collapse

Autor Tópico: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens  (Lida 30072 vezes)

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #15 em: 00:43 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Percebido...vou experimentar e ver se assim trabalha melhor. Se bem que, com esse tamanho de estralho, é praticamente pião fixo.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Offline marioruilopes

• Corvina
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
« Responder #16 em: 08:20 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Não estou a perceber a vossa duvida.. O tamanho do estralho tudo tem a ver com a profundidade do local onde pesques. Terás que usar boia de correr com stopper para uma profundidade que seja superior a envergadura da cana. Em relação ao chumbo eu opto por uma oliva de 2g junto ao anzol para que o isco ande rente ao fundo, mas que ao mesmo tempo n esteja fixo com muito peso, imitar o mais natural possível. Isto caso a boia seja já calibrada.
« Última modificação: 08:22 Quarta, 16 de Setembro de 2015 por marioruilopes »
há xarroco a montes....

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #17 em: 21:52 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Aos sargos pesco com pião fixo e estralho de 6 metros em flúor.......
Ao robalo entre os 3-4 metros

Offline peskador

• Robalo
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
« Responder #18 em: 14:39 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Boas.
A pesca com pião é a que mais me fascina, pois é uma pesca à bóia com qualquer tipo de mar, logo com mares mais mexidos podemos ambicionar melhores exemplares.
Quanto à montagem, pesco com multi no carreto, fazendo um pequeno "chicote" em mono de maior espessura e onde irá trabalhar o pião. Desta forma, reduzo os "emaranhamentos" e o pião trabalha /desliza melhor na folga que dou (por regra nos 40/50 cms).
Acima do pião coloco um stopper e um batente e abaixo um batente em borracha e destorcedor. Seguidamente, coloco um estralho em fluoro dependendo da profundidade e que culmina com uma oliva entre as 1.5 e 5/6 grs (o que mais utilizo no pesqueiro que mais frequento, são as de 3.5 ou 4). Na minha opinião, convém o estralho ser um pouco mais comprido que a profundidade por forma a trabalhar de forma mais natural e bem rente ao fundo (falo de sargos).
Quanto ao robalo ao pião (este que falamos), foi pesca que praticamente nunca fiz, já que quando os procuro é em pesqueiros fundos e que exigem bóia de correr.
Abraço
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #19 em: 14:49 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
A pesca com pião é a que mais me fascina, pois é uma pesca à bóia com qualquer tipo de mar, logo com mares mais mexidos podemos ambicionar melhores exemplares.
Quanto à montagem, pesco com multi no carreto, fazendo um pequeno "chicote" em mono de maior espessura e onde irá trabalhar o pião. Desta forma, reduzo os "emaranhamentos" e o pião trabalha /desliza melhor na folga que dou (por regra nos 40/50 cms).
Acima do pião coloco um stopper e um batente e abaixo um batente em borracha e destorcedor. Seguidamente, coloco um estralho em fluoro dependendo da profundidade e que culmina com uma oliva entre as 1.5 e 5/6 grs (o que mais utilizo no pesqueiro que mais frequento, são as de 3.5 ou 4). Na minha opinião, convém o estralho ser um pouco mais comprido que a profundidade por forma a trabalhar de forma mais natural e bem rente ao fundo (falo de sargos).
Quanto ao robalo ao pião (este que falamos), foi pesca que praticamente nunca fiz, já que quando os procuro é em pesqueiros fundos e que exigem bóia de correr.
Abraço

Viva Vasco,

é coisa que pensei em fazer mas, como levo sempre tudo pré-montado, acabo por adiar.
A montagem dessa forma trabalha bem ?

Outra coisa que me chamou a atenção foi a carga máxima das olivetes. Há sítios onde pesco que chego a carregar com 15g e não são exagero.

Abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 14:58 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »

Esta imagem resume todo o meu tópico, duvidas e é bem mais simples de entender. Esta feita para 6m de fundura com piao de correr (tenho utilizado pela facilidade a levantar peixe e também pelo comprimento da cana)

A - Inicialmente a montagem que utilizava era a numero A, com estraljo curto e olivete de 5g a bater no anzol. Não senti a trabalhar bem.

B - Coloquei outra olive de 5g em cima do destorcedor para ter a certeza que estava a pescar. Com o piao de correr às vezes penso que estou a pescar e afinal nao estou. Assim tinha a certeza que aquilo ia ao fundo. Resultado: Comecei a tirar peixe.

C - Esta resume uma das minhas questoes...se com um estralho maior a montagem nao trabalharia melhor e nao afundaria melhor uma vez que o fluor é totalmente impermeável...caso isto se confirmasse, bastava uma olive a bater no anzol

D - Estralho com a profundidade do pesqueiro. Acaba por ser um pião fixo.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Jacaraujo

Offline DiogoV

• Marlin
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 15:00 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Boas.
Abraço

Vou tentar essa opção...tenho utilizado só multi também porque no caso de ficar preso, bastar puxar e não perco o piao  :)

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #22 em: 15:45 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Diogo,

eu encosto o pião na ponteira e o estralho vem desde o pião até carreto.
:fixe:

Offline peskador

• Robalo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 17:24 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Boas.
Abraço

Viva Vasco,

é coisa que pensei em fazer mas, como levo sempre tudo pré-montado, acabo por adiar.
A montagem dessa forma trabalha bem ?

Outra coisa que me chamou a atenção foi a carga máxima das olivetes. Há sítios onde pesco que chego a carregar com 15g e não são exagero.

Abraço

Boas amigo
Utilizo essa opção há pouco tempo, mas neste momento considero que sim... trabalha melhor, além de dois outros aspetos que não referi que é o facto do multi com o tempo começar a danificar-se na zona onde o pião desliza e também (como decido que pião a usar somente no local e com base no estado do mar no pesqueiro) poupá-lo pois o que se vai cortando é o mono (não sei se me fiz compreender...). O chicote, costumo fazê-lo entre 1.5 e 2 metros (posso ter que por o pião a correr mais). O nó é o Albright.
Acerca das olivetes, não costumo passar daqueles pesos, embora tenha disponíveis gramagens daí em diante. É coisa que oportunamente hei-de experimentar, quando o mar (e a falta de peixe, eheh) o sugerir.
« Última modificação: 17:29 Quinta, 17 de Setembro de 2015 por peskador »
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

Offline peskador

• Robalo
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 17:29 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Boas.
Abraço

Vou tentar essa opção...tenho utilizado só multi também porque no caso de ficar preso, bastar puxar e não perco o piao  :)

O mono tem que ser mais forte do que o estralho. Mínimo 0.35 (se mais diâmetro, menos emaranhamentos). Assim a linha vai partir sempre pelo estralho.
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.

Offline A Machado

• Marlin
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 17:50 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Boas amigo
Utilizo essa opção há pouco tempo, mas neste momento considero que sim... trabalha melhor, além de dois outros aspetos que não referi que é o facto do multi com o tempo começar a danificar-se na zona onde o pião desliza e também (como decido que pião a usar somente no local e com base no estado do mar no pesqueiro) poupá-lo pois o que se vai cortando é o mono (não sei se me fiz compreender...). O chicote, costumo fazê-lo entre 1.5 e 2 metros (posso ter que por o pião a correr mais). O nó é o Albright.
Acerca das olivetes, não costumo passar daqueles pesos, embora tenha disponíveis gramagens daí em diante. É coisa que oportunamente hei-de experimentar, quando o mar (e a falta de peixe, eheh) o sugerir.

Viva,

eu não tenho a bóia a correr no multi, exactamente porque vai desgastando com a fricção continuada da bóia.
Essa solução, como já disse, tinha pensado nela e parece-me bem.
Boa dica, obrigado
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline Renato Oliveira

• Boga
  • *
    • Anadia
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:17 Quarta, 03 de Junho de 2015
« Responder #26 em: 02:05 Sexta, 30 de Outubro de 2015 »
Boa Noite

Olhe esta é uma das pescas que me fascina, tanto à boiá de correr como ao pião!
Na pesca com pião eu uso 2 a 3 stopers de borracha no multi, pião, destrocedor simples, estropo em fluor ou não (dependendo da cor da água) nunca inferior a 4 metros comprimento, olivete a correr no estropo e anzól.
ao usar os stoppers e caso o peixe ande mais fundo basta levanta los e fico logo a pescar mais fundo mas isso vai se aprendendo com o tempo e com o conhecimento dos pesqueiros pois se chegar a um pesqueiro que eu sei que a profundidade é de 6 metros com fundo de pedra uso um estropo de 6 metros pois é lá que o peixe anda a comer! Tal como á pesquei nos molhes ao pião com estropo de 6 metros a uma profundidade de 2 metros!

Na boiá de correr  uso 2 a 3 stopers de borracha no multi, boiá, chumbo com destrocedor e estropo com cerca de 2.5 metros no caso de pretender pescar robalos pois para os sargos é com estropo de 1.5 metros

Mas como costumo de dizer cada qual com a sua mania! :D
Estas são as minhas maneiras de pescar e é assim que me tenho safado! É preciso experimentar e não podemos olhar ao material que estragamos, pois por vezes os resultados são fantásticos!

Abraço e boas pescas ;)
Ás vezes queixamo nos que andamos a estragar linha  de estropo por causa das profundidades

Offline joaoroque

• Marlin
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
« Responder #27 em: 10:09 Domingo, 17 de Janeiro de 2016 »
Vou aproveitar este tópico para fazer uma pergunta, a oliva junto ao anzol é suposto estar no fundo ou é para andar ao sabor da corrente para "bater" uma area maior?

Offline A Machado

• Marlin
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 10:33 Domingo, 17 de Janeiro de 2016 »
Vou aproveitar este tópico para fazer uma pergunta, a oliva junto ao anzol é suposto estar no fundo ou é para andar ao sabor da corrente para "bater" uma area maior?

Se for na pesca ao sargo, a ideia é que afunde e ajude a manter a iscada em baixo, por forma a apanhar a zona habitual de repasto do sargo.
No entanto, deves ter em atenção que o isco não convém que fique estático sobre o peso da olivete, convém que este trabalhe com alguma fluidez para se tornar efectivo.

Offline joaoroque

• Marlin
    • cacem
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:36 Terça, 01 de Setembro de 2015
« Responder #29 em: 10:37 Domingo, 17 de Janeiro de 2016 »
Portanto não é preciso que esteja pousada no chão basta uma oliva que não seja muito pesada nem muito leve consoante a iscada para parecer que a isca esta livre?

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]