collapse

Autor Tópico: Super tótó  (Lida 22108 vezes)

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Super tótó
« Responder #45 em: 11:58 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Nova tentativa! estou neste momento na praia do cabelo na Figueira da Foz,quem quiser passar a minha beira esteja a vontade

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #46 em: 13:26 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Gostava de ir ai, ma so para a semana.. depois conta como correu

Offline António Ramos Reis

• Marlin
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
« Responder #47 em: 13:47 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Vai á Costa de Lavos estão a sair bons peixes segundo me disseram. Estás ai perto. Se quiseres confirma. No molho. :301:

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 14:39 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Desta vez vou ficar por aqui que num tarda vou embora mas para a próxima vou até la.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 21:06 Quinta, 05 de Novembro de 2015 »
Mais uma tentativa

Cheguei já perto das 10 da manhã e desta vez decidido a não perder chumbadas. Montei a tralha na praia, que diga-se de passagem está num estado lastimoso devido á quantidade de lixo produzido pelos humanos. Bem perto de mim um pescador a pescar a boia no molhe virado para a praia. Fiquei por lá até ao meio dia, já muito mais confiante no meu lançamento  decido que depois de almoço iria tentar a minha sorte no molhe virado para o porto, que é o local onde mais pescadores se concentram.

A manhã passou-se não apanhei nada e aproveito a pausa para meter conversa com o pescador que estava a boia. O mesmo revelou que nem 1 toque toda a mannã e que se iria embora, falei com mais outro que tanto estava a pescar ao fundo como á boia e diz-me o mesmo, no entanto este prefere apenas mudar de pesqueiro para a praia do hospital.

Bem menos mal  afinal não sou só eu que não pesco nada.

Cheio de coragem e peito feito vou de volta para o maldito molhe que me papou uns quantos chumbos na primeira vez. Relembrei o que me tinham aconcelhado, ou seja lançar o mais longo possível, deixar o chumbo bater no fundo e certeficar-me que realmente apenas estou a tirar a folga a linha e não estou a recuperar fazendo que o chumbo vá para as rochas.

Coloco um chumbo de 150 gramas e lanço bem longe... fiquei orgulhoso com a distancia comseguida. Hora de recuperar para verificar o isco que neste caso era casulo, e com receio mas mão firme recupero e sucesso! O chumbo não ficou lá nem desta nem de nenhuma vez em toda a tarde!
Apenas perco um chumbo mas de outra maneira. A quando do lançamento a linha parte-se e o chumbo segue viagem, enfim... nessa altura mudo de chumbo e coloco um em forma de lágrima de 150gr e de imediato reparo que é muito mais fácil recuperar. É essa a ideia do formato de lágrima? A corrente estava forte fiquei sem alguns anzois e vi-me a rasca para fazer um recuperação com um anzol preso e penso que aprendi a lição de que  mais vale cortar a linha que forçar o material é que cheira-me que o meu carreto fez a 2 e ultima pescaria tenco em conta os sons que ele ficou e emitir eficou meio perro... também já sabia que com material low cost não poderia pedir muito especialmente de um carreto só de um rolamento...

Bem o dia acabou sem pescado mas foi mais um dia que sem duvida aprendi mais umas coisas e afinei outras.

Um abraço e até outro dia...

« Última modificação: 21:11 Quinta, 05 de Novembro de 2015 por Nelson »

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #50 em: 09:59 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Melhorou um pouco.
Quando existe pedra, chumbadas com formatos arredondados são sempre melhor.
Quando estás a recuperar ( sem peixe ), tenta faze-lo rápido e sem pausas, assim a chumbada levanta do fundo e nunca prende.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #51 em: 11:06 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
penso que aprendi a lição de que  mais vale cortar a linha que forçar o material é que cheira-me que o meu carreto fez a 2 e ultima pescaria tenco em conta os sons que ele ficou e emitir eficou meio perro... também já sabia que com material low cost não poderia pedir muito especialmente de um carreto só de um rolamento...

A culpa é tanto do carreto como tua. Na pesca ao fundo quem deve fazer esforço é a cana, o carreto é para teres onde enrolar a linha depois de a puxar com a cana. Só se a pesca estiver solta é que podes usar o carreto para puxar, mas sempre sem esforço. Se prender e não consegues puxar com a cana, enrolas o fio no braço (cuidado para não te cortares) e puxas com o corpo. Não se deve meter um carreto a fazer esses esforços, é para o danificar mesmo sendo "bom" (imagina o esforço no veio se a bobine estiver toda para a frente e a linha também estiver na ponta).

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #52 em: 14:36 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Obrigado pela dica vou juntar uns trocos para um carreto melhor... e por em prática esses ensinamentos

Offline Miguel Pereira

• Corvina
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:23 Sábado, 10 de Outubro de 2015
« Responder #53 em: 17:35 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Hora de recuperar para verificar o isco que neste caso era casulo, e com receio mas mão firme recupero e sucesso!

Eu quando é para verificar o isco... aproximo-me o mais possível da água, baixo a ponteira ao mesmo tempo que enrolo o fio com o carreto e quando a ponteira da cana está mais ou menos na mesma inclinação que o fio, dou um esticão quanto baste para levantar a chumbada do fundo, mesmo que haja pedra ela vai passar por cima, depois é só enrolar com calma ou mais rápido se houver muita rocha, seja chumbada de pêra, piramede ou de pedra, claro que de vez em quando também fica lá alguma, mas é assim que sempre fiz...
O mar é Grande...
mas Maior é a Vida que ele nos dá...

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 18:30 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Parece que o barulho que ouço não é bem do carreto mas sim a linha é que emite um som meio estridente, será que a estiquei de mais e  perdeu elastecidade?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #55 em: 18:32 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Mas ao rodares o carreto sem estares a enrolar linha não faz barulho? Se não fizer não será do veio, mas será de outra peça/zona do carreto.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #56 em: 18:45 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Não não faz já o desmontei a parece estar integro parece é a linha a  chia nas horas quando passa na "aste" nem vejo nenhuma folga anormal... também é facil testar é trocar de linha.... se não for da linha também não se estraga dá para outras vezes....
« Última modificação: 18:53 Sexta, 06 de Novembro de 2015 por Nelson »

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #57 em: 18:49 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Não não faz já o desmontei a parece estar integro parece é a linha a  chira nas horas quando passa na "aste" nem vejo nenhuma folga anormal... também é facil testar é trocar de linha.... se não for da linha também não se estraga dá para outras vezes....

Isso não se faz, não é a linha que está a fazer barulho. Se tiver roçada ou tercinada isso vê-se na mão.

Faz o seguinte, com um pedaço de linha, outro qualquer, passa no rodízio a ver se faz esse ruído.

Offline Nelson

• Robalo
    • Condeixa-a-nova
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 18:54 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Desmontei é como quem diz apenas removi a bobine...

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #59 em: 18:58 Sexta, 06 de Novembro de 2015 »
Mas tens de o rodar com a bobine colocada e apertada, se o veio estiver empenado só com a bobine no lugar é que dás conta.

Se não rodasse sem a bobine então estava com os dias contados >:D

* Tópicos Recentes

Daiwa tourmanent Evo híbrida por Cs92 [Hoje às 20:17]

Carretos Ultegra por DFishing [Hoje às 19:45]

Cana Chumbadinha por FilipePC [Hoje às 16:52]

Linha carreto eléctrico por FilipePC [Hoje às 09:49]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [23:20 Terça, 04 de Novembro de 2025]

Cana vega rs4 4.20 por FilipePC [07:58 Terça, 04 de Novembro de 2025]

SURFCASTING EM ESPANHA com HUMBERTO GACIO & EMILIO JIMENEZ por Bruno87 [20:20 Segunda, 03 de Novembro de 2025]