que noto é que com anzóis grandes só apanho peixes com bocas grandes, mas qualquer robalo por mais minorca que seja lá vai. Com anzóis pequenos pesco também sargos, margotas, linguados... cavalas! e outros peixes com boca pequena. Uma experiência engraçada, se experimentarem pescar cavalas com um jig de 20 g com uma fateixa média grande não tiram nada. Se a trocarem por uma fateixa pequena de um jig de 10 g ou por um single hook pescam quase tanto como com um jig de 10g. E com o jig grande sentem os toques na mesma mas não fica nada. Acontece algo semelhante com as tainhas, é preciso que o anzol seja pequeno para ferrarem.
« Última modificação: 00:24 Sábado, 03 de Novembro de 2018 por Caseiro »
 

Offline pantao

Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #25 em: 00:23 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os peixes têm cérebro de ervilha

Neste caso não faz diferença nenhuma, tensos de 40cm, 0,6 de espessura com meia sardinha enfiada no anzol, tanto afunda o flour como o nylon, é mesmo a visibilidade da linha.
Quanto ao cérebro de ervilha discordo plenamente, olhas as douradas a comer, os sargos quando comem de lado, etc etc
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #26 em: 00:29 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Quando falo de cérebro de ervilha refiro-me ao volume. Quero dizer que não há um raciocínio complexo à volta do comportamento. A evolução preparou-os para desconfiarem de comportamentos atípicos por parte dos alimentos, sem que para isso seja necessário um raciocínio ou alguma versão primitiva disso mesmo.
 

Offline Caseiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 158
  • Agradecido: 75 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:40 Domingo, 19 de Novembro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #27 em: 00:36 Sábado, 03 de Novembro de 2018 »
Quanto à densidade e se tiveres um grande isco para um estralho de 40cm, talvez não faça diferença, mas se o isco não for assim tão grande faz uma enorme diferença, já que à medida que aumentas a profundidade um objecto de determinada densidade vai ter cada vez mais tendência a flutuar. A 400m sem isco imagino que o estralho deva ficar na vertical, paralelo à madre. O facto de estares, ou não, em movimento também fará diferença.

Não tenho a certeza se esta densidade 70% superior será assim tão insignificante a tamanhas profundidades.

Podes ver neste artigo,que é sobre atuns e pássaros (lol), Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre , que concluem que:
The sinking speed of the hook with fluorocarbon line was 1.6 times faster than that with polyamide monofilament.

Mas há mais física e muito menos psicologia nas causas dos maiores ou menores sucessos. A maior parte da psicologia é das nossas cabeças.
« Última modificação: 00:47 Sábado, 03 de Novembro de 2018 por Caseiro »
 

Offline antoniopereira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 7531
  • Agradecido: 750 vezes
  • O mar é vida! Conserva-o limpo
    • olivais -lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:16 Sexta, 08 de Setembro de 2017
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #28 em: 12:28 Quinta, 29 de Novembro de 2018 »
Boas. A indivisibilidade do fio  fluorcarbono torna-se invisível    dentro de água se o sol incidir na água . Ou seja se houver  luminosidade para  o efeito .Por isso usar um 0.25 ou um 0.40 há noite é igual  . Embora existem peixes com uma boa visão nocturna. Em todo o caso se tiverem dúvidas se o fio é fluorcarbono  ou não , existe um processo muito simples de fazer. Pegam na ponta do fio e com isqueiro queimam essa ponta . Se a ponta  ficar  negra o fio é de fluorcarbono , senão ficar não é. Existe   por aí mutuo fio há  venda que diz fluorcarbono  e fluorcarbono só têm o nome 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Xenas

Offline Antonio.Silva

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1393
  • Agradecido: 475 vezes
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:58 Quarta, 20 de Maio de 2015
Re: fluorcarbono á noite.
« Responder #29 em: 13:38 Quinta, 29 de Novembro de 2018 »
Este tópico tornou.se muito interessante... Da eventual invisibilidade das linhas, já vamos para a densidade da linha e consequente descida da linha na água, torna.se interessante analisar a teoria das coisas.
Agora, na prática?
Tal como já disse uso fluor de dia e mono de noite, os resultados são os mesmos, aliás, de noite há melhores capturas.

Tive a curiosidade de no verão passado pescar com 2 canas às douradas (coisa rara, normalmente é só com 1), uma com chumbada de pato fixa e outra a correr. Na fixa  tinha fluor na a correr tinha mono. Ora, em termos de sinal de peixe não houve qualquer diferença, elas tanto iam com mono como com fluor. A diferença que eu notei foi a nível de ferragem, mas isso é devido à montagem em si, o que para aqui não é de todo relevante.

Agora a grande desvantagem que eu notei, no fluor usava/uso 0.40mm (e às vezes 0.5), enquanto que mono tem de ser no máximo 0.3mm. Ora, qualquer um consegue perceber que se torna arriscado pescar às douradas com uma linha tão fina no estralho, principalmente quando aparecem exemplares de 4 e 5 kg...
De noite, a história já é outra. Uso mono 0.45 e eventualmente fluor (mais raro) e independentemente do fio, as capturas são iguais/idênticas.

Resumindo, o uso de mono/fluor é mais por uma questão de segurança do que propriamente invisibilidade (se bem que está inerente), permite usar um fio mais grosso e dar uma maior fiabilidade.

Houve um colega que falou que os fios mono encaracolam muito. Permita que discorde em parte... Há monos que são péssimos, sim... Mas há outros muito bons (e não é preciso ir para fios caros e xpto). Há um fio da decathlon, o amnésia (não enrola por nada, gosto muito) e há um da sufix, o ultra knot (para mim é o melhor mono para estralhos, é a minha principal preferência).
« Última modificação: 13:40 Quinta, 29 de Novembro de 2018 por Antonio.Silva »
 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]