collapse

Autor Tópico: Boia de correr  (Lida 17470 vezes)

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Boia de correr
« em: 01:23 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Sempre gostei da ideologia da boia de correr mas nunca utilizei..faz me confusão, com os passadores da ponta da cana tão pequenos o stopper nao vai bater por ali fora?? (ou é so da minha cabeça?)

ja ouvi falar que quem use um genero de nó que ''corre'' alguém sabe isto?

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Boia de correr
« Responder #1 em: 01:50 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Passa bem. (pelo menos os stoppers que estou a usar, já vi que há maiores)

Mas até há 1 mês usava o nó de correr.

Para facilitar a colocação desse nó no fio fazia um "empate" num daqueles tubos que acompanham o starlight, como se fosse um anzol (mas deixava as pontas do fio compridas).

Depois do fio passar por dentro do tubo fazia deslizar o "nó" e puxava ambos os fios, para apertar. No fim era só cortar.

Mas os stoppers são bem mais práticos e agora que mandei vir uns dos chineses, estes: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre não quero outra coisa.

(para mim enviaram pretos... como comprei 2 packs mandaram ovais e cilindricos)

Cumps
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 02:07 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
eu tenho disso ca em casa..uso para fazer as montagens do surfcasting..para a proxima vou experimentar..obrigado

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NG99

Offline Caparzo

• Marlin
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 08:12 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Tendo já usado os dois sistemas acho que o nó empanca menos que os stoppers, e mantém melhor a posição (profundidade) que regulamos. Mas isto também pode ser da marca de stopper's que utilizei.

Offline mramos

• Robalo
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
« Responder #4 em: 08:30 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
eu não gosto de usar stoppers porque empancam.... eu uso fio dental.... os nós ficam muito caros.... o fio dental é bastante prático para isso fazes um nó cego em cima do fio mas em vez de dares apenas um nó na passagem que fazes do fio por dentro dás dez voltas, o fio dental com a água incha e prende muito bem e fica macia pelo que não empanca. a outra vantagem é que se usares stoppers vais ter de usar aqueles stoppers minúsculos e se usares multifilamento ao fim de um tempo começa a cortar a borracha se não tiveres cuidado a mexer o stopper no fio.

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 08:50 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Boas

Ivo por incrível que pareça é muito fácil pescar com bóia de correr, e prático, pensa se pescares com entrançado, apenas fazes bois nós no destorcedor que liga ao estralho. Os tensos já podem vir preparados de casa devidamente calculados. Em acção de pesca por norma já lá esta o dito nó de correr que é o que uso, pois é no que acredito mais,na sua eficácia e no poupar dos passadores, colocas a missanga a seguir a bóia, outra missanga e nó no destorcedor a seguir é o estralho a gosto. Há quem use lastro acima ou abaixo do destorcedor, mas na minha opinião tem haver com outros factores que só no pesqueiro se pode definir.

Além de ser simples a montagem, por norma permite um bom lançamento e é cómodo quando andamos de pesqueiro em pesqueiro.

Boas pescas

P.S. Eu tb faço os meus nós de correr.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 09:15 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
fio dental com a água incha e prende muito bem e fica macia pelo que não empanca.

essa do fiu dental eh engraçada..a minha namorada nao vai ficar muito contente...ahahah estou a brincar...a kestao eh que sekalhar depois o fiu dental nao corre ou corre?

eu não uso multifilar..uso um mono 0,30 com estralhos 0,25 ou entao a bobine de 0,25 mas com estralhos de 0,20 ou 0,18..depende do pexei que estiver a pesca..talvez mais tarde tenha que arranjar um multifilar mas numca gostei muito..nem tenho bobines pa tantas expessuras diferentes de fiu..u multi eh bom porke posso usar expessuras bastantes finas..mas ta muito caro para as vezes que pesco a boia

Boas

Ivo por incrível que pareça é muito fácil pescar com bóia de correr, e prático, pensa se pescares com entrançado, apenas fazes bois nós no destorcedor que liga ao estralho. Os tensos já podem vir preparados de casa devidamente calculados. Em acção de pesca por norma já lá esta o dito nó de correr que é o que uso, pois é no que acredito mais,na sua eficácia e no poupar dos passadores, colocas a missanga a seguir a bóia, outra missanga e nó no destorcedor a seguir é o estralho a gosto. Há quem use lastro acima ou abaixo do destorcedor, mas na minha opinião tem haver com outros factores que só no pesqueiro se pode definir.

Além de ser simples a montagem, por norma permite um bom lançamento e é cómodo quando andamos de pesqueiro em pesqueiro.

Boas pescas

P.S. Eu tb faço os meus nós de correr.

fazes os nós de correr com linha monofilamento? realmente essa da boia de correr da me jeito por isso mesmo..por causa do lançamento e depois a cana so tem 5 metros e por vezes em certos peskeiros nao posso baixar muito a cana para a lançar porke tem pedras atras de mim e dos lados...eu custumo usar boias calibradas por isso se meter chumbo eh mesmo a bater no anzol ou cravado a uns 2 palmos do anzol

Offline mramos

• Robalo
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
« Responder #7 em: 09:56 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
o fio dental corre não há problema... é apenas um truque que aprendi com amigos a pescar ao barbo.... é bastante prático porque se te rebentar o stopper para colocares outro tens de desmontar tudo e com o nó basta fazeres outro.... acredita custa aprender a dar o nó mas depois de saberes é bastante prático

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 10:21 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
O fio dental não corre muito porque é "encerado", mas costumo usar monofilamento para fazer nós de travamento.
Há dois nós que podes usar.
O uni se o quiser fazer diretamente na linha:

E se quiser vários prontos uso o "snell":
(clickar para aumentar)
No lugar do anzol uso um tubinho de cotonete ou uma agulha de iscar oca, depois é passar a linha onde queres o travão no tubo, deslizar o nó com cuidado e enquanto se segura no mesmo puxar as pontas, e depois cortá-las curtinhas. tem a vantagem que as duas pontas ficam no alinhamento da linha, ao contrário o uni que uma fica perpendicular. Este é o nó que se costumam comprar feitos.

Este último acho que trava melhor, mas tem a desvantagem que tem de vir já pronto (que pode ser vantagem se fizeres o trabalho de casa e não quiseres perder tempo durante a pesca).
Há uma maneira diferente de o fazer que se consegue por diretamente na linha, mas precisas de acessórios e  leva com um nome diferente por causa disso, o nail knot:

Nesta figura o "fly line" será madre onde queres o travão e o "leader" é a linha de travamento

« Última modificação: 10:26 Quarta, 15 de Julho de 2015 por Zé Maria »

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 10:46 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
fazes os nós de correr com linha monofilamento

Ivo eu comprei aqui à uns tempos um novelo de linha numa retrosaria, que é uma imitação de seda mas sintética, que se não igual aos que já vendem feitos é muito idêntico. Portanto tenho linha que dará para os meus netos se eles seguirem as pegadas do avô  :D.

O nó que uso é igual ao primeiro que o Zé Maria colocou e não me obriga a desfazer nada na pesca mas uma coisa é certa tanto em águas interiores como em mar não me lembro de perder um nó, mesmo os que comprei, o que acontece é que por preciosismo mudo regularmente. Quanto ao utilizares mono, não vejo mal nenhum e o nó funciona na mesma, apenas quando pescava com mono antes de cortar as pontas dava-lhe dois nós cegos para ajudar a segurar melhor.

Eu também iniciei a pesca com bóia de correr com canas de 4 a 5 m nunca maiores por isso é que pescava com bóia de correr e olivete a varrer o chão, era uma pesca maricas que se fazia aos barbos e que lhe dava-mos batatinhas fritas com anis. Mas tudo tem um fim e essa pesca deixei de fazer.

Alguma duvida, estas a vontade.
« Última modificação: 10:50 Quarta, 15 de Julho de 2015 por Alexandre Manuel, Motivo: erro de gramática »
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.

Offline Hugo Cardoso

• Marlin
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
« Responder #10 em: 11:36 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
Boia de correr e muito top porque com canas pequenas e com a boia de correr percorre maiore distancia e perfundidade  :)
Agora , ja existe uns nos que ja vem feitos e basta meter na linha e siga :)

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 15:09 Quarta, 15 de Julho de 2015 »
olha muito fixe essas dicas..obrigado ze maria pelas imagens esse no eh bastante facil de fazer..vou optar por fazer o primeiro..diretamente na madre..obrigado a todos

Offline marioruilopes

• Corvina
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
« Responder #12 em: 14:40 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Se o nó ficar muito fino para que bóia não passe também podes usar uma missanga para fazer o travamento no nó. Assim resolve os problemas quase todos.
há xarroco a montes....

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 21:50 Terça, 28 de Julho de 2015 »
 Eu prefiro usar stoper (tamanho S) funciona bem, não prende nos passadores e, fixa-se melhor na linha, quanto a mim!

:fixe:

Offline luisamaral

• Robalo
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2014
« Responder #14 em: 22:22 Terça, 28 de Julho de 2015 »
Uso sempre o primeiro nó que mostras-te ai sem nenhum problema.
Abraços

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]