collapse

Autor Tópico: Amostras - Ruido  (Lida 2012 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Amostras - Ruido
« em: 01:56 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Malta... falaram-me que se apanha bom robalo aqui pelas praias de gaia com umas amostras que fazem "barulho" e que é isso que cativa o bicho e não as cores ou formato da amostra porque o bicho até é meio cego e só consegue ver quando ja a esta a ferrar.
Que tipo de amostra será?
Esta será apropriada? ... Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Amostras - Ruido
« Responder #1 em: 09:26 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Boas amigo.

Para começar o robalo tem tudo menos má visão, agora se as águas estão turvas é claro que outros sentidos ficam mais "apurados" como audição e sensibilidade a vibrações na água. Por isso sim, em aguas tapadas usam-se amostras mais ruidosas e as formas também tem muita influencia pois diferentes formatos produzem diferentes vibrações (dependendo também da velocidade como se corrica). Quanto às cores não digo que não tenham influencia (opto por umas claras e outras escuras simplesmente em vez daquelas com o rosa 501 na cabeça o amarelo 114 no rabo e o verde XPTO na barriga), essas certamente que servem mais para apanhar a carteira dos pescadores  >:D

O fundamental está em saber trabalhar a amostra para lhe dar vida, seja imitar uma sardinha solitária a procura de refugio, seja imitar um peixe ferido em dificuldades na rebentação. E claro a que mais peixe apanha é aquela que passa mais tempo na água.

Quanto a essa amostra do link não me parece a melhor, demasiado leve para lançamentos (apesar que por vezes o peixe está mesmo a nossa frente) e pequena. Em termos de amostras de superfície e ruidosas eu opto mais por pencil poppers com uns 30g ou mais e no mínimo 15cm e com chocalhos no interior.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline João Pinto

Re: Amostras - Ruido
« Responder #2 em: 09:48 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
JT a época de usares passeantes já está a terminar, também essa amostra não vale um chavelho em mar, não se trata do sitio onde estás a comprar porque eles têm Zara Spook, boa e barata, em Portugal usa-se muito a cor Okie Shad.

Agora em relação á tua pergunta sitios muito pressionados costumam ter melhores resultados amostras silenciosas, atenção que não é por a água estar tapada que os peixes não vêm as presas, só tens que meter cores mais berrantes tipo Branco, Amarelo ou Laranja, mas as amostras que te disseram são provavelmente as Rapala Clakin Minnow, outra coisa a amostra que mostraste tem 8Cm, para mar usa no minimo uns 11Cm

« Última modificação: 09:50 Quinta, 29 de Outubro de 2015 por João Pinto »
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Amostras - Ruido
« Responder #3 em: 19:39 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Obrigado pelas dicas... Vendo melhor as amostras que aqui tenho da decathlon das baratuxas todas tem umas esferas no interior que fazem o tal "Barulho"  ::)
Quem pensa que isto é pegar numa cana e lançar ao mar esta bem enganado :)

Diomar... agora é que me lixaste "em vez daquelas com o rosa 501 na cabeça o amarelo 114 no rabo e o verde XPTO na barriga"... também ninguém vos entende  ::) depois de ver aqui no forum que o Rosa estava a resultar este ano ... apostei nessas cores na encomenda que fiz ao amigo Voron :) digamos que é a cor da moda para o ano de 2015.
Tenho de pesquisar melhor... fiquei aqui com umas duvidas sobre o que são "passeantes" (amostras que ficam na superfície?) e qual a época para eles e o porque dessa época.
Também não sei o que são "sítios muito pressionados" ... (sítios com bastante corrente?)
João Pinto... as amostras que postaste tem muito bom aspecto... um dia ainda perco a cabeça depois de deixar de perder tanto material ;)

Já me apercebi que nisto o segredo e como corricar mas sinceramente estou um pouco á nora com isso do animar a amostra... da ultima vez lá fui dando uns esticões e umas torcidelas á cana mas a verdade é que não faço ideia o que para ali ando a fazer... alguém pode dar umas dicas?

Os poppers já vi em documentarios dos estranjas a funcionar bem em embarcada... alguém utiliza nas nossas praias?

Epá... desculpem as duvidas existenciais mas também sou filho de Deus e quero apanhar o meu Robalão um dia.
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Amostras - Ruido
« Responder #4 em: 23:08 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Epá... desculpem as duvidas existenciais mas também sou filho de Deus e quero apanhar o meu Robalão um dia.
Estamos cá para ajudar  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline João Pinto

Re: Amostras - Ruido
« Responder #5 em: 23:37 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também não sei o que são "sítios muito pressionados" ... (sítios com bastante corrente?)
sitios pressionados são sitios com grande pressão de pesca
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Amostras - Ruido
« Responder #6 em: 10:46 Sexta, 30 de Outubro de 2015 »
passeantes sao amostras que ficam à superficia e quando corricas elas nao agundam (porque não tem aquela palheta na boca). depois tens poppers que tambem não afunda mas a boca faz um genero de cavidade que quando das uns puxoes na linha aquilo da uns estalidos na agua e produz umas bolhas de ar e um genero de splash que atrai predadores. Geralmente estas amostras usam-se na altura de mares calmos e aguas mais limpidas (geralmente verão).
quanto ao ter dito o rosa 501 nao é por ser rosa em particular. O pessoal tem tido sorte com rosas mas acho que é nos vinis. eu ja tive tb sorte com esta cor e aconselho-te a tentar, mas nos vinis ja um pouco mais diferente das amostras rigidas.
quanto a essas amostras mais baratas da decathlon com as esferas no interior, julgo serem demasiado leves, mas tambem nao perdes muito € em tentar.


"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Amostras - Ruido
« Responder #7 em: 12:04 Sexta, 30 de Outubro de 2015 »
Diomar  8) obrigado... já ando em pesquisas e também já percebi que se usam mais na altura do verão porque a agua mais quente faz o peixe comer mais à superfície?
Comprei as da decathlon para começar que por 2 euros não me massacro a cabeça quando perco uma nas rochas... mas pretendo ir evoluindo  ;)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 21:44]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [Hoje às 21:21]

Ajuda Daiwa por inc.pt [Hoje às 20:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 20:18]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]