collapse

Autor Tópico: Chicote  (Lida 5083 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Chicote
« em: 04:09 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Boa Noite, Malta! 4 da manita e ainda aqui estou eu a pesquisar umas coisitas, aqui aprende se e nao é pouco :P

Estou com uma duvida, nao sei se é burrice minha, patetice ou totetice mas ainda nao percebi o que é o chicote nas linhas mono.

O que raio é o chicote, as linhas multifilamento tambem têm chicote?

Expliquem por palavras ou videos ou imagens o que é para ver se consigo meter isso na minha cabecinha :P :P

E outra duvida, eu pesco numa zona rochoca e de areia, adquiri este carreto Tubertini Supercast 8000 e esta cana Renzo Valdieri Vantaggio 4,50 mt., para mim qual era o ideal, mono ou multi, eu pesco sempre entre 80 a 150 gramas de chumbo, pesco na areia e raramente em cima daquelas pedras que entrem pelo meio do mar, aqui no norte o mar anda sempre muito mexido, sempre muito bravo. Para nao falar nos quilos de sargaço que o mar traz :P

Qual delas me aconselham? E quanto ao chicote :P

Obrigado a todos.
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #1 em: 05:08 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Boas,
É verdade que há muita informação de valor na net, mas não há nada que ensine mais do que ir á pesca...
começando pela madre, na minha opinião a madre deve sempre ser em mono, precisas da elasticidade do mono para fazer face ao combate com peixes de porte sem submeter o estralho (muitas vezes de diâmetros finos se pescares de dia) a demasiado esforço, alem disso com multi e também pela questão da elasticidade a cana esta sempre a levar porrada das ondas o que te pode tirar a pesca da zona quente alem de ser tudo menos confortável pescar assim...
Podes portanto pescar directo com 035 á chumbada ou á montagem...

Passando para os chicotes, opção que só te vai trazer algumas vantagens quando já dominares bem a técnica de lançamento e a pesca em geral...

Servem para quando tens como madre uma linha fina que não aguenta o arranque do lançamento,
podem ser:

-Cónicos começam numa medida fina (020 ou menos) e terminam em 040/050, têm geralmente 15m

-Mono, pode ser feito um chicote em 040/045 de uma linha mono "qualquer" esta opção tem a desvantagem de ser difícil fazer um nó de união á madre harmonioso, perde com isso muita resistência quando se pesca com madres muito finas...

-Multi, da mesma forma que pode ser feito em mono, o chicote pode ser feito em multi... Neste caso não perdes elasticidade porque a madre é mono e compensa o chicote, não tens o problema do nó, já que vais escolher o multi para chicote consoante a madre que usas para que o conjunto seja harmonioso, tem também a vantagem de ficar mais barato que os cónicos, desvantagens, só vejo que seja preciso mais cuidado a lançar para evitar cortar um dedo (basta usar dedeira e fechar sempre a drag antes de lançar), e evitar partir a ponteira (basta criar uma rotina antes de lançar e certificar-mo-nos que o chicote não esta á volta da ponteira).

Os chicotes devem ter o comprimento suficiente para dar uma ou duas voltas no carreto e deixar da ponteira á chumbada uma distancia confortável para o lançamento, são usados geralmente em praia ou em sitios onde não temos prisões no fundo, permitem-nos ter como madre uma linha mono fina desde 014 ate 030, estas linhas finas trazem a quem ja domina alguns aspectos desta arte variadas vantagens, como permitir lançamentos mais longos, segurar melhor a pesca em zonas de corrente, contrariar uma jornada com vento e etc...

Para quem está a dar os primeiros passos nesta modalidade e para que um dia se possa vir a chamar arte, aconselho a ganhar sensibilidade e experiência pescando simples e dispensando para já o uso de chicotes, pescando então com 035 directo á montagem ou chumbada, neste caso podes optar por fazer uma "ponteira" em 045 ou 050, tendo esta apenas 30cm a 70cm, podes passar no topico "chumbada fixa/estralho de correr" que está lá uma ilustração...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #2 em: 11:09 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
A malta do sul devia fazer um estágio cá cima, aprendia umas coisas.
Os seguintes comentários só se aplicam ao mar de barba rija do norte. Para mares de menina pode-se pescar mais delicado  ;D

Nos mares do norte (acima do Porto), a linha recomendada é mono (0.35) ou multi (0.23). Mais fino que isso e vais estar sempre a rebentar.  Só se fores para zonas muito específicas é que podes baixar disso, mas são poucas (tipo praia de Matosinhos)

Na nossa zona há muita pedra escondida (mesmo em praias que parecem só de areia) e é rara a vez que não anda lixo no fundo que costuma ser muito mexido. É rara a pesca que não se reboca uma laminária ou pior. E quantas vezes o isco vem ratado só com a força do fundo.

Eu com essas linhas começava direto (sem chicote) que em principio aguenta. Quando apurares os lançamentos e fores capaz de meter mais força e conseguires arrebentar, aí metes chicote. Uns 10-15m de uma linha 0.45 resistente (Trabuco T-Force por exemplo) no fim da linha antes da montagem.

Quanto ao multi abanar muito com a ondulação: sim, é verdade, mas com o lixo todo que anda no fundo e as correntes que gostam de brincar com a chumbada, mesmo com mono a cana raramente para quieta em dias mais mexidos.

Já tivemos visitas que vinham habituados aos mares calmos do sul com as suas linhas finas, e ao chegar cá era só perder material. Outros que se mantiveram por cá (amigo Ricardo, manda o teu bitaite :fixe:), foram obrigados a mudar a técnica.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #3 em: 11:16 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Cada qual tem de adaptar a pesca á sua zona e mais nada e cada qual é que sabe onde pesca e os fundos e mares que tem por isso eu é raro comentar prefiro que venham pescar comigo se forem daqui para verem como é que é  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline pedro10braga10

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 420
  • Agradecido: 6 vezes
    • braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:34 Segunda, 27 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #4 em: 12:18 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
a minha duvida é se tenho de comprar o chicote a parte ou isso ja vem na linha.

Eu quando meto o fio todo no carreto, os 15 metros que sobram sao o chicote?

 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #5 em: 12:27 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Se metes o fio todo, não sobra nada  ;)

O chicote é uma linha à parte, posta no fim da linha e pode cumprir várias funções: dar mais resistência para aguentar o esforço do lançamento, dar mais elasticidade para aguentar a investida do peixe, e evitar cortes nos dedos ao lançar por ser mais grossa.

Podes comprar chicotes cónicos que  na ponta são grossos e e mais fino na parte que se une à linha do carreto, ou então fazer os teus próprios com uma linha apropriada.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #6 em: 13:34 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Há uma verdade que já foi aqui dita. Cada local têm a sua especificidade e a forma como pescamos e o material que utilizamos será em função disso. As opiniões são dadas normalmente pela experiencia que cada um têm mas das suas zonas e depois os camaradas não ficam bem esclarecidos daíser importante a malta da zona dar sempre umas dicas...

Agora uma achegazita ;D : Óh malta boa, quando nasci já sabia o mar que ia apanhar por isso..as linhas finas, chicote, etc... :P !! Solinho maravilhoso, aguas calmas, fundos de areia, camones á fartazana, e...voçês tambem 8) Sempre no relax...

A malta do Norte é mais valente, quer é coisas mais duronas e agrestes, fundos complicados, ondas grandes, tudo á grande  ;)

Nelson Peres
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #7 em: 15:05 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Nelson essas praias conheço e muitas de ferias que passei durante anos no algarve não de pescar mas de dar uns belos mergulhos  8) 8) estas aqui da minha zona entre povoa e vila do conde conheço de olhos fechados sabemos das pedras todas e quem por cá vem sabe como esta zona é e tem piores se formos para praia de quião e outras do genero que o fundo nem areia tem e as rochas que lá estão são laminas autenticas por isso digo que cada qual adapta a pesca á sua praia e mais nada, vens para aqui com linhas de "coco"  ::) ::) como eu costumo dizer e nem ais pescar sequer  ;D ;D não é o sermos mais valentes nem coisa que o valha mas por aqui para pescarmos muitas vezes temos de pescar grosso só isso porque se estas á espera das condições ideais para ir á pesca  :)) :)) :)) nunca mais  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline fukuy

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • "Nunca vires as costas ao Mar"
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:39 Quarta, 08 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #8 em: 16:11 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a minha duvida é se tenho de comprar o chicote a parte ou isso ja vem na linha.

Eu quando meto o fio todo no carreto, os 15 metros que sobram sao o chicote?



Boas olha compras uma bobine de fio monofilamento 0,35 como o zé maria disse, e além desta compras uma bobine de fio cónico ou um monofilamento 0,45 para pôr no fim da madre.

A bobine de fio cónico vem com 10 linhas de 15 metros. Tens de pesquisar depois na net por nós de união entre linhas. Com a prática acaba por ser simples. O mesmo se aplica se optares por um monofilamento 0,45.
ab
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #9 em: 21:11 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Pois é,...isto cada zona tem os seu porquês e, quem por lá faz as suas pescarias sabe o que melhor se adapta, quer aos fundos, quer ao próprio mar, a sua força, as correntes e por aí fora, uma vez por outra também por aqui se fazem umas pescarias mesmo com o mar mais forte, ou então em dias que o limo faz das suas e estamos a carregar "couves" cá pra fora :join:

 Mas o companheiro Pedro Braga, tem de aprender a questão do chicote, não quer dizer que o vá usar nas suas pescarias, na sua zona, no entanto um dia pescará noutros mares e poderá tirar proveito da sua sapiência no assunto.

 Se usares linha madre abaixo de 0,30, terás imperativamente que usar chicote, o chicote é uma linha que colocas/atas na ponta da linha madre para poderes puxar pelo lançamento, tem cerca de 15 metros e, podes comprar chicotes cónicos, para que a ponta mais fina seja dentro da medida da madre, ou podes optar por colocar/atar uma linha de 0,40, enrolas 5/6 voltas na bobine e depois deixas um metro abaixo da ponteira para colocares a montagem ou a chumbada.

 Podes lançar á vontade que o chicote suporta esse esforço, coisa que a linha madre não suportaria, no fundo é colocares uma linha grossa na ponta da linha fina !

 Podes optar por colocar no carreto uma linha,... eu diria de 0.40, macia e farás as tuas pescas á vontade, sem chicotes, claro que ao lançares o peso e espessura da linha tem influência negativa (lanças menos), ao estares a pescar se estiver vento lateral as pescas sofrem mais, a linha fará "barriga" o que arrasta as pescas e tal... mas pesca-se.

 Isto tudo para fundos de areal, se houver pedra, aí a "coisa" muda de figura, terás mesmo de pescar grosso por necessidade.

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #10 em: 02:22 Sexta, 31 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Zé maria se leres o meu comentario com atenção, reparas que em parte não é assim tão diferente do teu, possivelmente foi mal interpretado...
A margem sul fica no centro do país, como tal tambem aqui tenho pesqueiros com condições semelhantes aos vossos, principalmente de inverno, a norte do cabo espichel ate á lagoa de albufeira é uma zona complicada com fundos de toda a maneira, desde tudo em areia a tudo em pedra, o que obriga a pescar (no meu caso) com madres desde o 022 ate ao 035, e nesta zona estralhos nunca a baixo do 030 que muitas vezes já é fino de mais e enrrola todo...
Não consigo no entanto compreender como é que num mar tão duro se pesca com multi...
cá acontece-te uma de duas coisas, ou o mar te pega na pesca e a mete fora de agua, ou agarra na chumbada e a mete "Sempre" numa pedra de onde não sai mais... falamos em chumbadas com pesos compreendidos entre 120 a 150... mais do que isso ja não lanço, atiro para a agua...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #11 em: 10:37 Sexta, 31 de Janeiro de 2014 »
:fixe: Desculpa se a minha resposta parecia direcionada ao teu comentário. Na verdade era mais genérica porque sei que temos muitos foristas em águas que permitem pescar fino, e se recomendam ao rapaz meter 0.20 mono,  na primeira pesca desiste logo.

Eu nunca pesco com mais de 150g, o que mudo é o formato da chumbada. Em casos extremos com aranha. Se 150g aranha não segura no fundo, venho-me embora.

Aqui o fundo trabalha tanto que mesmo com a elasticidade do mono não é suficiente para amortecer, passeia igual. Pesca-se com multi senão estás sempre a perder material, podes puxar muito mais para tentar soltar ou rebocar o lixo (e com melhores resultados). E o multi ao ser mais fino corta melhor o lixo e é mais fácil de desembaraçar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #12 em: 11:03 Sexta, 31 de Janeiro de 2014 »
Eu concordo com o Zé Maria, para começar tem que ser de 0.30 para cima e com um chicote de 0.45 ou mais, seja em que zona for.

Caso contrário vai só ter problemas e desistir.

Abraço.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #13 em: 02:24 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Certo Zé... não argumento mais...lol
a mim parece-me que o melhor para começar é o 035 mono, por ser o mais polivalente e menos complicado porque dispensa qualquer chicote...
A não ser a lançar, quando me descuido e seguro de mais, não me lembro de partir uma madre 035...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #14 em: 20:03 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não consigo no entanto compreender como é que num mar tão duro se pesca com multi...
cá acontece-te uma de duas coisas, ou o mar te pega na pesca e a mete fora de agua, ou agarra na chumbada e a mete "Sempre" numa pedra de onde não sai mais... falamos em chumbadas com pesos compreendidos entre 120 a 150... mais do que isso ja não lanço, atiro para a agua...


O multifilamento mete o nylon a um canto quando se trata de pescar com estralhos grossos de 0,40 para cima. Quando estás a pescar desta maneira não podes ter 0,30 ou 0,35 no carreto , e se meteres um 0,45 ou 0,50 não lanças nada e o mar pega-te no fio por tudo e por nada. É aí que o multifilamento tem interesse pois com um 0,23 consegues ter a mesma resistência de um nylon 0,50 ou mais, e o mar não pega tanto no multi 0,23 como pegaria num 0,50 de nylon.
Para mim o multifilamento só trás vantagens, excepto numa coisa:
Como não tem elasticidade não é aconselhavel utilizar estralhos em nylon muito finos pois ficam mais sujeitos a partir
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]