collapse

Autor Tópico: Chumbadas Luminosas  (Lida 5031 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Chumbadas Luminosas
« em: 16:49 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Num destes fins de semana estive a fazer umas chumbadas luminosas para a embarcada.
O resultado foi este.
Agora só não sei quais as situações em que as devo utilizar.
Alguem já tem usado? Como?

Uma ajudinha, que entretanto devo ir mandar isto para o fundo!
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #1 em: 16:54 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Num destes fins de semana estive a fazer umas chumbadas luminosas para a embarcada.
O resultado foi este.
Agora só não sei quais as situações em que as devo utilizar.
Alguem já tem usado? Como?

Uma ajudinha, que entretanto devo ir mandar isto para o fundo!

Podes usar quando:
1. pretendas atrair peixes mais curiosos, acho que o carapau e boga por exº
2. quando não estiveres a apanhar nada, é tipo ultimo recurso, pode ser que lá vão alguns por isso, ou não mas é uma tentativa.

é o pouco que sei acerca do assunto, e se é que estou certo.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #2 em: 18:24 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Tópico interessante, vou seguir para saber as opiniões do pessoal. ;)
 

Offline pedrodasilva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 108
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:54 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #3 em: 19:01 Segunda, 24 de Março de 2014 »
Boas, nunca usei, no entanto tenho um colega meu que usa essencialmente quando começa a dar besugos e rulamas...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #4 em: 23:22 Terça, 25 de Março de 2014 »
Então pessoal?! Está tudo a guardar segredo?  O0
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #5 em: 23:33 Terça, 25 de Março de 2014 »
Realmente Nuno, parece que está tudo a guardar segredo!! É um tópico interessante sem duvida pena não haver mais opiniões.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #6 em: 23:53 Terça, 25 de Março de 2014 »
Viva Nuno Xavier

Não é uma questão de guardar segredo, parece-me muito mais a dificuldade de opinar sobre tal.

Relativamente às chumbadas coloridas, em tempos usei-as por norma em vermelhos e brancos misturados na mesma chumbada (uma parte branca e outra vermelha, em formatos irregulares).

Tudo começou como experiência, mas se já capturava ou não, continuei a capturar ou não.

Um dia, lá no Porto de Recreio de Sines, lembrei-me de uma brincadeira... em certos locais onde se via o fundo, se agarrasse numa pedra e a atirasse, os Sargos que não se viam por ali, apareciam por todo o lado em direcção ao barulho e movimento criados pela queda e afundamento da dita pedra, para minha diversão. Assim chegavam e assim se dispersavam sem ligarem à dita pedra, nesta altura já depositada no fundo.

Resolvi então perder o amor a uma chumbada com as cores que descrevi e usá-la como se pedra fosse. Desta vez os Sargos apareceram mas não se foram embora sem antes se dirigirem a esta "pedra" e a investigarem, podendo por tal afirmar-se que algum influência da cor pode ter havido, suscitando a curiosidade superior neste caso.

Estamos no entanto a falar duma profundidade onde a luz do Sol penetra intensamente, não se sabendo se o mesmo acontecerá pela cor, a profundidades mais importantes e com águas menos lusas, face a esta espécie ou outras.

Certo é que mantive o uso das ditas chumbadas, até que um dia o larguei, pelo preço mais alto que custavam e não sentido que a produtividade em termos de resultados valesse a pena.

Pessoalmente, acho que se caírem num local onde o peixe esteja próximo poderão, pela curiosidade despertada, quer pela cor, quer pelo movimento, ter uma resposta imediata, já se o peixe não estiver tão perto, penso que umas iscas com odor forte farão melhor o trabalho.

Quanto a certezas... muito sinceramente não as tenho.

Relativamente às chumbadas fluorescentes, poderão de facto ter uma maior efectividade em fundos importantes e negros, como forma de atracção para junto das nossas iscas, mas continuo a achar que as iscas, sendo de cheiro intenso e activo poderão ser bem mais importantes.

Para além do descrito, quanto mais variáveis introduzirmos na nossa pesca, em curto espaço de tempo, maior a dificuldade em entender quais as que possam de facto influir positiva ou negativamente nos resultados, não querendo com isto dizer que não se devam fazer experiências.

Isto é só pensar alto, pela simples razão de que não sei se certas experiências terão um valor significativo na nossa pesca.

Espero não ter baralhado ainda mais. Se o fiz, essa não era a minha intenção.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #7 em: 00:30 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Nuno não tenho nenhuma opinião sobre isso porque nunca experimentei, mas gostava de arranjar umas coloridas para usar no surfcasting. Como se processa a coloração das mesmas?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: aaalmartins

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #8 em: 09:10 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Boas

Eu utilizo algumas chumbadas florescentes, logo pela manhã, quando as águas estão escuras e sempre que esteja uma pesca difícil, por exemplo sem peixe no local, a sonda a marcar peixe e a não comerem, isto no intuito de chamar à atenção.

Agora se faz a diferença ou não, isso é outro assunto.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #9 em: 12:57 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Obrigado Ernesto e Braga. Já dá para compreender melhor a utilização das ditas.

A minha grande dúvida era mesmo se elas chamam a atenção ou afugentam o pescado. Costumo pescar a profundidades onde o Sol não brilha... geralmente entre os 80 e os 100 metros.

Um exclarecimento adicional. Estas que fiz não são fluorescentes, são fosforescentes. Carregam com a luz do Sol quando estamos a iscar e emitem luz quando num ambiente onde esta não existe.

Quanto ao custo das mesmas, estas fui eu que fiz e mesmo assim talvez continue sem compensar. Os materiais são caros e dão muito trabalho. Já para não falar nos riscos.

Para responder ao João Teodoro... as chumbadas são revestidas com um pó de poliester que encontras à venda nas casa de pesca. Aqueces a chumbada a uma temperatura de cerca de 150 graus. Envolves a chumbada no pó e voltas a colocar a dita no forno mais uns minutos para ela ficar lisinha.

Da proxima vez que sair vou levar, a Luminosa, a Vermelha, a Preta e a Branca
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #10 em: 13:33 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Boas

Eu chamo florescente, explicando é o seguinte a chumbada à luz do dia tem uma cor normal, (um amarelo esverdeado), mas se a colocarmos numa zona escura, esta tem luminosidade.

Acho que não é tão linear, estarmos a dizer que não existe luz a x ou y metros, porque na realidade a nossa visão não é igual à dos peixes, para além da reflexão, que determidados objectos, seres, rochas, etc, têm consoante a luz, dado a altura do sol, mas neste assunto acho que iriamos sempre por entrar em divagações.

Como já foi dito pelo Ernesto Lima, alguma coisa chama o peixe, pode ser pela reflexão, por curiosidade, pelo impacto do objectos, pela velocidade e barulho na deslocação, pelo olfacto, etc., mas que algo acontece isso o Ernesto até presenciou na sua experiência, como tal, algo existè.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #11 em: 13:38 Quarta, 26 de Março de 2014 »
se os peixes não vissem não tinham olhos!

até novas teorias a do Darwin aponta nesse sentido.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #12 em: 14:29 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Viva a todos,
De facto, este é um tema interessante, tal como todos na pesca :) Certezas absolutas, acho que nunca as teremos, agora associações que nos levam em determinadas direcções podemos tirar. Concordo com o que foi dito, com certeza que terão influência, se bem que qual a influência seja mais difícil de provar, tal como a influência sobre as espécies que me parece que será diferente. É, por exemplo, ideia de que se tivermos cavalas a meia água, uma chumbada escura sem brilho ajuda a passar mais vezes sem prococar ataques. Tal como as chumbadas verdes/amareladas tenham algum sucesso na pesca das douradas, segundo opiniões de quem as usa há algum tempo. No tempo em que pescava mais de costa, em dias de mares mansos e águas muito limpas, a pescar com um chumbinho aos sargos, não raras vezes a pesca melhorava substancialmente usando chumbos velhos (ou que punha algum tempo com água do mar ou vinagre) sem brilho. Mas quem nos diz que noutras situações não seria o brilho que atrairia algum peixe? Outro exemplo, nas mesmas condições de mar, havia vezes em que a pescar com uma bóia (pião) nova com a cor forte as capturas eram raras. No mesmo sítio, na mesma hora, mudar para uma bóia velha, ou raspar parte da cor que assenta na água com um canivete, podia mudar tudo.
Penso que o assunto é complexo, masi complexo ainda pois uma coisa será o que nós vemos, outra o que o peixe "vê". Ainda a questão da profundidade em que os diversos comprimentos de onda das cores chegam.
Espero ter ajudado
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #13 em: 15:21 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Viva João Carlos Silva

É de facto complicado acertar agulhas sobre este assunto.

Por exemplo, quando referes que as chumbadas em colorido normal, poderão não atrair tanto as cavalas a meia água, coisa com a qual até posso concordar na maioria das vezes, tenho de dizer... depende!

Isto porque ainda no passado Verão capturei duas cavalas grandes, a meia água que engolfaram chumbadas de 160 gr, cor de chumbo escuras e usadas, vindo com elas completamente engolidas e entaladas pela parte interna das guelras, sem qualquer anzol espetado, tudo indicando que se atiraram à chumbada, como se de uma amostra se tratasse.

Até se poderia dizer... pintar para quê? Claro que não se diz, porque as duas amostras que estão na foto, uma azul e prateada de compra e uma cinzenta artesanal, ambas capturaram os peixes que se vêem:

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

A colorida de compra capturou o Pargo maior e o mais pequeno; a cor de chumbo artesanal, capturou o 2.º Pargo maior e o Robalo, sendo que a que actuou com Sol mais baixo, foi a de compra.

Foi cor que atraiu? Foi movimento? Foram ambos?

Não faço a mais pequena ideia, o que acho eu relança completamente a discussão

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #14 em: 15:40 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Pois, por isso é que gostamos tanto da pesca, de facto acontecem coisas extraordinárias e certezas quase nenhumas.... Acho que até já tínhamos comentado essa situação das cavalas. Dai eu falar em "ajudar" a passar por elas, não em evitá-las. Essa situação já me aconteceu com carapaus daqueles grados de fim de verão. Será que nestas situações, o peixe não andaria a alimentar-se de qualquer coisa semelhante em cor e/ou formato das chumbadas e/ou que se movimentasse de maneira semelhante tal como questionas? Será que se defendeu?
O pessoal que mais faça jigging talvez também possa trazer mais umas ideias interessantes com base nas experiências de cores
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por duas [Hoje às 09:19]

Finalmente tempo para lá ir por duas [Hoje às 08:44]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]