collapse

Autor Tópico: Chumbadas Luminosas  (Lida 5029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #15 em: 15:58 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Pelo que li num artigo de uma revista da especialidade, os besugos gostam de chumbadas vermelhas e as choupas de chumbadas pretas.

Se é verdade ou não.....
João Rodrigues
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #16 em: 20:01 Quarta, 26 de Março de 2014 »
Viva João Rodrigues

Pode ser verdade... não coloco em causa.

Pessoalmente não apostava nisso.

As razões desta minha não aposta, são estritamente pessoais e baseiam-se nas quantidades de Besugos que já capturei e por vezes capturo, mesmo não os procurando.

Podia contar um número significativo de relatos verídicos, mas vou tentar fundamentar abreviando.

Quando pescava aos diversos, não usava chumbadas coloridas e na verdade as maiores pescarias de Besugos que fiz, foram com Bomboca e uma delas, memorável, com Biqueirão salgado de um mês, inteiro e às metades. Neste dia, no Cabo Espichel, éramos dois a bordo, não haviam limites de pesca legais, a arca estava cheia, haviam baldes cheios e alguns Besugos andavam pelo poço do barco. Nesta altura, já pescava com anzóis n.º 1 e 1/0.
Não foi a única grande pesca a esta espécie, mas foi a maior que me lembro. Ah... e o meu parceiro era a 3.ª vez que ia ao mar.

O Besugo era um dos peixes mais procurados nessa pesca e subiam com todo o tipo de isca, mostrando algumas preferências que variavam em cada jornada. Mas se pescássemos todos com a mesma isca, subiam na mesma, independentemente de ser ou não a que se mostrava mais produtiva. Podia era ter de se esparar um pouco.

Desde que fui para Sines, inicialmente por querer, capturava-os com sardinha e Bomboca (+ c/sardinha) e caíam que nem tordos.

Agora, já há uns bons 10 anos que não os procuro, os anzóis de tamanho mínimo com que pesco são 4/0, mas os ditos Besugos de vez em quando encontram-me e quando tal acontece continuam a cair que nem tordos à posta de sardinha, com estes anzóis e maiores, obrigando-me por vezes a utilizar iscadas grandes para o caso de aparecerem os que procuro.
Mesmo assim num dia, há para aí 3 anos, o Besugo era tanto que resolvi iscar carapau pequeno vivo e mesmo assim caiu-me um Besugo na iscada de Carapau vivo todo amarrotado e com as entranhas totalmente desfeitas, indicando que os Besugos possivelmente em frenesim, o desfizeram em segundos.
Estou à procura dessa foto e ainda não a encontrei, mas quando encontrar coloco-a aqui.

Quanto às Choupas, com Lula, Sardinha, Cavala e não sei mais quantas iscas, acabam por cair quando me encontram, sendo que neste caso, por terem a boca mais pequena que os Besugos, roubam mais e ficam menos.

Posto isto, acho que, eventualmente com iscas e anzóis mais pequenos ou até com as e os que uso, talvez as chumbadas tenham influência significativa, talvez as cores referidas na revista da especialidade sejam de facto as mais indicadas para estas espécies, mas, pessoalmente, não me atreveria a fazer tal afirmação e sinceramente, até ver, vou-me ficar pelas chumbadas normais cor de chumbo.

No entanto, concordo com o Braga... em dias em que nada funciona, sabe-se lá se o sucesso não estará sediado numa chumbada de uma qualquer cor, fosforecente ou não.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #17 em: 20:28 Quarta, 26 de Março de 2014 »
No surfcasting são usadas quando a coisa não dá de outra forma, tipo último recurso, quer resulte quer não deixa a consciência de tudo se ter tentado.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #18 em: 09:36 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Bom dia caro Ernesto.
Efectivamente é uma incognita a influencia, ou não, das chumbadas na pesca!
Eu actualmente uso as pretas plastificadas....e se as poucas choupas que apanho se devem a isso, já mais irei saber.

Mas uma coisa posso-lhe garantir......todos os Mestres que conheço gostam que o pessoal a bordo use destas chumbadas, mais que não seja, evita as quincalhadas que por vezes dão no barco  :)

Abraço
João Rodrigues
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #19 em: 09:38 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
todos os Mestres que conheço gostam que o pessoal a bordo use destas chumbadas, mais que não seja, evita as quincalhadas que por vezes dão no barco

...os jeitosos com 2 mãos esquerdas claro!
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #20 em: 10:05 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas uma coisa posso-lhe garantir......todos os Mestres que conheço gostam que o pessoal a bordo use destas chumbadas, mais que não seja, evita as quincalhadas que por vezes dão no barco 

Bom dia João Rodrigues

Não tem dúvida... em termos de protecção até que a coisa funciona e têm muito melhor aspecto que as de cor normal. Quero ainda deixar claro que não critico quem use. Acho muito bem que se experimente e se fale sobre o assunto.

Uma coisa é certa, resultem ou não, o acto de experimentar e falar sobre os resultados, acaba por permitir discutir um conjunto de conceitos em torno da questão inicial que me parecem bastante importantes.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #21 em: 18:55 Quinta, 27 de Março de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
todos os Mestres que conheço gostam que o pessoal a bordo use destas chumbadas, mais que não seja, evita as quincalhadas que por vezes dão no barco

...os jeitosos com 2 mãos esquerdas claro!

Humm acho que ouvi alguém chamar... não sei foi de onde  :o

Entretanto como grande entendido na matéria  :---) venho colocar algumas achas na fogueira:

1º Se alguns há, que dizem que o som da chumbada a bater no chão afoguenta os peixes, alegando que estas pintadas funcionam melhor por amortecerem o impacto, outros há que afirmam o contrário. Tal como é de minha experiência e como o sr. (já ia cair no mesmo erro num outro tópico) Mestre Ernesto Lima descreveu: quando algo faz barulho debaixo de água, alguns peixes mais curiosos fogem, mas depois vêm averiguar o que se passa, pode verificar-se isso numa poça de água  com sarguetazitas. E na pesca submarina é normal ver o tipo espanhol dos vídeos (que não me recordo agora do nome) fazer sons da garganta tipo hum hum para atrair o peixe quando está "na espera", no entanto tira o snorkel para que o som das bolhas não afoguente o peixe (ele foi várias vezes campeão do mundo... lá deve saber o que faz e porquê).

2º Pode até ser verdade que a grandes profundidades as cores não se vejam, mas não deixa de ser verdade que os peixes provavelmente não vêm o mesmo espetro que nós (há estudos exaustivos em algumas espécies como por exemplo a carpa que indicam isso mesmo). Nesse caso como poderemos afirmar que o vermelho não é uma cor ideal para algumas espécies? E depois temos o caso das fluorescências: essas brilham, logo devem ver-se mesmo para nós. E alguns peixes de águas muito profundas também brilham... ou libertam secreções que brilham. Para que serve isso? Para atrair ou afastar os parceiros ou os predadores?

3º Ficam mais lisinhas e escorregam melhor na água provocando menos atrito, passando mais depressa pelas nuvens de carapaus a meia água e cansando-nos menos na recolha...  :o Será que faz assim tanta diferença para compensar o custo ou trabalho que dão a fazer?

4º Ser mais bonitas. São,  e têm um ar muito mais profissional, e um tipo com uma chumbada dessas vale mais uns tutões e parece muito mais entendido na matéria, e pode mostrar maior entendimento e conhecimento de pesca sempre que argumenta que para as choupas é vermelha e para os carapaus é verde... E alguns até sabem mesmo o que dizem (o Braga, o Ernesto, e muitos outros que aqui deram a sua opinião sabem bem do que falam... já estudaram este fenómeno e se calhar a fundo...) mas os que falo são os ca*g*ões que percebem pouco da coisa, até não pescam nada de jeito, mas a argumentação da chumbada revestida de cor dá a volta ao miolo dos jovens aprendizes, que depois gastam rios de dinheiro em coisas que afinal não são assim tão mortíferas para o peixe. Gosto de os ver com os seus ares muito eloquentes. >:D >:D

5º Esta li agora aqui e tem muita lógica: os mestres dos barcos devem gostar mesmo destas chumbadas. Pelo menos quando os nabos como eu vão (não que ande sempre a bater com elas nos barcos, mas por vezes...).

Bem, eu ao barco só fui um par vezes e nem sei se será muito correto estar aqui debater este assunto sobre o qual a experiência é pouca. Mas antes de ir ao barco já tinha debatido este assunto para o surcasting. Chumbadas pigmentadas da cor da areia, vermelhar, brancas, o efeito que isso trás, se areiam mais ou menos...

Da conclusão a que cheguei? Diferenças de 40c a 1€ não compensam. Se for eu a fazê-las, como é bricolage e até gosto disso, até pode ser que "pinte" algumas para experimentar. Mas só naquela, tendo como convicção que quase de certeza, e fora um dia ou outro mais "esquisito", não serão as diferenças de revestimento que farão diferença no número e qualidade das capturas.
No entanto estou atento a este e outros tópicos relacionados com isto, e burro não vou morrer: hei-de experimentar e tirar as minha próprias conclusões e depois opinarei com conhecimento efetivo de causa e não apenas sobre conversas que tive com alguns colegas que prezo muito e que sabem da coisa.
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #22 em: 19:32 Quinta, 27 de Março de 2014 »
peço desculpa de dizer de novo, mas é óbvio que os peixes veem, a muito grandes profundidades
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Chumbadas Luminosas
« Responder #23 em: 00:00 Sexta, 28 de Março de 2014 »
Viva Dpeneireiro.

Já me fez rir e hoje é daqueles dias em que até precisava...

Só tenho um problema... acho que a questão do "mestre", em termos de superstição, ainda é pior que "sr.", mas depois conto!

As questões são na minha perspectiva pertinentes.

Que o peixe vê, não me parece que hajam dúvidas... estas aparecem relativamente aos pormenores dessa visão, às reacções ao que vê, sente ou cheira e que estímulos primários são para o peixe os ideais para se atirarem às nossas iscas ou amostras, em determinado momento, numa determinada época, com determinadas condições de mar e ainda, até que ponto as cores das chumbadas poderão influir positivamente, compensando o gasto superior!?

É muita variável...

Abraço

Ernesto 
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [21:09 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]