collapse

Autor Tópico: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens  (Lida 26674 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« em: 14:53 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Comecei a insitir mais nesta modalidade à relativamente pouco tempo e têm surgido algumas duvidas que creio que podem fazer a diferença no final da jornada.

À excepçao da pesca aos carapaus e cavalas, tenho utilizado sempre boias e piões de correr. Não tanto pela fundura dos pesqueiros, mas mais pela facilidade de lançamento quando se pesca de noite e pela facilidade a levantar peixe.
Pesco com uma cana de 6m e, por norma, sempre a uma fundura de 5m em funçao da especie pretendida.

Tenho notado que muitas vezes, ao utilizar piao de correr, penso que estou a pescar e não estou (especialmente quando o mar mexe mais). Tenho optado pelo tipo de piao da imagem por me permitir trava-lo na linha à profundidade que quero e, ao mesmo tempo, ser piao de correr se necessario.



Deste modo, passo o multi pelo piao até à profundidade que pretendo e compenso o resto com o estralho de fluor.

No caso da pesca ao sargo:

Vou dar um exemplo pratico: pretendo pescar a 5m de profundidade. Subo o piao a 4m no multi e junto um estralho de 1m de fluor com uma oliva a bater no anzol. Não tenho sentido a montagem a trabalhar bem e numa situaçao so comecei a tirar peixe quando, além da oliva de 5g a bater no anzol, coloquei uma a bater no destorcedor também. As minhas duvidas surgem aqui e as minhas questoes são:

- Qual o comprimento do estralho que utilizam?
- Acham que devo aumentar o comprimento do estralho e baixar o piao no multi?
- Acham que a montagem trabalhava melhor se utilizasse um estralho mais curto e colocasse a oliva a bater no destorcedor em vez do anzol?


No caso da pesca ao robalo:

Neste caso tenho mesmo necessidade de utilizar boia de correr pela profundidade a que pesco. Pesco essencialmente com pilado e camarão vivo. O esquema de montagem aqui é boia de correr/ chumbo de calibraçao/ destorcedor/ estralho. Neste caso, qual o comprimento do estralho que utilizam de modo a que a isca trabalhe melhor?

Não sei se fui claro nas minhas duvidas, mas espero ter-me feito entender. Desde ja, obrigado  :)
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline nelson sampaio

Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #1 em: 14:59 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
a pesca ao sargo não é a minha agua  mas acho que pescas com a montagem correta
tenta variar o comprimento do estralho e o peso da olivete
na pesca do robalo o comprimento é entre 2 e 3 mt
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #2 em: 15:04 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.

No entanto, quando referes que tinha a olivete a bater no anzol e que só começaste a sentir peixe quando aumentaste a carga junto do destorcedor, creio que a razão seria pelo facto de sem esse aumento de carga o isco não afundar substancialmente e, como normalmente, o sargo come no fundo, o isco andaria a derivar mais acima.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #3 em: 15:05 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
a pesca ao sargo não é a minha agua  mas acho que pescas com a montagem correta
tenta variar o comprimento do estralho e o peso da olivete
na pesca do robalo o comprimento é entre 2 e 3 mt

2 ou 3mt só de estralho a trabalhar livremente? Isso não fará a isca subir muito na coluna de água quando o mar esta mais mexido?
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: kunga007

Offline nelson sampaio

Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #4 em: 15:07 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
o robalo por norma ataca quando o isco levanta
e esse comprimento não levanta muito o isco
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #5 em: 15:10 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.

No entanto, quando referes que tinha a olivete a bater no anzol e que só começaste a sentir peixe quando aumentaste a carga junto do destorcedor, creio que a razão seria pelo facto de sem esse aumento de carga o isco não afundar substancialmente e, como normalmente, o sargo come no fundo, o isco andaria a derivar mais acima.

Também cheguei à mesma conclusão e, como o piao é calibrado, pus-me a pensar se a culpa não seria de ter tantos metros de multi sem peso dentro de água e se isso não dificultava o afundamento da isca. Daí perguntar se não seria melhor colocar um estralho maior...estou um bocado confuso com isto  :hummm:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #6 em: 15:12 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o robalo por norma ataca quando o isco levanta
e esse comprimento não levanta muito o isco

Tudo depende também da profundidade a que possa estar a pescar...
Em relação ao robalo, esclarecido...muito obrigado  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #7 em: 15:24 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.

No entanto, quando referes que tinha a olivete a bater no anzol e que só começaste a sentir peixe quando aumentaste a carga junto do destorcedor, creio que a razão seria pelo facto de sem esse aumento de carga o isco não afundar substancialmente e, como normalmente, o sargo come no fundo, o isco andaria a derivar mais acima.

Também cheguei à mesma conclusão e, como o piao é calibrado, pus-me a pensar se a culpa não seria de ter tantos metros de multi sem peso dentro de água e se isso não dificultava o afundamento da isca. Daí perguntar se não seria melhor colocar um estralho maior...estou um bocado confuso com isto  :hummm:

Diogo, a percepção da carga a meter é avaliada no local em função das circunstâncias do pesqueiro e do comportamento do mar.
Eu não conheço esses pesqueiros para aí, mas uma regra geral, para além das condições físicas do pesqueiro, é sempre avaliar se o mar estará a revolver muito ou pouco pelo fundo.
Normalmente com períodos de vaga mais largos, o fundo revolve mais, logo mais te atonará a iscada. Depois, a própria amplitude de maré e a forma e dimensão da iscada contribuem para isso.
Em geral, quais são as profundidades médias dos pesqueiros onde vais ? 

 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #8 em: 16:44 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Diogo, a percepção da carga a meter é avaliada no local em função das circunstâncias do pesqueiro e do comportamento do mar.
Eu não conheço esses pesqueiros para aí, mas uma regra geral, para além das condições físicas do pesqueiro, é sempre avaliar se o mar estará a revolver muito ou pouco pelo fundo.
Normalmente com períodos de vaga mais largos, o fundo revolve mais, logo mais te atonará a iscada. Depois, a própria amplitude de maré e a forma e dimensão da iscada contribuem para isso.
Em geral, quais são as profundidades médias dos pesqueiros onde vais ? 

 

Já começo a entender...de qualquer das formas, achas que uma montagem de correr travada a 5m (4 multi/destorcedor/1m de estralho) trabalha da mesma forma que um piao fixo com estralho de 5m?

Por normal andam todos nos 5-6m de profundidade
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #9 em: 17:01 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.
Boas amigos, desculpem lá interromper um pouco o correr da discussão, a qual posso dizer que estou a seguir com interesse, mas gostaria de perceber o que é que o Machado quer dizer com "não uso a bóia travada"  :hummm: Eu só conheço as bóias fixas e de correr e estas, pelo que sei, têm de ser sempre travadas. Não estou a perceber pelo que se o amigo Machado quiser esclarecer-me agradeço. :hummm:

Ab.

António Silva
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #10 em: 17:13 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.
Boas amigos, desculpem lá interromper um pouco o correr da discussão, a qual posso dizer que estou a seguir com interesse, mas gostaria de perceber o que é que o Machado quer dizer com "não uso a bóia travada"  :hummm: Eu só conheço as bóias fixas e de correr e estas, pelo que sei, têm de ser sempre travadas. Não estou a perceber pelo que se o amigo Machado quiser esclarecer-me agradeço. :hummm:

Ab.

António Silva

Aquele pião quer parecer-me que dá para correr ou, então, usando o aquele "palito" dá para travar.
Eu só uso pião de correr, depois dou muito ou pouco curso ao que ele corre, conforme o que me interessar.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #11 em: 17:18 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Diogo, a percepção da carga a meter é avaliada no local em função das circunstâncias do pesqueiro e do comportamento do mar.
Eu não conheço esses pesqueiros para aí, mas uma regra geral, para além das condições físicas do pesqueiro, é sempre avaliar se o mar estará a revolver muito ou pouco pelo fundo.
Normalmente com períodos de vaga mais largos, o fundo revolve mais, logo mais te atonará a iscada. Depois, a própria amplitude de maré e a forma e dimensão da iscada contribuem para isso.
Em geral, quais são as profundidades médias dos pesqueiros onde vais ? 

 

São opiniões/opções, porventura a tua até será mais eficaz mas eu, num pesqueiro dentro dos 5 a 6 metros, usaria a bóia de correr com um curso de +/- 30 cm e depois estralho com a olivete que justificassem as condições

Já começo a entender...de qualquer das formas, achas que uma montagem de correr travada a 5m (4 multi/destorcedor/1m de estralho) trabalha da mesma forma que um piao fixo com estralho de 5m?

Por normal andam todos nos 5-6m de profundidade
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #12 em: 17:35 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

São opiniões/opções, porventura a tua até será mais eficaz mas eu, num pesqueiro dentro dos 5 a 6 metros, usaria a bóia de correr com um curso de +/- 30 cm e depois estralho com a olivete que justificassem as condições



E nesse caso utilizarias um estralho com que tamanho? Assumindo os 5m de profundidade, seria 4,7m + 0.30cm que corriam na madre?
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #13 em: 17:36 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu na pesca ao sargo, com pião, não uso a bóia travada, pelo que não dá para comparar.
Boas amigos, desculpem lá interromper um pouco o correr da discussão, a qual posso dizer que estou a seguir com interesse, mas gostaria de perceber o que é que o Machado quer dizer com "não uso a bóia travada"  :hummm: Eu só conheço as bóias fixas e de correr e estas, pelo que sei, têm de ser sempre travadas. Não estou a perceber pelo que se o amigo Machado quiser esclarecer-me agradeço. :hummm:

Ab.

António Silva

Aquele pião quer parecer-me que dá para correr ou, então, usando o aquele "palito" dá para travar.
Eu só uso pião de correr, depois dou muito ou pouco curso ao que ele corre, conforme o que me interessar.


Dá mesmo para travar com aquele palito...mas de vez em quando la corre.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Pesca à boia - duvidas tamanho estralho e montagens
« Responder #14 em: 17:50 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Diogo,

eu encosto o pião na ponteira e o estralho vem desde o pião até carreto.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [Hoje às 12:24]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]