collapse

Autor Tópico: Custos de compra/manutenção kayak  (Lida 7962 vezes)

Offline Russo

• Robalo
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:11 Domingo, 24 de Julho de 2016
Custos de compra/manutenção kayak
« em: 15:57 Quinta, 30 de Março de 2017 »
Boas!

Tal como muitos de vós aqui, também a mim já me passou pela ideia comprar um kayak de pesca. A prática de actividade física e pesca em comunhão com a natureza, alicia-me bastante.

No entanto, pelas postagens do Ricardo Passos, vou encontrando sempre malta a dizer "se não fossem os custos" "depois de saber valores desisti"...
Eu penso, ora bolas, que me está a escapar? Imaginando que com 750€ já consigo comprar um kayak usado registado, com palamenta completa e com os acessórios essenciais (excluindo canas, chalavar e carretos), que outros custos posso ter tão grandes que me façam desistir?

Offline carlos filipe

• Corvina
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:35 Segunda, 22 de Agosto de 2016
Re: Custos de compra/manutenção kayak
« Responder #1 em: 16:11 Quinta, 30 de Março de 2017 »
boas
com um kayak de remos? nenhum além da taxa de farolagem.
só se eles se está a referir a kayak com motor, ou de pedais que de vez em qd requer alguma manutenção. de resto não estou a ver. já tenho o meu há um ano e não gastei mais nada
vou por o meu à venda, se quiseres é só apitar.

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 16:36 Quinta, 30 de Março de 2017 »
Boas russo

depende para o que quer o seu kayak , se para aguas interiores ou se para mar e respectivos estuarios.

se for para aguas interiores, compra o kayak e não tem que fazer mais nada , nem sequer regista-lo em seu nome.

se for para mar e estuários, ai obriga a outras regras que são : tem que ter o kayak registado em seu nome , seguro, e taxa de farolagem , tem que ter licença de pesca embarcada. se quiser sair para fora das barras tem que ter carta de marinheiro e pirotecnicos.

mas atenção em termos de despesas por ano :
seguro 49 euros ano
licença de pesca embarcada
taxa de farolagem 6 euros ano

saõ estas as despesas por ano com um kayak

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 16:54 Quinta, 30 de Março de 2017 »
russo

relativamente ao kayak em si, quando fala em 750 euros ?????!!!!!!!!!!! :-\ :-\ :-\ :-\

quero dizer com isto que para alguém que quer começar, pode não ter a estabilidade necessária para não ir a banhos nas primeiras vezes e apanhar uns valentes sustos,

(atenção, não quero dizer com isto que o amigo não encontre um kayak 5 estrelas por esse preço  atenção , mas ????)

depois aquilo é como qualquer coisa na vida que se compra, se houver melhor com certeza que vai implicar outros custos.

olha um concelho que te dou não compres um kayak só com pagaia(remos) se tiveres que comprar compra algo com motor ou pedais, é mais seguro,  vais para o tejo , vais para o sado , vais para o mar , levanta-se uma ventania e já não sais de lá, apanhas um sitio que a corrente esteja mais forte. hoje em dia é o que toda gente usa . e quem disser o contrario é maluco.

outra coisa há por ai bastantes kayaks ha venda baratos sem motor ou até com motor que não tem ou não podem ter o motor averbado no livrete, porque não tem escrito no papel do fabricante a conformidade em conforme podem ter motor, logo :

tu compras um kayak desses e depois ?  estas ilegal se tiveres o azar de ser abordado pela policia maritima já foste.

portanto se comprares um kayak das duas uma ou ja tem motor ou não tem , se ja tem tem que estar no livrete o averbamento do motor, se não estiver não te metas nisso,
se não tem motor e tu ate estas a pensar comprar e meter um motor , tens que ver se esse kayak pode ter motor, isso está escrito no papel do fabricante de compra do kayak, se esse papel já não existir antes de comprar tens que ir a procura de uma declaração do fabricante , caso contrario nenhuma capitania te averba o motor no kayak.

Offline Russo

• Robalo
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 17:18 Quinta, 30 de Março de 2017 »
Desde já, obrigado por todas as respostas!

O kayak seria só para usar dentro do estuário do Tejo e Sado, não para mar nem para sair das barras e, de facto, estava a pensar só movido a remo, sem pedais nem motor...
Será que 15/20 nós de vento uma uma maré de 3.9/4.0, só com remos, podem deixar um gajo lá entalado?  :o

Ah, e tudo tem de estar em conformidade, para mim não há atalhos!

Com motor e sonda, usado, já vi que salta para o dobro dos Taís 750€...  ::)

Offline carlos filipe

• Corvina
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 18:01 Quinta, 30 de Março de 2017 »
15/ 20 nós?
não estás equivocado? isso não é vento para andares de kayak, com motor, sem motor, com pedais com o que for. não é para andares com barco, quanto mais com kayak.

em relação aos remos, motor, pedais, o conselho que te dou é este

se tiveres algum amigo pede para experimentares, comprares a pedais ou com o motor, tens o problema que estás a dizer, é caro, o que pode originar um brinquedo caro parado na garagem porque não gostas da experiência, ou não gostas de pescar de kayak.

nem toda a gente gosta e nem toda a gente se adapta.

Offline Russo

• Robalo
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 18:52 Quinta, 30 de Março de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
15/ 20 nós?
não estás e
15/ 20 nós?
não estás equivocado?

De facto!
Queria dizer km/h...

Infelizmente não tenho ninguém conhecido... Vou pensar bem no assunto até ao próximo inverno...

Offline carlos filipe

• Corvina
    • ALENQUER
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 22:06 Quinta, 30 de Março de 2017 »
vai onde seja costume estar pessoal, tenho a certeza que alguem não se importará de emprestar para experimentares.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 12:10 Sexta, 31 de Março de 2017 »
15/ 20 nós?
não estás equivocado? isso não é vento para andares de kayak, com motor, sem motor, com pedais com o que for. não é para andares com barco, quanto mais com kayak.

15 a 20 nós nem se chama vento, é uma Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre. Em Cascais todos andam de barco nessas condições...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 13:03 Sexta, 31 de Março de 2017 »
boas outra vez

a pesca de kayak toda mas toda a gente se adapta.

agora eu acho que chegado a gastar dinheiro se deva gastar , num kayak como deve de ser com estabilidade, para depois não ter que gastar ainda mais dinheiro depois.

comprar logo uma coisa como deve de ser.

com motor com pedais também , tu ate podes  entrar no tejo ou no sado com uma mare de quarto de lua , mais pequena , e andares la no meio e levantar-se vento de um momento para o outro.

relativamente ao tejo ao sado e ao mar , o tejo e o sado é mais perigoso que o mar.

compra uma coisa com algum tipo de propulsão.

e sim qualquer pessoa se adapta.

não desistas da ideia vais ver que nunca mais queres outra coisa  ;)

Offline Russo

• Robalo
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 14:36 Sexta, 31 de Março de 2017 »
Obrigado novamente a todos!

No caso de comprar um kayak com motor, devidamente averbado no livrete, vai aumentar custos quer com impostos, quer com seguros?

Qual o custo de manutenção do motor e, basicamente, em que consiste?

Vou amadurecer a ideia aos poucos, sondar o condomínio (vou ter de o armazenar no lugar de garagem) e juntar uns carcanhois...

A avançar com a compra será pro próximo inverno, talvez aí o preço dos usados seja um pouco mais baixo (um pouco à imagem do que acontece com as motas e descapotáveis... Ou estarei errado?)

Abraço

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 18:22 Sexta, 31 de Março de 2017 »
No caso de comprar um kayak com motor, devidamente averbado no livrete, vai aumentar custos quer com impostos, quer com seguros?

Não, não ha impostos nenhuns e o seguro é 47 euros anual

Qual o custo de manutenção do motor e, basicamente, em que consiste?

o motor é eléctrico , não tem manutenção, a única que tem é cada vez que vem da pesca deves passar por agua doce a parte da hélice  se possível por a rodar em agua doce .

(um pouco à imagem do que acontece com as motas e descapotáveis... Ou estarei errado?)

é assim pode baixar um bocadinho mas não contes que baixe 400 ou 500 euros, daqui a pouco dava se os kayaks ??????

Offline pedro.pmm

• Carapau
  • **
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
« Responder #12 em: 18:32 Sexta, 31 de Março de 2017 »
boas Russo
um kayak so precisa de seguro se tiver motor, e se tiver motor tem de ter bateria, e logo tera de ser um kayak maior e mais estavel para suportar o peso, logo mais pesado, assim vais ter de o transportar num atrelado
vai para os de pedais que nao te arrependes

Offline Carolas

• Carapau
  • **
    • A-do-Mourão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:08 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 11:58 Quarta, 05 de Abril de 2017 »
Boas amigo.

Vou deixas a minha opinião pois tambem pode ser uma ajuda visto ja ter tido kayak e ja ter experimentado bastantes.Infelizmente tive de deixar esta modalidade por motivos de saúde mas quando tiver possibilidade espero voltar a comprar um plastico para umas pescas.

Hoje em dia a oferta de kayaks é muito abrangente e existem maquinas para todos os gostos e carteiras.

Pessoalmente neste momento acho que os mais versateis são mesmo os kayaks a pedais pois consegues manter o aspecto da facilidade de transporte e movimentação do kayak em terra e na agua facilita a pesca pois tens as mãos livres em pescas com amostras por ex.
O problema deles é o preço.Embora ja apareçam algumas opções menos caras mas para estar pronto a pescar conta sempre com algo dentro dos 2000€

A motor tambem é uma opção mas tambem tras desvantagens.Com o motor tens de ter uma kayak com maior capacidade de carga e estabilidade pois as baterias são autenticos monstros e tens sempre os custos do motor que depois vai ter de ter seguro.Como ponto positivo tens o facto de não te cansares mas prepara as costas para acartar com as baterias.
Isto nos motores normais que são utilizados.Se quiseres investir mais tens os motores torqueedo que não pesam nada e batem todos os outros.Mas estes custam 1500€...

Os kayaks a pagaia são as opções mais economicas e na minha opinião as melhores para começar.Tens kayaks MUITO bons desenhados para enfrentar condições dificeis.No meu caso tive um trident 13 e aquilo era uma maravilha.
Logicamente que não tinha estabilidade suficiente para andar as cambalhotas em cima dele mas depois tinha um casco que deixava os outros para tras.E so pesava 27kg.

Um kayak deste género arranja-se hoje em dia ja pronto a pescar com registo e afins a partir dos 500€ no mercado dos usados e na minha opinião é o melhor para começar.

Como conclusão tudo depende do quão funda é a carteira e do que se pretende.

Discordando um pouco do amigo Nuno eu não acho que um kayak a motor seja mais seguro. Nunca o foram, isto porque em primeiro lugar levas mais peso para destabilizar a coisa e precisas de um kayak "maior" o que por norma o torna mais lento.

Numa situação de aperto em que se acabe a bateria ou se lixe o motor estás feito ao bife se não tiveres cabedal para pagaiar um kayak desses.

Um kayak mais esguio e com um bom casco aliado a alguma pratica de pagaiar é a melhor segurança que se pode ter.
Nunca se deve sair para a agua sem ter preparação suficiente para voltar a terra com pagaia.Isto tanto vale para kayaks a motor como a pedais pois os pedais tambem avariam.

se estás agora a começar nunca te esqueças disto.

Cumps e boas pagaiadas ;)

Offline Russo

• Robalo
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 19:18 Quarta, 05 de Abril de 2017 »
Obrigado por todas as respostas, todas elas são válidas!

Das várias horas que passei por essa internet fora a pesquisar e ler, e pela profundidade da minha carteira, fiquei com algumas ideias (que trazem algumas perguntas agarradas também):

Obviamente que gostaria de um kayak com propulsão extra pagaia e o que preferia seria sem dúvida pedais, mas não há mercado de usados e novos está fora de questão pelo preço...
Agora a dúvida: o sistema de pedais não limita os locais de entrada e saída da água? Isto porque o kayak fica com um calado maior e estou a imaginar dificuldades em praias com pouco desnível.

Num kayak com "leme de pés", movido a pagaia e com a as canas nos caneiros, um trolling assim pro soft é uma utopia?  ;D

Neste momento, a ideia pende para um kayak o mais completo e equipado possível, movido a pagaia com possibilidade de, um dia mais tarde se assim o decidir, averbar um motor.

800/850€ no limite porque depois ainda que comprar barras de tejadilho pro carro e sistema de suporte pra arrumar o kayak na garagem. Já pra não falar em canas e carretos...   ???

Abraço

* Tópicos Recentes

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]