collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 14531 vezes)

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Perderam a vergonha!
« em: 15:14 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Todos sabemos que existem pescadores lúdicos, desportivos e peixeiros, muitos de nós até sabemos quem vende e quem compra e, infelizmente, conheço até quem faz vida disso...
Até aqui nada de novo, o que me surpreende é ver que estão mesmo a perder a vergonha, ainda para mais, numa altura em que as finanças e ASAE andam mais esfomeados que nunca!

Um programa que gosto e assisto sempre que apanho a passar na tv é o "ir é o melhor remédio" da SIC.
Para quem não conhece, são dois jornalistas que exploram a hotelaria e restauração do nosso Portugal mas em forma de despique saudável para aguçar a vontade de quem assiste.
Passa no jornal de sexta à noite e ontem não foi excepção, com um programa a incidir sobre a zona do algarve mais econômico vs mais restrito.

Uma das soluções mais restritas fica em Almancil, no galardoado restaurante, com uma estrela Michelin, S. Gabriel.
O chef e dono Sr. Leonel, prepara um belíssimo robalo enquanto se gaba se saber onde foi capturado e a que horas, pois o amigo pescador ligou-lhe com o robalo ainda vivo a perguntar se estaria interessado!
Ora, não é preciso tirar um curso para perceber que aquele robalo não passou na lota...

Como já tinha dito, não me espanta nada que isto aconteça, o que me espanta mesmo é exporem isso na televisão nacional!
Será que este senhor não tem medo que um inspector veja o programa e lhe faça umas visitas surpresa? Ou será que tem a coisa bem controlada?!

Fica aqui o link do programa, para quem não quiser assistir a tudo, pode saltar para o minuto 8:50.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 15:18 Sábado, 11 de Julho de 2015 por Beto_Manja, Motivo: Ortografia »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #1 em: 16:13 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Nada disto me espanta Beto!
Acredito piamente que está tudo controlado!
É um país da treta e um país de cegos onde quem tem um olho é rei!

Offline João Pinto

« Responder #2 em: 16:24 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Mas para onde achas que vão a maior parte das Corvinas do Tejo?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #3 em: 17:25 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
O chef e dono Sr. Leonel, prepara um belíssimo robalo enquanto se gaba se saber onde foi capturado e a que horas, pois o amigo pescador ligou-lhe com o robalo ainda vivo a perguntar se estaria interessado!
Ora, não é preciso tirar um curso para perceber que aquele robalo não passou na lota...

Nem esse nem muitos outros capturados no Algarve e em tantos outros locais da nossa costa.
Qd o robalo abeira tenta ir ao molhe do Furadouro a ver se consegues pescar por lá, mas garante primeiro um seguro de vida.

A reportagem é exemplificativo da falta de fiscalização e da sua urgência, mas mais importante do que fiscalizar o pescador, que são alguns milhares, o melhor mesmo é começar por fiscalizar os restaurantes, as bancas dos mercados, e muitos do receptadores do peixe pescado pelos lúdicos.
E se eles não são apanhados é porque a quem compete a fiscalização isso seria um grande incómodo e até, se calhar, um risco à própria vida.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline nelson amaral

• Marlin
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
« Responder #4 em: 18:24 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Amigo Beto, também tenho por habito ver o programa e ontem também reparei na situação.

Aqui pela zona também vou de quando em vez ha muitos anos, a um restaurante ali para os lados da costa de Sintra e como costumo ir cedo para aqueles lados, passo por lá pelas 9h30_10h para ver o que há e reservar a mesa, e geralmente apanho lá alguma malta a vender uns belos sargos, percebes,etc.
Normalmente quando me vêem entrar ficam assim um bocado atrapalhados e vejo logo a coisa, só descontraem quando o rapaz do restaurante me vem cumprimentar na boa.
Às vezes dou-lhe um toque sobre a questão, e ele diz que tem de trabalhar assim, pois todos por ali fazem o mesmo, e que é a melhor maneira de ter peixe de qualidade para vender aos clientes, principalmente aos fds, Que ou trabalha assim ou tem de partir só para o salmão e peixe de aquacultura, como muitos também fazem, pois para comprar peixe de qualidade nas peixarias não tinha hipóteses.
Perante isto o que é que se pode dizer, eu digo-lhe que não é muito correcto mas também como os percebes  :-[ :-[ :-[

Mea culpa

Nota: No Furadouro aquilo é fogo  :o :tiro1:
Quando estou lá na zona fujo mais para Esmoriz e Cortegaça e aí a malta já é mais acolhedora, mesmo assim tento não fazer muitas ondas pois eu e que sou o intruso, mas não tenho razão de queixa, já me deram umas dicas, eu já dei umas belas tainhas que ia devolver e me pediram, pois eram uma maravilha estufadas :hummm:
Mas também nunca lá estive com mar robaleiro...

A melhor história que tenho dessa zona foi uma vez que fui entreter-me na estrada de Torreira - S. Jacinto e fiquei ali na zona do Parque de Campismo (nunca mais) que estava carregadinha de malta à pesca (por acaso isso naquela zona dá gosto ver - homens, mulheres, crianças, novos, velhos, tudo pesca, são às dezenas e dezenas de canas - deve ser o desporto com mais expressão ali) adiante: houve ali  cruzamento de linhas e numa das linhas vinha uma dourada que era um porta-chaves, mesmo mínima.
Só sei que se engalfinhou tudo por causa daquela medalha que já era de todos, a coisa começou a ficar feia, eu como estava um pouco afastado do fulcro da ação e só tinha uma telescópica recolhi e quando aquilo se embrulhou tudo à estalada saí de fininho  :204: #-o #-o :-" :-" ;D
O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes

Offline atsimoes

• Carapau
  • **
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
« Responder #5 em: 21:18 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Confusoes sempre haverao onde houver peixe de qualidade..
Tem de compreender que se é um pescador ludico e pesca por prazer nao se pode meter nesta desordem porque ela está ordenada pelos que sempre la pescaram e vivem perto das zonas spot.
Por uma questao territorial defendem o seu lugar e entre presas e predadores o seu perfil nao se pode lá encaixar...Se for la uns días reconhecerá os territoriais,os que vendem,os que tentam pescar ...As regras existem,mas se nao quer vender o peixe corta-lhe o rabo segundo a leí..Um restaurante que vive con as suas receitas a pagar 23%iva,vai deixar de comprar peixe de linha de alta qualidade a preço sem intermediário???
Utopías,lirismos de um País pobre e devedor...Se tirar um peixinho bom claro que nao o vai vender,mas estes pescadores sao de outra escala de outra dimensao,apanham muito peixe bom e nao faltan compradores para tal.

Atsimoes

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 22:11 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional. Não basta o lúdico ou o profissional cortar o rabo para tudo estar legal, certo? A lei deveria apenas ser uma e para todos igual, aqui e em qualquer outro local.

Não armo confusão em lado nenhum, e quando a vejo fujo a sete pés, mas na minha opinião não existem donos de spots, e em caso de dúvida a lei que me condena também me protege.

Obrigado pela partilha Beto Manja, também sou adepto da crónica em questão e ainda por cima ontem falou de uma terra que adoro Tavira.

O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 23:33 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 23:47 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Além do que implica e que me faz "comichão", enquanto pescador lúdico, neste tipo de práticas e nos restaurantes que conheço, são maioritariamente em restaurantes caros, como o do programa em questão, em que uma refeição sem bebidas anda na ordem dos 65€ e têm os restaurantes da esquina, que compram no mercado, de sobreviver com diárias a 7,50€ e a passar facturas...
« Última modificação: 23:53 Sábado, 11 de Julho de 2015 por Beto_Manja, Motivo: Sintaxe »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
« Responder #9 em: 02:21 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Será que este senhor não tem medo que um inspector veja o programa e lhe faça umas visitas surpresa? Ou será que tem a coisa bem controlada?!

Olha Beto_Manja, para mim aquela situação tem um nome em latim:
<lapsus linguae> cujo significado é <erro acidental ao falar> ou seja, o chef descuidou-se, esqueceu-se que estava a ser gravado.

Contudo, a realidade é exatamente aquela que o António Simões refere. Todos os restaurantes compram ou já compraram peixe pescado à linha por locais.

Eu estive algum tempo a viver na Foz do Arelho e as douradas e robalos que ali comia no restaurante foram apanhados por locais à linha, sem irem à lota como devem imaginar.

É de facto ilegal e censurável e só os restaurantes <gourmet> o podem fazer pagando a bom preço a qualidade do pescado.

Restaurantes com doses a 7,50€ não só não chegam lá, como se calhar são mais vezes fiscalizados - digo eu!!!

Em todas as atividades há situações (à socapa) que passam a malha da legalidade - em maior ou menor quantidade - mas há.

Esta aconteceu à descarada. O chef estava distraído! Azar!!!

Hasta la próxima marea !

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #10 em: 08:03 Domingo, 12 de Julho de 2015 »

Isso não é gente  :dificil:
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 08:42 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Gostei muito de ver a reportagem, obrigado pela partilha Beto. :fixe:

Sobre a questão aqui debatida, é um lapso muito grande do Sr.Leonel que lhe poderá implicar alguns problemas no futuro, para ele e para todos os restaurantes... Mas é uma realidade de há muitos anos, fruto da situação económica do País.  Passa em claro, mas nem de perto nem de longe vejo esta como mais grave que muitas outras.   Não é correcto e não serve de desculpa mas faz-me confusão outros problemas mais graves da sociedade, alguns na origem destas soluções que o pessoal acaba por optar....

Nelson Peres

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 08:47 Domingo, 12 de Julho de 2015 »

Isso não é gente
Também não sou tão radical...gente é...mas menos racional na minha opinião...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.
O pescado dá muito dinheiro e certamente sabemos que toda a gente tem um preço.
O que acaba por distinguir as pessoas é que umas são mais caras que as outras!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 09:19 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.

Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!  ??? ??? Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Nelson Peres

Offline rasta

• Marlin
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 10:04 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Amigos uma boa maioria dos restsurantes compra peixe no escuro porque o lucro e maior
bora dar banho a minhoca

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]