collapse

Autor Tópico: Passadores - Marcas - Vantagens  (Lida 9210 vezes)

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Passadores - Marcas - Vantagens
« em: 12:03 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Bom dia.

Inicio este tópico sabendo de antemão que já por ai existe muita informação no fórum. Nomeadamente este tópico
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
muito interessante e explicativo sobre passadores, tipos, formas, cerâmicas, materiais de construção... e quanto a isso nada a dizer.

Agora eu tenho algumas dúvidas e questões: Será que a diferença de passadores nas marcas boas, ditas de topo, varia assim tanto, sendo a performance entre os diversos modelos de cada marca assim tão distinta que se mereça que se fale muito de passadores fuji em detrimento dos da pacific bay por exemplo?

E que marcas boas de passadores conhecem? Eu conheço as faladas no tópico anterior: Fuji, Alps, Pacific Bay,  American Tackle, Seymo, e uns novos que entretanto apareceram (ou pelo menos eu não conhecia) os SeaGuides e que ganharam um prémio qualquer na china Que como disse noutro tópico (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre)

Inserir Citação (seleção)
"(que pode muito bem ter sido pago pois a marca provém de lá), mas vejo um grande esforço de implementação por parte da marca e até me parece razoável. Já os vi nas canas de casting e spinning da colmic (herakes cálida pro) e acho que as canas estão porreirinhas e fazem grande publicidade aos passadores".

Será que vocês dariam mais alguns euros se a cana fosse o mesmossimo modelo, blank e etc... variando apenas os passadores, sendo a mais cara equipada com passadores fuji e a mais barata com passadores seaguides por exemplo, ou alps?

Também no tópico anterior mencionado falei de um suposta marca SIC:
"No entanto, em muitas canas (e geralmente das mais baratas) vejo uma publicidade agarrada aos passadores, bem aos jeito das canas equipadas com fuji, mas ou invés de dizerem fuji dizem "SIC guides" num símbolo em tudo parecido ao da marca fuji (redondo, azul e vermelho).
Para mim deve ser daquele tipo de sapatilhas da "acliclas". Mas que engana pois não diz a marca e nem sei se os anéis serão mesmo SIC."

Veja-se o caso desta cana: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Diz lá: passadores SIC modelo MN... deduzo que seja a tal marca que se confunde com o material de nome SIC (pode não ter agarrado o símbolo que disse atrás mas este é apenas um exemplo), "enganando" assim o cliente pois não sei se na verdade a anilha será mesmo SIC ou se o passador será bom ou não nem sequer a marca do mesmo.

Gostava que alguém me indicasse se, e porque prefere uma dada marca de passador em detrimento de outra e os motivos.
Será que faz sentido preferir uma marca e modelo no surfcasting e por exemplo no spinning já sentir vantagem em algum modelo de outra marca?

Apenas para mexer um pouco com alguns conceitos mais generalizados de que só fuji presta... eu por acaso acho que talvez nem sejam os melhores para algumas modalidades, só não tenho é muitos meios de comparação.

Abraço.

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Passadores - Marcas - Vantagens
« Responder #1 em: 12:10 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Minhas 14 canas possuem passadores fuji, varias com titânio e em resumo, o que me interessa neles é a durabilidade (resistência a corrosão), somente.
Quanto aos modelos, Preferência pelo low rider disparada, apesar de nada contra os "K", onde também possuo.
« Última modificação: 12:12 Terça, 24 de Novembro de 2015 por Renato Maquarte »
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 12:30 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Passadores Fuji é um descanso.
Uma cana sem Fuji, mesmo que bem tratada, acaba sempre por ganhar ferrugem e verdete.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 12:42 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Ter passadores Fuji numa cana é garantia de qualidade. Disso não há volta a dar. Apartir então da gama alconite para cima, é ter passadores para a vida ( salvo algum caso raro).

Em canas baratas ainda se entende, mas vou deixar desde já uma ideia para que saibam que hoje em dia existem passadores fuji de gama baixa que custam quase o mesmo que sem ser fuji. E sempre são melhores.

Dos passadores nornais os TI-LITE que a Shimano poe em algumas canas são muito bons. E alguns ALPS também são bastante razoáveis. Mas para teres noção tenho canas com 10 anos e passadores fuji e nem uma pinga de ferrugem.

Como diria um senhor: É muita calidade.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 12:48 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Eu não sei porquê associo os Pacific Bay e American Tackle às canas de pesca grossa.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 16:18 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Eu não digo que os fuji não têm qualidade, tenho uma cana com cerca de 8 anos e atesto pelos fuji... pergunto é sobre a qualidade dos outros.

Veja-se o caso do MicroWave Guides System da AmericanTakles...
Ganharam bastantes prémios em 2013, e se forem verificar alguns dos "construtores" de cana que tenho em boa conta (mudhole por exemplo) usam muito estas guias para a personalização de canas de spinning e dizem que este sistema tem obvias vantagens sobre outros... porque por cá não se vêm canas com este tipo de passadores? Será porque apenas queremos canas com passadores fuji?
Eu até os gostava de experimentar para ver as diferenças, mas não conheço ninguém que tenha uma cana com os ditos passadores. Não estaremos a perder algo estando a "forçar" as marcas a apostar bum produto porque só queremos aquilo?

Outra coisa que reparo... há dias (Sabado ou o que foi) um colega meu pediu-me opinião sobre umas canas da marca daiwa dizendo que gostava delas, mas que só tinha pena porque eram caras e para o preço não trazia passadores fuji traziam outra marca qualquer que ele não conhecia.
Por acaso lembrei-me de uma resposta que o sr. A_G_A deu à questão dos seaguides:

A Daiwa tem várias canas equipadas com Sea-Guide.

Por exemplo:

Tenho uma Daiwa Windcast Surf equipada com Fuji K alconite.
Tenho uma Daiwa Windcast X (posicionada acima na gama quando comparada com a Windcast Surf) equipada com Sea-Guide (são SiC).

Pelo aspeto destes passadores não são da entrada de gama (atlas performance), mas de uma gama acima.

A minha cana de spining também é Daiwa e também equipada com Sea-Guide.

A Decathlon também usa muito a Sea-Guide nas canas intermédias (normalmente a linha Atlas Performance).

Ora, será que estes passadores não serão assim tão bons que não valorizem as canas e a Daiwa (e outras) estará a dar um tiro no pé? Ou pelo contrário estará a Daiwa a fornecer um produto de qualidade, e nós é que o subestimamos em detrimento de uma marca mais que enraizada no mercado e que tem por trás um longo historial que lhe fornece justo e merecido reconhecimento e garantia, mas que poderá estar sobrevalorizado?

Abraço

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 16:30 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Tenho uma cana com passadores Sea Guides, já tem três anos e ainda não mostram sinais de corrosão. Mas o meu irmão tem uma igual há quatro anos e tem verdete em alguns passadores. Eu lavei sempre a cana e ele quase nunca a lavou. Eu prefiro uns Sea Guides do que sem marca.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #7 em: 20:32 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Este topico é mesmo muito interessante pelo menos para mim..venho ao longo do tempo percebendo mais de material de pesca devido a minha curiosidade e devido a estes tópicos vossos..

tenho uma cana, a tica themis surf já quase com dois anos..hoje em dia mesmo tendo lavado e limpo os passadores eles estão com verdete, principalmente os 2 primeiros (maiores) e por baixo do verniz nos pés do passador estão oxidados (pelo menos parece, está castanho la debaixo do verniz)..eu nao me lembro que passadores são estes mas não sao fuji

tenho depois duas canas com fuji..uma de spinning e a frontera..mas como têm muito pouco tempo para ja estao novissimos

eu pelo que me parece e no meu caso pois sempre foi o que ''ouvi dizer''...os passadores fuji pelas caracteristicas do material ou seja do proprio passador e não do anel interior sao bastantes resistentes a corrosão..um aço inox? e outras gamas tipo titanio por exemplo..

será que as outras marcas não têm passadores com o mesmo material?? esses ditos sea guide por exemplo? se têm o mesmo material deviam ter a mesma durabilidade..será possivel sabermos que material sao feitos?

Veja-se o caso desta cana: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Diz lá: passadores SIC modelo MN... deduzo que seja a tal marca que se confunde com o material de nome SIC (pode não ter agarrado o símbolo que disse atrás mas este é apenas um exemplo), "enganando" assim o cliente pois não sei se na verdade a anilha será mesmo SIC ou se o passador será bom ou não nem sequer a marca do mesmo.

Isto também é muito pertinente.. já devo ter visto quase todas as lojas online de pesca em portugal e em praticamente todas so falam em que tem fuji ou SIC..sera que nao ah mais nenhum?? tirando algumas excepções decathlon ou uma ou outra loja..muitas canas nem trazem a descrição dos passadores que tem..esses que dizem SIC é a marca? ou é a cerâmica mas de outra marca? granda confusão

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 21:01 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
SIC é a porcelana e quer dizer silicon carbide ou carbeto de silício.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 21:23 Terça, 24 de Novembro de 2015 »

duas eu sei e penso que os demais também..mas quando nas lojas online dizem..passadores SIC..é de que marca?

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 21:31 Terça, 24 de Novembro de 2015 »

duas eu sei e penso que os demais também..mas quando nas lojas online dizem..passadores SIC..é de que marca?

É dos chinos.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 21:32 Terça, 24 de Novembro de 2015 »

É dos chinos.

pois.. lol

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #12 em: 22:12 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
(...)

Outra coisa que reparo... há dias (Sabado ou o que foi) um colega meu pediu-me opinião sobre umas canas da marca daiwa dizendo que gostava delas, mas que só tinha pena porque eram caras e para o preço não trazia passadores fuji traziam outra marca qualquer que ele não conhecia.
Por acaso lembrei-me de uma resposta que o sr. A_G_A deu à questão dos seaguides:

A Daiwa tem várias canas equipadas com Sea-Guide.

Por exemplo:

Tenho uma Daiwa Windcast Surf equipada com Fuji K alconite.
Tenho uma Daiwa Windcast X (posicionada acima na gama quando comparada com a Windcast Surf) equipada com Sea-Guide (são SiC).

Pelo aspeto destes passadores não são da entrada de gama (atlas performance), mas de uma gama acima.

A minha cana de spining também é Daiwa e também equipada com Sea-Guide.

A Decathlon também usa muito a Sea-Guide nas canas intermédias (normalmente a linha Atlas Performance).

Ora, será que estes passadores não serão assim tão bons que não valorizem as canas e a Daiwa (e outras) estará a dar um tiro no pé? Ou pelo contrário estará a Daiwa a fornecer um produto de qualidade, e nós é que o subestimamos em detrimento de uma marca mais que enraizada no mercado e que tem por trás um longo historial que lhe fornece justo e merecido reconhecimento e garantia, mas que poderá estar sobrevalorizado?

Abraço

Então retomando a conversa.

No tópico onde eu "argolei" (cometi uma argolada), ao posicionar os passadores Alconite acima dos SiC, fiquei a pensar nos motivos de ter feito a confusão... ou nos possíveis, pois não foi algo consciente, esse posicionamento construiu-se ma minha cabeça, provavelmente porque sabia que havia algo acima dos SiC e as coisas "misturaram-se".

E porque se podem ter "misturado"? Porque quase todos os passadores fuji que nos apresentam são Alconite... e os fuji é que são bons, logo Alconite é melhor que SiC.

O Zé Maria apresentou uma tabela de dureza muito interessante e cito:

O  Alconite foi  criado pela Fuji para poder apresentar uma linha de passadores mais baratos, é composto de óxido de Alumínio, menos duro que o SiC.

VICKER'S HARDNESS SCALE:

Stainless Steel (SS): 200
Chrome: 800-1000
Aluminum Oxide: 1200-1400
Alconite: 1700
Zirconia: 1400-1800
NANOLITE: 1800
SiC: 2200-2400
de Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O material de topo da Fuji, acima dos SIC, são os Torzite, desenvolvido especialmente para a pesca que tem menos atrito que o SiC e permite criar argolas de perfis mais finos.

Fim de citação.

É claro que um passador é muito mais que a cerâmica e até costuma ser nos aros que temos os problemas (oxidação). Provavelmente a Alconite é mais que suficiente para o que queremos, e o ênfase deve ser para a qualidade dos aros, mas não compreendo porque canas que custam 300€ e mais continuam a ter Alconite e não algo mais resistente (SiC).

Quanto aos passadores Sea-Guide e a questão sobre a Daiwa equipar canas com estes passadores (muitas vezes de gamas superiores).

A Sea-Guide tem várias gamas. O aspeto dos que tenho na Windcast X não fica nada a dever aos fuji K. Não são "matacões" - até acho que a cerâmica é mais fina (e é SiC), não têm aspeto de "chinos" e estão iguais ao que estavam há um ano (cana nova). O mesmo se passa com os fuji.

Também é verdade que trato dos passadores.

No entanto, e provavelmente por culpa das marcas que não identificam as coisas como deve ser, vamos optando por fuji (eu também, especialmente a partir de certos preços), dado que é a única coisa que nos vai oferecendo alguma garantia de qualidade.

Ainda assim, também é possível ler relatos de passadores fuji que deram problemas. Ainda há pouco li sobre umas canas Barros, equipadas com fuji, que tiveram problemas!

Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 22:16 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Ainda assim, também é possível ler relatos de passadores fuji que deram problemas. Ainda há pouco li sobre umas canas Barros, equipadas com fuji, que tiveram problemas!

Existem canas que já vi em que o problema da ferrugem não se deve aos passadores, mas a má argolagem e colocação do epoxy. Caso não fique bem feito e permita que entre o ar e claro a água salgada, mesmo sendo fuji vai acabar por ganhar toques de ferrugem. Mas nos passadores fuji de média e alta gama normalmente consegues resolver isso limpando com produtos próprios que a ferrugem sai. Recentemente fiz isso a um colega.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 22:27 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
Nos passadores Fuji não é só a qualidade da porcelana que é melhor. O formato da argola também é melhor. A secção da da argola é completamente curva e nos passadores manhosos têm uma face recta. Se vires ao perto  percebes o que eu digo.

Mesmo que sejam  SIC nos dois as argolas dos Fuji causam menos atrito por causa do formato.

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]