collapse

Autor Tópico: Começar a Pescar em Setúbal  (Lida 46305 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #120 em: 13:13 Segunda, 14 de Novembro de 2016 »
Boas

A proibição resulta da aplicação do diploma indicado.
De resto não vejo qualquer motivo para estenderem a proibição devido aos abusos, como em qualquer outra situação, quem infringe fica sujeito ás penalizações previstas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 

Offline Alentejano

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 382
  • Agradecido: 42 vezes
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #121 em: 13:50 Segunda, 14 de Novembro de 2016 »
Qual o fundamento da proibiçao naquela zona da praia?

Ja lutei pela pesca sub e sempre pensamos que o pessoal da linha tinha mais peso junto de quem de direito....
Contudo ao navegar pela net nao vejo referençias pelas associações, no sentido de manter ou reclamar espaços e supostos direitos.
Ao menos uma epoca/horario para pescar la na praia....
Será que nao interessa ver gajos porcos e maus de botas de borracha,onde as ladys andam de chapeu a tirar fotos ao pôr do sol?
As leis sao para se cumprir,se queremos mudar as coisas só atraves de associaçoes bem representadas,com reuniões na assembleia,como a Appsa faz!!!
« Última modificação: 13:52 Segunda, 14 de Novembro de 2016 por Alentejano »
Ter "sorte" dá trabalho...
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #122 em: 14:16 Segunda, 14 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora qual o motivo pelo qual a pesca é proibida na praia da figueirinha??? Existe algum perigo estar na praia á pesca? É uma questão de protecção a alguma espécie? Ou foi porque alguém iluminado que achou que sim porque lhe apeteceu??? O que devíamos estar a lutar era para abrir zonas onde a pesca está proibida e que não faz sentido nenhum, lá não se poder pescar... e onde sempre se pescou durante anos e anos sem nenhum problema e de repente houve alguém que achou que era bom de fechar essas zonas á pesca...o que vejo é cada vez menos zonas de pesca e a licença cada vez mais cara...a 1º salvo erro que tirei foi 4€ já vai este ano em 8€...

Não concordo com o facto de se chamar a polícia pelo facto de ver pessoal a pescar em zona proibida...porque neste caso cada um sabe de si...se passar a polícia e multa-los eu não vou pagar por eles, posso alerta-los (pescadores) que estão em zona proibida se quiserem permanecer, arriscam-se...

Eu também pesco por vezes em zonas que sei que não é permitido...zonas onde aprendi a pescar faz 20 anos e agora sem motivo algum, alguém disse que não posso, ate porque se não o fizer simplesmente não pesco, todas as zonas onde dá peixe foram interditas é uma vergonha...e ate digo Sesimbra em relação a Setúbal ficou a perder muito mais zonas de pesca. Por exemplo quando falamos em pescar em Sesimbra não dizemos "olha que ai não podes pescar" dizemos "olha só podes pescar ali e ali" isto está uma vergonha!!!
Se começar-mos a acusar-nos uns aos outros ainda fica mais bonito..... (desculpem alguns erros)
É a tua opinião e tenho de a respeitar.

Não concordar com ela é outra e digo-te o porque, se sabes que não se pode pescar e vais para lá porque pescas lá à + de 20 anos, desculpa mas isso para mim não é de pescador, chamo a isso chico espertos e depois dizes pq chamar a PM, quem anda à chuva pode-se molhar.

O verdadeiro pescador respeita as zonas protegidas e é amigo da natureza, tem de semear para colher mais tarde.

O pescador tem de evoluir e saber pescar em mais lugares, não onde sempre pescou se vai para outro meio diferente já não sabe pescar pq está fora do seu meio.

Desculpa-me o desabafo, mas eu tenho a minha opinião e tu a tua, têm de ser respeitas.

Fica bem.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline luiscon

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 3 vezes
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:02 Sexta, 02 de Outubro de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #123 em: 16:47 Segunda, 14 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora qual o motivo pelo qual a pesca é proibida na praia da figueirinha??? Existe algum perigo estar na praia á pesca? É uma questão de protecção a alguma espécie? Ou foi porque alguém iluminado que achou que sim porque lhe apeteceu??? O que devíamos estar a lutar era para abrir zonas onde a pesca está proibida e que não faz sentido nenhum, lá não se poder pescar... e onde sempre se pescou durante anos e anos sem nenhum problema e de repente houve alguém que achou que era bom de fechar essas zonas á pesca...o que vejo é cada vez menos zonas de pesca e a licença cada vez mais cara...a 1º salvo erro que tirei foi 4€ já vai este ano em 8€...

Não concordo com o facto de se chamar a polícia pelo facto de ver pessoal a pescar em zona proibida...porque neste caso cada um sabe de si...se passar a polícia e multa-los eu não vou pagar por eles, posso alerta-los (pescadores) que estão em zona proibida se quiserem permanecer, arriscam-se...

Eu também pesco por vezes em zonas que sei que não é permitido...zonas onde aprendi a pescar faz 20 anos e agora sem motivo algum, alguém disse que não posso, ate porque se não o fizer simplesmente não pesco, todas as zonas onde dá peixe foram interditas é uma vergonha...e ate digo Sesimbra em relação a Setúbal ficou a perder muito mais zonas de pesca. Por exemplo quando falamos em pescar em Sesimbra não dizemos "olha que ai não podes pescar" dizemos "olha só podes pescar ali e ali" isto está uma vergonha!!!
Se começar-mos a acusar-nos uns aos outros ainda fica mais bonito..... (desculpem alguns erros)
É a tua opinião e tenho de a respeitar.

Não concordar com ela é outra e digo-te o porque, se sabes que não se pode pescar e vais para lá porque pescas lá à + de 20 anos, desculpa mas isso para mim não é de pescador, chamo a isso chico espertos e depois dizes pq chamar a PM, quem anda à chuva pode-se molhar.

O verdadeiro pescador respeita as zonas protegidas e é amigo da natureza, tem de semear para colher mais tarde.

O pescador tem de evoluir e saber pescar em mais lugares, não onde sempre pescou se vai para outro meio diferente já não sabe pescar pq está fora do seu meio.

Desculpa-me o desabafo, mas eu tenho a minha opinião e tu a tua, têm de ser respeitas.

Fica bem.


Pois é... Isso é tudo muito bonito...mas se falares de pesca á bóia posso-te dizer que se recuar alguns anos no meu caso começava a época em Setembro acabava no fim de Dezembro por semana fazia pesca em média 5x por semana...posso-te dizer que á data de hoje só fui 1 vez á pesca desde Setembro até ao momento e porquê? Porque muitos desses pesqueiros que frequentava e que sei que normalmente tem peixe nas devidas alturas do ano estão interditas, por isso evito...não que dizer que se estiver a pescar no limite da zona onde posso pescar, não faça uns lançamentos para zona proibida... É o mesmo que andar de carro numa autoestrada onde só deves andar a 120Km/h...quem cumpre sempre?

Já para não falar que nas zonas onde é permitida a pesca é a mais perigosa referindo-me a Sesimbra...Se pesco noutras zonas claro mas tens sempre de fazer mais km´s de carro, para quem gosta de pesca e quer ir mais vezes não ganha para o gasóleo sem falar que arriscas ir para pesqueiros que não conheces tão bem e arriscas-te em vez da multa a tua vida...isto para bóia, que convém conheceres o local.

No surf casting que raramente faço também não vejo melhoras ainda no outro dia fui á lagoa tive 1h á pesca quando cheguei não estava ninguém passado um bocado havia canas até ao Meco, pedradas atrás de pedradas dentro de água, luzes apontadas para a água, etc., etc. resultado vim embora...lembro-me bem que antes não era assim, agora o pessoal como não pode pescar noutras zonas cai tudo nas mesmas e nem todos têm a mesma habilidade...enfim. Também há zonas que os locais já começam a olhar de revés ao pessoal que não é de lá...

Verdadeiros pescadores levaria a uma discussão que dava muitas paginas, mas neste País a alguns anos atras quem chamava a policia para acusarem outras pessoas eram chamados de Bufos eu não visto essa capa...mas respeito quem queira vestir...também espero que quando a PM aparecer multem quem estiver em zonas proibidas, mas também quem esteja em zonas não proibidas e tenham dentro do balde peixe sem medida, nem que seja por azar um peixe sem medida embuchado, que é para continuarem a chama-los.... ressalvo que nunca pesquei na figueirinha: D a mim já me fica longe, mas posso lá ir a convite conviver um bocado e gradar claro está!!
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #124 em: 10:17 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Pois, essa do pessoal apontar luzes para agua ainda não percebi..ou é mesmo burrice ou querem tentar atrair alguma sereia.
Em relação ás zonas proibidas..axo que não deveriam existir pelo simples facto de pouca gente as cumprir.... O parque Natural da Arrábida já não faz sentido nenhum. Fez sim em tempo, e nos primeiros anos, mas depois deixou de fazer..Quem mergulha lá por recreio sabe o que digo. Nem os gajos do ICNF nem a PM ocorrem as denuncias...é tudo a mamar, é uma vergonha mesmo. O problemas é que os chicos espertos das redes aproveitam e enchem os barcos à conta das zonas ilegais...porque mal ou bem o pessoal das linhas não está lá para os afastar. Faz um ano que mergulhei entre galapos, galapinho e praia dos colelhos...e nada tudo deserto...parecia que um arrastão tinha passado por lá. nem navalheiras se viam.
há xarroco a montes....
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #125 em: 10:34 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Boas. Uma vez que a Comporta e Troia até são pertinho de setubal alguem me sabe dizer se para pescar nestas praias a melhor maré é a enchente ou a vazante?? Tenho a tarde de sexta livre e plas minhas contas ao chegar lá apanho vazante!
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #126 em: 10:48 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Olha, pelo que sei, independente dá maré é o estado do mar. Procura agueiros e coroas e adaptas a tua pesca nessas zonas especificas...tens que ir de dia  para veres esses locais e ficares para a noite que é quando á mais actividade.
há xarroco a montes....
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #127 em: 12:36 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Obrigado. Normalmente ve-se onde estão as coroas e lança-se para o lado das mesmas certo?? E isco tou a pensar levar minhoca americana e casulo... devo levar mais algum?
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #128 em: 13:30 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
E outra coisa (esta é mm de principiante) o que quer dizer com estado do mar e como veem isso? É que ja me aconteceu ir pra comports e não conseguir pescar pq a corrente era forte demais e nem com 200g ficava a chumbada na areia... e outra vez tive de vir embora que era só algas :/
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #129 em: 14:10 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Pois, isso que disses te e mais algumas coisas..Se tiveres o mar a bater muitos não vais pescar porque te lixa as pescas todas.. nas coroas o objectivo e tentares lançar para trás das mesmas. olha ai o tema: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação aos agueiros é atirares para o meio. Aconselho a levares isca branca tb, ligueirão não pode faltar nestas pescarias. Nos agueiros usa estralhos pequenos
há xarroco a montes....
 

Offline luiscon

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 3 vezes
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:02 Sexta, 02 de Outubro de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #130 em: 17:39 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, essa do pessoal apontar luzes para agua ainda não percebi..ou é mesmo burrice ou querem tentar atrair alguma sereia.
Em relação ás zonas proibidas..axo que não deveriam existir pelo simples facto de pouca gente as cumprir.... O parque Natural da Arrábida já não faz sentido nenhum. Fez sim em tempo, e nos primeiros anos, mas depois deixou de fazer..Quem mergulha lá por recreio sabe o que digo. Nem os gajos do ICNF nem a PM ocorrem as denuncias...é tudo a mamar, é uma vergonha mesmo. O problemas é que os chicos espertos das redes aproveitam e enchem os barcos à conta das zonas ilegais...porque mal ou bem o pessoal das linhas não está lá para os afastar. Faz um ano que mergulhei entre galapos, galapinho e praia dos colelhos...e nada tudo deserto...parecia que um arrastão tinha passado por lá. nem navalheiras se viam.

Concordo plenamente contigo isto passou a ser uma palhaçada já lá vão uns bons anos de reserva e mais peixe nem vê-lo acho que ate é menos que antes...continuam a pensar que é a pesca que rapa tudo, mas todos sabemos que não é assim, não digo que os arrastos e redes não façam a sua parte, mas o problema está na materinadade que é o Sado e enquanto não se despoluir o Sado e acabar com o que lá se passa não teremos melhoras...Mário já agora uma pergunta, quando mergulhaste viste as pedras com muito limo?
 

Offline pmartins985

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 142
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:29 Sábado, 16 de Abril de 2016
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #131 em: 21:41 Terça, 15 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois, isso que disses te e mais algumas coisas..Se tiveres o mar a bater muitos não vais pescar porque te lixa as pescas todas.. nas coroas o objectivo e tentares lançar para trás das mesmas. olha ai o tema: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em relação aos agueiros é atirares para o meio. Aconselho a levares isca branca tb, ligueirão não pode faltar nestas pescarias. Nos agueiros usa estralhos pequenos

Já estive a ver o esquema. Mas vocês qiando pescam junto às coroas tentam ultrapassá-las com o lançamento e pescar para trás das mesmas ou pescam nas laterais das coroas?
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #132 em: 13:40 Quarta, 16 de Novembro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Concordo plenamente contigo isto passou a ser uma palhaçada já lá vão uns bons anos de reserva e mais peixe nem vê-lo acho que ate é menos que antes...continuam a pensar que é a pesca que rapa tudo, mas todos sabemos que não é assim, não digo que os arrastos e redes não façam a sua parte, mas o problema está na materinadade que é o Sado e enquanto não se despoluir o Sado e acabar com o que lá se passa não teremos melhoras...Mário já agora uma pergunta, quando mergulhaste viste as pedras com muito limo?

Ali na zona da Galapinhos e Praia dos Coelhos existe um tipo e lagedo junto ao fundo. Sempre com alga e as santolas e os polvos andavam por lá. Quando fui, apesar de ter algas eram menos, mas já não vês as covas dos polvos que se via quando era permitido a pesca e a caça Sub. Navanheiras tb pouco se encontram. E os cavacos então onde andam?? Sendo aquilo um estuário ou santuário devia estar cheio de cardumes e marisco. Há uns anos após a proibição (1-2 anos após) encontravam-se grandes cardumes de Douradas. Agora nada.
há xarroco a montes....
 

Offline luiscon

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 3 vezes
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:02 Sexta, 02 de Outubro de 2015
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #133 em: 10:09 Terça, 29 de Novembro de 2016 »
Ali na zona da Galapinhos e Praia dos Coelhos existe um tipo e lagedo junto ao fundo. Sempre com alga e as santolas e os polvos andavam por lá. Quando fui, apesar de ter algas eram menos, mas já não vês as covas dos polvos que se via quando era permitido a pesca e a caça Sub. Navanheiras tb pouco se encontram. E os cavacos então onde andam?? Sendo aquilo um estuário ou santuário devia estar cheio de cardumes e marisco. Há uns anos após a proibição (1-2 anos após) encontravam-se grandes cardumes de Douradas. Agora nada.
[/quote]

Tá tudo dito...proibir a pesca é sempre o caminho mais fácil e culpa-la pela falta de peixe...quanto a ir á origem do problema já levanta muitos problemas...outros grandes valores se levantam!!!
 

Offline Rodolfo Rocha

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 391
  • Agradecido: 67 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:36 Terça, 10 de Janeiro de 2017
Re: Começar a Pescar em Setúbal
« Responder #134 em: 18:28 Quarta, 11 de Janeiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado. É esse tipo de dicas que preciso para me orientar... que assim já vou pesquisando de forma mais direcionada as tecnicas e o isco.
E sim o meu a seguir a troia é para sul...como fui pescador de truta acho que vou gostar de pescar o robalo com amostra...vamos ver é se os consigo encontrar.
E já agora se alguém gostar de companhia e de dar umas dicas de pesca e quiserem combinar algo eu alinho. Apenas com o entrave que sou enfermeiro e trabalho por turnos...por isso vou tendo disponibilidade.....
Cumprimentos a todos e mais uma vez obrigado..  e se tiverem mais dicas da zona vão dizendo :)

Boas ,

Aqui por Setúbal para mim o pior é mesmo a falta de eficácia da policia marítima, a malta das redes e impressionante , ao ponto de colocarem a minha frente e de chegar a tentar ligar-lhes e o telefone dar como impedido e no dia seguinte de manha já esta a funcionar e indicarem me que o telefone sempre deu enfim...De resto também já me ajudaram a esclarecer os sitio de pesca afim de evitar multas, mais concretamente na zona do portinho , entre o museu e a ultima lage antes da praia de alpertuche.

Vai na volta vou la mas no ano passado(2016) só tirei um peixe normal para mim que foi 1 linguado legitimo de kilo em miados de Abril/Maio ,apanhei muitos outros peixes na gruta mas nunca acima da minha fasquia mínima das 400gr, abaixo disso e raro trazer a não ser que esteja maltratado mas eu consigo safar quase todos com o desembuchador.

De resto gosto de pescar mais dentro da praia do hospital do outão (para mim é a única que permite fazer as 2 marés, nos outros só faço vazante) até as escadas de ferro no muro que acompanha a descida para o 1º tunel antes da figueirinha, a partir de ai só no Pontão (raro la ir, muito vento).

Parque de estacionamento junto ao Hospital do Outão é a lei do mais forte a maioria das vezes(muita concorrência) tira se bom peixe por vezes, mas mais dispendiosa, muita paciência e alguma técnica, se vais la e não apanhas nunca mais la queres ir, mas se apanhas já só te apetece ir para la apesar das 20 chumbadas e 20 anzóis que la ficaram hehe

Do parque da Albarquel até a parque de campismo não pratico só pelo simples facto de estarem la as boias e recuso me a diminuir a distancia do lançamento.

Mitrena frequento só os "montes de areia" a esquerda onde colocam os barcos na agua até a vedação da marida marbella.

Só uso por norma multi 0,20/0,22 em Setúbal, não só pela resistência, dos fundos serem mistos mas também pela falta de elasticidade que ajuda a sentir as pequenas vibrações e o arrastar da chumbada mesmo que seja mínimo, eu que o diga pois os sargos este ano quiseram me dar baile mas ainda não foi desta.

Chumbadas 120/140 a excepção do outão no máximo 60gr pois perde se muito.

Um dia combinamos uma pesca e trocamos umas ideias  ^-^
Cumprimentos,

Rodolfo Rocha
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]