collapse

Autor Tópico: Chicote  (Lida 5082 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #15 em: 20:13 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Certo Zé... não argumento mais...lol
a mim parece-me que o melhor para começar é o 035 mono, por ser o mais polivalente e menos complicado porque dispensa qualquer chicote...
A não ser a lançar, quando me descuido e seguro de mais, não me lembro de partir uma madre 035...

Afinal sempre partes  0,35mm :D O a não ser não conta para nada. Objectivamente falando já partiste e eu também já parti 0,35mm a lançar !  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #16 em: 21:14 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
depende das chumbadas que uses, se usares 150 grs, ja precisas de ter muito cuidado para o 0,35 mm nao partir com o lançamento.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #17 em: 22:12 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Claro, mas essas variáveis com o chicote ficam resolvidas !!! Com um 0,40mm ficam também resolvidas. É aí que quero chegar. Tambem posso usar um 0,20mm com um chumbo de 140 gr sem o partir :moca: É só atirar o chumbo ali para os pés !!!
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19657
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #18 em: 22:17 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
 À tempos a trás cheguei a usar um 0.35 direto e ia resultando mas, com chumbo de 140/150 g, depois de três/quatro lançamentos a linha já não aguentava e partia, a bandeira ou como lhe chamam depois de cada lançamento estira muito a linha naquela zona e depois de duas ou três vezes a linha cede.

 Foi a conclusão a que cheguei, com um 0.35 só se lançarmos sem esforçar ou usarmos pouco peso o que nem sempre é possível.

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #19 em: 22:35 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
À tempos a trás cheguei a usar um 0.35 direto e ia resultando mas, com chumbo de 140/150 g, depois de três/quatro lançamentos a linha já não aguentava e partia, a bandeira ou como lhe chamam depois de cada lançamento estira muito a linha naquela zona e depois de duas ou três vezes a linha cede.

 Foi a conclusão a que cheguei, com um 0.35 só se lançarmos sem esforçar ou usarmos pouco peso o que nem sempre é possível.

 Boas pescarias  :fixe:
Exatamente. Eu por experiência propria tambem cheguei á conclusão que é tiro ao pardal.. ou neste caso...á gaivota !
Nelson Peres
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #20 em: 01:32 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Lançando tecnicamente bem, não partes um bom 035... ate multifilar 025 ja parti a lançar (como eu parti, ha mais gente que parte) e não foi por isso que  escolhi pescar com cabo de aço... ;)
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #21 em: 01:53 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O multifilamento mete o nylon a um canto quando se trata de pescar com estralhos grossos de 0,40 para cima. Quando estás a pescar desta maneira não podes ter 0,30 ou 0,35 no carreto , e se meteres um 0,45 ou 0,50 não lanças nada e o mar pega-te no fio por tudo e por nada. É aí que o multifilamento tem interesse pois com um 0,23 consegues ter a mesma resistência de um nylon 0,50 ou mais, e o mar não pega tanto no multi 0,23 como pegaria num 0,50 de nylon.
Para mim o multifilamento só trás vantagens, excepto numa coisa:
Como não tem elasticidade não é aconselhavel utilizar estralhos em nylon muito finos pois ficam mais sujeitos a partir

Se eu te disser que parto um estralho mono 030 a pescar com madre mono 022, tu provavelmente não acreditas, mas eu sei que é verdade.
A elastecidade do mono compensa a sua "falta de resistencia" em relação ao multi... aqui falamos de pesca ao fundo em que tens 100m ou mais  de linha em acção de pesca e todos esses metros juntos têm resistencia suficiente para partir um estralho mais grosso que a madre (claro que não é a puxar á bruta)...
Mais de 040 e ja estou a abusar, não é para lançar, nisso tens toda a razão...
Há outra coisa tambem relacionada com a falta de elastecidade que é a cana estar sempre a levar porrada e a chumbada não parar quieta, mas parece que só eu é que sinto isso...looool
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline miguel82

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chicote
« Responder #22 em: 10:41 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
 :D Eu acredito perfeitamente que partas um estralho de 0,30 com 0,22 na madre pois o comprimento  da madre é muito superior à do estralho logo a elasticidade irá compensar a falta de resistência como tu bem dizes. No entanto fazes isso porque estamos a falar numa diferença de diâmetros relativamente pequena. Se o estralho fosse um 0,35 já não tinhas hipotese. Também pode acontecer isso quando é o estralho a  ficar em contacto com as rochas, logo em tensão será mais provável que parta por ai e não pela madre. Se tiveres a usar anzol de patilha e a linha ficar presa directamente no anzol sem tocar em rocha nenhuma também há a possibilidade de a patilha do anzol tocar no fio em tensão e cortar logo ai.

Quanto a isso que dizes de a chumbada não parar quieta com o multifilamento tens razão só se comparares com diametros iguais ou  um pouco superiores em nylon. Mas como a ideia é usares multifilamento fino para evitar ter nylon muito grosso no carreto, ai a chumbada vai é ficar mais quieta porque o mar pega menos no fio. Se pescar com um multifilamento mais grosso por exemplo 0,28 por vezes já tenho de ajudar com o drag para a chumbada ficar quieta (mas isso sou eu que pesco sempre com a cana na mão e portanto posso estar a fazer isso... A cana foi feita para apanhar porrada e o drag do carreto para trabalhar  ;D ;D ;D ). Usar nylon muito grosso, por exemplo 0,50 não tem só problemas do mar pegar mais e lançares menos... o fio também ganha vicios na bobine e fica todo em espiral, já para não falar que a bobine não pode ficar muito cheia senão é só cabeleiras a lançar.

Para quem pesca com 0,30 no empate axo que não existem grandes vantagens em acção de pesca de estar a usar multifilamento no carreto. As unicas coisas boas que me ocorrem são o facto de não ter memória e durar muito mais tempo no carreto  que o nylon.
Para quem pesca com 0,25 ou menos no empate aí só vejo desvantagens em acçao de pesca se colocar multifilamento no carreto
« Última modificação: 10:47 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 por miguel82 »
 

Offline LuisMoreno

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 132
  • Competition is the dream
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:58 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Re: Chicote
« Responder #23 em: 14:46 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
que venham pescar comigo se forem daqui para verem c



concordo totalmente, tens que analisar o mar e ver em que sitiação deves usar o fio, eu normalmente uso 0,21 e depois um chicotezinho da prosargos 0,35 ou tekline 0,41 , ou entao uns conicos mas ja fica mais carito

No entanto estes dias tenho usado 0,25 e um chicote 0,41 pois o mar tem estado com muito lixo e andar a estragar fios nao da muito jeito, um abraço
Competition is the dream
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]