Ora então trago a minha 1º experiência de pesca por viva voz.
Quanto ao material, bem acabei por comprar o mais barato que encontrei. Tenho de ser honesto o dinheiro não é muito e com uma filha e outra a caminho não me posso dar ao luxo de investir para já em material de qualidade por isso optei por material barato de uma certa loja multi-desportos e comprei uma cana de 4,20 já com carreto e depois juntei todo o restante material como destorcedores, anzóis de vários tamanhos uma bobine com 300 de linha 0,40, "clipes de engate" 50m de linha fluorcarbono uns anzóis já empatados uns chumbos de 100 e 200gr uma agulha de iscar....
Bem então lá fui eu e na minha 1º paragem fui a uma loja de pesca na Figueira da Foz (FF) perto do cabedelo que tem nome de peixe acabado em "...eiro" quem é de lá deve ter percebido. (não coloco nome das lojas com receio de estar a fazer alguma publicidade ilegal mas de a administração permitir coloco os nomes com respectivo feddback) comprei lá casulo e um suporte para a minha cana.
Abanquei no molhe junto a entrada do cabedelo ao pé do radar da entrada do porto. Coloquei um chumbo de 100gr e isquei o casulo o que se revelou difícil pois acabava por partir mas que mais tarde resolvi isso com uma agulha de iscar que comprei na loja da FF.
1º lançamento e a coisa correu bem melhor do que eu pensava tive alguns toques mas não saquei nada... o dia foi avançando e a maré subia, chegou um ponto em que lancei e... fiquei sem o chumbo

de 100gr ficou preso nas rochas talvez... nova tentativa novo chumbo e pimba quando recuperei ficou lá preso.
Fui meter conversa com um pescador ao meu lado bem simpático que me explicou que a corrente estava muito forte o melhor seria um chumbo de 200gr pois o de 100 era arrastado para as rochas. e mostrou-me também que ele gostava de colocar uma oliva de 6gr a correr junto ao anzol devido a usar casulo com tal corrente.
Bem fui ao almoço e já com chumbos de 200gr lá fiz o lançamento que se revelou mais difícil, mas consegui recuperar sem perder nada! sucesso neste passo!! reparei que o casulo nunca sobrevivia e só recuperava o anzol sem nada e fiquei a pensar que será que a forte corrente não seria o ideal para este isco?! fiquei com vontade de iscar mexilhão com elástico para testar mas como não tinha.... fica para a próxima.
Nova ronda pelo meus vizinhos pescadores bem simpáticos e acessíveis e todos tinham uma coisa em comum: Todos usavam casulo e ninguém tirou nada da parte da tarde e todos os anzóis vinham vazios.... o meu vizinho da esquerda ainda sacou uns robalos de manha e mais qualquer coisa mas a tarde num conjunto de uns 10 pescadores ninguém tirou nada até as 5 da tarde hora em que parou de encher.
Bem mais uns lançamentos depois de almoço e.... raios... fiquei com um chumbo de 200gr preso.... aliás fiz mais 2 lançamentos e em todos fiquei sem chumbo

acabei por desistir pelas 5 da tarde pois levei a catraia que foi comigo e já estava a ficar inquieta.
Nova ronda pelos vizinhos e perguntei porque é que eu teria perdido os chumbos e recebi 2 explicações diferentes que possivelmente se complementam
1º explicação: Assim que lanço e o chumbo caia a água o meu vizinho disse que reparou que eu não deixei o chumbo bater no fundo e quando eu tirava a folga na verdade estava a recuperar e o chumbo era arrastado para as rochas de imediato.
2º explicação: O meu outro vizinho disse que não estava a lançar suficientemente longe e que a corrente empurrava o chumbo antes de ficar firme, ele disse-me que tinha de lançar o mais longe possível para que com a forte corrente a linha faça um ângulo de 35º em relação a margem e não se aproxime da margem.
Bem agradeci as explicações e ofereci o resto do meu casulo que já era pouco (já agora dá para conservar??)
Bem em jeito de conclusão tenho muito que praticar e aprender.
Em breve coloco aqui o resumo da minha 2º pescaria
Abraço
Ps: não me esqueci de tirar a devida licença!